Opinião sobre Micro para home studio

    Autor Mensagem
    ofuscapreto
    Veterano
    # mar/11


    Pessoal, estou pesquisando há alguns dias, tanto no fórum quanto na net em geral, mas surgiram algumas dúvidas muito específicas.

    Pretendo comprar um computador (desktop ou notebook) APENAS para gravação. A ideia é usar VSTis e um teclado/controlador MIDI, além de uma guitarra (com Guitar Rig) e um baixo. Fui garimpando e acabei montando um PC "teórico", baseado no que quero fazer (ainda falta a placa de som), mas não tenho certeza se vai rodar de boa. Deem uma olhada e opinem:

    - Phenom™ II X4 Quad Core 945 3.0 Ghz FSB3600Mhz (AMD);
    - Placa Mãe GA-M61PME-S2P SOM/VIDEO/REDE (GIGABYTE);
    - 2 Gb DDR2 800Mhz PC2 6400 (KINGSTON);
    - Hard Disk SATA2 2Tb 5400Rpm (SAMSUNG).

    Queria rodar o DAW e os VSTis ao mesmo tempo. Pensei num HD grande para armazenagem dos VSTis (o Vienna chega a ter 300 Gb). Ainda tenho muitas dúvidas quanto à placa de som (principalmente quanto à compatibilidade com a placa mãe). E ai?

    É muito pouco para o que eu quero? Ou estou exagerando? Há alguma incompatibilidade? A placa mãe é muito ruim?

    Luiz Frusciante
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    ofuscapreto

    Duas coisas:

    Pessoalmente eu não gosto muito da AMD, os processadores Intel, apesar de mais caros, apresentam desempenho melhor e/ou menor gasto de energia em todos os critérios. Se poder trocar por um Intel, não vai se arrepender.


    Você já chegou a montar um orçamento desse computador? Acho que poderia incluir uma placa de áudio para melhorar o seu home studio drasticamente, placas onboard quase nunca são boas, mesmo sua Gigabyte sendo uma boa marca de placas-mãe.

    Abraços!

    JC_Junior
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Seria bom você colocar mais RAM, porque dependendo do sitema operacional, já vai 1GB só pra ele. Acho que uns 3GB já tá bacana. E como o Luiz Frusciante já falou, uma boa placa de áudio ou então uma interface USB, como a Fast-Track e outras parecidas.

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    E evita comprar Dell.

    Meu velho HP de guerra queimou e peguei um Dell Latitude. Descobri somente depois: Dell modelo Latitude não são bons para áudio... mesmo com interface externa de áudio, ele engasga direto.

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Mais memória e hd mais rápido senão vai peidar

    Luiz Frusciante
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Marcus Cerutti

    Os PCs da Dell são honestos e bem feitos, mas pelo preço se consegue outras máquinas com melhor configuração...

    Sobre o áudio, acho que não é típico dos notebooks de oferecerem bom desempenho nesse quesito, apesar que existe uma série mais cara de notes HP que são voltados pra música e edição.

    Jabijirous

    Mais memória e hd mais rápido senão vai peidar

    verdade! eu trocaria também o HD de 2 tb para um de 1 tb mas de 7200 RPM... HD é peça barata e fácil de adicionar.

    Minow
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    8gb de RAM ddr3 se você vai mexer com vstis pesados, e uma boa idéia é botar um HD dedicado pra as gravações, de 7200rpm.

    ofuscapreto
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Valeu pessoal. Vou refazer algumas coisas, então.

    Sei que precisa de uma placa de áudio, é que ainda estou pesquisando pra ver qual sai mais em conta.

    Estava dando uma pesquisada e vi gente recomendando o uso de placa de som externa. Acontece que também vi gente falando que elas não servem pra gravação, porque dá muita latência. E aí? Quem está certo? Vale a pena?

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    M-Audio Fast Track II, Presonus Audiobox USB pra cima. Pra baixo disso, dá latência e o driver é o genérico Asio4All.
    Não vai adiantar ter hardware legal se não gastar com uma interface dessas pra cima.

    Minow
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    ofuscapreto
    Estava dando uma pesquisada e vi gente recomendando o uso de placa de som externa. Acontece que também vi gente falando que elas não servem pra gravação, porque dá muita latência.

    Cada coisa que as pessoas falam...
    Externa é beleza, só depende do quanto você quer gastar. Se for pouco e quiser vários canais, tem sempre a delta 1010.
    Considere:
    1- quantos canais quer gravar simultaneamente e quantos prés/linha.
    2- qual taxa de amostragem quer usar.
    3- se quer algo expansivel ou nao.

    Como nao especificou muita coisa eu IMAGINO que não va querer nada caro, então uma USB de dois canais eu acho que vai ser de bom tamanho pra começar.
    Se não entendeu nada do que eu disse, Fast Track Pro e pronto.

    luizcastro.jr
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: luizcastro.jr
    · votar


    Olha amigo, sei que está um pouco tarde mas só agora vi teu post ... Então vou dar minha opinião, se for util fico feliz...

    Quando comecei fiz exatamente o que você está fazendo agora, o que é correto, primeiro verifiquei o que queria e o que precisaria, depois a configuração para rodar o que iria precisar. Ok, comecei a pesquisa sobre Pcs, e cheguei a conclusão tanto teórica como prática de que a melhor opção é Intel, não que a AMD seja uma porcaria, não, são bons, mas tendem a ter um gasto maior de energia e um desgaste maior com o tempo, sem contar que a AMD produz processadores com caracteristicas de velocidade de ghz, ou seja, velocidade sem estabilidade, por isso que as vezes ao compararmos alguns modelo Intel inferiores a valores de |Ghz que os da AMD tem eles mesmo assim (intel) ganham em desempenho, a Intel trata tanto da velocidade de processamento como a capacidade de estabilidade do processador, caches e outros detalhes estruturais, o que faz da Intel realmente a melhor opção. Optei pelo Intel Core2Duo E7400.

    Muito importante também é a placa mãe, indico não economizar nesse item, temos no mercado marcas como a Intel, GigaByte e Asus, são boas marcas porém vamos destacar alguns detalhes... As placas Intel mais comuns não oferecem slots para expansão como as concorrentes, são boas placas, estáveis e de custo benefício, se for para um pc que não vais fazer up posteriormente vale levar em consideração esses modelos, ok, agora as grandes, no caso da Giga é uma marca que vem apresentando produtos absurdamente bons, fica claro que estão investindo pesado em tecnologia, fazendo coisas muito boas, em contra partida temos a Asus, a clássica e famosa Asus, estável, com valores dos mais variados e com excelente qualidade de produção, eu optei pela Asus pela tradição. Cuide na escolha da MB pois esse item será exatamente aquele que fará você gastar mais ou menos para um futuro Up, veja também as possibilidade de conexão, por exemplo, quantos slots Express, quantos Sata suporta e tudo mais.
    As memórias são essenciais para quem quer trabalhar com Som, vsts... Minha máquina é compatível com DDR2, hoje o mercado tem DDR3 só que se escolher os Core2Duo ou Dual Core não gaste dinheiro com DDR3, só faça isso se for para um I5 ou i7. Porque falo isso? Porque para placas DDr3 de socket 775 os valores são altos, então gasta-se desnecessariamente caso desejes migrar um dia para um socket diferente (exemplo i5). Meu PC conta com 8GB de Ram ddr2 rodando a 800mhz, existem ddr2 com maior frequência mhz, portanto o preço não vale apena, tratando-se que estamos migrando para novas tecnologias com muita velocidade, então lembre-se sempre, custo x benefício. Posso te dizer com certeza, use pelo menos 4 Gb de Ram e sistema operacional 64bits para identificar os 4gb totalmente, certo que nem todos os softwares trabalham em 64bits porém um sistema operacional em 64bits é mais estável e tende a fazer controles inteligentes de Ram, vídeo, processamento de dados e outros...
    No caso do HD realmente não faça isso, não compre 2 tr de uma vez, minha opnião é:

    4 x 500GB 7200rpm

    Simples, faça 1 sendo o principal para o Sistema, outro para vsts específicos, outros para vsts de segunda escolha e outro para gravação, no meu caso eu uso um de 320gb para o Sistema e outro de 500 gb para armazenar os vsts e estou adaptando outro de 500 para gravação.

    Agora as coisas que você não citou e que são importantes.

    Fonte
    Placa de Vídeo
    Gabinete e refrigeração

    Amigo, como em um home studio todas as peças serão o que farão exatamente a qualidade do seu som, ou seja, se tiver um produto ruim é ele que ditará a qualidade do seu som, assim também é o pc, toda a estabilidade do sistema necessita de uma bela fonte, no meu caso uso uma de 500w reais da oc, leve em consideração também os tipos e quantidades de conectores, por exemplo, alguns suportam apenas 2 hds sata outros 4 e assim por diante... também leve em consideração que um bom sistema tem que ter folga na quantidade de energia necessária, então se precisas de um sistema com fonte de 400w reais compre uma de 450 ou 500, lembrando W REAIS, não compre as genéricas.

    Placa de vídeo é importante também, pelo fato de que uma boa placa de vídeo tanto ajuda as memórias ram a trabalharem exclusivamente para o sistema e não para auxiliar o vídeo também, logo outra boa utilidade é a possíbilidade de usar 2 ou 3 monitores dependendo da placa, até mais em casos raros (e muito caros), no meu caso, uso uma hd 4700 series com dois monitores de vídeo, o que maximiza em muito o trabalho.

    agora a questão de ventilação dos componentes. Amigo, tudo isso tem um prazo de vida, e para ter um período mais longo de vida util então vc precisa ajudar todos os componentes a terem espaço para boa refrigeração, no caso de studios é complicado pelo fato de que não podemos usar fortes coolers pelo barulho, porém existem mantas acusticas para gabinetes de pc que amenizam em muito o barulho, também é necessário um gabinete maior, com mais espaço interno para melhor ventilação, também organize bem os cabos e faça sempre uma limpeza interna para tirar poeiras...

    Um pouco extenso certamente, mais creio que fica melhor explicado dessa forma para vc comprar exatamente aquilo que precisas...

    Agora sobre a placa de audio precisas saber quantos canais exatamente vais usar, vai querer o que? Minha dica é para Voz, violão, guitarra, sax, baixo, coisas que não requerem muitos canais vejo como boa opção a AudioPhile 2496

    Um setup legal para você seria

    Intel Core2dou E7500 - 250,00
    2X 500GB 7200RPM - 300,00
    4 GB DE RAM - 220,00
    FONTE ZALMAN 400+ W REAIS - 280,00
    PLACA DE VIDEO HD 4600 SERIES 1GB DE RAM 250,00
    MB ASUS P5QL-SE 200,00
    AudioPhile 2496

    TOTAL r$1700,00 por base apenas

    Bom som pra vc amigo

    ofuscapreto
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    luizcastro.jr

    Nossa, cara, valeu mesmo. Ajudou MUITO!
    Obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opinião sobre Micro para home studio