Indicação de dois microfones para gravar bateria em 1 canal

    Autor Mensagem
    invokehidden
    Veterano
    # mar/11


    Olá.

    Enquanto não aparece um interessado em meus rins para eu obter R$ 6.000, quero ao menos gravar algumas bases de bateria para experimentar mixagem com outros instrumentos.

    O vídeo abaixo dá algumas dicas de uso de dois microfones para gravar a bateria inteira.

    http://www.youtube.com/watch?v=R1MlV_-MLWk

    Como sou leigo, não sei que tipo de mic é esse.

    Vocês podem me dar uma dica do tipo, o que eu falo quando chegar na loja:

    - Moço, me vê dois microfones do tipo ______, duas estantes da mais barata e um par de baquetas.

    Digo, qual é a minha lista de compras para realizar isso?

    Eu já tenho um notebook, um software bacana (Ardour, uso Linux) e uma mesa Behringer Xenyx1202, e um fonde de ouvido maneiro (dá para o gasto).

    Não tenho amplificador pois não sei se é necessário.

    abs
    Inv

    Minow
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Minow
    · votar


    Pra começar, isso que ele diz que é XY nem é, as cápsulas tinham que estar uma em cima da outra, isso aí que ele fez é legal pra dar problema de fase.


    não sei que tipo de mic é esse.

    É um condenser cardióide de cápsula pequena, *nesse caso* eu acho que é a melhor pedida mesmo.

    Você pode usar um padrão ORTF que eu acho que vai ficar melhor, ponha os dois mics (par de cardióides) com as cápsulas numa distância de 17cm entre cada uma e fazendo um ângulo de 110º.
    Dá pra gravar assim pela frente e por trás também, a altura e a distância você tem que experimentar na sua sala. Pra falar a verdade eu nunca fiz isso sem estar microfonando o bumbo, então eu teria que experimentar também.


    Não tenho amplificador pois não sei se é necessário.

    Que amplificador, de fone? Depende da impedância dele, se for alta (tipo 200, 250 ohms) é legal sim. Mas se for um fone barato não se preocupe com isso porque com certeza tem uma impedância baixinha.

    invokehidden
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Olá de novo.

    Fiz várias buscas.

    Aí encontrei no eBay um Shure KSM109 por cem dólares.

    Mas encontrei no Mercado Livre vários condenser cardioid de no mínimo R$ 600.

    Aí fiquei apavorado em fazer uma compra errada.

    Tem como indicar algum modelo?

    Como é caseiro, ou seja, mais para ter um registro minimamente digno dos meus estudos e composições, não precisa ser nada sinistrão de bom.

    Tem como ajudar?

    abs
    Inv

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    invokehidden
    Não compre Samson, Behringer e essas marcas nojentas.
    Esse Shure aí tá razoável pra ter um registro minimamente digno dos meus estudos e composições.

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    invokehidden

    Será que um Zoom H2 não resolveria?

    Não entendo nada sobre microfonar bateria, mas esse Zoom me parece uma boa opção caso queira registrar com qualidade.

    Há muitos vídeos no Youtube sobre ele captando som de bateria.

    Abs

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    MauricioBahia
    Bem lembrado!

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Minow: Bem lembrado!

    :)

    Talvez o mais simples, o Zoom H1, já quebraria o galho! hehe

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Indicação de dois microfones para gravar bateria em 1 canal