Equipamentos para Home Studio simples! Voz e Violão!

    Autor Mensagem
    Victor Degasperi
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Victor Degasperi


    Fala meus amigos!

    Quero montar um Home Studio aqui mesmo no meu quarto de forma muito simples. Quero fazer apenas gravações ACÚSTICAS de voz e violão, sem mais!

    Pelo que entendi nas pesquisas:
    - Preciso do Software como ProTools
    - Uma placa de áudio mais profissional, como M-Audio.
    - Mesa de som.

    Se eu for captar o som do violão também pelo microfone, e ele for conexão USB, não preciso nem da mesa e nem da placa de áudio?

    Embora eu saiba desses equipamentos, eu só tenho certeza do que estou dizendo na parte do Software. As pessoas fazem posts sempre visando um home studio mais sofísticado, eu só quero MESMO gravar só violão e voz.

    Então peço por favor ajuda com que equipamentos vou precisar realmente. Pra mim quanto menos eu gastar melhor, quero algo bem simples mesmo. Só exijo uma boa qualidade, pra que alguem que ouça possa ouvir tranquilamente sem problemas, inclusive para mandar o material gravado (mesmo sendo acústico) para gravadoras e produtoras!

    Valeu galera!

    Minow
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Victor Degasperi
    Esquece esses mics USB, eles são um lixo.

    Quanto você quer gastar?
    Um esquema legal e barato seria uma fast track pro + dois mics, pode ser por exemplo um condenser de cápsula pequena e um SM58 pra voz.
    Muito básico e eficaz. Ou então você pode meter um condenser cápsula larga na voz (um pouco mais caro, porém melhor).
    Dá pra fazer ótimas gravações caseiras.

    Victor Degasperi
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Victor Degasperi
    · votar


    Minow
    Na minha cabeça eu to pensando em gastar até uns R$1.500, mas se eu pudesse gastar R$1.000 ia ser perfeito.
    Já gravei em estúdio e o mesmo Mic da voz foi usado pro violão e eu achei o resultado muito bom, ficou muito bonito! Seriam Mics top demais?
    Eu não entendo muito as especificações dos equips que você citou, mais consigo entender a função deles.
    Valeu pelas dicas amigo!

    Stalingrado
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Victor Degasperi
    Cara, tenho conseguido bons resultados na captação do violão (aço) da seguinte forma: capturando dois canais ao mesmo tempo; um sendo em linha (pelo captador do violão) e outro microfonando com Shure SM57, que nem é condensador.
    Uso também esse mesmo Shure pra captar a voz (tenho um condensador MXL 990, mas meu quarto não tem tratamento acústico, assim, ele capta os mínimos barulhos do ambiente). O grande lance é procurar o ponto ótimo com o equipamento que você tem, experimentar.

    Pra fazer isso que falei, uma plaquinha simples com dois canais já resolve. Pelo que você disse, quanto menos gastar melhor, então eu sugiro:

    - Uma placa decente com dois canais, com preamps (pra amplificar o som que chega do mic e em linha);
    - Um Shure SM57.

    Victor Degasperi
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Victor Degasperi
    · votar


    Stalingrado
    Muito legal Stalingrado!
    O fato desse Shure ser mais direcionado do que o condensador faz perder muita qualidade? Nas madrugadas eu até consigo um bom silêncio e sem atrapalhar ninguem, mais talvez pelo preço ainda assim compense um que não seja condensador.
    Essa placa que você se refere é a mesa ou a placa de som do computador mesmo? Essa gravação "dupla" cairia no software como dois canais ou fica tudo em um só?
    Sabe a média de preço desses equips?

    Muito obrigado amigo, abração!

    felipe de oliveira
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    De carona no Tópico,

    Qual o Softaware vcs indicam...Comprei uma M-Audio Fast Track e não me adaptei ao Protools.

    Sonar, Nuendo, Cubase?

    Prezo pela simplicidade na utilização. Não pretendo utilizar muitos recusros.

    Vlw!

    gbmeioponto
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    felipe de oliveira

    audacity freezão

    guigon
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: guigon
    · votar


    Victor Degasperi
    Vc pode usar a interface AudioBox ou uma Fast Track pro , as duas tem 2 prés muito bons e os microfones acho esse kit legal :

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173943906-mxl-990991-kit-c-2-mi crofones-condensadores-e-case-_JM

    MXL 990 na voz e 991 no violao
    Ou
    MXL 550 na voz e 551 no violao

    Axo esses legais e baratos....
    Vc pode usar o cubase , ai vc liga cada mic em um canal da interface e eles vao gravar em canais separados...

    Victor Degasperi
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Guigon
    Pô, muito legal Guigon, valeu!
    O fato dessas interfaces conectarem via USB ao computador perde qualidade?
    Pode me dizer o que o MIC 991 e o 551 tem de diferente do 900 e 550 pra ser direcionado ao violão? Por ver ele, imagino que seja aqueles Mics que captam mais os metais, parecidos com aqueles para pratos, mais como sou iniciante prefiro perguntar!

    Valeu, me ajudou muito, abração!

    felipe de oliveira
    Cara, eu testei alguns. Sonar é famoso por travar muito, já o Cubase eu testei e não me adaptei, achei ele um pouco desorganizado, eu me perdia muito entre janelas. Eu indico o Reaper. Testei ele antes de ir pro Cubase e acabei voltando pra ele. Super organizado, um dos mais indicados como fácil de mexer. Instalei ontem e já peguei as manhas. haha
    Abraço!

    guigon
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: guigon
    · votar


    Victor Degasperi
    Acho que nao tem perda de qualidade uma interface USB nao ...

    Sobre os microfones , nao sei exatamente a diferença entre o 990/550 , 991/551 , acho q nao sao muito diferentes , citei eles por serem da mesma faixa de preço.

    No site da MXL vc pode ver mais sobre os dois :

    http://www.mxlmics.com/products/900_series/990-991/990-991.html

    http://www.mxlmics.com/products/Studio_mics/550-551/550-551.html

    Pelo que eu li no site :
    990 - Ideal para gravaçao de voz ( 30 Hz - 20 KHz )
    991 - Violão e over head ( pratos ) ( 30 Hz - 18 KHz )
    550 - voz ( 30 Hz - 20 KHz )
    551 - Violão , Bateria , Hi-Hat , Pianos , percussao , cordas ,etc... ( 30 Hz - 20 KHz )

    Seria legal se tive$$e como comprar um pop filter para usar junto com o de voz...
    abç .

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Um pacotinho legal é esse:
    http://www.presonus.com/products/Detail.aspx?ProductId=60

    - duro é achar ele no BR, cujo preço base é algo em torno de R$ 800.

    Victor Degasperi
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Guigon
    Muito obrigado Guigon, vou dar uma pesquisada mais a fundo! Essa marca é bem recomendada na faixa de preço dela? Quero fazer músicas a ponto de mandar pra produtoras, até talvez gravar um CDzinho!
    Pop Filter sem dúvidas, só achei que fosse mais barato, mais da pra comprar, valeu ;D
    Abração!

    T-Rodman
    Bem legal cara! Você sabe se essa marca tem uma boa qualidade? Porque chega a ser barato tudo isso por 800 se tiver uma qualidade muito boa!

    Valeu, abraço!

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Victor Degasperi
    Tem mais coisa dele aqui:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/251492/

    guigon
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Victor Degasperi
    Esse kit q o T-Rodman falou é muito bom , mas so vem um mic , vc teria que comprar mais um depois.
    abç !

    Victor Degasperi
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Victor Degasperi
    · votar


    T-Rodman
    Ainda não tem muita coisa sobre a aparelhagem em si nesse tópico, mais vou ficar de olho e tentar procurar nas lojas. Valeu cara!

    Guigon
    Po, legal! Vou confessar que pesquisando eu curti muito o 990/991. Vi gravações, comentários.. nessa faixa de preço parece que praticamente não tem concorrencia de qualidade, e se alguma concorre a qualidade fica na mesma, não ultrapassa! To quase decidindo por esses dois!
    -

    Por enquanto minha decisão é:
    - M-Audio Fast Track Pro, que parece em sua faixa de preço uma das mais indicadas e práticas. Ela tem o Phantom Power que da uma turbinada nos condensadores e ainda tem os Pré Amplis em duas entradas!
    - Mic MXL 990/991. Ouvi bons comentários, ouvi gravações e parece ser o melhor na faixa de preço, mais ou menos 500 reais, ou até menos os dois juntos. A concorrência nesse valor só iguala a qualidade, não supera, então por enquanto é isso.
    - Reaper. Um software fácil e prático que me adaptei. Tenho que fuçar mais.. as vezes eu mexo na altura dos canais, tudo feito com VST e muda muito pouco a altura. Inclusive as vezes abaixo TUDO, fica - muuuitosDb's e ainda assim toca, só um pouco mais baixo. Vou pesquisar, fuçar e talvez usar outro! (Edit: Fucei e achei. O canal 1 tava interligado aos outros (=)

    Valeu galera!

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Eu mudaria o MXL para Audiotecnica AT2020 e AT2021. também é outro par que custa a mesma faixa de preço e tem seus seguidores. Se comprar no ebay sai baratinho.

    Victor Degasperi
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Pela qualidade ou somente o preço?
    No Ebay realmente as coisas são muito baratas! Funciona como um Mercado Livre, né?
    Todas as lojas mandam para o brasil ou é preciso contratar aqueles serviços extras de entrega?

    Valeu!

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    vamos dizer que de todos os condensers baratos que já tive (uns 5), esse ainda é meu preferido. na categoria baixo custo da sound on sound, tambem é o preferido deles.
    no ebay tem de ver se a loja envia para o brasil e se o frete não fica caro. paga-se por paypal e vem em 30 dias.

    Victor Degasperi
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Victor Degasperi
    · votar


    Ah tranquilo! Deu uma pesquisada e vi como funciona!
    Valeu T-Rodman, tem me ajudado bastante!

    Alguem conhece o MXL V67G? Tenho ouvido falar muito dele, mais nada muito concreto! É mais caro.. mais se a qualidade for bruscamente superior..

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Então, o problema é que se formos subir um degrau, na faixa de preço e qualidade de condensers, temos o AKG C2000 na mesma faixa do V67G. Daí já é mais interessante o AKG.
    Em revistas especializadas de equipamentos de produção, às vezes eles colocam os charts dos melhores microfones em cada faixa de preço. Em cada uma dessas faixas, tem alguma coisa mais ou menos interessante. Mas como existem as promoções, nada que um produto uma hora não possa ficar mais atraente, mas nas listagens de preço fixo, o V67G nunca é muito atraente.
    Mais acima, já começam os condensers de fita, os Telefunken, os Neumann e cá estamos no topo.

    Victor Degasperi
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Victor Degasperi
    · votar


    Pode cre cara. Na faixa desse AKG já sobe pra uns 950 reais no mínimo, é mais que os kits anteriores. E o kit sai por uns 1559 reais.
    Infelizmente o kit da Audiotecnica é meio difícil de achar opiniões e pra comprar, e separadamente eu achei o AT2021 um assalto, mais caro que o condenser de voz! Estou acompanhando outro tópico e estou vendo o negócio do e-bay que você citou!

    Mais de qualquer forma, você acha que o kit da Audiotecnica ou mesmo da MXL com os 990 e 991 podem me trazer resultados a um bom nível? Realmente quero usar o material gravado pra mandar pra empresários, gravadoras, produtores.. e até gravar um CD demonstrativo!

    Valeu cara, tu é o único que tem ficado aqui pra me ajudar e sempre vem dar uma espiada. Membro Novato só no registro! haha
    Abração!

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    É assim. No Brasil, o que temos disponível em uma faixa 'baixa' de preços em termos de condenser, é o MXL990 e o Behringer B1, B2, C1, C2. Então esses, sim, são os mais falados.
    O kit do AT 2020/2021 você realmente só vai encontrar no ebay, onde compensa comprar condenser, já que o preço no BR é meio que proibitivo.

    Só o MXL990 que eu comprei no BR, porque foi meu primeiro condenser. Contudo, eu só fui me encontrar com o AT2020, que também tem muita gente que gosta dele.

    Logicamente que resultados, tem gente que vai pegar o 990 e o 2020 e fazer a mesma coisa, tanto quanto um B1. Tem gente que vai gostar de um ou de outro. Tem gente que vai se contentar só com um deles - isso falando-se na mesma faixa de preço.

    Agora, que uma coisa é se contentar, outra é casar até com o mais barato e outra é ir procurando um que te realmente te agrade é uma tarefa difícil, principalmente porque não temos todos os condensers para testar em uma loja, sim, é difícil.
    Todos os mics que comprei foi meio que no escuro, e como disse o que agradou foi o 2020. A busca minha, foi de comprar os baratos até achar um que me agradasse. Por isso é que eu quase comprei todos os da faixa inicial no ebay. Agora, eu já estou mais sossegado, mas nem por isso tirei o AKG C2000 da lista.

    Em todo caso, sabendo mexer bem em uma DAW, você consegue neutralizar/equalizar qualquer condenser, para ficar de seu agrado, em tese.

    No mais, é comprar um que você possa comprar e tentar usar ele do modo que mais te agrade. E, infelizmente, se um não der certo, o jeito é tentar outro. E assim vai.

    Victor Degasperi
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Claro, você tem razão. Não existe fórmula mágica e sim um bom trabalho e gosto.

    o 2021 também é via USB?

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    nenhum dos dois é. porém existe versões USB tanto dos MXL's quanto dos AT's.

    Victor Degasperi
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Victor Degasperi
    · votar


    Ah sim, isso que fiquei meio assim. O Minow ali em cima disse que Mics via USB são um lixo.
    Agora é ver se consigo avaliar bem os mics e talvez pegar no E-bay ou Amazon.
    Não achei os kits da AT lá com 2020 e 2021 mais vou pesquisar melhor! Valeu!

    Esse pequeno eco no Mic da guria desse vídeo quando ela fala no começo é coisa do Mic ou do lugar? ou outras coisas?



    [Deixei um recado no seu perfil T-Rodman, depois olha lá!]

    Ero_Marcos
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Esse mic da violão parece um Shure SM 57... alguém conhece esse tipo de mic pra violão?

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Ero_Marcos
    Parecem microfones condenser o do violão, como os 'fininhos' daqui:
    http://www.wwbw.com/Recording-Microphone-Packages-Microphone-Packages. wwbw

    - um parzinho de condenser, é o que eles estão usando

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Victor Degasperi
    O fato dessas interfaces conectarem via USB ao computador perde qualidade?

    O USB nao tem nada a ver, o que influi na qualidade é a qualidade dos conversores de cada placa.

    edu7522
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    cara só com um bom pré amplificador e o microfone condenser, vc ja faz miseria. Se fosse eu, abriria mão da mesa no lugar do pré, qnto a placa , é bom ter tmb

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equipamentos para Home Studio simples! Voz e Violão!