Home studio para gravação

    Autor Mensagem
    leticia123
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: leticia123


    Bom galera, o pessoal da minha banda e eu estamos querendo gravar musicas (próprias e covers)
    eu meio que selecionei alguns equipamentos mas to precisando de um help de quem entende do negocio, eu tenho em mente comprar:

    Placa De Som Creative Sound Blaster Live
    Interface Fast Track Pro
    Microfones C2 Condensador
    Behringer XM8500
    Cabo Santo Angelo Microfone
    Kit para bateria SAMSON Kit 7

    P.S:Lembrando que não precisa ser profissional, é só pra brincar um pouco rs

    Bom se vocês tiverem alguma sugestão para mudanças nesse "set", ou para qualquer outra coisa hehe
    Obrigada
    abç

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    onde é que você vai ligar condenser em placa de som não destinada a audio com 2 entradas? além disso, como é que você vai ligar um kit de bateria de 6 microfones em 2 entradas?
    - nunca pensou em latência, que é o que mais diferencia uma placa de som comum de uma interface dedicada a audio?

    Leia outros tópicos já prontos, porque não é assim que se começa a montar um home studio.

    Feliz ou infelizmente, se quer começar com o pé direito, a primeira coisa que tem de se pensar é em uma interface, mesmo que seja de 2 canais, que são as mais baratas, com mesa de som para ligar a bateria, que não é o ideal, mas dependendo do propósito vai ser isso que vocês poderão fazer.

    Pesquise por aqui mesmo. Tem um monte de tópico novo aberto nessa parte do forum, com essas dúvidas bem iniciais.

    macaco veio
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    minha opiniao: se nao entende muito de interfaces, placas etc, a melhor coisa a fazer e' pegar um gravador tipo Zoom R16 (8 pistas simultaneas) e enfiar tudo nele, ai nao tem que se preocupar com latencias, um monte de fio, ruido de computador, etc. muito mais jogo.
    microfones, pegue um kit da Cad pra bateria (e' barato e melhor que Sanson) e microfones Sure Sm58 pra voz (quantos puder pegar) que e' pau pra toda obra e nao tem erro, (esquece o XM8500, so serve pra palco). Use o computador so pra mixar. No final sai mais em conta, alem de poder gravar ate ao vivo pois com o gravador leva ele pra todo lado.

    leticia123
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    T-Rodman
    É cara, ta dificil rs
    mas tipo, no caso eu iria gravar um instrumento por vez :S
    no caso da bateria uma mesa resolveria?
    vou pesquisar vlw :D

    macaco veio
    Legal a sua sugestão cara, vou dar uma olhada nessa Zoom
    vlw

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    ... Eu estava pensando sobre este problema de se gravar em 8 pistas (uma bateria por exemplo) ...


    Nestes casos de uma banda querer gravar a bateria (peça por peça individualmente) seria muito bom se desse para fazer o seguinte:

    - Pedir para todos os membros da banda trazerem seus notebooks (hoje em dia todo mundo tem seu computador pessoal)
    - Aí pegar 4 notebooks e conectar 2 microfones em cada um (daria um total de 8 microfones microfonando 8 peças)
    - Colocar os 4 notebooks para gravar em stereo (2 pistas) e fazer um barulho percussivo na sala para que os 4 notebooks captem este barulho para ser um marco de sincronismo.
    - Ai depois da gravação feita, passar todas estas 8 waves para um notebook só, e aí sim equalizar cada peça, e por fim mixá-las em um programa de mixagem.

    Isso seria um sonho bem barato de se realizar !!!!!
    O problema todo é que precisaria de 8 pré-amplificadores (um para cada microfone).
    Aí o bicho pega !!!
    -------------------------------------------
    Será que para resolver o problema dos 8 pré-amplificadores não poderia ser usado um Behringer Ultragain ADA8000 ??
    * Um ADA8000 custa em torno de R$ 680.

    macaco veio
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    o problema de gravar a bateria e' primeiro precisa saber exatamente o que o baterista vai usar, as vezes se poe um mic para um surdo por exemplo e na musica o cara nao usa o surdo.
    com 8 canais o melhor e limitar a bateria em 6 canais, entao sobra um canal para a guia da voz e um canal para a guia de um instrumento (geralmente a guitarra ritmo). Enquanto menos mics menos vazamento entre os canais.
    Ex. 1 chimbau, 2 caixa, 3 ton A, 4 ton B, 5 bumbo, 6 surdo e ride juntos (muito raro tocar os dois ao mesmo tempo). se tiver prato de ataque o batera grava separado so a pancada depois.
    Kit de mics pra batera, apenas um kit de 4 mics e' suficiente pois tem sempre outros mics sobrando que se pode usar com pedestal.
    Se conseguir sincronizar os 4 laptop da certo, so vai dar uma gambiarra fudida de tanto fio.

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    macaco veio
    Se conseguir sincronizar os 4 laptop da certo, so vai dar uma gambiarra fudida de tanto fio.

    Para sincronizar as 8 waves de 4 notebooks é fácil !!
    É só colocar os 4 notebooks para gravar (sem preocupação nenhuma com sincronismo) e antes de começar a fazer a gravação da bateria, percussionar alguma coisa que esteja equidistante dos 8 microfones (um sino, uma palma, um grito, ...), e depois cortar o início destas 8 waves, fazendo com que o ponto 0:00:000 fique no milissegundo desta batida, grito, ...
    OK !!!!!
    Tudo sincronizado !!!

    macaco veio
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    foi o que imaginei, da certo pra gravar todas as pistas juntas na primeira vez (que e' o que precisa pra bateria). Seria uma maneira barata e improvisada (e trabalhosa), mas da certo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Home studio para gravação