caixas para retorno. ajudaa!

    Autor Mensagem
    bestdrive
    Veterano
    # fev/11


    bom!!!
    sou um grande frequentador do fóum do cifraclub, e pela seguda vez ressolvo abrir um tópico por ñ ter encontrado bons resultados na minha busca. o negócio e o seguinte kros companheiros: tenho um equipamento de som da minha igreja todinho para reformular e queria q vcs me dessem algumas dicas de qual seria as melhores opções para retornos. pretendo montar todas as caixas e queria saber qual seria as melhores peças para retornos!!!
    desde já agradeço a ajuda dos amigos!!!

    Osvaldojr
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cara, facil, se vc vai montar as caixas vai na madeireira e já pede pro cara cortar as madeiras segundo seu projeto de caixa....falantes tem oversound, snake e selenium...

    jaime willians
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    bestdrive
    o que voce deve ter como base, é que cada alto falante
    tem medidas especificas para poder trabalhar de maneira correta.
    acho que ficará mais caro o molho do que o peixe e pode ainda não
    ficar com a qualidade e a dispersão que voce precisa.
    uma idéia que seria bem legal e muito barato é de usar fones de ouvido.
    os fones evitam microfonias e ainda dará ao músico mas monitoração.
    pense nisso.

    bestdrive
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    osvaldojr
    minha idéia seria montar duas caixas com peças da selenium, porém tenho duvidas quanto a qual peças usar, tipo:

    auto falante de 12'', ou qual seria a polegada ideal?

    qual potêncial para o camarada???

    qual seria melhor, tweeter e corneta ou drive ty e qual a potência para ambos?

    qual seria o melhor amplificador para utilizar junto as caixas?

    jaime willians
    a idéia de usar fones para monitorar seria excelente mais a questão é a seguinte, o espaço ñ é grande de forma q o q sai no cubo da guitarra serve tanto d retorno para o guitarrista como para P.A para o publico, e assim é para os demais instrumentos. as caixas ficam atrás de nós(sou guitarrista d lá) e assim ñ precisamos d retornos para instrumentos. os retornos seriam + para o vocal uma vez q eles ficam atrás do P.A. seria uma caixa para os backs e uma caixa para o cantor principal.

    bestdrive
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    galera meu equipamento seria esse aqui:

    mixer yamaha mg166cx + 2 equalizadores, 1 d 31 bandas(P.A) e outro d 16 bandas (retorno) + 2 amplificadores, 1 staner 1200t e um outro para o retorno q eu ainda ñ sei qual o ideal + 2as caixas com falantes de 15 para P.A e 2 caixas para retorno q é a grande duvida.

    o amplificadore e caixas do P.A nós já temos(é a unica coisa q presta do atual equipamento) q é o amplificador da staner e 2 caixas da staner tbm(ambos foram comprados um em função do outro).

    com relação ao mixer tenho certeza d q ele é o ideal para nós pois tem tudo q nós precisamos, os equalizadores eu ñ tenho tanta certeza c a idéia d ultilizar 1 d 31 e 1 d 16 seria exatamente o ideal e ainda ñ escolhi um modelo d equalizador ainda + minha maio duvida seria qual amplificador e quais caixas usar para o retorno.

    eu quero montar a caixa em função d ser bem mais barato + ñ quero fazer besteira e comprar a parada errada e ter q gastar uma outra grana

    por favor me ajudem!!!

    bestdrive
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: bestdrive
    · votar


    agradeço a vcs q já deram algumas idéias

    bestdrive
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    niguém para dar um help ao amigo???

    bestdrive
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    helppppp!!!
    please!!!!!

    TerraSkilll
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    bestdrive

    Note que, dependendo dos materiais que você escolher, não vai ficar tão mais barato que uma caixa de marca.

    Enfim...
    http://www.bragancaonline.com.br/grupos_musicais/abertura.asp
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/226046/
    http://www.envenenado.com.br/acessorios/som/som_03.html
    http://autosom.net/artigos/box_design.htm
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/61244/
    http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=209 (este parece bom)
    http://www.somaovivo.mus.br/download.php?acao=pesq3 (complementar -assuntos diversos

    Abraço.

    Zedosal
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    tenho um modelo de caixa que montei para minha banda...
    olha aí...
    caixa de retorno


    uma caixa que eu queria pra minha banda era essa...

    caixa staner 12"
    ou
    caixa staner 15"

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    bestdrive
    Vc não acreditou no projeto que lhe enviei?Puxa...

    Zedosal
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    O carlos adolphs é o melhor cara aqui do forum se tratando de caixas e afins!!!

    bestdrive pode seguir o projeto que ele te mandou!!! =D

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Zedosal
    Que é isso, Zé?Apenas dou uns pitacos, porque por ser mais velho, já passei pelos perrengues que a gurizada enfrenta hoje, aí dá pra opinar.A colaboração de todos vcs é altamente necessária!Forte abraço!

    Zedosal
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    carlos adolphs
    queria ter uns pitacos tão bons quanto os seus... rsrsrsrsrs

    bestdrive
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    a idéia foi ótima!!!
    o problema é q eu entendo um pouco de eletrônica e sou um pouco detalhista.
    ai vai os detalhes:
    minha idéia inicial seria um projeto com falante de 12" mais analisando a resposta de freqüência (entre outras coisas) dele e a resposta do de 10" vi q dentro das minhas necessidades, 10" seria melhor e mais barato (me refiro aos woofers 12pw3 e 10pw3)

    o drive ressolvi colocar TY mesmo. menos trabalho e melhor resposta.

    divisor de freqüência foi a parada q mais estudei e vi q se paga muito karo por algo q qualquer um q faz um curso de eletrônica pode fazer. E ainda por cima, para pagar uma grana por divisores de 12dB/8° prefiro montar um de 18dB/8°.
    gasto menor X maior qualidade. digamos q só vai dar trabalho mesmo fazer os indutores + meu professor me disse q isso é moleza para ele, então to no lucro ainda.

    Então, para essas caracteristicas eu precisaria de projetos para woofers de 10" + TY e q me oferecesse a possibilidade de usa-los tanto como P.A como retorno. motivo: gosto de trabalhar com equipamentos q me permitam fazer vários tipos de manobras de acordo com o q será aplicado no momento.

    bestdrive
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    carlos adolphs
    seu projeto foi excelente mais eu ñ decido sozinho como vai ser. Tem uma equipe(q ñ sabe de merda nenhuma por sinal) q trabalha comigo
    e os kras me pediram algo q ocupa-se um espaço menor, outro motivo por ter escolhido um falante de 10". além disso tudo é sempre bom ter opiniões variadas né!!!

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    bestdrive
    Vc vai se decepcionar com monitores de 10".Só se for caixa de line usada como monitor.Vc não consegue graves bons e fica muito a desejar.Mas...abcs.

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    bestdrive
    Outra coisa, já que vc fez todo o levantamento de fequencias, etc, fica fácil vc mesmo projetar as caixas, pra ficar exatamente do seu jeito.É melhor que se basear em projetos prontos, pois como a caixa é um conjunto sintonizado e vc vai usar crossovers de 18dB/8ª, vc pode até minimizar certas medidas.Toca ficha!

    bestdrive
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: bestdrive
    · votar


    carlos adolphs
    bom, vou fazer o seguinte
    nós temos 2 auto falantes da novik (relíquias), o concerto deles fico em 30 reais. eles são de 12'', então vou coloca-los junto ao drive T.Y numa caixa de retorno velha q nós temos lá. caso a resposta for exatamente a q precisamos,blz, time q tá ganhando ñ se mexe, do contrário, colocarei falantes novos de 12'' mesmo, visando a versatilidade da caixa, concordando com o fato da resposta no grave ser ruim no de 10'' (valeu pela dica) e utilizarei esses falantes da novik em um outro projeto q eu tenho em mente.

    de qualquer forma, eu peguei aquele projeto seu e fiz algumas modificações meio q basicas. na verdade o q eu fiz não mudou nada em relação a tamanho. só com relação a posicionamento das peças. imagine q a visão frontal dele q antes era um falante ao lado do drive se tornou um falante embaixo do drive, ou seja, o tamanho horizontal passo a ser o vertical e vice-versa.

    queria saber se essa mudança afeta no produto final do projeto ou, como eu imagino, apenas muda o efeito estético?

    bestdrive
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: bestdrive
    · votar


    aproveitando q eu abri esse tópico, estou com uma outra duvida.
    eu sou guitarrista, e temos uma pod x3 live. desde q compramos essa pedaleira, nunk consegui timbrar os efeitos. pesquisando sobre, descobri q venho utilizando-a de maneira errada, pois ligava a saida da pedaleira no imput do amp, com isso a simulação de pré da pedaleira junto com o pré do amp deixava o som horrível. a solução para esse problema seria usar a pedaleira junto a power amp. minha idéia seria fazer um gabinete com esses auto falantes da novik(os citados a cima caso os mesmo não rende-sem como retorno) e utilizar um amplficador de P.A (cignus stéreo power amplifier pa400). queria saber se é uma boa idéia ou qualseria o power mais indicado para essa finalidade?

    Dangersrock
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Ressucitando !!!!!

    Ola amigos,

    Sou vocal de uma banda e tenho pouca experiência em regulagem de som.....preciso de uma ajuda para montar meus monitores passivos..vamos lá !!!!!

    Equipas que tenho

    Montei duas Pa's com falantes de 15 polegadas com potência de 750 watts rms cada uma (falantes de 4 ohm), potência appotek k4b 800 watts rms..mandando 400 para cada PA (por isso coloquei os falantes em 4 ohms) e uma mesa beringer 1222 USB, que não sei mexer direito ainda..rsrsr..a grande dúvida...que tipo de falante uso para montar o monitor? Vou ter que colocar um de 750 watts tbm? Na verdade gostaria de usar um de 12 com uns 100 Watts pra economizar..Isso é possível? Precisa colocar drive e twiters no retorno tbm? Nossa gente quanta dúvida..rsrsrs..me desculpem a amolação...desde já agradeço..

    PS: Sr Moderador, é a primeira vez que pergunto então não sei se estou fazendo certo, mas pesquisei nos tópicos e não achei nada que me ajudasse. Se estiver fazendo errado me perdoe.

    Alex guitar man
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    sou a favor de 2 PAs + uma potencia (creio que uma DBL 360 de conta)

    ou

    2 PAs ativos

    Dangersrock
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Alex...na verdade não estou tendo problemas com a potência ou o set já montado...mesmo sendo meio leigo no assunto, quando tocamos da tudo certo..rsrsr..minhas dúvidas são na contrução do monitor de retorno para a voz...lembrando que a grana e sempre meio curta, então PAs ativas está meio fora do orcamento..rsrsr

    Alex guitar man
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    uma caixa só pra voz?

    Dangersrock
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    isso..um retorno para a voz..as PAs manda para o público e o retorno para o palco, para eu ouvir...

    Dangersrock
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Alguém me ajude por favorrrrrr..!!!!!!!!!!!..rsrsrs

    bassro
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    kra usa os falantes de 12 mais com uns 200 w de potencia mum bom falante pra isso eo 12pw3 ou um 12pw5que tem 300 w use drive de titanio pois o drive toca todas frequencias, use um filtro para o grave nao estoura os drives.

    Dangersrock
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    bassro

    ...use drive de titanio pois o drive toca todas frequencias, use um filtro para o grave nao estoura os drives....

    Legal, eu usando um falante de 200w, qual a potência do drive?

    Se acaso alguém tiver um projeto para um retorno que se adeque a um falante de 12 eu agradeço..rsrsrs

    Alex guitar man
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    pega um de 100W (já que os agudos se sobressaem) mas não se esqueça de um divisor de frequência pra não fazer o drive bater asas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a caixas para retorno. ajudaa!