Criação de Musica Eletrônica/ Automação de efeitos

    Autor Mensagem
    Bapok
    Veterano
    # fev/11


    Faz um tempo que estou criando musica eletrônica no Fruity Loops 9 e no Reason 4, gostaria de saber se existe algum jeito de editar efeitos da musica tais como Volume, Pitch, Attack, Decay (Automação) por meio de equipamentos externos, vou dar um exemplo pra deixar a questão mais clara:
    Tem como, por exemplo, aplicar um efeito de aumentar e diminuir o volume ou pitch automaticamente em um determinado momento da musica usando algum equipamento externo, tipo uma mesa de som?
    Sei fazer isso facilmente no próprio programa usando os "Automation Clips" mas é muito pouco dinâmico, demorado e cansativo fazer isso na musica inteira usando o mousee os controles do programa, se tivesse algum equipamento em que eu pudesse editar essas automações direto nos botões seria MUITO mais prático.
    Obrigado, abraços.

    salton
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: salton
    · votar


    mas é claro, eu uso o Fruity Loops 8, e que eu saiba, você clica com o botão direito no parâmetro desejado e, ao invés de Create Automation Clip, clica em Link to Controller, aí tem que ter um controlador MIDI na jogada, aí você mexe o knob do controlador e ele detecta na hora...

    Aí você bota pra gravar (Record, Automation and Score, no modo song e não pattern, pra rolar a playlist), a música começa a rolar, aí é só operar o controlador "ao vivo" com a sonzera rolando...

    DICA: Mas se não há controlador na jogada, não há problema. Basta um procedimento semelhante:

    Bota pra gravar (Record, Automation and Score), solta o som, e vai mexendo o parâmetro desejado. Aí vai aparecer uma pattern na Playlist, dá um duplo clique pra abrir o Events Editor, aí vai lá em cima no primeiro botãozinho da janela> Edit > Turn into automation clip, e voilà... Não há necessidade de "escrever" um automation clip...

    Um abraço, espero ter ajudado... estamos aí

    Bapok
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Puta cara valeu mesmo, faz uma cota que eu tô fuçando o FL e até agora nunca tinha nem olhado pro botão "Record", nem me importei em saber pra quê ele serve, vc me quebrou um galho e tanto cara, valeu mesmo a ajuda, abração!

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Bapok
    Via controlador MIDI externo que tenha botões de volume e knobs vc consegue linkar aos botões virtuais do Fruity e do Reason. Eu tenho um teclado CME UF5 e faço isso.
    Experimente o software Ableton Live. Pra música eletrônica ao vivo não tem melhor.

    Abraço.

    salton
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    gwallner
    Realmente, o Ableton Live é um baita programa. Foi o primeiro DAW que eu testei, achei a interface muito louca, não entendi coisa nenhuma e fui parar no FL Studio. É uma questão de preferência. O melhor de tudo é que dá pra usar os dois com o ReWire...

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    salton

    Realmente o Ableton não é fácil de ser entendido logo de primeira, ams a vantagem dele é que vc corta as músicas e manda tocar qualquer parte em qualquer hora. Isso é fenomenal.

    Bapok
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Cara, eu com certeza usaria o Ableton Live até hoje se não tivesse dado aquele problema em que o programa detecta que é versão pirata, já tentei de tudo mas parece que não tem jeito mais...
    Valeu abraços

    Douglas GV
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Olá galera, boa noite.

    Vi a dica do Salton aqui sobre selecionar o modo SONG para que a automatização seja gravada em toda a faixa mas isso não acontece comigo. Mesmo colocando no modo song, quando o pattern do sintetizador da o primeiro loop a gravação acaba automaticamente. Já tentei de tudo e não consigo fazer a faixa andar. Lembrando que uso o FL 12 e não tem opção Score. É so automation. A minha controladora é uma BCD-3000 e funciona bem.

    Alguem pode me ajudar?

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Marcando.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Criação de Musica Eletrônica/ Automação de efeitos