Chiado em gravação com microfone

    Autor Mensagem
    caio
    Veterano
    # jan/11


    Não é nada SÉRIO demais o que gravo em casa, mas queria deixar o som com mais qualidade, mais agradável.
    Ja busquei no fórum e não acredito que seja problema de aterramento, ou um problema do computador, tem mta memória..

    Acontece que tudo o que eu gravo com o Shure SM58, fica com um chiado muito chato, tanto quando aumento
    o volume do mixer no REAPER, ou utilizo algum plugin pra aumentar o volume, e também ligando um compressor

    Um exemplo:
    gravação

    Pode ser o microfone? Falta de um pre-amp? oque?

    Obrigado

    - Interface Line 6 UX1
    - Mic Shure SM58
    - Note Dell 4Gb, 500Gb

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    caio

    o problema parece ser equalização...

    o seu microfone não tem uns botões com opção de cortar os agudos?

    se não tiver abre o equalizador do progama que vc usa e vai tirando aos poucos os agudos e médios, isso normalmente reduz bastante os chiados

    eu particularmente prefiro usar o compressor depois da gravação

    abs

    caio
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Pé de chinelo

    O microfone não tem nenhum botão, e caso eu equalize tirando mais médios e agudos, fica muito abafado o som..
    E o compressor é usado depois da gravação..

    obrigado.

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    caio

    Seu cabo é bom? plugs e talz...

    Tenta com um eq achar qual a frequencia que esse hiss está... tem plugins que removem isso tb... cortou as frequencias acima de 15khz +-? usa um plugin tipo um PAZ analyzer e corta tudo que tiver sobrando nos agudos e nos graves... sei la, vai tentando. Abs!

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    usa direct box.
    muitas vezes em gravações que envolvem computador e instrumentos ou mics, é necessário direct box. Tem umas da Behringer por aí por R$70.

    Gianyny
    Veterano
    # set/11
    · votar


    CONTINUAÇÃO DO MEU TÓPICO QUE ALGUM MODERADOR FECHOU.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/270258/

    .omni
    Veterano
    # set/11 · Editado por: .omni
    · votar


    gwallner
    Direct box é pra instrumentos, não pra microfones.

    *Edit*

    Agora vi a data.

    Gianyny
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Gianyny
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/270258/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/270258/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/270258/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/270258/


    Último Post:

    Marcus Cerutti
    Casper
    Duh_Tomazelli


    Pow, vocês viram o tanto que está ruim?!

    Explica melhor os dois processos que vc usou, fornece mais informação senão não tem como adivinhar.

    Gravei assim:
    Pluguei o mic na entrada Interface (uma ART Dual Pré) e microfonei o violão, simples assim. E eu já testei gravar o violão em linha direto na interface e fica do mesmo jeito.


    TODAS as minhas gravações estão ficando assim, não sei se é porque aumento muito o ganho da interface para captar bem o violão, não sei.

    Aquela primeira gravação ficou limpinha, e nem utilizamos interface, foi com o violão direto na mesa.

    a) Uso de expansor - o correto ajuste do threshold
    e uma expansão moderada pode ajudar muito.

    b) Filtro estreito com frequência no centro da frequência
    do ruído - não vai funcionar no seu caso, que o
    ruído é praticamente branco - atua em uma faixa muito larga.

    c) Grave somente o ruído. Tem softwares que encontram
    a "assinatura" do ruído, e aplicam uma mistura das duas
    técnicas acima para minimizar o estrago.


    Mas como a primeira gravação ficou limpinha sem nada disso? E eu não sei bulhufas do que é isso ae.


    Brincadeiras a parte, vou te dar umas idéias pra você fazer um teste.

    - estabilizador
    - ventilador ou ar ligado (pode ser algum problema na rede elétrica)
    - cabos (acredito que não)

    E um outro que me surpreendeu esses dias
    - FONTE DO NOTEBOOK. (se voce gravou com notebook.. se foi com desktop, confira o estabilizador ou filtro de linha)

    Não, não é nenhum desses problemas ae.

    Pow, comprei interface, mic, cabo, até um Sonar eu comprei, tenho que conseguir fazer gravações decentes com isso.

    ps: Não sei se influência, mas meu PC é um AMD Phenom de 4 núcleos, 4GB de RAM e Windows 7 ultimate 32 bits.



    .omni

    Te respondi pela MP.

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Gianyny
    Uma coisa é certa: isso não está certo.

    Começa pela parte física: verifique item por item do esquema, mic, cabo, plugs, etc... vai substituindo um por um e testando.

    Casper
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Porque o moderador fechou o tópico do Gianyny?

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Gianyny
    É o seguinte, eu plugo na entrada p10 da interface mesmo, normal.

    Isso não é normal.
    O mic não tem saída XLR? Mics com saída p10 geralmente são muito ruins (mics de karaokê).

    Duvido muito que a placa tenha uma entrada de mic p10. Essa entrada p10 no meio do XLR deve ser de instrumento, não?
    Enfim, experimente um mic XLR pra ver se continua o ruído.

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # set/11
    · votar


    .omni - tem todo o sentido o que vc comentou, mas acho que ele teria que estar usando um cabo duns 20m para dar esse ruído todo... sei lá...

    Chego a imaginar que o mic está muito longe da fonte sonora, fazendo com que ele tenha que puxar muito ganho para ter algum som na interface de áudio, puxando ruído junto.

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Marcus Cerutti
    Nem ouvi...
    Mas se a entrada é de linha certamente ele vai ter que puxar muito volume pra vir alguma coisa.

    Gianyny
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Gianyny
    · votar


    .Casper
    Porque o moderador fechou o tópico do Gianyny?

    Vá saber. E ainda me deu uma advertência.

    .omni
    Duvido muito que a placa tenha uma entrada de mic p10. Essa entrada p10 no meio do XLR deve ser de instrumento, não?

    Ué, é também. Eu nem sabia que tinha que ter uma entrada p10 específica pra mic.

    Marcus Cerutti
    Começa pela parte física: verifique item por item do esquema, mic, cabo, plugs, etc... vai substituindo um por um e testando.

    Vou fazer isso, mas é tudo novinho, acho que não deve ser isso.

    Chego a imaginar que o mic está muito longe da fonte sonora, fazendo com que ele tenha que puxar muito ganho para ter algum som na interface de áudio, puxando ruído junto.

    Isso ai pode até ser, pois eu tenho que aumentar muuuito o ganho da Interface pra gravar o violão, se não fica baixinho.

    Enfim, vou fazer uns testes gravando o violão plugado normal mesmo, no p10.

    .omni
    Marcus Cerutti

    Por exemplo, seu eu colocar pra gravar uma track e deixar gravando sem gravar nada o.0, o som tem que sair limpinho, o silêncio aliás, sem esse chiado?

    ps: Esqueci de comentar algo que pode ser importante: eu faço as gravações no Cubase (por enquanto, vou migrar pro Sonar 8.5, achei mais fácil, enfim), só que depois eu importo as tracks e "junto" elas no Audacity, pois não consigo exportar tudo junto no Cubase, e no Audacity, sempre eu aumento o volume das tracks, pois depois que eu aplico os efeitos no Cubase, como reverb, as tracks perdem consideravelmente o volume.

    Gianyny
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Up.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chiado em gravação com microfone