Md, adat, sequenciador?

    Autor Mensagem
    viniciusjau
    Veterano
    # jan/11


    Fala galera blz?
    Minha banda está pensando em usar alguns sons pré gravados em estúdio nos shows ao vivo.

    Para isso nosso baterista (e talvez alguns outros músicos da banda) precisam estar com um metrônomo em um fone por exemplo.

    Gostaria de saber como eu faço pra programar isso em um notebook coloco o metrônomo em um canal e o som no outro e mando pra mesa ?

    Ou existe algum equipamento que faz isso?
    Não sei se postei a duvida no fórum correto qualquer coisa me desculpem...

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    se for via note book vc teria que ter uma placa ( ou interface )com mais de 2 canais de saida, pois daí sim , um canal fica o metronomo e os outros 2 a trilha em estereo pra mesa...
    Mas este metrônomo tem que ir de preferencia pro baterista via fone de ouvidos , teria que ter uma outra mesa pequena para isso...daí são 2 mesas, uma pra PA , outra pro baterista...
    No caso de um teclado com sequencer e com 4 saidas de audio ( 4 outs ) ( que tbm é muito usado )> manda estereo pra mesa e a saida de fones pro baterista seguir o BPM da musica.

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    o metronomo tem que ser extraido da trilha sequenciada, por isso a outra mesa, pra separar o metronomo do resto dos arranjos....

    viniciusjau
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Olá Osvaldojr
    obrigado por responder... eu entendi em partes...
    no caso do teclado como eu iria inserir o audio nele ? precisaria do teclado mesmo assim né ?

    Soul Fine
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Olá, entrando na conversa estou exatamente neste momento resolvendo isto com minha banda. A solução mais usada por bandas manjadas de bares de São Paulo sempre foi MD. Não é muito mais simples do que levar computadores, mesas extras, etc.?

    viniciusjau
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Soul Fine
    Com certeza mas lendo em alguns fóruns por ai o pessoal costuma dizer que se der pau no MD é dificil de se resolver...

    Quanto vocês gastaram com MD ?

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    viniciusjau

    Olha, o teclado era se a trilha instrumental fosse executada pelo proprio teclado, mas pelo jeito nao é o caso, vc quer audio pre-gravado mesmo né?
    Daí tem que ser via computador e uma placa com pelo menos 4 saidas de audio....uma destas saidas ( metronomo ) somente direcionadas ao fone de ouvido do baterista....e as outras saidas pra mesa de som....

    makumbator
    Moderador
    # jan/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    viniciusjau
    Com certeza mas lendo em alguns fóruns por ai o pessoal costuma dizer que se der pau no MD é dificil de se resolver...

    É muito mais fácil dar pau no notebook que no MD. É algo bastante confiável(mas não infalível, obviamente), e vc pode pegar os modelos portáteis.

    Quanto vocês gastaram com MD ?

    Os preços variam muito. Há os Hi-MD(mais caros, que podem usar discos de 1 Giga ou os discos comuns) e os comuns(mais baratos, não rodam os discos Hi-MD de 1 giga). Vc pode pegar usados também. E há também os modelos de mesa(maiores). Faça uma busca no ML para ter uma noção do preço dos usados.

    Eu tenho 2 aparelhos portáteis, um Hi MD (Sony) e um MD comum (Panasonic). Ambos com entrada de mic(estéreo ou mono), linha e entrada digital ótica. O Hi-MD inclusive grava em wave 16 bits e 44.1KHz(o aparelho comum apenas em formato comprimido). Eu adoro a tecnologia MiniDisc, é muito prática, portátil e de extrema qualidade sonora.

    Soul Fine
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Pois é, por isto que eu afirmo que levar notebooks, mesas extras, etc. para o palco é um exagero. Mesmo porque estou falando de tocar em bares do tamanho máximo do Bourbon Street e não num palco do Rock in Rio.

    No meu caso específcio são 5 músicos: baixo, baterra, guitarra, cantor e cantora. Todo o resto (sopros, orgãos, pianos, cordas e até backings) pré gravado. É a forma de minimizar custo e conseguir tirar um troco um pouco mais digno. Além do mais já perdi muito trabalho pois os palcos são pequenos e não cabem 7 músicos no palco.

    O MD sempre foi o mais usado para este fim.

    viniciusjau
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    makumbator
    Vou acabar procurando um desses usados mesmo...
    obrigado pelas dicas...

    Soul Fine
    A minha banda é mais ou menos a mesma estrutura que a sua.
    No caso das trilhas então eu vou fazer a mesma coisa usando um MD deixo o metronomo no canal direito e o audio no canal esquerdo ?

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    com o md cai no mesmo problema...nao tem pista pra enviar metronomo pro baterista.
    á não ser que envie um canal ( metronomo ) pro baterista e usa o outro canal pra mesa ( só que vai ficar tudo em mono ) !!!!!!!!!!!!!!!!

    viniciusjau
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Osvaldojr
    á não ser que envie um canal ( metronomo ) pro baterista e usa o outro canal pra mesa ( só que vai ficar tudo em mono )



    Então nesse caso eu teria que fazer assim: Monto uma faixa no canal L eu coloco o metrônomo, e no canal R eu coloco os teclados backing vocals etc...

    Dai minha pergunta é: COm o MD eu conseguiria fazer isso:
    Baterista < saída L < MD > saída R > mesa de som > PAs

    Porque dai mesmo que a mesa de som receba o som em mono não tem problema o que importa é não sair o metronomo nos PAs.

    Com o MD eu consigo fazer isso ?

    Ricb
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Não seria mais facil usar um i pod?

    gwallner
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Osvaldojr
    teria que ter uma outra mesa pequena para isso...daí são 2 mesas, uma pra PA , outra pro baterista...
    Não precisa de outra, só a saída da placa direto plugando phone de ouvido já basta pro batera.

    gwallner
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: gwallner
    · votar


    viniciusjau
    O playback está com tudo tem mono? Tudo centralizado?
    É mlhor vc fazer o seguinte: no software de gravação de vcs, cria uma pista só com o playback que vai usar ao vivo e outra pista com o metrônomo. Converta para o tipo de audio que irá utilizar. dê preferência para usar arquivos em .wav para não perder qualidade.

    makumbator
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    Osvaldojr

    Mas é assim que o pessoal faz. música em um lado e metrônomo em outro. Funciona bem.

    viniciusjau

    Sim, consegue. Basta abrir as bases no computador e fazer o pan desejado.

    Só tem que testar o crosstalk(vazamento entre os canais) do MD em questão(uma vez que isso vaira de cada fabricante e aparelho). Ele normalmente é ínfimio em volumes baixos, mas pode atrapalhar e aparecer se ligado em um PA mais potente(nos momentos em que a base pré gravada não toca nada). Mas como falei, depende do aparelho em particular. Já usei MD nessa situação, e no meu caso não observei nenhum vazamento entre os canais.

    Ricb

    Não seria mais facil usar um i pod?


    Pode usar também, mas a vantagem de um MD é que há modelos que gravam(ao contrário dos Ipods), em entrada de linha, de mic ou ótica. E nesse caso, além de servir para tocar as bases ao vivo e em ensaios, ainda se pode usá-lo para gravar os ensaios da banda, registrar idéias no estúdio, etc...

    Nesse ponto um MD bate de longe um Ipod. E os modelos mais novos gravam em wave estéreo de 16 bits e 44.1KHz(sem compressão) ou em Atrac(comprimido), e ainda podem ler MP3, WMA, Wave e Atrac(o formato comprimido dos MDs Sony), ou seja, ficaram mais versáteis. Só perdem dos Ipod no quesito capacidade de armazenamento

    viniciusjau
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: viniciusjau
    · votar


    makumbator
    Muito boa a explicação...
    a gente fez uma "gambiarra" agora pra ensaiar e tirar os dois canais separados, soldei alguns cabos com saída estereo e estamos ensaiando assim... Agora com a explicação aqui do pessoal do fórum vamos atrás de um MD mesmo...

    Ricb
    Com esse cabo que eu fiz daria pra usar um ipod tbm
    mas pelo custo acho que é mais facil comprar um MD mesmo

    Um desses aqui serviria pra isso:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167943269-mini-disc-mds-sony-s- 50-sem-uso-com-controle-completo-_JM

    makumbator
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    viniciusjau

    Esse do anúncio serve, mas se vcs quiserem podem comprar um portátil mesmo, que com esse valor pedido pode-se achar um seminovo hi-MD. Os menosres são ainda mais práticos, mas nada impede usar os de mesa como o do anúncio.

    Por exemplo, esse aqui também grava(mas apenas em formato comprimido, Atrac 3, mas que soa melhor que mp3 de resolução equivalente)


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-169529389-mini-disc-recorder-so ny-mz-nf610-tvweatherfmam-_JM


    Esse aqui é Hi-MD(e portanto pode usar discos comuns ou de 1 giga, e grava em wave também), é exatamente o modelo da Sony que possuo:

    http://www.amazon.com/Sony-MZ-RH910-Walkman-Digital-Player/dp/B0007Y6A LM

    http://www.minidisc.org/part_Sony_MZ-RH910.html


    Esse aqui não grava sinais de áudio em tempo real, apenas recebe músicas via USB(serviria para vc colocar as bases via computador, mas não poderia gravar ensaios e afins):

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168972213-md-sony-modelo-mz-ne4 10-com-pouco-uso-_JM





    Dê preferência pelos modelos com USB, pois assim vc transfere as bases já arrumadas com o pan diretamente pelo software da Sony. Os que não tem USB vc precisa ligar o sinal de áudio e gravar em tempo real cada base(o que vai ser pouco prático para vc).

    Caso consiga pegar um com USB e entradas de linha, mic e ótica, vc terá o aparelho ideal, que receberá músicas em USB(como se faz em um mp3 player comum) e também gravar sinais de áudio em tempo real(ensaio, registrar idéias, etc...)

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ah cara, que isso, instrumental todo em mono fica todo embolado....separa isso aí em L&R ....

    viniciusjau
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    makumbator
    Obrigado pelo esclarecimento vou pegar um HI-MD mesmo...

    Osvaldojr
    rs se deser pra mandar como estereo pros PAs mlhor ainda mais dai eu precisaria de trÊs pistas rsrs

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    esses mds aí sincronizam?? se sim, compra 2 rsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Md, adat, sequenciador?