como criar um home studio

    Autor Mensagem
    andresonguitar
    Veterano
    # jan/11


    bom pessoal sou novo aqui no forum, gostaria que vcs me ajudassem principalmente quem ja montou um home studio, primeiramente queria saber qual placa de som comprar?? eu tenho bastante conhecimento na area de informatica.
    outra coisa qual software usar pra gravações e mixagem
    queria saber de varios programas, os mais faceis de usar, e os realmente bons pra gravação... eu ja gravei pelo adobe audition queria saber se existe programas melhores, e tbm usei bastante o guitar rig 4 e gostei dele pois por enquanto to sem pedalera... fico agradecido desde ja abraço!

    rocknroll1234
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    eu aqui baixei o audacity,para quem não tem equipamentos,o audacity quebra o gelo.

    Vagabond
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    andresonguitar

    Quanto dinheiro pretende gastar? já pesquisou? se já, já sabe que as interfaces usb são as placas de áudio mais recomendadas. Tens que ver quantos canais vc necessita e comprar uma interface compatível com tal número de canais.

    Quanto ao software existem vários, o mais leve e que roda legal além de ser fácil de aprender é o reaper. Mixar vc aprende dicas bem fácil na net.

    Além disso vai precisar de Monitores de referência, se não tiver verba o suficiente não compre os baratos e invista num bom fone de ouvido. Tens que ver também se irá usar microfones ou não e alguns outros detalhes.

    Ps: se não sabia de nada disso é melhor começar a usar o google e a busca do forum, pq é bem fácil aprender nos dias de hoje.

    Abraço

    T-Rodman
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/250531/
    o básico é o seguinte:

    1. ter e saber manusear uma DAW (Digital Audio Workstation). É um software. Os principais do mercado são: Pro Tools, Cubase, Logic, Ableton Live, Reason/Record e o mais em conta deles seria o Reaper - que é o que o pessoal aqui do FCC mais utiliza (eu tenho o Logic e o Ableton Live - e me mato pra aprender a mexer neles melhor que é a coisa mais difícil dentre todas as outras coisas)

    2. ter uma interface que caiba no seu orçamento e que dê condições para você produzir um trabalho decente. Em se tratando de home-studio, muita gente usa interface de 2 canais e grava até 2 faixas por vez, utilizando-se de uma VST para gravação/programação da bateria eletrônica. Tem gente que tem interface de 8 canais de entrada e consegue microfonar uma bateria inteira com os 8 canais, e grava a bateria primeiro, e depois os outros instrumentos. Já estúdios utilizam geralmente interfaces de 16 ou mais canais - cuja solução 'em conta' seria uma brigde digital ADAT como a M-Audio Lightpipe que tem até 32 canais, que são adicionáveis por pré-amps de 8 canais ADAT cada -formando assim um set de até 32 canais.

    3. dependendo do orçamento e/ou configuração do home-studio, é necessário a aquisição de pré-amps. Alguns utilizam os prés valvulados que dão uma esquentadinha no som, outros utilizam somente os prés incluidos em boas interfaces. Vai de gosto e bolso

    4. Microfones dinâmicos e condensadores: também, vai do gosto e bolso de cada um.

    5. Monitores: aqui também temos o gosto e o bolso aliados. Há quem prefira X, há quem prefira Y, mas pelo que conheço de monitores de 'entrada', os Yamaha HS50M ou HS80M são os mais flat nesse quesito, e os ideais na faixa de preço que estão. Outros tem adição de grave gostoso, podem ter custo menor, mas no 'overall' para produção de música, são os ideais, considerando a faixa de preço, já que temos um universo de marcas e preços acima deles.

    6. Control surfaces: há quem utilize ainda hoje mesas de som para esse fim, mas como a gravação hoje em dia pode ser totalmente digital, há quem utilize apenas os controles dispostos na tela da workstation. Há quem utilize controladores externos USB/MIDI, e há quem utilize até controladores externos que funcionam por software, como o iPad propicia hoje essa possibilidade para os utilizadores do Logic.

    7. VSTs: aqui também o universo é grande. É aqui que temos os softwares que trabalham dentro e/ou em conjunto das DAW's para propiciar uma enorme gama de efeitos e plugins que complementam o trabalho de um home studio, desde a utilização de VST's para guitarra como amplitube e guitar rig que simulam ambientes de gravação, gabinetes, efeitos de guitarra, etc. Temos VSTs de baterias que simulam desde baterias eletrônicas, até as baterias mais vintage possíveis - incluíndo as bases de bateria utilizadas nos estúdios da Abbey Road. Aliás, da Abbey Road também temos outros softwares para masterização e ambiência. Tem VST para emular qualquer tipo de piano/teclado/orgão, etc, etc, etc - - - que podem ser gratuítos, inclusos em pacotes dentro de uma DAW como o que vem incluso no Logic Pro, Live, Reason/Record - ou de terceiros como as VSTs comercializadas pela Abbey Road, Planet Waves, etc.

    Um home-studio assim dizendo, varia nesses quesitos aí. Daí pra frente, vai da técnica, bolso e know-how de cada um.
    Começar com uma interface de 8 canais com prés embutidos e um par de monitores bons, é um excelente começo. O resto, como já mencionei anteriormente vai aparecer conforme a necessidade.

    amplexos

    T.

    -- edit --
    li na Sound on Sound desse mês, que tem o kit inicial para homestudio 1Box da Presonus, com preço sugerido de R$ 750,00 aqui no mercado nacional. O kit é igual a esse link, e serviria muito bem qualquer pessoa. Menos do que isso é muito difícil de se gastar inicialmente:
    http://en.audiofanzine.com/home-studio-package/presonus/1box-recording -kit/news/a.play,n.8189.html
    http://www.presonus.com/products/Detail.aspx?ProductId=60

    andresonguitar
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    vagabond sim estou siente de tudo isso valew cara, cara eu tava pensando mesmo em comprar uma placa de som usb mesmo ou seja externo, em questão de canais naum sei ainda, mas acho que por enquanto 2 canais eh necessario pois naum penso em gravar ao vivo ainda, mas vou fazer outra pergunta, no caso da bateria acustica, se eu microfona ela naum tem como ligar na mesa de som e ligar essa mesmo em um dos canais da placa de som??? ta certo que o som naum ia ficar com tanta qualidade mas pra quebrar o galho sera que naum daria no momento??
    valew galera to aprendendo bastante coisa mesmo na net.

    Vagabond
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    andresonguitar
    Eu estava com essa dúvida a pouco tempo, o amigo T-Rodman me exclareceu nesse tópico ;)

    O problema é que se vc quiser usar efeitos vai ter que usar direto na mesa de som, não vai poder mixar a batera no pc pq vai ser só uma pista.

    Abraço

    andresonguitar
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    ah entendi, mas por enquanto eu acho que uma placa de som externa de 2 canais (inclusive estava vendo uma da M-Audio) ja serve, pois a bateria bai demorar pra mim comprar ou at mesmo fazer uma gravação com ela, ou faço uma improvisação (engenhoca) nda profissional, mas a batera por enquanto vou montando no fruit loop tenho experiencia com isso ja, ja montei baterias no fruit loop eh demorado e complicado mas quebra o galho, valew galera, quem tiver experiencia com home studio vai postando ai abraço!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como criar um home studio