dicas de mixagem

    Autor Mensagem
    kitsune
    Veterano
    # dez/10


    ae galera... sou novo na area de mixagem mas to tentando aprender um pouco sobre isso.

    Dei um upload de 30secs de um som da minha banda e queria algumas dicas pra mixar ela. Ela é bem simples, acústica.

    audio

    A guitarra tá meio desafinada... n fiz questão de gravar perfeitamente já que por enquanto é só pra aprender.

    Dicas de equalização, compressão, efeitos, etc.. são bem vindas.
    Obrigado :D

    Daniel Orp.
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    a guita tá beeeeeeeeeeem desafinadinha ein

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    kitsune: A guitarra tá meio desafinada... n fiz questão de gravar perfeitamente já que por enquanto é só pra aprender.

    Ah cara, se você não faz questão de afinar, imagino mixar, que exige um cuidado danado...

    Bem, eu achei "ok" mas, só um instrumento? Não vai rolar voz, por exemplo?

    Abs

    kitsune
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Eu só nao fiz uma afinação boa porque eu tenho intenção, por enquanto, de apenas aprender a mixar.
    A musica em si tem 2 guitarras e vocal... tava pensando em por alguma percussão e baixo (deixar a guitar mais grave)
    Vou gravar melhor ela com a afinação certa e mais tarde solto ela aqui.

    Mas vlw mesmo assim galera :)

    ricolb
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    kitsune
    Pode não parecer, mas o instrumento bem afinado, bem timbrado e bem executado ajuda e muito na mixagem. Pense nisso! ABÇS!

    makumbator
    Moderador
    # dez/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    kitsune

    É desagradável ouvir um instrumento desafinado. É difícil opinar sobre a mix, pois esse detalhe toma toda a atenção(negativamente). Como vc pretende aprender a mixar se já há instrumentos na etapa de gravação que não irão casar harmonicamente com o conjunto? A desafinação atrapalha bastante. Pense nisso!

    Só é possível testar e estudar uma mix com todos os instrumentos incluídos. Como vc citou que não é uma peça com guitarra isolada(ou seja, ainda haverá mais instrumentos), não faz muito sentido pensar em pan, EQ, compressão e etc na guitarra...uma vez que é necessário termos todos os instrumentos gravados para se definir e testar possibilidades em cada um deles e no som geral.

    Como o próprio nome sugere, uma mixagem é uma relação de interdependência e relação entre sons e instrumentos diferentes reunidos em uma gravação.

    mirabel
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    eu gostaria de saber algo sobre mixar, bem eu trabalho com modulo XV 2020 DA roland e execulto os sons instrumentais e bateria que é
    uma placa de expansão exclusiva, pergunto como masterizar e mixar cada intrumento tocado eu trabalho com: mic condensador b1 mesa bhering para voz programa sonar 8 sound forge 9 placa 2496 delta audiophile

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    e em um tópico sozinho, vocês acham que vão aprender a mixar, tá bom.

    Vai no youtube pelo menos e assista umas 4h de vídeos, como os do Andy Vax, Rick Bonadio, etc.

    Mixagem com 1 ou 2 guitarras ou violões e voz, é fácil. O difícil é mixar bateria, baixo, teclados, voz, guitarras, efeitos, tudo junto. Tem de ter paciência, a qual eu também não tenho, de não deixar muitos instrumentos na mesma faixa de frequência, pois senão você não os escuta. Isso é o mínimo da mixagem.
    Se tem 2 guitarras, pan pra esquerda e direita em cada uma delas. Se tem 2 vocais, idem. Se tem baixo, filtros high-cut, equalização para todos instrumentos, etc, etc, etc, etc.

    É isso que vocês vão ver nos vídeos do youtube, em manuais espalhados pela net, etc.
    Daí o resultado final é que a gente consegue comentar alguma coisa, ou dar uma idéia para melhorar.

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    mirabel
    T-Rodman disse tudo.
    É preciso pelo menos estudar bastante videos e tutoriais que encontramos por aí. mas tem que ser de gente que sabe do que está falando.
    Mixar e masterizar, são coisas muito complexas. Levam meses ou até anos para serem aprendidas dependendo de tempo e sua dedicação....... ah e claro, do seu ouvido.

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    ... ah, e aprenda primeiramente a dominar bem sua DAW. É com ela que você faz tudo: grava e mixa - com ou sem VSTs de terceiros.
    Então a dica é: domine o que você tem primeiro, para depois procurar algo fora da DAW que complete seu serviço.

    Aprende-se muita coisa mexendo em home-studio, mas o processo não é uma maravilha não. A cada track ou instrumento que você adiciona, aumenta a complexidade de sua mixagem, os problemas começam, etc.
    - e na teoria, assistindo os vídeos, parece fácil, porque o cara já tem seu kit, já passou anos e anos familiarizado com ele, então é fácil colocar as coisas no 'profile' que ele tem em mente.
    Agora pra gente que tá começando, colocar a idéia em prática na mix, é complicado, justamente por talvez desconhecer esse lance de separar as faixas de frequência, de misturar às vezes, de fazer envelope em determinadas áreas, de dobrar vocais e guitarras em outros.

    Eu tenho 1 ano de Logic, e ainda bato a cabeça. Mas tenho certeza que quanto mais trabalho na mix, cada vez o resultado melhora. Muitas vezes dá-se para chegar em um ponto que você tem vontade de jogar tudo no lixo e começar do zero a gravar uma track nova, já pensando em usar os instrumentos meio que equalizados para obter um resultado melhor na mixagem.

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    É isso aí, cada vez que mixamos algo novo aprendemos e aprimoramos as técnicas para o próximo trabalho.
    Meu primeiro trabalho de mixagem para uma banda completa foi no ano passado quando comprei meu Mac, usei o Logic Pro 9. Faz quase 1 ano.
    Quem quiser ouvir: www.deivox.com.br/musicas.htm
    Hoje já ando por outros caminhos, criei atalhos e tenho bem mais noções do que fazer com cada instrumento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dicas de mixagem