Mixagem caseira de Heavy Metal - Avaliem

    Autor Mensagem
    Kings
    Veterano
    # nov/10


    Boa noite!
    Estou começando a estudar sobre gravações e mixagem, e aprontei a música "Quest" ainda sem vocais, que fiz o upload no palcomp3 da minha banda. Gostaria que os amigos do fórum dessem uma ouvida, avaliem, e me digam onde posso melhorar. A bateria foi gravada em estúdio, as guitarras e baixo em casa com uma interface behringer UCG-102 e plugins do Cubase. Comprei um microfone USB da behringer tb, C1U que pretendo gravar os vocais, mas quero terminar o instrumental antes.
    Confiram em http://palcomp3.com/bullseye/
    Tem 2 sons: vai abrir na "Nevermore", que é um som acabado, gravado e mixado em estúdio (até se quiserem fazer a comparação...)

    Conto com o feedback dos amigos!

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Kings

    Cara, eu achei que o bumbo da batera ficou baixo. Ainda sobre a batera parece que os pratos ficaram mais distantes que o resto das peças da bateria. Enfim, eu trabalharia na equalização, volume e pan da bateria pq ela tá mais presente que o resto, em Nevermore. O resultado tá ficando muito legal!

    Em Quest, percebi que precisa trabalhar mais pra "abrir" o som. A guitarra na no centro, junto com o baixo e acaba ficando confuso...

    Agora, isso tudo é questão de gosto!

    Abs e boa sorte!

    ps. banda boa!

    Kings
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Oi Maurício!
    Obrigado pela resposta, são dicas assim que preciso.
    Mais especificamente na Quest, O que achas que dá para fazer para "desembolar" o baixo e a guitarra? Na verdade eu não curti muito o timbre da guitarra, agora não sei se é o timbre ou o resultado com o baixo.
    O que sugeres também para "abrir o som"?
    Te juro que adoro esse som que tá saindo, mas já ouvi tanto trabalhando nele que já to ficando louco! hehe!

    Abração!

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Kings: , mas já ouvi tanto trabalhando nele que já to ficando louco! hehe!

    Tem que descansar mesmo pq a gente acaba viciando os ouvidos!

    O que achas que dá para fazer para "desembolar" o baixo e a guitarra?

    Jogar com o "pan". O baixo e a guitarra em cadinho pra um dos lados, deixando o espaço central pra voz que virá. Eu faço assim.

    eu não curti muito o timbre da guitarra, agora não sei se é o timbre ou o resultado com o baixo

    Um ótimo programa pra masterizar/equalizar é o Izotope Ozone. Talvez usar algo assim de um "up" na sua mixagem.

    Abs

    Joe Gomes
    Membro
    # set/15
    · votar


    Aproveitando o assunto do tópico (e até o gênero), gostaria de opiniões a respeito de uma mix caseira que estou fazendo pra minha banda.

    Primeiramente, um resumo: estamos terminando de compor um álbum (deathcore / metal sinfônico, basicamente), e a idéia é fazer tudo caseiramente, até como aprendizado. O que posto aqui é um resultado provisório, motivo pelo qual peço opinião. Estou utilizando o REAPER, e somente a bateria foi captada em estúdio, o resto foi gravado aqui em casa com auxílio de uma interface Alesis iO4 (inclusive o vocal, com um dinâmico SM58).

    Além da opinião a respeito do geral, gostaria de uns toques a respeito de simulação de efeitos na guitarra que, apesar de ser o instrumento que toco, é o que mais tenho dificuldade de fazer (e principalmente juntar à música / equalizar). Em relação a esse último ponto, especifico que utilizo diversos plugins gratuitos de simulação de pedais e amps (parei de usar Guitar Rig e Amplitube por não me darem tanta liberdade nas FX Chains). Também utilizo impulse responses (IRs) para simular as caixas e microfones. Minha cadeias de efeitos padrões são: afinador, gate, equalizador (tirando um pouco dos médio-graves exagerados dos captadores), pedal de distorção/overdrive, amplificador, caixa (com IR), microfone (com IR), equalizador e algum tape simulator / saturator. Ah, minha guitarra é uma Schecter Omen 6 escalopada, ótima pra metal moderno.

    Meu principal problema é: não consigo um timbre definido, com punch e agressivo. Consigo o punch diminuindo os drives, mas o timbre fica seco, mais pra um hard rock. Consigo agressividade e 'corpo' aumentando os drives, mas perco o punch, logo decido utilizar menos drive pra ter punch e tentar conseguir o 'corpo' no equalizador. Daí pra frente minha mente dá branco, não consigo modelar algo razoável no equalizador nem com referência, e as orquestrações não me permitem fazer um timbre 'gordo'. Aliás, pelo motivo das orquestrações ocuparem um espectro de frequências muito grande, a referência de distorção que uso é um timbre meio djent, não por ser muito chegado à ele, mas por achar que vai cair muito bem no contexto da mixagem.

    Enfim, ficaria muito feliz em saber das opiniões, críticas e, em especial, as dicas de timbragem e equalização de guitarra.

    Download da música

    Obrigado pela atenção. ;)

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Joe Gomes

    Acróstica? Tenho impressão de que sigo a banda no Face.

    Joe Gomes
    Membro
    # set/15
    · votar


    Ismah
    Ela mesma, cê já comentou um monte de posts que falo dela e ouviu outras coisas no Soundcloud que posto aqui no fórum. ;)

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Joe Gomes

    Hehehehehe desculpe, sou melhor com fisionomia que com nomes

    marcelosz
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Joe Gomes
    Aproveitando o assunto do tópico (e até o gênero), gostaria de opiniões a respeito de uma mix caseira que estou fazendo pra minha banda.
    Amigo, dei uma ouvida, minha opinião, com críticas construtivas:
    O timbre "djent" ficou bom. Sério mesmo. Acho que o "problema" na sua mix são os instrumentos virtuais de orquestra . Estão virtuais até demais, sabe, questão de articulação e timbre "plástico". Principalmente na introdução.
    Pra esse tipo de música eu valorizaria mais o "djentness" da guitarra :-). Você está valorizando demais as orquestrações. Acho que é uma questão de arranjo mesmo. Depois do primeiro verso, aquela parte que fica só os violinos/choir tá muito longa. A intro também. Bota umas guitarras nessa intro aí!
    Qual VST você usou? Quando se usa VSTs de orquestras que não são muito bons, temos que fazer o possível pra não deixá-los sozinhos ou muito aparentes.
    Bom, eu tentaria mudar isso primeiro, depois alguns outros detalhes de balanceamento mesmo da mix.
    Abraço, espero ter ajudado!

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    marcelosz

    E se a ideia for criar esse tédio?

    Joe Gomes
    Membro
    # set/15
    · votar


    marcelosz
    Opa cara, valeu pela resposta!

    O timbre "djent" ficou bom. Sério mesmo.
    Que surpresa saber disso, um amigo meu também disse isso, essa minha cisma deve ser a síndrome do 'nunca faço um timbre bom pra mim' mesmo. Haha

    Estão virtuais até demais, sabe, questão de articulação e timbre "plástico".
    Poxa, que pena que essa é a primeira impressão de um novo ouvinte, eu e os caras da banda gostamos muito. Claro que da parte da articulação não tem muito o que fazer pra eu consertar, mas de soar de 'plástico' talvez tenham sido os compressores, equalizadores e saturadores que usei ora nos timbres, ora no master. Mesmo no final pensando que não é muito o objetivo as orquestrações soarem tão realistas (já que ao vivo boa parte será tocado por um teclado que não tem timbres melhores que essa gravação), sei que o ouvinte não vai pensar nesse objetivo e sim no ponto da falta de articulações. Ainda assim, obrigado pelo conselho, tentarei melhorar sim na parte das articulações e timbres, mas os arranjos não pretendo mudar muito mesmo (como colocar as guitarras sugeridas na intro).

    Você está valorizando demais as orquestrações.
    Bom, o foco (leia-se: diferencial, pro estilo musical) da banda é as letras e as orquestrações, então não vejo muito problema nessa afirmação (a não ser que o que você queira dizer é que isso desbalanceia o geral). Guitarras e baixo são base, bateria é rítmica e as orquestrações e vocais brilham, é o segredo da minha banda. E aliás, sou um tecladista frustrado (que nunca pôde aprender teclado), são quase dois tecladistas na banda, é compreensível meu apego à tanto teclado. Haha

    Qual VST você usou?
    Tô usando o Kontakt com diversas bibliotecas (Spotlight Strings, Mars e Venus Symphonic Choir, Sample Modeling The French Horns, Orchestral Tools The Timpani, etc). No geral são boas bibliotecas, a mais fraca talvez seja a de cordas mesmo, e elas ainda perdem suas características originais quando passo pelos efeitos. Talvez seja aquela de 'usar efeitos além do necessário', como os comps e equalizadores.

    Valeu cara, vou tentar melhorar na medida do possível, pra isso postei aqui! Abraço. ;)

    marcelosz
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Joe Gomes
    essa minha cisma deve ser a síndrome do 'nunca faço um timbre bom pra mim' mesmo.
    Sei como é .... Maldito perfeccionismo né?

    a não ser que o que você queira dizer é que isso desbalanceia o geral
    Isso, é mais sob o ponto de vista de mix mesmo. Acho ok usar orquestrações, aliás sou fã disso também.

    Um abraço!!

    Joe Gomes
    Membro
    # dez/16
    · votar


    Olá, pessoal!
    Estou com um problema na minha mixagem e gostaria de ajuda, problemas com as guitarras, pra variar... Tudo soa relativamente bem, mas estou penando pra equalização das guitarras.
    Não é problema de fones / monitores, porque já gravei duas bandas de amigos e cheguei a bons resultados rapidamente, mas com minha banda é diferente: muitas orquestrações mascarando o som, pegadas da guitarra variando constantemente em uma mesma música (breakdowns em palm-mutes, riffs rápidos de metalcore, acordes abertos de post-hardcore, palm-mutes e acordes abertos de thrash metal, etc), o que não era o caso com as outras bandas que gravei.
    Pra mim, o timbre está até que balanceado, gordo, nítido e não tão estridente, porém não tem peso, o que seria essencial pra esse estilo de metal... Sei que o baixo trabalha junto com a guitarra nesse estilo, mas nesse caso não acho que o baixo seja o problema. Todo o problema envolve equalização, na minha opinião, mas não tenho idéia do que fazer, e tenho trabalhado nisso há meses. Ouvindo a música, percebendo o timbre e tudo o que eu disse, o que vocês fariam para melhorar as guitarras?
    Música: https://www.dropbox.com/s/uoae3sf804rkmqr/Acr%C3%B3stica%20-%208%20-%2 0I%C3%A7ado%20Pelos%20Passos%20Que%20Temos%20Apagado.mp3?dl=0

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Tire as orquestrações.
    Ponha o guitarrista treinar a constância da palhetada (em seis meses ele TENDE a melhorar), apesar que com distorção isso não deveria existir...

    De cara tuas orquestrações estão distorcendo, tem algo mordendo os picos aí...

    Senti a música toda muito média, sem os extremos. No todo está sim um tanto sem peso, e sem definição. A baixa qualidade do arquivo não ajuda, se puder "reupar", com maior qualidade teria mais transparência nas opiniões.

    A caixa não vem esteira que é onde ela aparece. Bumbo magrelo, quase só no pedal, ton-tons e surdos meio perdidos... Me desagrada completamente os vocais enterrados na mix.
    Se me permite, tenho a impressão que tu abusou do uso de eq e por isso está acontecendo isso. Pode não ser o caso.

    Abra essas orquestrações em PAN extremo, elas são perfumaria, não o cerne da música. Pode não gostar da banda, mas Nightwish é bom nesse esquema. Os pratos também trazem um efeito legal se em PAN.

    Das guitarras... Aos meus olhos, digo ouvidos, tem alguma coisa acontecendo de errado antes da mix, na escolha do amp e speak cab (não é som de 4x12), sua e timbragem, na captação - mais mics, mais sala... Dobras é o que mais trás peso pra uma música. Senti um pecado no arranjo dessa música
    Dá para puxar nos 100~150Hz, mas não é garantido que funcione.

    Realmente eu mixaria primeiro guitarras baixo (aliás esse eu não ouvi na maior parte do tempo) e bateria. Depois as orquestrações como adorno, e claro PAN, esse vai criar o contraste.

    Também sugiro o curso "Mixando", do Paulo Anhaia, é FREE e pra mim ajudou muito, mesmo já sendo experiente. E só assisti a primeira metade, "apenas" 3 vezes, e devo ver mais umas.

    Eu trabalharia o tempo que for nessa música, achei uma excelente composição, e depois de pronta enviaria na cara dura cópias para gravadoras conhecidas do gênero... Vai que...

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Talvez não te ajude em nada, mas usei dobra de guitarra no refrão, uma segura as notas, e a outra é mais percussiva

    https://www.palcomp3.com/DonIsmah/kohd-versao/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mixagem caseira de Heavy Metal - Avaliem