Gravar bateria com dois canais por vez?

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # out/10


    Eu tava aqui pensando, bateria é um negócio complicado de gravar né? Ai eu pensei aqui... será que precisa mesmo de uma interface daquelas enormes de 8 canais?

    Dai eu tava pensando, po, será que precisa disso? Com os microfones apropriados para cada peça, ao invés de gravar tudo junto de uma vez só, será que eu não posso jogar o metronomo no ouvido do batera, e faze-lo gravar a trilha algumas vezes, gravando duas peças por vez com uma interface menor?

    Tipo:

    1o take, overheads, 2o take, tons, 3o take, caixa e bumbo, 4o take, hi hats e surdo.

    Por exemplo... na lógica isso parece viável. Dai a ideia era pegar um kit de microfones da shure, daqueles que tem um microfone para o bumbo, e outros 3 para tons/caixa, e um par de condensers para overhead (e de quebra, estes mesmos microfones podem ser usados para gravar violão, voz, etc).

    Eu vou migrar no meu plano do home studio, e expandir ainda mais a ideia que eu comecei, já to planejando passos maiores, quem sabe um dia não consigo gravar uma banda inteira com a qualidade desejada?

    =)

    ogner
    Veterano
    # out/10
    · votar


    janick

    Oi?? Vc vai ter que pagar muito bem pra um batera fazer isso!!!

    E pelo jeito vc nao toca bateria né!? Se for uma musica do tipo, Skank, J, Quest...Aquelas retinhas com viradas previsiveis, ate vai...

    A ideia, é gravar por exemplo num take, somente caixa e bumbo....No outro Hit Hat e Ride, no outro os tons ( nas viradas??)
    É isso!?

    janick
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ogner
    Não... e também não é músico de seção, é o meu batera que toca comigo faz uns anos.

    hahahaha ficou engraçada a maneira que vc entendeu, pq eu não me expliquei bem na verdade.

    Mas eu digo, o maluco, tocar a bateria normal, tudo de uma vez, nuns 4 takes, e a cada take eu mudar os microfones na interface, e no fim das contas, juntar todos os canais no meu DAW!

    Sacou?

    Faz sentido e tal, mas eu não to certo se isso vai funcionar bem!

    janick
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ogner
    Dai os mics são uni direcionais, tirando os OH né? Dai é só gravar eles antes eu acho!!!

    ogner
    Veterano
    # out/10
    · votar


    janick

    Na verdade dei uma de portugues mesmo...hauehuahue realmente pensei que vc queria que o batera tocasse somente as peças microfonadas por vez...ahuehuhaue....Seria o inferno, se não, impossível!!

    Agora entendi, mas ainda assim acho bem complicado, vai depender MUITO da linha de bateria que vai ser gravada, mesmo com o metronomo e um super baterista, se a levada + viradas forem um pouco mais complexas a chance de ficar fora é grande....Mas só testando mesmo!!! Mas ainda acho que no fim das contas, tempo, paciencia, qualidade e etc..melhor pegar uma interface maior...

    janick
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ogner
    hahahahah ai seria impossível mesmo!
    Eu pensei nisso, mas de qualquer forma, pensa comigo. Eu sou chato com gravação. Se o cara não acertar, eu mando ele gravar de novo, só que isso quadruplicaria o esforço. Talvez uma interface de 4 canais até seja viável nesse caso, mas trabalharia na mesma lógica!

    O problema é que a maioria das interfaces de 8 canais tão caras pra cacete né?

    E uma interface dessas, mais o par de condensadores, mais o kit de mics shure, realmente ficaria pesado!

    Apesar de que todo o resto é VST (Guitarra e baixo ligados direto n, passando por um preamp valvulado ART Tubes e controlador midi ligado no Reason), exceto pelos vocais e violão (microfonados)...

    A ideia é não precisar uma fortuna, e ter todos os instrumentos gravados e não sampleados, com qualidade!

    Osvaldojr
    Veterano
    # out/10
    · votar


    perfeito de 2 em 2...eu gravo bumbo e caixa, depois ximbal e prato, coloco tons da batera eletronica....

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    eu particularmente acho uma covardia com o coitado do baterista, que vai ter a "obrigação" de tocar a mesma música com a mesma dinâmica o que é impossível, afinal o cara não é um arquivo MIDI.

    talvez você tenha problemas de quantização depois das 4 seções para gravar a bateria básica com 8 peças. se o cara for muito fera seus problemas serão minimizados, se ele for razoável, mesmo com metrônomo acho pouco provável isso dar certo...

    só resta dizer boa sorte e recomendar a aquisição de uma placa de som com 8 canais pelo menos, tipo a 1010LT da M-Audio.

    abraço!

    Gilberto Juba
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Gilberto Juba
    · votar


    janick

    Teoricamente pode parecer viável, mas conseguir quatro takes quase idênticos é uma tarefa se não impossível muito difícil e na prática pode significar ter quer gravar várias seções. Como já foi dito para levadas menos complexas pode até rolar, mas mesmo assim só testando.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravar bateria com dois canais por vez?