Gravar banda em estudio no notebook

    Autor Mensagem
    Educassiano
    Veterano
    # out/10


    Sou guitarrista, e minha banda (baixo, guitarra solo, guitarra base e bateria) ensaia umas 2 vezes por semana. A gravação do estúdio que tocamos alugado por hora não vale o preço, estava pensando de alguma forma fazer ela por mim mesmo na sala de estudio.

    Seria ligar o notebook com o software Cubase LE4 na mesa de som, com conexao a todos os intrumentos (bateria microfonada).

    Eh possivel algo do tipo?

    Iversonfr
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Educassiano

    Sim, mas ficaria muito ruim, pois voce não conseguiria mixar nada pois estaria tudo no mesmo canal. Teria que deixar tudo equalizado na mesa, com os volumes ja todos perfeitos, pan aplicado, e mesmo assim não fica bom, seria mais pra ter um feedback, algo pra ter uma idéia só... Pra fazer isso direito, ao invés de uma mesa, seria alguma interface de 8 canais ou mais, tipo uma presonus firestudio, ou uma m-audio ultra 8R ou pra ficar melhor ainda, uma Profire2626 com uma expansão ADAT pra voce ter 16 canais... abs!

    Educassiano
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Iversonfr
    Certo, certo. Essa era nossa ideia, soh pra ter uma noçao do nosso desempenho no estudio, dae tipo, eu teria que ajeitar os volumes e as configurações de cada instrumento pra cada musica, cada instrumento numa track diferente, certo? sem problemas, entao pode dar certo, se alguem tiver mais ideias pode postar aqui, Agradeço as dicas. Abraçao

    Homem Cueca
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Iversonfr
    Sim, mas ficaria muito ruim, pois voce não conseguiria mixar nada pois estaria tudo no mesmo canal. Teria que deixar tudo equalizado na mesa, com os volumes ja todos perfeitos, pan aplicado, e mesmo assim não fica bom, seria mais pra ter um feedback, algo pra ter uma idéia só... Pra fazer isso direito, ao invés de uma mesa, seria alguma interface de 8 canais ou mais, tipo uma presonus firestudio, ou uma m-audio ultra 8R ou pra ficar melhor ainda, uma Profire2626 com uma expansão ADAT pra voce ter 16 canais... abs!

    É legal fazer essas paradas assim, fazer tudo na mão dá uma noção de mixagem muito foda! uhauhuhauha


    E fica bom sim, é só equalizar direitinho. Dá trabalho, mas fica bom. Só não dá pra mexer depois, mas isso é só um detalhe e ainda mais pra um ensaio. Investir numa interface só pra gravar ensaios esporádicos acho bobeira.

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Como uma opção barata, simples e rápida, eu gravo todos os meus ensaios utilizando dois mics posicionados no centro da sala, captando LR, com a placa Audiobox USB, usando Sound Forge 10

    Claro que fica longe da perfeição, mas dá para ter uma idéia perfeita do que a gente precisa consertar, melhorar, com prática, dá para deixar tudo com um volume bem equilibrado, com a bateria no lugar dela, vozes certinha, e os instrumentos sem se embolar, se quiser mando alguns exemplos em mp3 dos resultados que estou conseguindo

    Detalhe, sem usar nenhum tipo de plugin para dar alguma melhorada

    Desta maneira que descrevi, voce com o note, o sound forge, uma placa simples de 2 canais, 2 mics legais (uso 2 samson Q7), registra todos os seus ensaios de maneira bem rapida e sem perder a hora paga no ensaio, e já dá para distribuir a cópia em pen drive para os colegas escutarem

    Coisa muito prática mesmo
    Qualidade é outra história, mas o objetivo não seria este e apenas registrar o ensaio com um mínimo de qualidade

    Fica mesmo como mais uma opção, porque meu camarada, microfonar uma batera como deve ser, acertar todos os microfones, timbrar corretamente os instrumentos, instalar todos os cabos, fios, não é coisa que se de para fazer em 10 minutos e cair para dentro do ensaio, vai perder muito tempo pago de Estudio, a não ser que esteja querendo fazer sua demo final, aí é outra história

    Boa sorte

    Iversonfr
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Homem Cueca
    É legal fazer essas paradas assim, fazer tudo na mão dá uma noção de mixagem muito foda!

    hahaha é verdade! eu fiz bastante isso com uma mesa que eu tenho. Fica bem aceitavel sim, só falei logo de cara que "fica ruim" pra ele não criar uma expectativa muito grande de que vai ficar profissional a gravação, mas lá pela centésima tentativa dele gravando e equalizando, fica muito bom mesmo considerando o jeito que é gravado...

    Investir numa interface só pra gravar ensaios esporádicos acho bobeira.

    Com certeza, mas é bom eles já irem pensando em pegar uma interface de 8 canais por causa da batera que ele tem. Porque depois que eles gravarem com a mesa e conseguirem resultados "bons", a próxima GAS vai ser conseguir um resultado "ótimo", e consequentemente vem a interface. Experiencia própria... foi exatamente nessa sequencia que comprei minha interface... rsrsrs abs!

    guitarg3
    Veterano
    # out/10
    · votar


    up pra ler depois =B

    Minow
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Educassiano
    É possível, o problema é que as mesinhas que tem em salas de ensaio geralmente só servem pra ajeitar os volumes de cada instrumento. É difícil fazer uma mixagem com elas, mas pra ter uma referência do ensaio dá pra fazer.
    Só não espere gravar uma demo assim, ou ter um mínimo de qualidade.

    ogner
    Veterano
    # out/10 · Editado por: ogner
    · votar


    Educassiano
    Po, se a batera estiver microfonada e o baixo em linha ( geralmente é nos estudios, saindo direto no PA na sala de ensaio) , os vocais tb....Ja tem muito trabalho adiantado, considerando que tudo ja esteja espetado na mesa ( numa sala externa, aquario) é só vc colocar os fones na mesa do aquario pedir pra galera ir tocando e arrumar os volumes e pans, espeta a saida da mesa note e vai com tudo!!! Só microfonar as Guitas e já é!!!hehehe....se tiver muita paciencia pode ficar bacana como referencia....

    guitarg3
    Veterano
    # out/10
    · votar


    cara o q eu tenho eh uma interface com 2 canais.. e tenho um microfone condensador de capsula pequena.. o q eu faço eh usar esse condensador pra captar o som dos instrumentos e bateria.. posiciono ele num lugar q fica legal o som.. e as vozes eu puxo direto da mesa no outro canal.. da pra ter uma noçao legal d como ta ficando os ensaios e o q deve-se melhorar pras gravaçoes no estudio.. ms nao espere nda com qualidade.. qualidade so pagando estudio e gravando um instrumento d cada vez..

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Home Studio tambem da para ter qualidade, não precisa ter que pagar, mas é necessário tempo, paciencia, trabalho, equipamentos, não dá para ser mágica

    não é o caso do post. mas vejo tópicos do tipo... Micro Mini Home Studio, mas tirando os casos sérios, é muito improviso... aí não tem como dar certo, antigamente os equipamentos tinham poucos recursos, mas eram máquinas maravilhosas, e o Talento era outro

    ps... desculpem o desabafo

    leomanji
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    opa dezenterrando o topico para tirar uma duvida....]
    :)
    galera é o seguinte, eu fui gravar com a minha "banda" pra gravar uma parada q nós inventamos, gravamo todos canas num take só, nateria microfonada na mesa de 12 canais e tudo e tau, a primeira vez fikou normal só q nos erramos algumas coisas e fomos gravar de novo só que não deu certo, toda ver q o baterista batia o bumbo a gravação falhava, tipo certinho na hora do bumbo, a gravação fikava mudo só naqele segundinho...
    me digam ae o que vocês acham que seja....
    ....

    ah e foi no notebook que gravei

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravar banda em estudio no notebook