Padronização de gravação usando o SONAR 8

    Autor Mensagem
    tiko_y
    Veterano
    # out/10 · Editado por: tiko_y


    Olá galera,

    só postando algumas gravações q tenho gostado do resultado, usando o SONAR 8.

    Acabei por fazer algumas padronizações e salvar um projeto "cru" como modelo, já preparado pra eu começar a fazer as coisas. Padronizei como bateria o "Addctive Drums", percussão o "EzDrummer", como baixo o "Broomstick Bass", piano o "True Pianos". Esse é o básico q tenho usado do PC. Para cordas, e outras coisas tenho usado o "Reason". Para outras coisas uso os synths de verdade mesmo q tenho aq (Yamaha DX7IID e Roland D50)
    Plugins para trabalhar o audio uso os da Waves.
    Pra gravar guitarra uso a POD XT Live.

    Uma amiga minha resolveu fazer 3 músicas de demonstração, e resolvi testar então essa minha padronização. Acabei gostando do resultado! rs

    Com voz (apenas para testar, gravado com SM58):

    Evelyn - Quando a Chuva Passar.mp3

    Só PB (usando DX7 para pianos elétricos e pads):

    Papel Machê.mp3


    Vlw!

    Ricb
    Veterano
    # out/10
    · votar


    tiko_y

    Parabens , gostei muito do resultado, aproveitei algumas dicas tuas pois tb uso o sonar.

    Gostei muito da mixagem, que uma parte bem complicada para se conseguir um resultado bom.

    A proposito , que bela voz a Evelyn tem.....

    tiko_y
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Ricb

    Vlw cara! No meu caso é mto mais prático padronizar assim. Depois q consegui chegar nesse resultado, salvei e nao quero saber de outra coisa (por enqnto ... rsrs)

    guitarg3
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ms isso eh no momento neh hehee.. daki a pouco vc encontra outro vsti q vc axa q eh melhor q esses dai e nao resiste hehe.. ainda mais q as coisas estao evoluindo tao rapidamente hj em dia..

    ricolb
    Veterano
    # out/10
    · votar


    tiko_y
    Caraaaaammmmmba! "Matou a pau". Ficou bom demais, pra não dizer excelente tudo e que mixagem, perfeita pro meu gosto.

    Também uso o Sonar 8, mas não sou bom tecladista como você, isso faz alguma diferença também. Estou desenvolvendo ainda na mixagem também, a tua ficou excelente.

    Se não for pedir muito, quando tiver um tempo, vai detalhando aí o processo de produção pra ajudar a galera(principalmente eu, eheheh!).
    Valeu, ABÇS!

    tiko_y
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ricolb

    Realmente ser tecladista faz a diferença no home studio. rsrs

    A primeira coisa q faço depois de definir o BPM da música é gravar uma base (bem simples de piano mesmo) pra eu fazer a batera. Eu faço a batera na mão mesmo, tocando no teclado em cima do metrônomo e depois quantizo. Se a música tiver partes iguais, eu copio e colo mesmo. Esse som da batera das gravações é um preset q baixei no site oficial do "Addctive Drums"... tem arquivos lá com vários presets, e gostei bastante desse! Nao mexi em nada, to usando do jeito q salvaram. Me agradou mto.

    Se for percussão simples, como pandeirola e chocalhos, faço na
    mão tbm, mas se nao gosto bastante de usar os grooves prontos de percussão do EzDrummer (como usei no "Papel Machê")
    O Broomstick Bass nao é o mais perfeito de todos mas gosto da simulação de Jazz Bass dele. Gostei mais dele do q do Trilogy.

    Depois da batera gravada parto pro baixo.

    Depois bases de piano, pianos elétricos, pads, usando meus teclados mesmo e o piano do "True Pianos" q já vem com o Sonar 8...

    Depois é só fazer detalhes e pqnos arranjos de cordas e orquestra (caso haja), solos, e deixo pra gravar a guitarra por ultimo com a pedaleira.

    Agora vem a parte do AUDIO ... rs

    A batera só mexo no volume, achei esse preset tao perfeito q nem mexo em nada. rs
    O baixo boto o compressor da Waves (RComp)
    No piano uso o equalizador Q6 e o RComp
    As outras coisas variam de acordo com a música...
    Nesse caso específico em q gravei a voz com o SM58 só pra teste, usei o Antares Microphone Modeler simulando um Neumman, o RVox, Q6 e um reverb mto bom (ArtAcoustic)
    A guitarra já ajeito tudo na pedaleira mesmo.

    Mas pra mim o segredo veio num tutorial em ingles (q vou procurar depois) sobre a finalização da música usando 3 plugins da Waves: Q10, LinMB e L3 (ou L2). Depois q descobri isso num largo mais, e o resultado final fica como vcs escutaram ae. No tutorial ele deu uma equalizção para o Q10 tirar frequencias q "incomodam" e clarear a mixagem. Já virou até um preset meu essa configuração. rs

    Vlw galera.

    ricolb
    Veterano
    # out/10 · Editado por: ricolb
    · votar


    tiko_y
    Esse som da batera das gravações é um preset q baixei no site oficial do "Addctive Drums"... tem arquivos lá com vários presets, e gostei bastante desse!
    Também gostei, ficou no ponto, eu também não mecheria em nada. Vou procurar estes presets, não sabia disto, valeu a dica!

    O Broomstick Bass nao é o mais perfeito de todos mas gosto da simulação de Jazz Bass dele. Gostei mais dele do q do Trilogy.
    Pois é, os baixos virtuais que eu faço aqui não me agradam, por isso quero comprar um baixo de verdade. Pra mim são os instrumentos virtuais menos convincentes, mais até do que bateria. No meu caso fica sem muita definição das notas, preciso melhorar nesta parte também. Já o que vc fez deu pra perceber as notas soarem bem.


    Mas pra mim o segredo veio num tutorial em ingles (q vou procurar depois) sobre a finalização da música usando 3 plugins da Waves: Q10, LinMB e L3 (ou L2).
    Preciso encontrar isso também, se achar me avisa! Está em que formato, vídeo ou texto? ABÇS!

    horacio.jo
    Veterano
    # out/10
    · votar


    tiko_y
    não encontrei os presets, você poderia disponibilizar o link?
    obrigado!

    horacio.jo
    Veterano
    # out/10
    · votar


    encontrei... tá aqui
    http://www.xlnaudio.com/?page=downloads&d_page=presetpaks

    tiko_y
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Vídeo q gravei usando a base de Papel Machê:



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Padronização de gravação usando o SONAR 8