Masterização no estúdio Abbey Road em Londres

Autor Mensagem
AndrewMcPherson
Veterano
# set/10
· votar


tenho absoluta certeza que eles vão usar "presets" nessas masterizações on-line, e que quem vai fazer isso devem ser os estagiários do estúdio, se fosse um mega pop star, seria o engenheiro de masterização que deve cobrar horrores de dinheiro por hora de trabalho.

isso aí deve ser mais uma forma de ganhar grana fácil, vez que eles já tem o nome sólido no mercado, impressiona muita gente, achando que vai ter um resultado supimpa, e se vier uma masterização tosca, eles vão dizer é que a sua master não tava boa e não conseguiram dar jeito.... é o que eu penso.

outra coisa....uma masterização decente não se faz em 5 dias, precisa-se de mais tempo, afinal, é o produto que vai pra prateleira ser vendido...esses 5 dias aí já deve ser o tempo de espera na fila da penca de gente que manda arquivos pra eles, na verdade eles devem simplesmente baixar teus arquivos jogar um preset do Izotop, processar e te mandar de volta e faturar 90 libras auheauheuaheuahe, isso qualquer um pode fazer.

abs

JJJ
Veterano
# set/10
· votar


AndrewMcPherson

Deve ser algo por aí mesmo. Mas acredito que se a mix estiver tosca demais eles vão se recusar a masterizar (ou, pelo menos, de uma forma bem "inglesa", pedir para o usuário remixar e mandar de novo). Afinal de contas, de certa forma, o nome deles está em jogo também.

Osvaldojr
Veterano
# set/10
· votar


Andrew McPherson

De jeito nenhum cara, eles fazem masterização para artistas do mundo todo, e tratam sua master com todo o carinho que ela merece dentro do possível.Afinal, é O estúdio, e não um cara com um pc com alguns plugins que se diz masterizador.

makumbator
Moderador
# set/10
· votar


Osvaldojr

Mas ele está falando do serviço online, e não da masterização "de verdade" que o estúdio faz para clientes diferenciados ou mesmo comuns. Os preços são diferentes para as diferentes modalidades e o tratamento também(obviamente). Há inclusive os canais de contato no site para quem deseja uma masterização em outro patamar(ou mixagem, e também gravação)

E tem sempre aquela coisa, mesmo que eu pague o valor da masterização com o melhor profissional deles, a atenção não será a mesma que eu teria se fosse um grande artista pop. Isso é inerente à espécie humana...

Osvaldojr
Veterano
# set/10
· votar


Makumbator, discordo de vc, pois o preço está correto. Uma masterização nos estudios aqui em sp sai por volta de 2000 reais, ou seja, 200 reais por musica, só que não fazem faixa a faixa. Masterização "on-line" significa que vc manda sua música on line, mas está nos site do Abbey Road e no do Metropolis tbm que vc pode mandar sua música em um cd, se vc quiser...

Osvaldojr
Veterano
# set/10
· votar


Mesmo que vc mandar uma mix que seja uma porcaria, eles vão lapidar essa porcaria e transforma-la na porcaria mais legal que pode existir rsrsrs

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


Osvaldojr

Cara, pq não manda pra lá e testa vc mesmo?

Abs

AndrewMcPherson
Veterano
# set/10
· votar


Osvaldojr

espero que a tua master fique legal ^^

good luck

abs

Minow
Veterano
# set/10
· votar


Vale salientar que masterizar apenas uma música é algo que não faz muito sentido na minha concepção.

AndrewMcPherson
Veterano
# set/10
· votar


Vale salientar que masterizar apenas uma música é algo que não faz muito sentido na minha concepção.

concordo em gênero, número e grau.....mais uma "pista" para dizer que se usa presets de algum programa ^^ continuo pensando isso até prova em contrário :p

abs

Osvaldojr
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Bahia,
Vou mandar uma lá sim e testar, depois coloco um link pra gente ouvir e ver a real mesmo....
Já estou pra fazer isso nos proximos meses....

Minow,
Se vc só tem uma musica faz sentido sim, alem do mais pode-se testar varios estudios on line e ver o que mais te agrada antes de mandar masterizar a obra toda no escuro...


Andrew
Sem duvida, só vamos saber depois que fizermos e ouvirmos o resultado seja lá onde for o estudio de masterização, on line ou sem line rsrs

JJJ
Veterano
# set/10 · Editado por: JJJ
· votar


Minow
Vale salientar que masterizar apenas uma música é algo que não faz muito sentido na minha concepção.

Faz sentido se você tiver outras músicas na mesma "praia" e mandar (leia-se pagar) só uma com a intenção de "chupar" depois a Eq, RMS e tal para as outras. Se você tiver um pouco de talento e equipamento, dá pra fazer.

horacio.jo
Veterano
# set/10
· votar


estava acompanhando este tópico e é um dos poucos do fórum que não está levando a lugar algum, por que todas as opiniões são apenas suposições.Osvaldojr como você falou acima, tem que mandar logo essa bronca pras "oropa" pra gente sair dessa ansiedade, se teu som vai realmente se transformar ou apenas modificar um pouquinho.

makumbator
Moderador
# set/10 · Editado por: makumbator
· votar


Osvaldojr

Mas uma masterização com os tops do mercado mundial não sai por 2000 reais. Um bom estúdio de SP não se compara ao nome de um Abbey Road operado por um craque na área. Inclusive, veja nos contatos do site a informação para masterização "não online". Eles avisam que os preços são diferentes(mais caros obviamentes), e deixam implícito que a atenção é maior(é possível até o cliente acompanhar o processo presencialmente, opiniar,etc...tudo que no online não dá para fazer).

Para mim isso deixa claro alguns detalhes:

Mesmo que seja boa, a master online não representa o que de melhor o estúdio consegue fazer. É mais algo como um "master rápida". Para mim isso soa mais como uma linha de montagem ao estilo fordista aplicada à masterização, deixando pouco espaço para um toque mais artístico ou criativo.

Talvez uma masterização em um estúdio nacional de menor nome tenha um resultado sonoro melhor do que essa master rápida deles, e por preços bem semelhantes, ou até melhores.



Mas continuo a te incentivar a fazer um teste por lá e postar suas impressões. Pode ser coisa boa mesmo, afinal estamos de lado a lado opinando sobre suposições. Eu mesmo faria isso, mas no momento tenho outras despesas. Mas é algo a se pensar no futuro.

zélo cardoso
Veterano
# set/10 · Editado por: zélo cardoso
· votar


Osvaldojr
Cara, gostei do tópico, li algumas opiniões e concordo com algumas delas, como as opiniões dos amigos:
makumbator, de por exemplo: "Talvez uma masterização em um estúdio nacional de menor nome tenha um resultado sonoro melhor do que essa master rápida deles, e por preços bem semelhantes, ou até melhores."
Temos o Carlos Freitas do Classic Master que masteriza varios artistas de renome nacional!
e a opinião do AndrewMcPherson:"uma masterização decente não se faz em 5 dias, precisa-se de mais tempo, afinal, é o produto que vai pra prateleira ser vendido...esses 5 dias aí já deve ser o tempo de espera na fila da penca de gente que manda arquivos pra eles, na verdade eles devem simplesmente baixar teus arquivos jogar um preset do Izotop, processar e te mandar de volta e faturar 90 libras auheauheuaheuahe, isso qualquer um pode fazer."
Pode crer!!!
Amigo, faço uma sugestão: coloque o link da música que vai mandar para eles masterizarem pra gente comparar sua mix antes da masterização deles, e depois que te mandarem de volta!!
Um abraço, Zélo Cardoso

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/10
· votar


Eu tenho um exemplo de masterização aqui. No link abaixo tem um mp3 com um trecho de uma música masterizada no estúdio Sterling Sound de Nova York, um dos maiores estúdios de masterização dos EUA.

Pode não ser o Abbey Road do qual estamos falando, mas acho que serve pra ilustrar pois é um estúdio muito respeitado e que já masterizou albuns para artistas como Whitney Houston, Coldplay, Kelly Clarkson, Jason Mraz, Beyonce, Daughtry (esse último realmente recomendo ouvir)... é só entrar no site deles e conferir a lista imensa de albuns já masterizados lá. Inclusive o único album do Justin Bieber foi masterizado lá (hauahau... isso não serve de referência... eu sei :P).

Essa masterização foi feita normalmente, com os produtores acompanhando o processo lá em Nova York, e não pelo processo online.

O nome da banda é 'Cena 1'.

http://www.4shared.com/audio/7QvvE5_r/Master_-_Sterling_Sound.html



Bom. Tenho a minha opnião, mas vou esperar o feedback de vcs. Notaram tanta diferença?

Iversonfr
Veterano
# set/10
· votar


SylvioLima
Notaram tanta diferença?

A diferença seria o preset "cd master" do ozone 4?

Faz igual o Bahia fez de igualar o volume do "antes/depois" para uma comparação mais justa. O fato do volume do "depois" estar mais alto que o primeiro (to começando a achar um padrão nesse ponto, seria sacanagem pura?) da uma sensação equivocada de que o segundo está mais "gordo", "cheio", "melhor", nomeie como quiser. Iguale os volumes que essa diferença (que na minha opinião nem é tanto assim, como no exemplo do Bahia), vai diminuir mais ainda.

Me mande o arquivo sem master que eu acho que consigo deixar muito próximo do segundo com uns 3 plugins aqui em casa. Fora isso, como já comentaram antes, mandar UMA música pra master? qual o sentido? a função da master até onde sei é justamente igular todas as faixas, para que não haja nenhum choque entre elas, para que fiquem uniforme para que não haja um "impacto" na troca de faixa.

Copiado de um site:
É na fase de masterização que as diversas músicas as vezes gravadas e mixadas em diferentes estúdios e por diferentes engenheiros, são equalizadas, balanceadas em volume e faixa dinâmica, checadas contra ruídos e imperfeições, e por fim sequenciadas, de maneira a tornar, o que antes era apenas uma coleção de músicas, em uma obra coerente e homogênea.

De duas, uma: ou eu sou muito leigo e não entendo nada de nada mesmo e meu ouvido é tão ruim que não percebe variações nítidas de melhoras absurdas (escuto por dois bx8a e um fone K99 da akg, então não estou falando por "ter escutado nas caixinhas do pc"), ou o pessoal se ilude muito fácil com "status". Ta parecendo aquela velha historinha do rei com a roupa invisível que "só os inteligentes conseguem ver" (escutar, no caso). Pelo menos dos samples que vi aqui no FCC até agora e nesse tópico, e alguns exemplos no estúdio que tenho contato de um amigo meu (que terceiriza a master quando o cliente faz muita questão, e paga caro por isso), nenhum me fez falar "nossa melhorou absurdo a qualidade", o que percebo é apenas uma homogeneidade da obra como um todo, que é justamente o que a master se propõe a fazer, e não um salto de qualidade impressionante em cada faixa separada. abs!

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


Iversonfr: Faz igual o Bahia fez de igualar o volume do "antes/depois" para uma comparação mais justa.

hehe. Só aplicando mais volume mudou da água pro vinho! Acho que pouca gente ouviu o que postei.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Masterização no estúdio Abbey Road em Londres