Masterização no estúdio Abbey Road em Londres

Autor Mensagem
Osvaldojr
Veterano
# ago/10


Ae galera. Estou finalizando minhas mixagens no meu home estúdio e estou pensando seriamante em masterizar no Abbey Road Studios , um dos melhores do mundo, agora abrindo masterização para o público em Geral.Trata-se de masterização "on-line", ou seja, vc cria uma conta no site do Abbey Road, paga a masterização por faixas! O custo é de 90 Libras, ou seja, bem razoável para ser masterizado no melhor estúdio do mundo.Após fazer o cadastro no site , faz-se o upload da sua música à ser masterizada no Abbey Road.Após 5 dias eles devolvem a música masterizada colocando-a no site para ser feito o download pelo usuário da conta.
Veja bem, se formos masterizar num estúdio bom aqui no Brasil, no Mosh por exemplo, eles não fazem por música, só por projeto, e sai por volta de 2 mil reais...ou seja, muito caro para um serviço que não é de primeiro mundo. Não que não fique bem a masterização do Mosh, pois a maioria dos artistas nacionais masterizam lá e fica excelente, mas é que o custo benefício de se poder pagar por faixas no Abbey Road, que é top padrão mundial em masterização é bem mais viável financeiramente falando. Não esqueçamos que Beatles e Pink Floyd gravam e masterizam lá.
Pesquisei tbm o serviço de masterização on-line do Metropolis Studios, tbm em Londres. Nesse Metropolis, masterizaram lá Robbie Willians e Elton John!!!. O Preço de cada faixa é de 70 Libras, 20 mais barato que no Abbey Road.
Em resumo, com o advento da teconolgia podemos contar com masterização top de linha mundial por preços atraentes.
Não estou fazendo propaganda desses estudios pois eles não precisam,estou apenas informando os produtores musicais que não conheciam este tipo de serviço de masterização que os estudios Top De Linha oferecem atualmente.
Assim que masterizar uma das minhas musicas volto aqui e posto a musica para ouvirem a qualidde final das masterização.
Abraços

Abaixo os links do Abbey Road e do Metropolis:
www.abbeyroadonlinemastering.com
http://www.imastering.co.uk/

Iversonfr
Veterano
# ago/10
· votar


Osvaldojr

Sei la... esse esquema aí me parece mais linha de produção pra ganhar dinheiro do que qualidade, mas posso estar enganado, mas é no mínimo estranho... imagina o TANTO de som que eles vão receber pra masterizar assim, será que eles conseguem dar atenção à todos e manter qualidade? é de se questionar... abs!

Osvaldojr
Veterano
# ago/10
· votar


Iversonfr, leia isso...
www.abbeyroad.com/engineers

Iversonfr
Veterano
# ago/10
· votar


Osvaldojr

Se isso for verdade mesmo, é muito interessante, o dificil é acreditar na propaganda do proprio site... mas sei la... manda uma música pra testar antes de tudo... depois se ficar bom mesmo e valer o dinheiro investido, voce manda as outras e fala que é pro mesmo cd, pra eles terminarem as outras seguindo a idéia da primeira que voce mandou e talvez até o mesmo cara mexer... Não to duvidando da capacidade dos caras, mas eu tentaria "testar" antes de apostar tudo neles... só uma sugestão... abs!

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


Osvaldojr
Pesquisei tbm o serviço de masterização on-line do Metropolis Studios, tbm em Londres. Nesse Metropolis, masterizaram lá Robbie Willians e Elton John!!!.

Mas é claro que a atenção dada a uma master do Willians e do John é bem diferente daquela que receberá um usuário comum do novo serviço. Mesmo sendo feita no mesmo estúdio.

Entretanto, acho que pode ser uma boa saída para o usuário comum, principalmente para poucas faixas isoladas.

BaNdAiD
Veterano
# ago/10
· votar


O que torna esses studios top não é o equipamente em si, mas sim a qualidade do pessoal que trabalha neles.

Pagando 90 libras, eu dúvido que vc vai ter o top engeneer do Abbey Road (por 90 libras o cara nem deve levantar da cama) MAS ainda sim acho que vale a pena, pelos motivos que você citou (faixa por faixa, mais barato que no Brasil), e principalmente porque certamente com o nome a zelar, não vão fazer um serviço porco!

Abraços

makumbator
Moderador
# ago/10 · Editado por: makumbator
· votar


BaNdAiD
Pagando 90 libras, eu dúvido que vc vai ter o top engeneer do Abbey Road (por 90 libras o cara nem deve levantar da cama)

Com certeza não será do time das estrelas. Até em vista da quantidade de material que eles devem receber(as estrelas gastam o tempo delas nos projetos importantes, de grandes clientes).

Talvez seja um time de técnicos mais novos, sem nome no mercado. Talvez sejam até supervisionados por outros técnicos de mais peso, mas acredito que não muito mais que isso.

Outro detalhe é que não sabemos quais as salas e equipamentos eles usarão para masterizar(com certeza não será nas que fazem o mesmo serviço para os grandes do mundo da música pop).

Mas mesmo assim acho que deve ficar legal, com certeza não deve ser porcaria o serviço.

Osvaldojr
Veterano
# ago/10
· votar


Olha, lá nesse bendito Abbey Road eles equalizam o áudio num console EMI TG que é o melhor do mundo! :-)

Olha, pelo que andei pesquisando ha meses , ví uma entrevista da Guitar Player
com 1 dos 8 engenheiros que fazem a masterização on line no Abbey Road.

Guitar Player pergunta:

Qual o caminho que percorre o áudio pra masterização no Abbey Road?

Geoff Pesche engenheiro responde:

"I used a Sadie 5 workstation to play the audio file,
and then converted the audio to analog using an Apogee,
Rosetta converter. From there it went to the original EMI TG desk for EQ
, then to a Prism Sound Maselec MEA-2 EQ for additional equalization,
and a Prism Audio Maselec MLA-2 compressor.
The audio was converted back to digital with the Apogee
and then limited again using a Junger Accent-2 dynamics processor"


Para ouvir o "antes" e "depois" da masterização on line deles ,eles deixaram on line > clique nos links:

MUSICA SEM MASTERIZAR > http://www.barrycleveland.com/media/stars_of_sayulita_unmastered.mp3

MUSICA MASTERIZADA> http://www.barrycleveland.com/media/stars_of_sayulita_abbey_road.mp3

THRASH3R
Veterano
# ago/10
· votar


Para ouvir o "antes" e "depois" da masterização on line deles ,eles deixaram on line > clique nos links:

MUSICA SEM MASTERIZAR > http://www.barrycleveland.com/media/stars_of_sayulita_unmastered.mp3

MUSICA MASTERIZADA> http://www.barrycleveland.com/media/stars_of_sayulita_abbey_road.mp3


A diferença de qualidade é consideravel, porem, a mixagem e a gravação foram muito bem feitas tambem, oque facilitou e muito a masterização. Apenas a bateria que eu achei com um som um pouco estranho (pro meu gosto).

Iversonfr
Veterano
# ago/10
· votar


Osvaldojr
Olha, lá nesse bendito Abbey Road eles equalizam o áudio num console EMI TG que é o melhor do mundo!

Mas o que a gente ta comentando é justamente isso velho.... como o BaNdAiD comentou, "top engeneer do Abbey Road (por 90 libras o cara nem deve levantar da cama)".

É muita inocencia achar que o cara vai paralisar o equipamento dele, o melhor do mundo, pra masterizar uma musiquinha por 90 euros... um equipamento desse tem condicoes de gerar muito mais dinheiro que isso.

Outro ponto que seria muita inocência, como o makumbator disse, "Com certeza não será ( um engenheiro) do time das estrelas", no máximo vai ser um estagiário da vida mexendo no seu projeto aí, mas com certeza vai vir melhor do que voce vai mandar, mesmo pq qquer um de la manja muito mais que todos nós juntos aqui provavelmente... e vivem o dia inteiro fazendo isso... mas sei la... achar que o engenheiro top vai masterizar no melhor equipamento do mundo por 90 conto é muita inocencia... joga num AAMS Auto Audio Mastering System aí que ja fica pra lá de baum... ahhahah abs!

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Sei, lá... Não vi muita diferença não. Aumentei o volume da versão "unmastered" no Soundforge pra que eu pudesse comparar "pau a pau". Sinceramente, acho que a Abbey recebeu um trabalho praticamente pronto!

Versão "unmastered" com apenas mais volume aplicado:

>>> Clique e baixe a versão sem masterização, apenas com mais volume.

Ahh... Ouvir pelo 4shared não há condição pois ele comprime o áudio. Melhor baixar e ouvir off line.

Abs

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


Osvaldojr

Eu não duvido que fiquem boas. Inclusive, a sala mais simples de masterização do Abbey com certeza é muito melhor que o equipamento que eu, vc e outros do fórum temos em casa.

Mas a qualidade final vai depender muito da etapa de gravação e da mixagem, então mesmo a polida final da masterização vai esbarrar nesse limite do material que eles recebem.

Duvido que seja um dos caras tops a fazer uma master dessas online, mas é claro que é alguém com certo conhecimento e experiência. Mas é uma linha de montagem, e os engenheiros tops trabalham de maneira mais artística, coisa que esse esquema delivery deve dificultar.

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


makumbator: Duvido que seja um dos caras tops a fazer uma master dessas online

Imagina o custo homem/hora de um top? Deve ser 90 libras por minuto! hehe

Ouviu o que postei, apenas aumentando o volume?

Abs

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


MauricioBahia

Vou baixar e analisar também.

Apesar de todos as restrições desse serviço, eu adoraria experimentar e comparar com o que eu posso fazer em casa.

Já vi um serviço parecido oferecido por bateristas(americanos e ingleses). Vc manda a música sem bateria junto com dicas e idéias de como gostaria da bateria. Eles gravam e te mostram uma mix rápida. O cliente sugere mudanças e eles gravam novamente. Fica nisso até chegar na gravação final. Então o cara envia os arquivos em separado da bateria, para o cliente mixar depois.
O preço também é nessa faixa aí do Abbey Road online.

Iversonfr
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia
Não vi muita diferença não. Aumentei o volume da versão "unmastered"

Realmente... pareceu só que o cara botou um LOUD no som só... sei la... eu sou meio "cabrero" com esse negocio de master... tem que ser um cara muito foda com um equip muito bom e sabendo muito oq ta fazendo pra ficar legal a ponto da gente enfiar aí 200 reais por faixa... no mais, esse exemplo aí do unmastered, colocando o Preset "CD Master" do Ozone pra mim da na mesma... o segredo ta na mix eu acho... EU não torraria essa grana... mas é opinião pessoal... abs!

makumbator
Moderador
# ago/10 · Editado por: makumbator
· votar


Iversonfr

Um teste que gostaria de fazer com esse(e outros) serviços de master online(existem vários), é mandar uma mix bem tosca, mal feita de propósito, só para ver se eles se recusam a fazer, e se fizerem o quanto conseguem "salvar", ou seja analisar a influência de uma master feita em bons equipamentos sobre uma mix mal feita de pistas mal gravadas.

O problema é gastar para fazer um mero experimento de curiosidade...hehehe!

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


makumbator
Iversonfr

Eu postei o som com mais volume só pra comparação com áudio masterizado ficar mais "justa".

makumbator: Apesar de todos as restrições desse serviço, eu adoraria experimentar e comparar com o que eu posso fazer em casa.

Eu também! Mas cara, não quero parecer prepotente não, mas recebendo uma mixagem filé dessa, até eu masterizo! eeheh

Abs

[edit] e por falar em Abbey Road, os plugins são bem bonitos!!! hehe http://abbeyroadplugins.com/cat_products.aspx

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


MauricioBahia

e por falar em Abbey Road, os plugins são bem bonitos!!! hehe

Hhahsahas!!! Eu tenho quase todos! O comp/limiter é bem legal!

Iversonfr
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia
Eu postei o som com mais volume só pra comparação com áudio masterizado ficar mais "justa".

Sim, mas foi legal pq "igualando" os volumes deu pra perceber que não mudou muito, pelo menos nada que não consigamos com plugins que temos disponíveis, ou pelo menos conseguimos deixar bem parecido, coisa que 99% da população que escuta musicas não perceberia a diferença, apenas os profissionais do ramo. Aí te pergunto: 200 reais pra isso? ah sei la... isso ta mais pra "Status" do que outra coisa... aquela frase no encarte do cd: "Masterizado na Europa pela Abbey Road Studios"... agora... se voce for lá no studio dos caras e pagar o que eles realmente cobram e ficar 1 semana mergulhado das 8 até as 22 dentro do studio dos caras mexendo no cd inteiro aí é ouuuuuuuuuuuutra historia...

MauricioBahia
Moderador
# ago/10
· votar


Iversonfr: isso ta mais pra "Status" do que outra coisa...

Tá parecendo. Seria legal ouvir outros samples!

Abs

makumbator
Moderador
# ago/10 · Editado por: makumbator
· votar


Iversonfr


agora... se voce for lá no studio dos caras e pagar o que eles realmente cobram e ficar 1 semana mergulhado das 8 até as 22 dentro do studio dos caras mexendo no cd inteiro aí é ouuuuuuuuuuuutra historia...

Exato, e até tem o telefone para marcar sessões de gravação, mixagem e masterização presencial. Mas é claro que os preços são MUITO diferentes...


isso ta mais pra "Status" do que outra coisa... aquela frase no encarte do cd: "Masterizado na Europa pela Abbey Road Studios"

Concordo.


Acho que esse tipo de serviço só é indicado mesmo para aquele artista que gravou um CD independente, e não conhece nada de como se fazer uma masterização, não sabe usar plugins, Eq, não sabe nem o que é um limiter multibanda. Para essas pessoas talvez seja útil um serviço como esse(apesar que há outros online mais baratos).

Mas realmente eu também consigo o mesmo resultado daquela master final da Abbey com o que eu uso aqui, bastaria receber uma mix bem feita como aquela.

EDIT:

Vi sua mp, estou tentando responder no seu perfil mas a coisa não aceita por nada...então aqui a resposta:

Eu achei eles nesses blogs tipo audiojunk. Nem sei se tenho os instaladores mais aqui, pois não fiquei com vários deles em definitivo(experimentei alguns há muito tempo, mas eu uso mesmo o comp/limiter). Mas posso procurar nos meus backups.

Osvaldojr
Veterano
# ago/10
· votar


Olha, tem o Andy Jackson, engenheiro do Pink Floyd, ele tem uma master house em Londres e faz serviço por fora, e pelo que pesquisei ele está tempo integral à receber masterizações on-line. Ele cobra 45 Libras, ( esta droga de libra deve estar uns 3 reais)...
O equipo dele é todo valvulado.´
Veja em "gear" na pagina dele.
Andy Jackson é engenheiro do Pink Floyd e trabalhou tbm no Astoria Studio do David Gilmour...
É uma opção tbm....
Os cabos que esse estudios possuem pra conectar o equipo são todos condutores feito de prata. O Metro desses caboa dá pra comprar 1 carro, hehe, fora a acustica perfeita das salas, tanto do Abbey Road, qto desse Andy Jackson do Pink Floyd...
O Preço é este mesmo, mesmo para os artistas "pro", pois houve uma queda de preço desse tipo de serviço masterização....
E outra, fica mais barato por ser a musica enviada online....
Claro que se vc fizer um booking num estudio dessse vc vai gastar passagem, estadia, visto etc....( não viavel para a maioria dos pobres mortais como eu ) !!
Deem uma olhada no site do Andy Jackson...
Ele garante a masterização, se a gente não gostar ele faz uma revisão, e no Abbey Road tbm, temos direito a uma revisão se não foi do agrado da gente...

http://www.tubemastering.com/

Iversonfr
Veterano
# ago/10
· votar


Osvaldojr

O detalhe é que voce ta na fissura de mandar pra alguem desse tipo masterizar. Eu acho que voce devia fazer assim, manda um pra Abbey e manda um pra esse outro aí, ve oqq acontece. As vezes o cara é o masterizador do seus sonhos, tem que testar.

No mais, eu acho MUITO mais interessante a MIX ser feita por um cara desse porte. Uma mix bem feita é o ideal, muita gente peca na mix achando que master é a salvação, e não é, ela depende exclusivamente da qualidade da mix, e isso tem gente aqui no Brasil mesmo que faz com louvor. É isso que fuço e tento até hoje conseguir, sem muito sucesso ainda... rrsrsrs abs!

Osvaldojr
Veterano
# ago/10
· votar


O detalhe é que voce ta na fissura de mandar pra alguem desse tipo masterizar. Eu acho que voce devia fazer assim, manda um pra Abbey e manda um pra esse outro aí, ve oqq acontece. As vezes o cara é o masterizador do seus sonhos, tem que testar.

No mais, eu acho MUITO mais interessante a MIX ser feita por um cara desse porte. Uma mix bem feita é o ideal, muita gente peca na mix achando que master é a salvação, e não é, ela depende exclusivamente da qualidade da mix, e isso tem gente aqui no Brasil mesmo que faz com louvor. É isso que fuço e tento até hoje conseguir, sem muito sucesso ainda... rrsrsrs abs!

O detalhe é que voce ta na fissura de mandar pra alguem desse tipo masterizar. Eu acho que voce devia fazer assim, manda um pra Abbey e manda um pra esse outro aí, ve oqq acontece. As vezes o cara é o masterizador do seus sonhos, tem que testar.

No mais, eu acho MUITO mais interessante a MIX ser feita por um cara desse porte. Uma mix bem feita é o ideal, muita gente peca na mix achando que master é a salvação, e não é, ela depende exclusivamente da qualidade da mix, e isso tem gente aqui no Brasil mesmo que faz com louvor. É isso que fuço e tento até hoje conseguir, sem muito sucesso ainda... rrsrsrs abs!



Sim Iversonfr, a mix tem que estar o mais perfeita possível antes de mandar masterizar.
Mas eu acho legal este trabalho dos gringos pois eles tem mais de 30 anos de experiência nessa coisa de master.
E o advento de ser enviado o material online é muito sossegado.
Ah, temos que mandar de preferencia a mix pra eles em 24 bits/44.1 ou 24/96...
O que mais me chama a atenão do Abbey Road é o console TG EMI, e o Andy Jackson do Pink Floyd o equipamento valvulado dele. E Olha, tanto como o Abbey quanto esse tal de Andy usam o mesmo compressor> Maselec ...
Mas sem duvida, nossa mix tem que estar o mais perfeito possível.

Hammer
Veterano
# set/10
· votar


bem interessante essa perspectiva... se alguem mandar posta ae depois para a gente ver o resultado...

JJJ
Veterano
# set/10 · Editado por: JJJ
· votar


Osvaldojr
Qual o caminho que percorre o áudio pra masterização no Abbey Road?

Geoff Pesche engenheiro responde:

"I used a Sadie 5 workstation to play the audio file,
and then converted the audio to analog using an Apogee,
Rosetta converter. From there it went to the original EMI TG desk for EQ
, then to a Prism Sound Maselec MEA-2 EQ for additional equalization,
and a Prism Audio Maselec MLA-2 compressor.
The audio was converted back to digital with the Apogee
and then limited again using a Junger Accent-2 dynamics processor"




É o chain basicão de masterização: Eq, Comp (multiband, eu suponho) e Limiter. Feito com equipamentos muito bons, claro, mas, sinceramente, eu não estou convencido que essa conversão D/A e depois A/D seja interessante. Já está no "reino" digital mesmo, então eu, IMHO, preferiria ficar no digital, para evitar qualquer perda nas conversões adicionais.

Legal mesmo seria se eles recebessem arquivos PRÉ mix. Tipo arquivos de bundle do Sonar, Cubase, etc. para fazer a mixagem antes da masterização. Isso sim faria muuuuuuuuuuuita diferença. Mas ia ser muuuuuuuuuuuito mais caro... hehehe

Osvaldojr
Veterano
# set/10
· votar


Legal mesmo seria se eles recebessem arquivos PRÉ mix. Tipo arquivos de bundle do Sonar, Cubase, etc. para fazer a mixagem antes da masterização. Isso sim faria muuuuuuuuuuuita diferença. Mas ia ser muuuuuuuuuuuito mais caro... hehehe


Olha, no mosh studios eles mixam numa SSL...

Blizzy
Veterano
# set/10
· votar


tão falando por ae que eles usam mp3gain e te mandam de volta :p

JJJ
Veterano
# set/10
· votar


Blizzy
tão falando por ae que eles usam mp3gain e te mandam de volta :p

Ou então jogam no AAMS, como alguém ja falou por aí.

Osvaldojr
Veterano
# set/10
· votar


eles quem, no mosh?? de jeito nenhum, pois vc fika olhando a mix na SSL axiom mt total recall....
No abbeyroad não é mp3, pois quando vc faz o upload no server deles tem que ser no formato WAV...e eles devolvem em wav tbm...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Masterização no estúdio Abbey Road em Londres