estúdio ensaios para alugar com uma qualidade boa, sem gastar muito. é possível?

    Autor Mensagem
    trashit hc
    Veterano
    # ago/10


    bem galera, tô pensando seriamente em abrir um estúdio de ensaios.
    em uma cidade vizinha a minha.
    um dos motivos. nessa cidade vizinha, onde eu ensaio com minha banda, só tem estúdio com AMP multi-uso, ou wattsom.

    então eu acho que se eu montar um estúdio com bons cubos de guitarra, e baixo, acho que várias bandas vão migrar pro meu estúdio...

    eu gostaria de sujestôes de equipamentos, e de dicas sobre isolamento acúsitico.

    eu sei que tem uns tópicos velhos falando sobre o assunto.
    mais eu tenho umas dúvidas atuais.

    1º eu vou precisar de uma mesa de quantos canais?? quais vcs me indicam?

    2º P.A., vou precisar de quantos?? 2??

    3º amplificador para baixo, um bom e barato?? hehe um cubo serve?? ou vou ter que mandar fazer um AMP com mais falantes??

    4º cubos de guitarra, eu já tenho em mente algumas marcas, peavey, laney, rusher.

    microfone vou de behringer XM 8500.

    bateria vou ver ainda.

    5º isolamento acústico.

    uma coisa que tá me incomodando, é o isolamente, porque eu vou ter que alugar um casa, ou algo assim, e não vou ter como refazer as paredes, ou construir.

    então o que vcs me indicam?? piso emborachado??
    quanto eu vou gastar mais ou menos no isolamento??

    agradeço desde já pela ajuda!!

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    trashit hc

    Bom... que voce ja tenha em mente que "qualidade boa" é inversamente proporcional à "sem gastar muito"...

    1º eu vou precisar de uma mesa de quantos canais?? quais vcs me indicam?

    Voce vai gravar eles tb? uma mesa com o número de entradas suficientes para os instrumentos. Vamos lá: 2 mics nas guitas, baixo em linha, 1 vocal, mais uns 3 backvocal no maximo, e entradas pra batera. Tamo falando de uns 12 canais mais ou menos. Ou voce não compra mesa e pega direto uma Fast Track Ultra 8R ou uma Profire 2626 e ja grava direto. Faz uns cabos em Y pra economizar entradas nos backvocals e talz. Funciona bem.

    2º P.A., vou precisar de quantos?? 2??

    o PA vai ser só pra voz praticamente. Duas caixinhas de 150w tão pra lá de bom. Essas são interessantes mandar fazer pq ficam bem mais em conta e com a mesma qualidade.

    5º isolamento acústico.

    Isso vai ser caro. O que isola acusticamente é MASSA, então ja esquece esse negocio de "caixa de ovo" pq não serve pra isolar nada. Gesso é uma coisa legal por ser muito denso... não tenho mta experiencia nisso, mas acho que voce teria que colocar um drywall duplo pro lado de dentro da parede, e no meio colocar algum material isolante. Esse site AQUI é bem legal e tem várias coisas. Abs!

    trashit hc
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Iversonfr

    Voce vai gravar eles tb?
    não!! só para ensaios mesmo. no futuro talvez eu invista em gravações.

    o PA vai ser só pra voz praticamente. Duas caixinhas de 150w tão pra lá de bom. Essas são interessantes mandar fazer pq ficam bem mais em conta e com a mesma qualidade.
    certo.

    Isso vai ser caro. O que isola acusticamente é MASSA, então ja esquece esse negocio de "caixa de ovo" pq não serve pra isolar nada.
    nem passa na minha cabeça usar caixas de ovo!! quero algo profissa!

    Gesso é uma coisa legal por ser muito denso... não tenho mta experiencia nisso, mas acho que voce teria que colocar um drywall duplo pro lado de dentro da parede, e no meio colocar algum material isolante. Esse site AQUI é bem legal e tem várias coisas.
    o problema é convencer o dono do estabelecimento a mexer muito nas paredes...
    muito obrigado pelo link dos tratamentos acústicos!


    vc acha precisa daquele vidro que separa, visor acústico, (nem sabia o nome hehe) sem ser um estúdio de gravações??

    abç.

    kiki
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    trashit hc
    e de dicas sobre isolamento acúsitico.
    5º isolamento acústico.

    uma coisa que tá me incomodando, é o isolamente, porque eu vou ter que alugar um casa, ou algo assim, e não vou ter como refazer as paredes, ou construir.

    então o que vcs me indicam?? piso emborachado??
    quanto eu vou gastar mais ou menos no isolamento??


    cara, isso não se resolve assim em um post.

    tem duas coisas: isolamento acustico e tratamento acustico. não vou ficar explicando aqui, já escrevi isso várias vezes, use a busca.

    mas pra ter um resultado razoavel gastando pouco (e acho que é possivel), ou voce estuda bastante, ou voce contrata alguem.
    fazer no chute é jogar dinheiro fora.
    não existe solução simpels (como botar piso de borracha, ou caixas de ovo).

    e o projeto a ser realizado depende muito do imovel em questão.

    kiki
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: kiki
    · votar


    3º amplificador para baixo, um bom e barato?? hehe um cubo serve?? ou vou ter que mandar fazer um AMP com mais falantes??

    eu acho que pra começar, e se o lugar não for enorme, serve um cubo bom sim.

    um stanner, crate ou behringer, na pior das hipoteses até um meteoro... 100watts
    melhor que wattson é facil de fazer...

    trashit hc
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    kiki

    mas pra ter um resultado razoavel gastando pouco (e acho que é possivel), ou voce estuda bastante, ou voce contrata alguem.
    eu vou contratar alguém sim!! só queria ter uma base pra quanto vou gastar mais ou menos.

    não existe solução simpels (como botar piso de borracha, ou caixas de ovo).
    eu vou usar espuma como nesse estúdio
    eu falo em piso de borracha, porque no estúdio onde ensaiamos, tem um piso assim. eu sei que é pra bateria, mais pode usar no piso todo do estúdio.

    eu acho que pra começar, e se o lugar não for enorme, serve um cubo bom sim.

    um stanner, crate ou behringer, na pior das hipoteses até um meteoro... 100watts
    melhor que wattson é facil de fazer...

    certo.

    valeu pela ajuda!

    kiki
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    trashit hc
    eu vou usar espuma como nesse estúdio
    eu falo em piso de borracha, porque no estúdio onde ensaiamos, tem um piso assim. eu sei que é pra bateria, mais pode usar no piso todo do estúdio.

    entao cara, voce (assim como todo mundo, inclusive eu antes de estudar) está confundindo isolamento com tratamento.
    é chato falar isso, mas dá uma busca que eu ja escrevi isso mais com calma varias vezes.

    espuma na parede é pra tratamento do ambiente, não ajuda em praticamente nada pra isolar o som.

    eu acho que é mais importante antes isolar o som, pra nao matar seus vizinhos, e por que é a intervenção mais pesada, e depois ver o que vai fazer de tratamento.

    pense assim, tem que isolar o som, de sair de de entrar. fechar janelas, reforçar portas, etc.

    trashit hc
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    kiki

    entao cara, voce (assim como todo mundo, inclusive eu antes de estudar) está confundindo isolamento com tratamento.
    é chato falar isso, mas dá uma busca que eu ja escrevi isso mais com calma varias vezes.

    essa resposta foi em cima do que vc falou sobre caixas de ovo.
    eu sei a diferença entre isolar o barulho, e tratar depois com espumas apropriadas, piso, teto, e etc...



    eu acho que é mais importante antes isolar o som, pra nao matar seus vizinhos, e por que é a intervenção mais pesada, e depois ver o que vai fazer de tratamento.

    pense assim, tem que isolar o som, de sair de de entrar. fechar janelas, reforçar portas, etc.

    eu tô ligado que tem várias maneiras de isolar o som, tipo usar blocos e concreto, lã de rocha, paredes duplas com uma certa distância de uma para outra.
    depois é que se faz o tratamento acústico.


    eu nem falei em caixas de ovo, e vcs foram logo falando sobre elas... hehe

    ogner
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: ogner
    · votar


    trashit hc
    só queria ter uma base pra quanto vou gastar mais ou menos.


    Chuto mais de 15,000 menos de 30,000 pra fazer algo bacaninha!

    Entre isolamento/tratamento acustico ( sem mexer em estrutura , sem quebrar paredes e reconstrui-las) e equipamento.

    EDIT: E aí vamos dizer que vc gaste 20,000 pra fazer o estúdio e cobre 25,00/Hora.

    Se vc conseguir alugar 5 horários por dia vai faturar R$125,00/Dia.
    Ou seja em 6 meses vc tem o retorno, poreeemmmm, nesse "entremeio" vc tera despesas, energia, aluguel(?), agua funcionários, prolabore e etc...Enfim, faça suas contas!!

    Consultoria 100,00/Hora

    Hehehe...

    trashit hc
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    ogner

    Chuto mais de 15,000 menos de 30,000 pra fazer algo bacaninha!
    nossa senhora!!! ai quebra tudo. hehehe

    EDIT: E aí vamos dizer que vc gaste 20,000 pra fazer o estúdio e cobre 25,00/Hora.

    por aqui os estúdios cobram 10 reais hora.
    mais como falei, multi-usos reinam por aqui!!


    Se vc conseguir alugar 5 horários por dia vai faturar R$125,00/Dia.
    Ou seja em 6 meses vc tem o retorno, poreeemmmm, nesse "entremeio" vc tera despesas, energia, aluguel(?), agua funcionários, prolabore e etc...Enfim, faça suas contas!!

    funcionários não!! e nem esse tal de''prolabore''... hehehe

    Consultoria 100,00/Hora
    quando o estúdio tiver pronto, vc pode ir lá, e tocar um pouquinho. hehehe

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    trashit hc

    Esse valor de 20mil é bem real sim. Piso flutuante como voce comentou é util porque o som vaza por vibracao tambem, mas se voce está numa casa, nao acredito que seja uma prioridade.

    O que eu acho que seria interessante seria uma porta acustica (janela caso precise), colocar uma parede de gesso dupla e revestir com espuma para dar um tratamento basico. Com isso voce ja fica com uma estrutura muito legal, aih o resto voce vai ajeitando aos poucos. Ja que voce nao vai gravar, pegue a principio uma mesinha simples de tudo com alguns efeitos tipo reverb. O amp nao tem necessidade de ser microfonado no ensaio ja que nao vai gravar, mesmo pro baixo e batera. O que vai no PA eh praticamente a voz com um efeitinho e pronto. Nao esqueca da potencia caso o PA nao seja ativo. Resumo: eu acho que um comeco, fora os instrumentos musicais, amplis... seria uma mesinha de som com uns 4 canais pra voz no minimo e efeitos, uma potencia, mics para voz e duas caixas de uns 150w e cabos. Para a estrutura da sala de ensaio, seria legal voce pedir uma opiniao e um orcamento para alguma empresa especializada na area. Esse site que te passei faz isso. Abs!

    kiki
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    Iversonfr
    concordo com seu esquema reduzido de som, amplis, acho que é por aí sim.

    mas mesa de 4 canais não concordo, é muito limitado.

    eu acho que no mínimo 8, se possivel mais, pra dar uma folga.
    não é raro precisar de 4 mics. mais um teclado e ferrou-se.

    lbgarcia
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    trashit hc

    bom, cara. não tenho experiência com aluguel de estúdio. fiz uma sala de ensaio, em casa, pra usar com a minha banda e vou te dizer os equipamentos q eu uso.

    mesa behringer xenyx sx2442fx (16 canais xlr)
    3 mics samson q7
    1 mic leson sm58b (eu acho. ta meio apagado ja)
    1 hartke gt 100c para guitarra
    1 staner bx 200 para o baixo
    2 caixas attack 404ti para voz
    cabos santo angelo

    Não falta volume nem qualidade. meu único senão fica nos PA's. Do resto, não tenho do q reclamar. Com esse equipamento, ainda dá pra fazer uma gravação bem rústica, se vc microfonar tudo, jogar na mesa e pegar o L e R numa interfacezinha de 2 canais. Tenho tbm uma batera, mas essa nao entra no orçamento do estúdio, pq ja tinha, entao nao precisei comprar.

    E agora a parte dolorosa: gastei por baixo aí, uns 6.000,00 só de equipamento.

    Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só perguntar

    kiki
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: kiki
    · votar


    lbgarcia
    muito bom, legal!
    a mesa é amplificada, ou as caixas?

    lbgarcia
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    kiki

    as caixas...as vezes eu acho q falta um pouco de médio e agudo nelas. mas nao sei se sao as caixas, os microfones, a mesa, ou o tratamento q dei na sala. como na comparação de qualidade vi q as caixas eram o elo mais fraco, entao costumo colocar a culpa nelas.

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    kiki
    eu acho que no mínimo 8, se possivel mais

    Concordo... outra opção é ir direto pra uma Fast Track Ultra 8R que ja tem 8 entradas, liga tudo nela e ja roda efeitos pelo proprio DAW que ele usar (sem contar que a propria Ultra 8R tb tem efeitos nela tipo reverb, delay). Se voce deixar os efeitos ligados mas não gravando da tranquilamente, e de quebra ele ja fica com um estudio com capacidade de gravar 8 pistas separadas.

    trashit hc
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Iversonfr

    Esse valor de 20mil é bem real sim. Piso flutuante como voce comentou é util porque o som vaza por vibracao tambem, mas se voce está numa casa, nao acredito que seja uma prioridade.
    esse valor tá passando um pouco... mais tem um amigo meu que quer entrar como sócio, ai fica mais fácil.
    acho que vai ser em uma casa, depende do que tem pra alugar nessa cidade que quero montar o estúdio.
    porque não vai ser na minha cidade.
    aqui já tem um estúdio de grátis da prefeitura.
    mais só toca banda de forró.


    muito boas suas dicas!!
    só achei a mesa com poucos canais...
    no caso da fast track ultra 8r, já elemina a mesa né??

    abç.

    lbgarcia

    E agora a parte dolorosa: gastei por baixo aí, uns 6.000,00 só de equipamento.
    é bem por ai mesmo que eu acho que vou gastar com equipamentos, fora a batera.

    com vc isolou, tratou seu ambiente?? quanto gastou nessa parte??

    Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só perguntar
    ajudou muito!!!

    Gilberto Juba
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Gilberto Juba
    · votar


    trashit hc

    Estúdio de boa qualidade sem gastar muito, acho que não é possível, mas isso depende de quanto você considera que é muito.

    De qualquer forma se a idéia for em frente faça um planejamento detalhado - o chamado plano de negócios. Tome cuidado, pois se você não tiver o retorno pretendido o prejuízo será considerável. Vontade e empolgação são importantes para abrir um negócio, mas não é tudo. Verifique a viabilidade econômica. Faça um orçamento projetando receitas e despesas, mas seja realista e considere todas as variáveis. Pequise com as bandas da cidade como gostariam que fosse o estúdio e qual o preço que estariam dispostos a pagar. Já vi muitas empresas fecharem por falta de planejamento financeiro e de marketing, e por mais simples e pequeno que possa ser o estúdio tenha certeza que isso se aplica.
    Um abraço!!

    trashit hc
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Gilberto Juba

    muito obrigado pelas dicas!!

    abç.

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    trashit hc
    no caso da fast track ultra 8r, já elemina a mesa né??

    Sim. Se puder gastar uma grana a mais pega uma Profire 2626... como ela tem adat, daria pra expandir ela futuramente com uma outra profire ou por exemplo, um DESSE AQUI

    trashit hc
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Iversonfr

    Sim. Se puder gastar uma grana a mais pega uma Profire 2626... como ela tem adat, daria pra expandir ela futuramente com uma outra profire ou por exemplo, um DESSE AQUI
    pode ser.!!

    abç.

    lbgarcia
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    trashit hc

    olha...quanto a isolamento e tratamento foi o seguinte. não isolei, pq meus vizinhos nunca reclamaram do som q vaza da sala e, a princípio, os pequenos ruídos q às vezes entram não nos atrapalham.

    pro tratamento, usei sonex, acho q paguei aproximadamente R$75 por placa q tem cerca de 1m x 1m. botei carpete no chao e lambri até metade da parede. vou botar umas fotos depois.

    ah, só pra constar, nao fui eu nem nenhuma empresa q fez. foi um conhecido q tinha um estúdio, aí a gnt viu, gostou e ele fez pra gente. (me arrependo profundamente por essa escolha). ele se esqueceu de ter o mesmo capricho q usou quando estava fazendo pra ele. ja tive q fazer algumas alteraçõezinhas numas cagadas.

    quer um conselho? faça vc mesmo, ou chame uma empresa de qualidade ou faça o projeto e de pra alguém q vc tem certeza absoluta de q vai fazer beirando a perfeição. o material é mt bom e caro pra ser posto nas mãos de qualquer um.

    lbgarcia
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    trashit hc

    sala antes

    http://img202.imageshack.us/img202/3461/img4728e.jpg

    sala depois

    http://img832.imageshack.us/i/img4769x.jpg/

    http://img687.imageshack.us/i/img4790n.jpg/

    mais algumas no meu flickr:

    www.flicker.com/legarr

    trashit hc
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: trashit hc
    · votar


    lbgarcia

    muito obrigado pelas dicas!!!

    sala antes

    http://img202.imageshack.us/img202/3461/img4728e.jpg

    sala depois

    coisa linda!!! parabéns!!

    bom, cara. não tenho experiência com aluguel de estúdio. fiz uma sala de ensaio, em casa, pra usar com a minha banda e vou te dizer os equipamentos q eu uso.
    vc fez só pra ensaiar!!?? sem alugar!!?? que inveja!! (no bom sentido lógico!!)
    show de bola!!!

    essa madeira, lambri, que vc colocou nas paredes logo a baixo do sonex, qual é a função dela??

    lbgarcia
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    trashit hc

    essa madeira, lambri, que vc colocou nas paredes logo a baixo do sonex, qual é a função dela??

    1/2 lambri + 1/2 espuma é uma combinação que a se vê muita gente fazendo. e como eu disse, o estúdio não foi feito com base em mt coisa estudada e calculada. é meio que a repetição de coisas que deram certo com alguém.
    mas, pelo pouco q eu sei, a madeira, além de ter uma função estética, mantém parte da reflexão da sala(reflete menos q a parede, mas continua refletindo). se as paredes tivessem sido cobertas completamente com sonex, além de caro, mataria demais o som. ficaria mt seco.

    abraço

    ogner
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    lbgarcia

    Muito legal o estudio!! Mandou um ar condicionado Split!! Muito bom!!

    A porta como é? De estudio mesmo? Vc montou ou comprou?

    Abço

    lbgarcia
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    ogner

    Então, cara...como eu disse um pouco mais acima, não nos preocupamos com isolamento, porque era algo que não incomodava.
    Meu pai até cogitou usar aquelas portas tipo de câmara frigorífica e tal, mas optamos por usar uma porta comum mesmo.Ou seja, nada além de uma boa porta e uma boa fechadura convencionais.

    Abraços

    kiki
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    lbgarcia
    trashit hc
    essa madeira, lambri, que vc colocou nas paredes logo a baixo do sonex, qual é a função dela??
    mas, pelo pouco q eu sei, a madeira, além de ter uma função estética, mantém parte da reflexão da sala(reflete menos q a parede, mas continua refletindo). se as paredes tivessem sido cobertas completamente com sonex, além de caro, mataria demais o som. ficaria mt seco.

    pois é, essa é a questão de contratar um projeto de acustica... pra isso ficar bom memso precisa calcular o tanto de superficie absorvente e isolante, em fução do tamanho da sala.

    se não for fazer isso, as vezes é melhor nem gastar com sonex, faz um acabamento mais simples (tipo tudo carpete, sei la), algo mais barato, que pelo menos não gasta muita grana. investe mais em equips, e deixa pra investir nisso depois, quando começar a dar retorno.

    lbgarcia
    Meu pai até cogitou usar aquelas portas tipo de câmara frigorífica e tal, mas optamos por usar uma porta comum mesmo.Ou seja, nada além de uma boa porta e uma boa fechadura convencionais.

    uma coisa simples mas muito funcional é ter uma ante-camara, uma sala antes da porta do estudio. se as duas tiverem portas simples (de preferencia só botando uma vedaçãozinha simples omo um feltro ou borracha na borda) ja isola muita coisa!
    mas isso depende muito do imóvel, se ele permite isso.

    BatataBR
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ae galera estou afim de fazer um estudio com os melhores equips que o dinheiro possa pagar, no momento tenho 25,000 para equips, e isolamento acustico esta separado ja com outra grana. Gostaria de saber o melhor que posso comprar com esse dinheiro de melhor possivel, obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a estúdio ensaios para alugar com uma qualidade boa, sem gastar muito. é possível?