Apple Mini ou Dell?

    Autor Mensagem
    Michael_Nsc
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Michael_Nsc


    Galera, to pra comprar um computador só para gravação, que nem acesso a internet vai ter. Computador de ofício.

    A ideia é usar interface USB e Firewire (posteriormente). Vou começar com a M-Audio FT Ultra 8r, mais pra frente vou pra um rig da Presonus (Firestudio + 2 Digimax FS).

    Eu estou na dúvida dos PCs. Comheço Mac, já trabalhei com gravação neles, e sei da potência desse computador. Mas os que eu usava eram Mac G4 e G5. Também sei que os MacBook Pro são ótimos pra esse trabalho e aguentam o tranco sem problemas. Mas essas opções são caras.

    A Apple tem o Mac Mini, mas eu ainda não sei se ele aguenta trabalhar com gravação sem problemas (usando uma quantidade média de VSTs na mixagem, nada ao vivo em tempo real). Alguem sabe me dizer isso?

    E também venho pesquisando sobre pcs da Dell. A Dell tem um puta atendimento e cobertura de garantia, mas nunca vi um sendo usado pra gravação. Alguns amigos já falaram pra mim que funciona perfeitamente. Queria saber de vcs, se alguem ja usou Dell pra trabalhos profissionais.

    PS: Sei que até um CCE serve para gravar. Não me venham com besteiras, eu não sou iniciante, eu quero uma máquina pra trabalho duro, que eu sei que vai aguentar o tranco. Não venham com coisas do tipo "monta na Sta. Ifigênia!".

    Agradeço desde já.
    Michael Nascimento


    EDIT::

    Algumas config. que cotei:

    Apple Mini RS 2800


    Especificações:
    - Processador Intel Core 2 Duo de 2,53GHz
    - 4GB de memória DDR3 SDRAM
    - Disco rigido de 320GB serial ATA
    - Placa de video NVIDIA GeForce 9400M de 256MB
    - Barramento de 1066MHz


    Dell Inspiron 560s R$ 2600

    Especificações:
    - Processador Intel® Core™2 Quad QE8200S 2.33 GHz
    - Memória 6GB DDR3 1066MHz (3x2GB)
    - Disco Rígido SATA de 640GB (7200RPM)
    - Placa de Vídeo Integrada Intel® GMA X4500 Graphics
    - Barramento de 1066MHz



    Dell Studio XPS 8100 R$ 3.300

    Especificações:
    - Processador Intel® Core™ i5-750 2.66 GHz
    - Memória 6GB DDR3 1066MHz (2x2GB + 2x1GB)
    - Disco Rigido SATA de 500GB (7200RPM)
    - Placa de Vídeo Nvidia GeForce GTS240
    - Barramento de 1066MHz

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Michael_Nsc
    Acho que a escolha MAC vs PC vai mais da DAW que você vai escolher do que do SO em si. Mac casa perfeitamente com o Logic, mas dependendo do que for utilizado, voce pode ter problema nos macbooks e macminis por limitações no HD, que é de 5200RPM e em qualquer demanda não atendida na gravação, principalmente quando for utilizar vários canais do Presonus, você pode ter cortes que ficam com barulho que mata a faixa, quando problemas do gênero ocorrem.
    No Macmini eu diria que ele casaria bem com um HD firewire externo (tem até um modelo específico da Iomega para os macmini) e com sua M-Audio. Subiu disso, pode ser que não seja uma opção mais interessante.
    Eu utilizo hoje como estação um Macbook Pro 13 + HD externo Iomega + Presonus Firestudio Project - com gravação de no máximo 4 canais simultaneamente. Sinto necessidade de troca de sistema em qualquer coisa a mais que eu necessitar.

    De outro lado, o leque de hardware dos PCs pode ser maior e mais em conta, por já escolher desktop você poderia contar com HDs mais rápidos e até RAID0 no caso de necessidade de velocidade quando utilizar 16 ou mais canais.
    Mas tem de se contar ainda outro fator: as linhas PCs estão sendo substituídas nesse semestre, onde sai o Core 2 Duo e entra os Core i7. O preço dos Corei7 pode não ser atraente agora, mas uma estação com Core i7 ou Xeon 3400 em tese pode suprir as necessidades de hardware que você necessitará no futuro upgrade da interface.

    Sendo assim, além do Dell XPS que você mencionou, eu adicionaria essa workstation, o Precision T3500:
    http://www1.la.dell.com/br/pt/empresa/Computadores/precndt/ct.aspx?ref id=precndt&s=bsd&cs=brbsdt1

    Tá salgado? se for à vista e com garantia e suporte de 1 ano, tem essas workstations interessantes da sinco:
    http://www.sinco.net/equipamentos/workstations_xeon_3400.asp
    - esse eu também tenho, mas não como estação para homestudio atualmente. Mas sei que esse daria conta do recado frente aos macbooks e macminis que tem seus limites bem definidos.

    amplexos

    T.

    macaco veio
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    nao tem como comparar, Mac e' muito mais computador, mas pega um mais decente (ja tem mac ate de 8 core!), quer uma maquina pra trabalho duro e vai pegar Dell? (so se no Brasil eles sao bons), ate um Sony e' melhor.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Bom, meu sistema me atende perfeitamente:

    http://img706.imageshack.us/img706/9049/sistemac.gif

    Abs

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    MauricioBahia
    Creio que para 8 canais é para atender perfeitamente mesmo.
    Agora com o futuro upgrade dele: (Firestudio + 2 Digimax FS) trabalhando com os canais simultâneos e mais VST's o sistema vai pedir agua no disco, memória e talvez na CPU.

    Pegue por exemplo as workstations que a Quanta vende - elas são bem semelhantes às workstations da Dell e da Sinco. Todos usam RAID0 com placa dedicada para RAID, tem boa quantidade de memória e é hardware certificado para ciclo de trabalho crítico. É por isso que há a divisão no mercado entre desktops, workstations e servidores.

    A Sony tem uma linha de workstations que é vendida como linha de edição de vídeo não linear. Vem com Soundforge e tudo mais, porém creio que só são comercializados no Japão.

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Essa máquina Precision T3500 aguenta mais do que o Studio XPS que eu cotei?
    Esse processador aqui ganha fácil do Core i5:
    Processador Intel® Xeon® Quad Core W3520 (2.66GHz, 8MB L3, 4.8GT/S) [adicionar R$310]
    mais os 6GB, vai ficar em torno de 4100 R$ - bem salgado no orçamento.

    Algo do gênero pela sinco sai em torno de 2500R$.

    Mas se o intuito é chegar em um Mac Pro, creio que dá pra levar com o macmini e 8 canais - desde que utilize um HD externo firewire como esse aqui - próprio para macmini.
    Vai ficar dentro dos R$ 2500, e pelo menos você pode sair trabalhando no Logic.
    Se esperar um pouco, creio que você possa ainda pegar uma promoção quando trocarem o processador do macmini para Core i5.

    amplexos

    T.

    Michael_Nsc
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    T-Rodman

    O problema da sinco é o pagamento à vista!

    O mac pro ainda vai levar um bom tempo, é um investimento alto... Esse sistema que vou comprar é pra segurar uns 2 anos aí pelo menos..

    Será que o mac mini consegue melhor desempenho que os dell que vc sugeriu? Eu realmente me interessei nos Dell. Se não fosse pelo sistema operacional, que não me dâ opção de escolher entre Win7 e Win XP (eu prefiro XP 64 bits) eu já teria escolhido ele. O sistema deixa o computador mais caro, certo?

    Eu acho que vou começar com sistema Windows. O DAW que pretendo usar é o Cubase. Mais pra frente ainda pretendo experimentar o Studio One, da PreSonus.

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    O que deixa o Dell caro é a grife, os 3 anos de suporte e garantia, e o fato de ser workstation que é hardware mais caro, por ser certificado para trabalhar com menor índice de erros.
    Win7 Pro não vai te causar problemas. Pode usar sem problemas.

    Quanto à velocidade, o mac mini não vai ser mais rápido. Logicamente aguentaria 2 anos, mas compensaria se utilizasse o Logic Studio.

    Mas como vais escolher o Cubase e o Studio One, fique com o PC. O Precision T3500 vai aguentar com o processador que indiquei mais do que 3 anos. Sendo hardware confiável, ele vai durar enquanto ele não pifar o hardware.

    Minow
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Minow
    · votar


    Michael_Nsc
    Olha, eu pegaria o Mini. Ele é um desktop simples (tanto que é o mais barato da Apple), mas funciona muito bem e esse aí tem boas especificações.
    Ele não é mais rápido que o Dell, mas é mais confiável. O hardware do Mac é incomparável e a estabilidade também. Muita gente acha isso besteira, mas quanto tempo dura um pc pra você? De quanto em quanto tempo você precisa formatar e reinstalar todos os programas e plugins?
    Aqui em casa tenho dois macs que nunca foram formatados, um é de 95 (não é mais usado mas funciona até hoje) e um Powerbook G3 que é usado até hoje e tem dez anos.

    Então independente do hardware do Dell ser "melhor", *EU* prefiro um computador que nunca vai me deixar na mão e na minha opinião tem um sistema operacional sem comparação com o Windows, tanto em termos de interface quanto de estabilidade e desempenho.

    Sobre a velocidade do HD, não sei qual é a do mini, falaram aí em cima que é 5200. Mas o recomendado de qualquer maneira, independente da velocidade do HD, é gravar num HD externo firewire ou pelo menos um HD que não seja o mesmo do SO.
    De qualquer maneira você vai poder gravar muitos canais simultâneos no HD do mini sem pops ou dropouts.

    Além disso, como já disseram, o Daw é muito importante. O mac tem os melhores DAWs do mercado, que na minha opinião são o Logic Pro e o Digital Performer. Mas se não quiser usar nenhum deles, nada te impede de usar o Studio One ou o Cubase, mas pra isso você não precisa de um mac.

    Enfim, pra mim funciona da seguinte maneira:

    1- Você pode comprar um mac?
    2- Se sim, ele vai suprir as sua necessidade ou o que você pode pagar é simples demais pra o que você precisa (renderização de video que é algo muito pesado, por exemplo)?

    É isso. Mac é caro, mas é pra vida toda. O sistema é melhor, o hardware é melhor, é tudo mais confortável, digamos assim. E não compare o hardware com pcs de igual pra igual. Eu tenho um macbook pro C2D 2.8 com 4gb de ram DDR3. Minha namorada tem um Phenom 3.33 com 8 gb de ram, e nós dois concordamos que o meu note dá um sacode surreal no desktop dela, tanto é que tem coisas que ela me pede pra fazer aqui.

    Pra resumir:

    Na minha opinião o que você quer fazer é possível com o Mini, então eu compraria ele pelo simples fato de que além de ser mais confortável de usar, ele vai durar mais.
    Se você quer um pc pra durar dois anos, tanto o Mac como os Dell vão te proporcionar isso. Mas depois você pode usar o Mini como um puta computador pessoal, por mais muito anos.
    Isso tudo é a minha opinião, sou meio suspeito pra falar de macs, mas não é porque eu tenho um. Eu tenho um porque uso eles desde o sistema 7 e Windows desde o sistema 3.11 e sempre achei os macs melhores.

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Michael_Nsc

    Cara, não lembro se o I5 é parecido com o I7 em termos de controlador de memória, mas se for, a melhor configuração seriam 3 pentes de memória iguais para usufruir do triple channel, é melhor ter 6 gb em triple channel do que 8 gb com o ultimo pente fazendo o gargalo do sistema.

    Dê uma olhada no clube do hardware, lá eles têm informação muito mais precisa.

    sarpa
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Michael_Nsc, infelizmente não pude ler todas as respostas do seu tópico por questão de tempo. Pode ser que algum amigo já tenha respondido a mesma coisa que eu ou, também, totalmente o contrário (hehehe)... mas na minha opinião:

    Tenho um MacBook White (2009) que uso pra tocar algumas coisas ao vivo (MainStage) e editar trabalhos 'on the road' (ProTools). No estúdio tenho um Mac Pro rodando uma DIGI003 com ProTools.

    Enfim, apesar de eu nunca ter tido a oportunidade de colocar um MiniMac a prova, acredito que nessas condições compensa tu montar um bom PC com a grana equivalente ao MiniMac. Creio que o MiniMac talvez não te deixaria na mão no início, mas o problema depois é principalmente HDD. Logo você terá que 'pendurar' mais um HardDisk no bixinho e ter FireWire/USB jogando arquivo pra todo lado junto à uma interface FireWire/USB não é muito aconselhável não, muito menos no MiniMac.

    Então, no caso, eu não lhe indicaria nem Apple MiniMac nem Dell. Monte uma máquina com uma configuração bacana (uma máquina com processador i5 não vai sai mais que o valor do MiniMac) e seja feliz. A não ser que tu faça questão de trabalhar com o Mac OS x, ou com o Logic, etc, etc... se bem que, até mesmo pra ProTools, eu aconselharia o OSx, apesar de ele rodar lindamente em máquinas Windows, mas, no meu caso, é questão de gosto, costume... sei lá. heheheh...

    Abrazz,
    Juninho Sarpa.
    www.jrestudios.com.br

    cao fofo
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    eu comprei um dell vostro a860, dual core, 4g ram, 160hd, vai fazer um ano e a fonte ja queimou, o gravador de dvd não reconhece mais cd virgem, e o pior só tem duas entradas usb, só não mandei pra garantia pq eu não vivo um dia sem cigarro e computador na minha vida (zueira, e q trampo com o note todo dia)

    minha interface e usb, um tone port ux1, e na hora da gravação eu desligo a fonte do note pra tirar o ruido, e coloco o pé descalço no chão pra ganhar no gate.

    Michael_Nsc
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Galera, li todas as respostas, e não tenho tempo nesse momento de responder uma por uma! Mas eu vou fazer isso em breve.

    Em síntese, agradeço a todas as opiniões primeiramente, e também gostaria de deixar uns pontos claros:

    - Eu estou familiarizado com o Cubase, e tenho curiosidade em usar o Studio One. Por isso citei os dois.

    - A grana que eu tinha era pra comprar um PC até 2900 reais. Mas fiz outra coisa com o dinheiro, e já já eu explico!

    - A idéia de pegar um Mac era justamente a durabilidade. Mesmo querendo fazer um upgrade em dois anos mais ou menos, gostaria de manter o mac em algum outro trabalho no estúdio, ou até mesmo como pc comum.

    ====

    Enfim, resolvi comprar a Phonic Helix Board 24 UNIVERSAL, e está me atendendo muito bem até agora. Estou usando meu computador CCE One Black, 4gb de RAM, 160gb de HD (eu tenho externos, relaxem! rs) e processador core 2 duo de 2.0 ghz.

    A grana já foi. Mas no futuro vou comprar sim um sistema Mac (G5). Sei que vou usar esse computador por muitos (MUITOS) anos. No estúdio de dublagem onde trabalhei, os G4 lá tinham 9 anos de vida e nunca tinham dado problema. É isso que eu quero, menos dor de cabeça, mais desempenho.

    Mas os dell ainda me encantam... quem sabe eu não compre um um dia pra ficar jogando rs

    Abçs!

    carnisa1
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Upando o tópico para um duvida, a placa de áudio do Mini Mac é boa, da pra gravar a guitarra usando apenas o adaptador p10/p2, ou é necessário ter uma interface usb?
    Usar o Guitar Rig, Amplitube...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Apple Mini ou Dell?