Gravar vídeo com som e imagem de qualidade.

Autor Mensagem
Judeu
Veterano
# mai/10


Olá, minha duvida é a seguinte pessoal, tenho um blog e gostaria de postar vídeos meus nele, tocando catando e vez ou outra apresentando questões sociais vistas em minhas aulas de Direito. Gosto muito do sistema de gravação das vídeo-aulas do Cifra Club, como funciona o sistema empregado por vocês?Desde o tipo de câmera passando pelo sistema de som e sua captação até a acústica da sala caso seja necessário posso apresentar as dimensões do local onde gostaria que fosse feito os vídeos.

Caso já tenha tópico parecido,peço a compreensão de todos desde já, pois fiz a pesquisa e não achei tópico que correspondesse às minhas duvidas.

Obrigado e Inté.

Minow
Veterano
# mai/10 · Editado por: Minow
· votar


Judeu
Não tenho nada a ver com a administração do Cifraclub, mas trabalho com cinema e acho que posso te ajudar.
Pelo que eu entendi, você quer uma coisa de maior qualidade, isso é ótimo. Mas é aquela coisa, tudo depende do quanto você está disposto a gastar.

Vou dizer o que eu acho indispensável pra uma qualidade boa:
-Uma câmera (duh)
-Equipamento básico de luz.
-Uma interface de som.
-Bons microfones.
-Uma boa sala. Não precisa ser um estúdio, mas não custa dar uma tratada.

Além do computador, é claro, a não ser que você pretenda gravar tudo por fora e usar ele só pra editar.

Câmera é uma coisa cara, mas barateou muito e existem opções boas por um preço razoável. Apenas tenha em mente que aqui no Brasil você vai pagar 5x o preço de qualquer coisa. Então o ideal seria comprar de fora ou pedir pra alguém trazer.
O tipo de câmera vai depender é claro do quanto você quer gastar e principalmente do método de gravação.

Suas opções são:
-Gravar o áudio no pc e a imagem na câmera e sincronizar depois.
-Gravar imagem e som direto no pc (via FW).
-Gravar imagem na câmera e o som em um gravador digital e sincronizar por timecode.
-Igual o acima, mas fazer o sync com uma claquete (pode ser batendo uma palma também).

Obs:
-Câmeras muito pequenininhas não costumam ter timecode.
-Interfaces de som comuns também não tem, apenas gravadores digitais externos (tem uns baratos tipo Zoom H4).
-Microfone de câmera é o mesmo que nada pra gravação, mas pode ser legal pra gravar uma guia e ajudar com o sync.

Enfim, tente ser o mais específico possível que eu te ajudo no que puder.

Judeu
Veterano
# mai/10
· votar


Minow

Hum, entendi.Moro numa casa com pequena, o computador fica no quarto que é bem quadrado e com uma única janela, fica bem iluminado pois as paredes são brancas. Minha ideia inicial é a seguinte. Eu gravaria de frente ao computador, com a câmera de foco frontal a minha face, dando um estilo de webcam.Podemos então abaixar o custo de iluminação certo, ou por não ser o principal compraria como secundário, ok?! Acho interessante o modo de gravação que você disse :
-Gravar imagem e som direto no pc (via FW).

Esse tal de FW, já me amedronta, tem nome de coisa cara.Essa coisa do custo até então não tenho muito problema,mas tenho dinheiro suado então vai devagar. Custo X beneficio! Custo X beneficio! ^^
Sobre o assunto de encomendar do exterior,tenho família nos EUA então, era só você me indicar câmeras que você ache legal que eu faria uma pesquisa.A, você mencionou microfones gostaria que eles fossem pouco visíveis.


Obrigado foi de grande ajuda.
Inté.

Minow
Veterano
# mai/10 · Editado por: Minow
· votar


Judeu
Podemos então abaixar o custo de iluminação certo

Errado. Luz de casa é bem diferente do que a iluminação que se vê em cinema/tv. As pessoas podem achar frescura, mas depois não conseguem entender porque não conseguem uma qualidade perto da que querem (claro que saber iluminar é tão importante quanto o equipamento).

ou por não ser o principal compraria como secundário, ok?!

Aí sim.

Esse tal de FW, já me amedronta, tem nome de coisa cara.

Hahahaha, não se assuste! FW = FireWire.

tenho família nos EUA então, era só você me indicar câmeras que você ache legal que eu faria uma pesquisa.

Aí, sinceramente, é mais com você do que comigo. As câmeras que eu conheço melhor acho que vão passar um pouco da sua faixa de preço, e de qualquer jeito eu não trabalho na parte de fotografia, trabalho com som. ^^
O lance é correr atrás de uma HD que tenha uma lente legal. Procure as Sony, Panasonic, Canon, marcas direitas mas que também fazem câmeras para públicos não profissionais.
Dica: Gaste o máximo possível na câmera mais simples possível. Você provavelmente não vai usar aqueles recursos inúteis que encarecem produtos baratos. Ao gastar mais dinheiro numa câmera aparentemente simples, esse custo vem de algum lugar, geralmente de uma lente melhor ou de um corpo mais parrudinho.

Comece a pesquisar por exemplo na www.bhphotovideo.com

você mencionou microfones gostaria que eles fossem pouco visíveis.

Ok, mas pra gravar tocando e cantando ao mesmo tempo, acho difícil conseguir uma qualidade legal sem mostrar um mic. Se for só pra falar, um microfone já resolve.
Eu investiria por exemplo em um condenser de cápsula pequena, cardióide, que poderá ser usado pra gravar tanto o violão quanto a voz (sem aparecer).
Se você não sabe como é, eles tem essa aparência. Não se assuste com o preço, é só uma referência. A Audio Technica, AKG, Rode, devem ter mics desse tipo por um preço mais em conta.

Isso te resolveria muita coisa, mas pra ter uma qualidade mais legal de violão + voz seria ideal um mic só pra a sua voz. Você pode usar um dinâmico sorvetão na sua frente (aparecendo) ou um mic de lapela pra ficar menos visível. Note que os mics de lapela pra terem uma qualidade legal são caros pra c@$#%&. Uma cápsula boa custa cerca de $300, isso é só a cápsula, sem o mic. Claro que dá pra comprar outras mais baratas, até sistemas inteiros que custam esse preço (umas belas bostas) mas nem essas de $300 tem uma qualidade comparável a um mic grande, então eu repensaria o negócio do microfone fora de quadro.

Vamos lá, assim a gente vai afunilando suas opções.

Judeu
Veterano
# mai/10
· votar


Minow

Eu observei algumas HD, vi uma Canon, e uma Aiptek.
Você disse que o negócio é comprar uma mais simples possível, Aiptek?!
A luz creio que já resolvi o problema, ou não, encontrei uma HQI com luz branca muito forte jogada aqui em casa, tem serventia?

Sobre os microfones, os utilizados nas gravações das vídeo-aulas, você observou? São interessantes não?!
Microfones de lapela são uma boa escolha, não me importaria em gastar em um sistema bom.

E como vamos passar isso tudo para o computador?

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


Judeu
Acho essa Canon mais digna.

24p and 30p Frame Modes

Isso é legal.

A luz creio que já resolvi o problema, ou não, encontrei uma HQI com luz branca muito forte jogada aqui em casa, tem serventia?

Tem! Dá pra botar uns papéis em cima pra fazer uns difusores ou filtros, dá pra usar sim.

Sobre os microfones, os utilizados nas gravações das vídeo-aulas, você observou? São interessantes não?!

Não vi. Só cheguei a ver uma quando elas apareceram, de curiosidade. Como eles são?

E como vamos passar isso tudo para o computador?

Então, esse é outro passo importante, uma interface de som. Você pode usar uma tipo Presonus Audiobox, ou Fast Track Pro. São bem baratinhas. Tem opções melhores, mas essas vão funcionar muito bem.

Microfones de lapela são uma boa escolha, não me importaria em gastar em um sistema bom.

Uma dica aqui é: se você puder comprar uma com fio, compre. As sem fio são MUITO caras, e é ou 8 ou 80, ou elas são vagabundíssimas (umas de $400) ou custam $3000 o sistema, realmente tem pouca coisa no meio.
Ótimo! Custo-benefício = Shure. É o 4x4, segura a onda e tem um bom custo/benefício. Eu não compraria nada mais barato que isso, realmente tá no limite.
Se quiser olhar uns melhores, procura uns AKG (não conheço, nunca usei, mas devem ser tranquilos), Sennheiser (um pouquinho melhor, mas tem uns modelos bem sarapinhos) e Lectrosonics (se você quiser um profissional pra vida toda).
Independente do sistema que escolher, não compre cápsulas vagabundas. A TRAM é uma das melhores marcas de cápsulas que existem por aí. A Beyerdynamic tem cápsulas EXCELENTES, mas elas são um pouco maiores e mais visíveis.
A Lectro tem umas baratas e boas, coisa de $150. Eu iria numa dessas a não ser que você queira gastar o que vale uma TRAM ou Beyer.

Judeu
Veterano
# mai/10
· votar


É, muito obrigado.Agora é a hora do investimento.


Obrigado.
Inté, parceiro!

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


Judeu
Por nada, boa sorte!
E busque outras opiniões, elas podem diferir das minhas! (:

Casper
Veterano
# mai/10
· votar


Tem um brinquedinho da zoom:

http://www.soundmakesthemovie.com/

Que penso que é a forma mais
econômica de se fazer um vídeo.

Judeu
Veterano
# mai/10
· votar


Minow

Ah, claro ainda tenho esperança que o pessoal do Cifra Club apresentem o sistema que eles usam.E demais comentários.


Casper

Ó que legal cara, a propaganda e boa e o preço também, agora, será que é bom realmente?!Veja

Acho que de primeira instancia vou comprar um desses para testar, acho que compensa.

T-Rodman
Veterano
# mai/10
· votar


Se essas specs te servirem:
Built-in stereo condenser microphones with X/Y configuration for true stereo imaging
Get up to 1 hour of video with bundled 2GB SD card
Accepts up to a 32GB SDHC card for 16 hours of video
Video resolution of 640 x 480 at 30 frames/sec (MPEG-4 SP)
Includes on-board editing software, YouTube uploader software, Apple Quicktime, TV cable, softcase, windscreen, 2GB SD card, two AA Batteries


hoje, qualquer câmera digital grava em 640x480. A diferença na maioria das vezes é a captação do som que é ruim, e que, profissionalmente se ajustaria com um condensador.
O problema é: esse zoom você consegue colocar um fone de ouvido nele para ouvir e medir o volume do microfone?

Em antigas câmeras s-vhs da Sony tinha recurso do gênero - de se adicionar microfone externo, de se usar fone de ouvido e regular o nível da captação de som - mas nos modelos DV, pelo menos nos mais baratos, esse recurso sumiu.

Já vi que saída para fone de ouvido pra você ouvir o que está sendo captado existe, mas o controle de volume só tem opção de baixa captação, alta captação e automático. Se houver muita variação de volume em uma gravação, o som pode se comprometer por não haver um controle para isso.
No mais, realmente, é uma solução mais barata do que uma webcam que grave em 640x480 (30fps) ou mais, adicionado um microfone condensador USB, um fone de ouvido e um notebook - que seria a solução básica que me veio em mente.

amplexos

T.

kyo_ryo
Veterano
# mai/10
· votar


Judeu
Acho que o melhor seria a combinação de alguma Handycam HD com entrada para mic externo e um gravador Zoom H4N. Se quiser pode adicionar até mais dois microfones no H4N, salvo engano inclusive condensadores.

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


T-Rodman
profissionalmente se ajustaria com um condensador.

As pessoas tem essa impressão mística de que microfones condensadores são necessariamente bons ou "profissionais".
Esse gravadorzinho é feito pra gravar videos pro YouTube com uma qualidade um pouco melhor que uma webcam, só isso.

Em antigas câmeras s-vhs da Sony tinha recurso do gênero - de se adicionar microfone externo, de se usar fone de ouvido e regular o nível da captação de som

Toda câmera continua tendo isso, mas essas muito pequenininhas não. Mas eu penso que seja inútil, você pode gravar o som por vias externas e sincronizar com o áudio embutido por via de uma palma por exemplo.

kyo_ryo
Entrada pra microfone é uma boa quando você está mandando o áudio de algum preamp, eu faço isso direto, mas nunca vou plugar o microfone direto na câmera. Se for usar um H4 não tem porque plugar ele na câmera, já que a idéia dos gravadores digitais é ser um sistema à parte, como os DATS ou gravadores de 3/4.
Como as câmerazinhas pequenas não tem timecode, dá pra fazer o sync pelo som onboard.

As idéias que o pessoal deu acima são válidas, mas é complicado gravar um video de qualidade com apenas um microfone, por isso eu dei opções um pouco mais profissionais, já que o Judeu pareceu querer mais qualidade.

T-Rodman
Veterano
# mai/10
· votar


As pessoas tem essa impressão mística de que microfones condensadores são necessariamente bons ou "profissionais".
Esse gravadorzinho é feito pra gravar videos pro YouTube com uma qualidade um pouco melhor que uma webcam, só isso.

Da forma que você fala, parece que é melhor então pegar uma câmera digital e filmar só, porque não vai ajudar em nada o sistema de som da Zoom, que é a única coisa diferente de uma câmera digital atual.

Parece que gravar o audio separadamente e sincronizar não é o intuito do requerente - e é dessa forma que estou pensando em outras soluções.

Ainda assim, pensando nessa linha, o que eu indicaria para ele seria:
webcam que grave em 640x480 (30fps) ou mais, adicionado um microfone condensador USB, um fone de ouvido e um notebook.

Isso acabaria sendo uma workstation barata de captação de vídeos para youtube, similar a sistemas de podcast que são vendidos por aí, com a adição do vídeo, que qualidade razoável, só. Pelo menos, incialmente não haveria tanto a necessidade de edição.

Certamente a solução do cifraclub já é um estúdio com utilização de câmeras HD, captação profissional de som com lapela, ou condensadores direcionais, ou condensadores de ambiente - cujo orçamento de qualquer coisa dessas é bem salgado para os padrões caseiros.

Agora também, além do know-how e da criatividade, hoje em dia falar o que é ou não profissional é complicado. Essa web-série que ficou famosa na internet, por exemplo, foi gravada inteiramente em uma câmera digital Panasonic em 640x480. E esses mesmos episódios são vendidos em DVD:



Minow
Veterano
# mai/10 · Editado por: Minow
· votar


T-Rodman
Da forma que você fala, parece que é melhor então pegar uma câmera digital e filmar só, porque não vai ajudar em nada o sistema de som da Zoom, que é a única coisa diferente de uma câmera digital atual.

Mas é melhor mesmo, e gravar o som por uma via externa, com um microfone de verdade.

Parece que gravar o audio separadamente e sincronizar não é o intuito do requerente

Por que não? É a melhor opção que existe, inclusive em meios profissionais e é usada desde o início do cinema falado até hoje.
Eu insisto nos dois microfones porque O diferencial pra os videos comuns do YouTube seria uma mixagem melhor, coisa que com um microfone (ainda mais um desses) fica difícil de conseguir.

Ele pediu qualidade, video tipo o dessa menina qualquer um faz (som péssimo de microfone de câmera).

Certamente a solução do cifraclub já é um estúdio com utilização de câmeras HD, captação profissional de som com lapela, ou condensadores direcionais, ou condensadores de ambiente - cujo orçamento de qualquer coisa dessas é bem salgado para os padrões caseiros.

Mais ou menos.
O padrão profissional de gravação por exemplo pra um público profissional é o que? Um gravador que custa pra lá de 5 mil dólares (duvido que o CifraClub tenha).
Mas existe a opção custo/benefício, que apesar de ter os prés de merda, tem timecode, grava multipista e custa coisa de $300.
Muita diferença, certo?
Aplique o "custo-benefício" pra tudo. Não sai muito caro e você não precisa nivelar por baixo (porque comprar uma webcam pimpada tipo essa da Zoom é nivelar por baixo sim).

hoje em dia falar o que é ou não profissional é complicado.

Discordo. Ainda mais se tratando de video, é bem fácil.

El_Cabong
Veterano
# mai/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


Eu estou pensando em comprar pra mim uma filmadora Full HD, e hoje os preços delas estão bem acessíveis. A qualidade das imagens são excelentes, mas com relação ao audio, parece que as filmadoras pararam no tempo.

Eu estava vendo a Filmadora Sony Full HD - HDR XR100 (R$1590), mas além dela ter aqueles microfones embutidos, A Sony não se dá o trabalho nem de separá-los mais, para que o stereo fique mais evidente (poderiam colocar por exemplo um mic do lado liso da máquina, e o outro do outro lado dela, na ponta do visor / assim ficariam bem separados)...
... E também não tem entrada para microfones externos. O ideal seria além de ter entrada para microfones, ter também uma entrada "Line-in" aí poderia-se ligar alí uma mesa de som.

Assim. Pra gravar vídeos com som decente, só resta fazer o que o Minow disse. gravar o aúdio separado e depois sincronizar.

kyo_ryo
Veterano
# mai/10
· votar


Minow
Se for usar um H4 não tem porque plugar ele na câmera,
O H4 ou o microfone? Eu estava sugerindo ligar o microfone no H4 e dele para a câmera. Isso se ele quiser que já saia tudo junto. Eu também preferiria separado.

T-Rodman
Veterano
# mai/10
· votar


Eu estava vendo a Filmadora Sony Full HD - HDR XR100 (R$1590), mas além dela ter aqueles microfones embutidos, A Sony não se dá o trabalho nem de separá-los mais, para que o stereo fique mais evidente (poderiam colocar por exemplo um mic do lado liso da máquina, e o outro do outro lado dela, na ponta do visor / assim ficariam bem separados)...
... E também não tem entrada para microfones externos. O ideal seria além de ter entrada para microfones, ter também uma entrada "Line-in" aí poderia-se ligar alí uma mesa de som.

- é o que eu falo. Na mesma faixa de preço no passado era o que uma câmera s-vhs tinha. E hoje uma DV na mesma faixa de preço não tem.

Outra solução pra quem tem câmera analógica e quer montar um sistema: usar o vídeo-out dela em uma placa de captura de vídeo. Daí o audio daria para usar uma interface com pré-amp e um condensador barato. Esse esquema consegue-se 640x480 também. Daí tem de ser PC de mesa, com HD de pelo menos 7200RPM, mas tem perigo de ter dropped frames na captura. Era a solução 'barata' usada há uns 10 anos atrás. Eu usava dessa forma, nessa época. Nem tinha Hollywood studio pra facilitar a vida, coisa que hoje um windows movie maker faz melhor, rs. (o software na época só tinha o Adobe Premiere 1.0)

amplexos

T.

Minow
Veterano
# mai/10 · Editado por: Minow
· votar


El_Cabong
mas com relação ao audio, parece que as filmadoras pararam no tempo.

Isso é comum, mesmo uma Red ou Silicon de dezenas de milhares de dólares vai ser assim.
Microfone de câmera não existe.

Câmeras que tem um microfone onboard legal pra fazer uma guia são as Sony EX3, por exemplo, mas não dá pra usar o mic pra nada muito profissional (diferente da câmera que é bem boa).

kyo_ryo
Eu estava sugerindo ligar o microfone no H4 e dele para a câmera.

Sim, eu entendi. Não tem muito porque mesmo, separado é muito melhor e mais prático.

El_Cabong
A Sony não se dá o trabalho nem de separá-los mais, para que o stereo fique mais evidente (poderiam colocar por exemplo um mic do lado liso da máquina, e o outro do outro lado dela, na ponta do visor / assim ficariam bem separados)...

O correto é eles ficarem juntos mesmo. É um sistema bem comum de stereo, que não gera delay (e portanto, cancelamento). Se botar um de cada lado da câmera, dependendo do posicionamento da fonte sonora, a distância entre eles vai gerar um atraso mínimo de alguns ms, o bastante pra quebrar tuas pernas. Dessa maneira que eles fazem você tem um espaçamento perfeito e zero de cancelamento.
Pode crer que a Sony não errou nessa.

... E também não tem entrada para microfones externos.

Isso é uma merda mesmo, mas essas camerazinhas pequenas nunca tem. E não tem timecode também, então o jeito é fazer o sync na mão.

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


T-Rodman
Outra solução pra quem tem câmera analógica e quer montar um sistema: usar o vídeo-out dela em uma placa de captura de vídeo.

Dá pra fazer isso via firewire!

El_Cabong
Veterano
# mai/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


Minow
Dessa maneira que eles fazem você tem um espaçamento perfeito e zero de cancelamento.

É verdade!
Os microfones juntos eliminam o cancelamento de fase, mas a impressão que eu tenho (posso estar enganado) é que com este posicionamento, a sensação estéreo não parecerá real, pois os nossos ouvidos naturalmente tem uma distância um do outro de (+/- 8cm), e estão posicionados (um na direção oposta do outro), ou seja, nós já estamos acostumados a ouvir o meio ambiente deste jeito, e com todos os cancelamentos de fase que isto acarreta.

O que vai realmente estragar tudo, é ouvir este audio num equipamento mono (que some "fasorialmente" as ondas sonoras dos dois canais num falante só). Deve ser por isso que eles preferiram este posicionamento nas filmadoras (hoje em dia muita gente assiste vídeo em celular, no vídeo e no falante do MP4, ...)

El_Cabong
Veterano
# mai/10
· votar


... Ainda com relação a separação de (+/- 8cm)
O mais fantástico de tudo isso é que os nossos ouvidos percebem os atrasos de ms, as pequenas diferenças de volume, e até os eventuais cancelamentos de fase. E assim fazem com que o nosso cérebro (que aprendeu a trabalhar com esta seperação) perceba a direção em que está vindo o som.

Minow
Veterano
# mai/10 · Editado por: Minow
· votar


El_Cabong
Os microfones juntos eliminam o cancelamento de fase, mas a impressão que eu tenho (posso estar enganado) é que com este posicionamento, a sensação estéreo não parecerá real, pois os nossos ouvidos naturalmente tem uma distância um do outro de (+/- 8cm), e estão posicionados (um na direção oposta do outro), ou seja, nós já estamos acostumados a ouvir o meio ambiente deste jeito, e com todos os cancelamentos de fase que isto acarreta.

Não é por aí.
Esse espaçamento cria uma imagem ainda mais aberta do que microfones separados. Eles criam um ângulo de 90º entre si, então o som que vem do meio na verdade vem de maneira off axis mas é somado pelos dois microfones.

É a melhor maneira de organizar os microfones assim, esse método é usado pra gravar ambientes em stereo, orquestras, overheads de bateria, basicamente qualquer coisa stereo.


Deve ser por isso que eles preferiram este posicionamento nas filmadoras (hoje em dia muita gente assiste vídeo em celular, no vídeo e no falante do MP4, ...)

Não, esse posicionamento é o padrão, não é gambiarra nem pior do que qualquer outro. É o melhor formato que existe pra stereo com dois microfones.

Pode crer que funciona, a Sony não é boba não.

E assim fazem com que o nosso cérebro (que aprendeu a trabalhar com esta seperação) perceba a direção em que está vindo o som.

Na verdade é exatamente o retardo que faz com que a gente consiga saber a localização da fonte sonora.
A partir de 5ms de atraso a gente ainda não consegue perceber dois sons distintos em termos de tempo, mas sim em termos de espaço.
Basicamente o som que a gente ouve primeiro no espaço é o que vem direto da fonte sonora, o resto é apenas espacialização deste mesmo som, que chega com um atraso mínimo e portanto o entendemos como uma coisa só.
Isso é um fenômeno chamado efeito haas.

macaco veio
Veterano
# mai/10
· votar


Uma camara muito boa e relativamente barata por ainda usar Tape e' a Canon Vixia hv20 hv30 , tem tudo isso, time code, entrada externa de mic estereo, white balance manual, etc. Eu tenho uma e nao me arrependo e eu penso que apesar de usar fita eu obtenho o video com pouca compressao de DV. Apesar de pouco pratico pra passar pro computador por outro lado tem varias opcoes de software. Pra ter qualidade tem que ter camara boa (high definition). Acho que cameras tipo essa da Zoom e' meio que enganacao. Se o colega do post tem parentes que pode comprar no exterior eu sugiro olhar na loja da internet chamada Newegg, e' a loja preferida dos americanos, a BHphoto e meio enrolada.

guitarg3
Veterano
# mai/10
· votar


up pra ler amanha :D

leticia123
Veterano
# jul/10
· votar


Gente eu tento gravar videos mas o audio fica horrivel
oq eu faço?

Iversonfr
Veterano
# jul/10
· votar


leticia123

Voce precisa de uma interface de áudio e um microfone bom, aí voce grava o video e o audio ao mesmo tempo depois sincroniza os dois em algum programa tipo o Vegas. Audio de camera sempre deixa a desejar.

leticia123
Veterano
# jul/10
· votar


¬¬
eu estava tentando gravar na camera mesmo
vou ter que comprar um microfone -_-

obg mesmo

vlw

leticia123
Veterano
# jul/10
· votar


só uma pergunta como sincroniza?

Iversonfr
Veterano
# jul/10
· votar


leticia123

Tem vários programas de edição. Um dos mais conhecidos é o Vegas. Voce abre ele, importa o áudio e o video separados, aí voce vai ajeitando "na mão" mesmo até acertar a sincronia certinho. Voce ta querendo gravar o que?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravar vídeo com som e imagem de qualidade.