Dúvida - Posicionamento de Caixas Sony SS-B3550AV para "monitoração" de gravações.

    Autor Mensagem
    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: The Root Of All Evil


    Olá a todos,

    Aqui em casa eu uso um aparelho de som da Sony ligad ao PC, para ouvir música, tocar guitarra, fazer gravações, ect etc...

    As caixas são estas da foto (mas as fotos não são as da minha caixa ehehe)

    http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=102193034_4632.jpg&v=E



    http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=106266257_9411.jpg&v=E




    Embora não seja o equipamento mais adequado pra fazer monitoração, gravação, mixagem timbragem e etc, eu gostaria de saber qual seria aposição mais adequada para que eu deixasse as caixas.

    Eu gostaria de saber, o mais próximo que este equipamento pode me proporcionar, o real timbre e volume das minhas gravações.

    Eu costumava deixar as caixas viradas 90 graus para as paredes laterais, com os falantes direcionados para os meus ouvidos, no chão, uma cada em cada canto do quarto e eu no centro das duas, mas hoje, resolvi coloca-las num suporte mais alto e notei uma grande diferença nos timbres!

    _ ô _

    Esquema:

    Eu = ô

    caixas = _


    Então que gostaria de saber se o ideal seria mante-las elevadas, na altura dos meus ouvidos, ou no chão mesmo.

    Ou entãos e alguém tem alguma dica de melhor aproveitamento deste equipamento.


    Lembrando que música é hobby e to sem dinheiro, então não me mandem comprar nada! Pra ouvir música e tocar guitarra elas me servem bem, eu só gostaria de ter alguma melhoria nas gravações, com estas medidas simples, porém que parecem de grande importância.


    Valeu ai.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Tipo, o som mudou muito e ao meu ver ficou bem melhor, depois que botei elas mais altas, mas eu queria saber se este som é mais próximo do real do que quando elas estavam no chão.

    Minow
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Minow
    · votar


    The Root Of All Evil
    Elas devem ficar na altura da sua cabeça, e você deve posicionar elas com um espaço razoável entre elas, coisa de 1,5m deve dar aí. Você tem que ir testando no seu quarto pra achar algo próximo de um sweet spot.
    O ideal seria que não tivesse uma parede vazia exatamente atrás de você, se possível posicione elas viradas pra algo bem difuso, como uma prateleira com livros ou coisa do tipo.

    Tipo, o som mudou muito e ao meu ver ficou bem melhor, depois que botei elas mais altas, mas eu queria saber se este som é mais próximo do real do que quando elas estavam no chão.

    Sim, quem fica no chão é o subwoofer.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    Minow
    Elas devem ficar na altura da sua cabeça, e você deve posicionar elas com um espaço razoável entre elas, coisa de 1,5m deve dar aí.

    Beleza, agora então está exatamente assim!

    Você tem que ir testando no seu quarto pra achar algo próximo de um sweet spot.

    E como eu vou saber quando achar? =D

    O ideal seria que não tivesse uma parede vazia exatamente atrás de você

    AHahah pior é que tem exatamente isso :P
    Que que eu faço? Encho de tralhas?

    se possível posicione elas viradas pra algo bem difuso, como uma prateleira com livros ou coisa do tipo.

    Então elas não tem que ficar viradas diretamente pros meus ouvidos? Achar algo difuso aqui no meu quarto é bem fácil, mas ai elas ficariam em diagonal, é assim?

    Valeu, Mimow!

    Minow
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    E como eu vou saber quando achar? =D

    Deve ser mais ou menos onde eu falei.
    O negócio é pra qual lado posicionar as caixas, mas como você não vai mudar o computador de lugar e quer ficar de frente pra tela, é isso mesmo.

    AHahah pior é que tem exatamente isso :P
    Que que eu faço? Encho de tralhas?


    Aqui também, é uma merda.
    Encher de tralhas é uma boa. Pendurar um cobertor na parede pode ser legal também, qualquer coisa pra evitar a refração do som lá. Você é baterista, sabe quando você toca na frente de uma parede reta e ouve o som do bumbo voltando? Acho que é das piores coisas pra um baterista, acusticamente falando. É tipo isso.
    Não tem jeito, quartos são péssimos pra qualquer coisa desse tipo, pra mim é pior ter um quarto zuado do que caixas não fiéis. A caixa você acostuma, sabe no que ela sobra ou peca, mas quarto... aí é foda.

    Então elas não tem que ficar viradas diretamente pros meus ouvidos?

    Sim, mas não precisa exagerar.

    Achar algo difuso aqui no meu quarto é bem fácil, mas ai elas ficariam em diagonal, é assim?

    Não precisa virar muito elas não, mas é isso mesmo.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Minow
    Aqui também, é uma merda.
    Encher de tralhas é uma boa. Pendurar um cobertor na parede pode ser legal também, qualquer coisa pra evitar a refração do som lá. Você é baterista, sabe quando você toca na frente de uma parede reta e ouve o som do bumbo voltando? Acho que é das piores coisas pra um baterista, acusticamente falando. É tipo isso.
    Não tem jeito, quartos são péssimos pra qualquer coisa desse tipo, pra mim é pior ter um quarto zuado do que caixas não fiéis. A caixa você acostuma, sabe no que ela sobra ou peca, mas quarto... aí é foda.


    Sei coé!!
    Neste momento tem um colchão exatamente atrás de mim, encostado lá na parede, porque dormi com ele no chão pra aproveitar ainda mais o frio, vou tirar ele pra ver a diferença!

    Então elas não tem que ficar viradas diretamente pros meus ouvidos?

    Sim, mas não precisa exagerar.

    Achar algo difuso aqui no meu quarto é bem fácil, mas ai elas ficariam em diagonal, é assim?

    Não precisa virar muito elas não, mas é isso mesmo.




    Valeu, Mimow!
    Vou testar aqui. Só de mudar a altura delas já deu uma grande diferença, tava ouvindo umas mix antigas aqui e notei com muita ênfase algumas falhas apontadas pelos outros, de timbre e de diferença de volumes (no caso dos baixos e bumbos)

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Pra monitor de referência, o correto realmente é na cabeça.
    Aqui em casa:
    http://picasaweb.google.com/tearodman/House#5450127921214793970

    Realmente é caro pacas comprar uma caixa de referência, mas talvez você consiga algum resultado (como você já sentiu melhoras só no posicionamento) - deixando o som mais 'flat' possível.
    Não adianta ligar todos os efeitos no equalizador do aparelho, que pra fazer o som original, o negócio é fazer o melhor no 'flat', fazer que a música não estoure a caixa no flat, para depois finalizar ela e ouvir depois com as equalizações de plugins do winamp ou WMP por exemplo.

    Em tese é esse o serviço de um monitor de referência. A outra coisa é o som limpo, tão limpo que você escuta outros barulinhos em músicas produzidas em estúdio, discos e afins, que parece que somem quando se escuta em um fone de ouvido comum, ou mesmo no carro, nas caixinhas do PC, no microsystem, etc. Isso é outra coisa legal de um monitor de referência.
    Outra coisa que também tem em um monitor de referência é que por mais alto que esteje o volume, a caixa não estora, como é bem comum em vários sistemas de casa.

    De outro lado, estava hoje em uma loja de disco, logicamente comprando CD pra ouvir barulhinho nos monitores, e tava lá tocando uma música do A-HA. E estava muito agradável. Fui olhar a caixa, e era uma Sony - mas aquelas Sony da época em que um conjunto modulado completo tinha o preço de um golzinho lá por 82/83. Eu tenho 2 primos que tem conjuntos desses, e putz, como é gostoso escutar música neles, mesmo que eles não sejam monitores, que dão uma experiência diferente na hora de se ouvir.

    Eu me lembro que eu passava dias na casa deles, deitado na frente de uma caixa dessas, ouvindo discos de vinil inteiros, rs. Em casa, na época, eu tinha CCE, eca.

    amplexos

    T.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    T-Rodman
    Não adianta ligar todos os efeitos no equalizador do aparelho, que pra fazer o som original, o negócio é fazer o melhor no 'flat',

    Ah sim, com certeza!
    Eu desligo todas as opções possíveis de alteração do aparelho.

    CARAMBA, muito irada tua casa! Deu até medo de tanta coisa :P

    Outra coisa que também tem em um monitor de referência é que por mais alto que esteje o volume, a caixa não estora, como é bem comum em vários sistemas de casa.

    Neste ponto as caixas tão atendendo bem! Treme a casa toda no volume máximo, mas não ouço aqueles som estourado, que acontece nos fones de ouvido e caixinha de PC.

    De outro lado, estava hoje em uma loja de disco, logicamente comprando CD pra ouvir barulhinho nos monitores, e tava lá tocando uma música do A-HA. E estava muito agradável. Fui olhar a caixa, e era uma Sony - mas aquelas Sony da época em que um conjunto modulado completo tinha o preço de um golzinho lá por 82/83. Eu tenho 2 primos que tem conjuntos desses, e putz, como é gostoso escutar música neles, mesmo que eles não sejam monitores, que dão uma experiência diferente na hora de se ouvir.

    Eu me lembro que eu passava dias na casa deles, deitado na frente de uma caixa dessas, ouvindo discos de vinil inteiros, rs. Em casa, na época, eu tinha CCE, eca.


    Ehehehe caixas vintage :P

    amplexos

    Só sei o que é isso porque estudei anfíbios na universidade :P

    Falou ai, amplexos pra você também, valeu pelas dicas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida - Posicionamento de Caixas Sony SS-B3550AV para "monitoração" de gravações.