Esquema Samples ao vivo

    Autor Mensagem
    Kallau
    Veterano
    # mar/10


    Apesar de tantos tópicos sobre esse assunto, nenhum conseguir sanar 100% de minhas dúvidas, então lá vai:


    Seguinte. Não sou leigo nem expert, tenho uma noçãozinha.
    A nível de informação:
    Tenho uma Fast Track Pro, um note mediano-bom.

    Eu queria saber como faz (nos mínimos detalhes (programas utilizados, como ligar o headphone, etc)) para se usar samples ao vivos.
    Acabo de gravar uma música com minha banda. Com alguns vários efeitos, que não são imperceptíveis, e não sei como exatamente usá-los em uma apresentação.
    Pra criar tais efeitos usei o Reason.

    Que programa uso, pra mandar o metrônomo pro baterista ?
    Como que faz pra disparar ele (simplesmente play, apertando espaço ?) ?
    No caso dos meu equipamentos possuídos, quais mais tenho que adquirir ?

    Sei que é muita pergunta, haha, mas é que agora que caiu a ficha de que vamos divulgar a musica e não tenho noção de como usar os efeitos numa apresentação.

    Obrigado quem puder me ajudar (:

    guitarg3
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    humm.. uma sugestao eh vc plugar sua placa fast track no pc.. ela tem duas saidas certo? left e right. uma delas vc vai jogar na mesa d som com um cabo p10.. creio q a saida as saidas da placa fast track sejam p10 correto? a outra saida vc vai plugar o fone d ouvido q vai pro baterista.

    Bom, montado o esquema vamos ao software. Pegue um programa multi pista.. pode ser qualquer um.. o q vc tiver mais habituato a usar. Crie duas pistas. Em uma vc vai por os efeitos e no pan dele vai por tudo para o right (presumento que a saida da placa righ vc ligou na mesa). A outra pista vc vai por o metronomo.. e no pan vai colocar tudo no left (presumindo q vc usou a saida left da sua placa d som pra ligar o fone de ouvido). Ai vc pode rodar o programa direto do programa multi pista.. ou se vc prefirir vc exporta esse audio e ae ao vivo ele vai e abre o player e da play. Isso supondo q vc queira q para o publico saia os efeitos e pro batera somente o metronomo. Se vc quiser q saia os efeitos com metronomo pro batera ae eh so vc mexer no pan do efeito, ao inves de colocar tudo no left deixa no meio.

    Acho que da pra entender.. qlqer coisa pergunte.

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Kallau
    Você quer usar MIDI ao vivo, ou só quer usar uma coisa pré feita no Reason?
    São coisas diferentes...
    Se for a segunda opção, eu exportaria como áudio e usaria com algum software tipo Live.

    guitarg3
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    verifiquei q nao é p10 a saida.. ms nada q um adaptador nao resolva =)

    guitarg3
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Minow
    midi q vc diz é o cara ir programando ao vivo neh? acho q no caso dele ele ja tem tudo programado.. soh quer reproduzir o negocio ao vivo pq ele flou q ja gravou a musica e talz

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    guitarg3
    É. É porque tem gente que gosta de fazer ao vivo, é mais quando tem um teclado ao vivo.

    guitarg3
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    sim.. mas ai ja é outro esquema né.. ai o batera nao precisa d metronomo.. pq ai seria mais como mais um musico no palco.. no caso dele axo q precisa d metronomo pq o efeito ja ta programado.. e ae a banda td ta em funçao do tempo do efeito.. se a banda sair do tempo ferrou td hahah.. o q nao aconteceria se tivesse alguem tocando com midi

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    guitarg3

    Mas tem gente que usa comandos midi para disparar os samples já gravados. Assim usa-se um controlador midi em pedal(e o computador pode ficar até fora do palco, pois ninguém precisa usar a interface direto nele). Afinal, os DAWs aceitam comandos midi para várias funções "não-musicais", como play, stop, rec, play once, play loop, pause, etc...

    guitarg3
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ahmm.. nem sabia disso.. sei o básico sobre midi.. malemá sei programa-los haha D: o fruit loops eh muito usado pra esse quesito né?

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    makumbator
    Eu nem pensei nisso, mas é verdade. Tem gente que gosta de sofrer.
    Conheço um camarada que é pianista, o teclado dele parece um painel de avião, cada coisa que você aperta ali faz uma coisa diferente. Acho que é impossível outra pessoa tocar, é coisa de mudar o mapeamento a cada música. Hahahaha

    makumbator
    Moderador
    # mar/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    guitarg3
    Minow

    Tem o contrário também. Pode-se triggar o bumbo da bateria(ou bumbo e caixa por exemplo), para eles darem o tempo via midi para os samplers, que assim acompanham o baterista e a banda ao vivo, e não o contrário. Nesse caso só tem o metrônomo de contagem inicial, depois a bateria entra e assume o tempo, com os samplers seguindo junto. Nesse caso as peças escolhidas da bateria fazem o papel de um tap tempo constante durante as músicas.

    Minow
    Conheço um camarada que é pianista, o teclado dele parece um painel de avião, cada coisa que você aperta ali faz uma coisa diferente.

    Já toquei com vários tecladistas que usam um sintetizador que controla via midi um notebook com o forte carregado de VSTis(Ivory piano, B4, FM8, etc...). Fica legal. O notebook pode ficar com a tela apagada, escondido dos olhos da galera.

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    makumbator
    Sim, é com o Forte que ele usa também. Mas pra cada música ele faz um mapeamento diferente e uns triggers no meio, daí você aperta uma nota lá no meio e ele solta um ataque de metais ou um slide de guitarra. Hahahaha

    Nunca usei o Forte. Eu tenho aqui o Mainstage que é a mesma coisa, ótimo software, mas nunca usei ao vivo.

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Minow

    Pois é, com midi dá pra fazer qualquer coisa, até para programar a abertura da porta da garagem de casa em um preset...hehehe

    Kallau
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    É como o guitarg3 disse, já tenho tudo nos esquema :D
    Não temos tecladista, seria o play e vambora.

    mas tiipo, uma pergunta boba, mas torra minha cabeça.
    Pra iniciar o metronomo com a pista de efeitos, o baterista aperta play ? Tiipo, clica no botãozinho ? Porque imaginando é algo estranho, rs

    guitarg3
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pode-se triggar o bumbo da bateria(ou bumbo e caixa por exemplo), para eles darem o tempo via midi para os samplers, que assim acompanham o baterista e a banda ao vivo, e não o contrário. Nesse caso só tem o metrônomo de contagem inicial, depois a bateria entra e assume o tempo, com os samplers seguindo junto. Nesse caso as peças escolhidas da bateria fazem o papel de um tap tempo constante durante as músicas.


    caramba!! essa eu nao sabia tb! e sai caro pra fazer esse sistema??

    guitarg3
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    mas tiipo, uma pergunta boba, mas torra minha cabeça.
    Pra iniciar o metronomo com a pista de efeitos, o baterista aperta play ? Tiipo, clica no botãozinho ? Porque imaginando é algo estranho, rs


    sim.. ele tem q apertar o play.. por isso q o notebook fica do lado do batera neh.. além d q economiza cabo tb com o fone.. ms eh o batera q controla td.. e eh o mais logico.. pq eh ele q vai controlar o ritmo da musica.. nda mais justo q ele decidir qndo começa a musica

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    guitarg3

    caramba!! essa eu nao sabia tb! e sai caro pra fazer esse sistema??


    caro não é. Mas pode ser um pouco trabalhoso conectar tudo, e fazer a coisa funcionar.

    guitarg3
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    humm vc teria algum esquema de como se faz isso e o q vc precisa ter pra usar isso? pq eu nao faço a minima ideia por onde começar se quiser fazer um esquema desses..

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Gravar em uma DAW uma trilha, seria isso que você gostaria de fazer?

    Porque isso seria possível e fácil de se fazer.

    Antes era o tecladista que fazia algo assim com MIDI.

    Hoje em dia, utilizam DAW mesmo.

    Um exemplo na prática:
    Só tem a vocalista, o guitarrista e um baterista, mas podem notar que tem som de teclado no fundo, e até uma bateria de acompanhamento, mais um efeito tipo palmas. em uma tomada de câmera um pouco mais aberta, vocês conseguem notar uma mesa com o macbook conectado, tocando a base sampleada:


    Seria isso?

    porque em casa eu toco assim.

    Crio uma trilha com baixo, bateria e outros efeitos e toco guitarra e canto pra brincar. Um jeito fácil, pelo menos no Logic, é importar uma MIDI pronta, limpar as faixas de guitarra e voz, mudar os instrumentos para alguma coisa mais agradável do que o som que o MIDI geralmente usa e tocar.
    Gravando voz e guitarra, já fecharia a faixa.

    É coisa do gênero que o exemplo que postei faz, ao vivo.

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    guitarg3

    Teria que ter triggers e conversores na bateria, cabos midi, interface midi, + algum software para controlar tudo.

    http://roland.com.br/roland/produtos/category/13

    Aqui uma batera que tem trigger até nos pratos(ele está usando módulos midi para os sons):

    http://www.youtube.com/watch?v=pLOG-AgJxM4&feature=player_embedded

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Esquema Samples ao vivo