Ruido na Gravação

    Autor Mensagem
    samucarmo
    Veterano
    # mar/10


    To com um ruido na gravação da guitarra, eu estou gravando da seguinte maneira >> guitarra > V-amp 2 > Zoom A2.1u > Computador, quando eu gravo só com a Zoom não tem ruido algum, mais quando uso a V-amp aparece um ruido, aqui está duas gravações, uma só com a Zoom usando um violão de aço > http://www.4shared.com/file/232507385/94ecf788/Violo.html
    e essa com a V-amp usando a guitarra > http://www.4shared.com/file/232510230/a607a1f2/guitarra.html preciso de comprar algum equipamento para acabar com o ruido?
    um direct box ajudaria?

    samucarmo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Po galera, ajuda aew

    Michael_Nsc
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Amigo, esse "ruído" é de falta de aterramento provavelmente.

    Use um equalizador gráfico de 31 bandas, tire toda a frequencia de 65hz, e vê se melhora.

    Outra opção é sempre que for gravar, deixe gravando cerca de 2 segundos de ruído e comece a gravar. Depois aplique um Noise Remover.

    Qual é o software que vc usa pra gravar?

    Abçs!

    samucarmo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    eu uso o sound forge 10 e cubase LE

    teclado_mania
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Bom o sound forge é bem legal, então aplique o noise gate que corta tudo, e que nem o michael falou corte as frequencias abaixo de 120hz.

    A reveja o sistema, pode ser que alguma coisa esteje fazendo ruido(adaptadores mal colocados e tal) semana passada tive que gravar o violão tudo de novo pois o adaptador tava mal encaixado no cabo rca,7 minutos de musica pra nada...

    samucarmo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    cara como que corta as frequencias, onde q vai?
    é na hra da gravação?

    teclado_mania
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    cara como que corta as frequencias, onde q vai?

    Depois, vejo que não sabe muito bem procure no forum, vai em equalizações no programa e lá tem as frequencias corte as que são pro lado esquerdo da 120hz(mais ou menos por ai).

    Já deposi da gravação passe o noise gate...

    Michael_Nsc
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Bom o sound forge é bem legal, então aplique o noise gate que corta tudo, e que nem o michael falou corte as frequencias abaixo de 120hz.

    Cara, não falei pra cortar tudo não! rsrs

    Na verdade, é só a frequencia de 63 hz e suas duas próximas oitavas, 125 hz e 250hz. Essas 3 frequencias são as frequencias da energia eletrica que corre nos fios, algo assim, não me lembro a explicação teórica de cabeça.


    Agora, existem frequencias que não são necessárias nesse tipo de gravação, aí sim entra as frequencias mais graves. Mas depende do tipo de instrumento pra cortar tantas frequencias!

    abçs!

    Michael_Nsc
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    cara como que corta as frequencias, onde q vai?
    é na hra da gravação?


    Depois que vc grava, vc vai editar o audio gravado.
    Vc aplica um equalizador gráfico de 31 bandas, e nele vai ter vários botões para vc aumentar ou diminuir certas frequências. Para cortar uma frequencia, é só diminuir todo o valor dela ao máximo.

    Mais info, acesse esse link aqui <<

    Marco_Uber_Alles
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Existe um plugin muito bom da Waves chamado X-Noise. Usando ele, tu pode cortar esses ruídos chatos de guitarra com distorção, fora ruídos do ventilador do pc, ar-condicionado, respiração e etc (no caso de um som gravado por microfone). Gravei um esqueminha aqui pra te mostrar:

    http://www.4shared.com/file/234218975/53552f5/X-Noise.html

    1º - escuta o arquivo "guitarra sem x-noise". Pode ver que, até os 8 segundos, o ruído 'tá bastante evidente. Depois dos 8 eu fiquei colocando e tirando a minha mão nas ferragens da guitarra, ou seja, fiz o aterramento, que elimina um bocado dos ruídos. Um adendo aqui: caso parte dos chiados da tua guitarra não sejam eliminados ao fazer esse "aterramento", provavelmente tem algo errado na parte elétrica dela, algum mau contato, etc. Enfim, vamo' em frente.

    2º - agora ouve o arquivo "guitarra com x-noise". Pode-se notar que os ruídos estão bastante atenuados, ainda que existentes. É normal que haja ruídos numa distorção, só fica ruim de ouvir mesmo quando aquela guitarra fica "chamando o Zé", né não? Tu liga o troço ali e fica um ruidão "Zéééééé"... Bom, o primeiro passo é deixar uns 5 segundos de ruído rolando sozinho, sem tocar nada. Feito isto, bota o plugin pra agir que ele vai analisar este ruído, captar as freqüencias "malvadas" do teu timbre de guitarra. Posteriormente vem a nossa parte de fazer serviço manual, regulando o nível de redução, threshold, etc.

    3º - O X-noise também mostra o que foi tirado do audio, é o caso do arquivo "frequencias que o x-noise cortou", nele tu pode ver o que foi "sugado" do audio original. Pode perceber que ele também cortou algumas frequencias da guitarra quando é tocada, mas algo muito difícil de ser notado no áudio original, se usado com cautela.

    Falô!

    samucarmo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Galera vlw pela ajuda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ruido na Gravação