problemas com gravação de voz

    Autor Mensagem
    DiogoSnake
    Veterano
    # fev/10


    bom eu tenho um mxl 2003, e to tentando gravar umas vozes aqui.
    mas to encontrando problemas pq o audio ta estourando muito.
    e quando eu tenho q cantar alguma coisa q tenha P ou F mais forte, estoura o mic.

    eu fiz uma telinha anti puff com um pedaço de meia calça.
    será q devo reforçar com uma camada dupla?


    ou devo cantar longe mesmo do mic?


    ps: eu canto com a cara colada na filtro anti puff, q por sua vez fica a uns 5 cm do mic

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    DiogoSnake

    Coloca algum sample ae pra gente ver. Se nao tá clipando, voce ta com anti puff, to achando que talvez o audio esteja bom e voce q ta encanado a toa. De qquer maneira, coloca um compressor e um DeEsser. Abs!

    Michael_Nsc
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Cara, teu microfone ta num suporte Shock Mount? As vezes vibrações mecânicas causam esses estouros no audio. Até mesmo vibração do cabo pode causar estouros no microfone condensador.

    Outra coisa: o ganho da mesa não ta muito alto? O volume da mesa tem que estar em 0dB, e o ganho vc regula aos poucos, até o audio ficar bom. Esses microfones geralmente não pedem muuuuuuuito ganho.

    Abçs!

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: AndrewMcPherson
    · votar


    trata-se de MIC condenser....tome as seguintes precauções:

    01. preparação
    a) verificar se o ganho da mesa (nas passagens mais altas) não ultrapassa 0.0 dBFS... Passando disso terá distorção analógica, e se fo direto na placa de som, será distorção digital...que é pior ainda.
    b) verificar se seus cabos estão em perfeito estado de funcionamento, inclusive quanto às polaridades e alimentação phantom.
    c) verificar se o equipamento está aterrado devidamente para evitar ruídos elétricos ao máximo.
    02. cantar
    a) mesmo usando o kit anti-puff, nessa distância de 5cm para o MIC e distância nenhuma entre a fonte sonora (boca) e a barreira do kit.....você terá problemas com consoantes P e B e F...e provavelmente uma sibilância se vc costuma pronuncia o S forte.
    b) afaste a fonte sonora entre 15 e 30cm e observe os resultados, com certeza eles melhorarão.

    espero ter ajudado.
    abs

    DiogoSnake
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    vou dar uma checada com essas dicas vlw galera, de qualquer forma, tá aqui um sample do audio. escutem e vejam se tá bom ou se a qualidade tá baixa mesmo


    http://www.4shared.com/file/216957673/f594e0fc/sampe.html

    ta no 4shared então dá pra dar play sem ter que baixar.

    ouçam ai e me digam

    Michael_Nsc
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Acho que ta com muito agudo. Entre 10kHz e 16 Khz dá uma calibrada.

    Fora isso tá bem legal!

    DiogoSnake
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    po vlw vou dar uma equalizada. mais alguem quer dar uma opinião?

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    neste sample que vc disponibilizou tenho algo a dizer:

    01) em primeiro lugar...foi gravado em estéreo...a voz é mono e fica localizada no centro do PAN...não sei a razão pela qual você decidiu fazer dessa maneira....mas não é o normal fazer dessa forma.

    02) a sibilância na voz é presente em alguns trechos...pode ser reduzida com um de-esser...ou equalização corretiva na banda de agudos.

    03) faltou fazer os cortes com filtros hi-pass como também os low-pass na banda de ar...pra reduzir um pouco a aspereza dos agudos...acima dos 12kHz.


    tirando pequenos problemas de técnica....tá muito bom.

    abs

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    AndrewMcPherson
    ...a voz é mono e fica localizada no centro do PAN...

    É!! Geralmente é assim que se faz.
    Mas eu não faço assim também. Eu pego o vocal e atraso uns 8ms de um canal em relação ao outro e neste canal que eu atrasei, eu baixo o volume dele para uns 90%. e quando tem um backvocal cantando junto eu faço também a mesma coisa, só que em canais invertidos.
    Eu acho que fica um efeito estéreo muito legal no vocal. Em duetos tem se a impressão que os 2 vocalistas estão cantando na frente do ouvinte (um do lado do outro).
    Dá um escutada nas nossas músicas (principalmente a 2º, na parte do dueto): palcomp3.com/adotados

    Michael_Nsc
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Não entendi o que tem de errado com gravação estéreo no vocal.

    Essas coisas não são regras. O certo é o que deixar a música melhor possível

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    opa, vou escutar sim...

    bom....o padrão é mono...

    se não tiver feito o correlacionamento com mono, como vai ficar?

    em estéreo é lindo...mas imagine os ouvintes de FM por exemplo, com sistemas de som (rádio) com apenas 1 alto-falante...se não houver compatibilidade com mono...só será ouvido 1 canal...
    e tudo o que vc fez em estéreo....não será ouvido. simples assim.

    abs

    DiogoSnake
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    vlw ai galera! em breve posto aki algumas gravações q fiz.
    to começando agora hehe

    muito pra aprender :D

    mas q bom q nao ta tao ruim hehe

    acho q to indo bem =]

    wpawilson
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    DiogoSnake!

    Escutei o seu sample e achei muito bom, queria saber se tem como vc me passar umas dicas, como quais equipamentos vc utilizou para gravar esse sample http://www.4shared.com/file/216957673/f594e0fc/sampe.html tambem estou começando e queria saber q equipamentos comprar, e esses q vc utilizou deixou uma boa qualidade. Valeu

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/10 · Editado por: Christhian
    · votar


    DiogoSnake
    Em primeiro lugar, a técnica de articulação das consoantes oclusivas precisa ser trabalhada. Deu pra perceber pela gravação que você tem problemas de articulação inclusive nos R - essa porém, parece ser patológica, mas pode ser trabalhada para reduzir a pressão das consoantes posteriores.

    Depois, modifique o ângulo do microfone. Não aplique a pressão da voz diretamente na fonte de captação - mas tenha cuidado para não modificar demais e perder qualidade.

    Pop filter pode ter espessuras diferentes, mas há uma relação com a perda de frequências. De repente, um mais espesso lhe ajude melhor. Experimente os de cobertura (globo) para ver o resultado.

    E velho, opinião musical pessoal: esse final falsetado tá bem estranho, na boa.

    PS: Cara, o autotune (melodyne, whatever) tá muito forte. Tem horas que parece um robô cantando.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a problemas com gravação de voz