Material Necessário Para "Voz e Violão"

Autor Mensagem
gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


Ok, El_Cabong

Ismah

[i]Sim, desde que ela tenha função de interface. Eu penso que seria interessante o mixer, já pensando para o caso de se for tocar ao vivo.

O plano B é uma interface normal, mas aí a monitoração fica dependente do processamento da máquina. Como vantagem, vc pode aplicar efeitos.[i]

então.. não pretendo tocar ao vivo, pq se for tocar ao vivo, será tipo numa igreja e lá eles têm td.. o mixer seria interessante só pra isso? então seria melhor esse plano B, aí? como assim a monitoração fica dependente do processamento da máquina? quer dizer que precisa de um PC potente? (não tenho notebook El_Cabong.. uso desktop mesmo..)
Ismah, que tipos de efeitos?

esse microfone do cara não seria um dinâmico, certo? o shureSM58 não precisaria desse filtro, certo? (não sei como se chama)

gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


Ok, El_Cabong

Ismah

Sim, desde que ela tenha função de interface. Eu penso que seria interessante o mixer, já pensando para o caso de se for tocar ao vivo.

O plano B é uma interface normal, mas aí a monitoração fica dependente do processamento da máquina. Como vantagem, vc pode aplicar efeitos. Existem as que tem auto-processamento, mas isso acaba acrescentando um valor de preço.


então.. não pretendo tocar ao vivo, pq se for tocar ao vivo, será tipo numa igreja e lá eles têm td.. o mixer seria interessante só pra isso? então seria melhor esse plano B, aí? como assim a monitoração fica dependente do processamento da máquina? quer dizer que precisa de um PC potente? (não tenho notebook El_Cabong.. uso desktop mesmo..)
Ismah, que tipos de efeitos?

esse microfone do cara não seria um dinâmico, certo? o shureSM58 não precisaria desse filtro, certo? (não sei como se chama)

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


gaitistaSP
se eu mais tarde quiser colocar uma bateria acústica, vou precisar de uma placa de som de 8 canais.. é isso mesmo?

Ou mais, no álbum usamos uns 12~14 canais de bateria.

qual placa de som seria ideal pra esse tipo de bateria controlada por pc

A que tem processamento interno (DDR3).

o mixer seria interessante só pra isso?

Depender do equipamento do local, na minha opinião é tiro no pé. MINHA OPINIÃO.

então seria melhor esse plano B, aí?

Dada a situação, seria sim melhor a interface.

quer dizer que precisa de um PC potente? (não tenho notebook)

Independente de desktop ou notebook, o processador será bastante exigido. Ao menos um i5, e corre o risco de ter delay, entre in e out.

que tipos de efeitos?

Todos que desejar aplicar.

esse microfone do cara não seria um dinâmico, certo? o shureSM58 não precisaria desse filtro, certo? (não sei como se chama)

É um condensador omnidirecional - diga-se de passagem, fazia tempo que não via esse modelo.
O filtro é um pop filter, ele diminui as explosões labiais (P, B principalmente). Se vai precisar ou não depende da sua dicção.

gaitistaSP
Veterano
# set/15
· votar


Ismah

qual placa de som seria ideal pra esse tipo de bateria controlada por pc

A que tem processamento interno (DDR3).


então seria melhor esse plano B, aí?

Dada a situação, seria sim melhor a interface.


tá.. agora deixa eu ver se eu entendi.. preciso de uma placa de som DDR3 e uma mini mesa de som com interface, é isso?

meu processador é: AMD Phenom(tm)II X4 970 Processor 3.50 Ghz

ele é i5?

gaitistaSP
Veterano
# set/15
· votar


acho que é décima geração

Ismah
Veterano
# set/15 · Editado por: Ismah
· votar


gaitistaSP
agora deixa eu ver se eu entendi.. preciso de uma placa de som DDR3 e uma mini mesa de som com interface, é isso?

Não, vc pode usar apenas uma interface, de N canais. OU um mixer com essa função.

DDR3 é um tipo de memória RAM, própria na placa, o que alivia a memória e processamento da máquina, e acelera o processamento de sinal, deixando a latência/delay muito próximo a 0ms.

AMD Phenom(tm)II X4 970 Processor 3.50 Ghz

ele é i5?


Não, i5 são só os fabricados pela Intel, o seu é um AMD. Segundo o CPUBOSS.com, ele não é tão diferente do i5. Acredito que deva funcionar bem.

Mas preste a atenção que isso é para caso faça todo o processamento on board, se fizer ele na placa, as coisas melhoram muito. Em caso de instrumentos virtuais, é preciso uma memória RAM e processamento local mais eficientes.

gaitistaSP
Veterano
# set/15
· votar


Ismah

Não, vc pode usar apenas uma interface, de N canais. OU um mixer com essa função.


N canais.. mas me diz qual o mínimo de canais necessários que não quero gastar muito

DDR3 é um tipo de memória RAM, própria na placa, o que alivia a memória e processamento da máquina, e acelera o processamento de sinal, deixando a latência/delay muito próximo a 0ms.


essa placa pode ser externa, certo? seria o ideal, não?Mas preste a atenção que isso é para caso faça todo o processamento on board, se fizer ele na placa, as coisas melhoram muito. Em caso de instrumentos virtuais, é preciso uma memória RAM e processamento local mais eficientes.

em outras palavras, vc tá dizendo que meu processamento não é suficiente..?

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


Quantidade de canais é variável pra sua necessidade.

O mínimo obviamente é um, mas vc fica limitado a gravar um único sinal por vez.

Gravar mais sinais (como no vídeo), pode ser bom, mas vc perder o controle de volumes. Se saiu alto demais um instrumento, só gravando de novo.

vc tá dizendo que meu processamento não é suficiente..?

Estou considerando que se for pra processar tudo na máquina, e monitorar em tempo real POSSÍVELMENTE não será suficiente.

Tenho um i3 e ele sofre pra responder em tempo real, se for usar um Audifex Amplion por exemplo. Em trilhas de áudio, sinto dificuldade em gravar, e escutar depois do 6 canal.

El_Cabong
Veterano
# set/15 · Editado por: El_Cabong
· votar


gaitistaSP
Este microfone que ele está usando, se não me engano, é um Blue Spark Studio, é um condensador muito bom e relativamente barato!!
Esse filtro na frente dele é o pop filter, serve para eliminar os impactos da respiração. Sem ele, as pronuncias de P, B, ... se tornam um estrondo.

gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


Ismah

então resumindo.. não preciso de placa de som.. preciso apenas de uma interface de por exemplo, 5 canais.. e essa interface é externa, certo? vou ligar o mic nela e o capo p10 do violão..

é melhor então não me aventurar na bateria.. pq o pc não aguenta.. (acha que é interessante comprar uma interface de 5 canais para no futuro querer mudar o processador e usar uma bateria virtual?)

me dá indicação de uma boa interface bom custo-benefício

cabos tecniforte ou sto. ângelo e pedestais hércules

mic dinâmico tipo shureSM58

é só isso?

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


gaitistaSP

Não entendo porque a interface de 5 canais, mas sim acho uma boa a interface que já processa os dados. Quanto a indicações, é difícil, faz tempo que não sei o que é comprar rs

Focusrite Scarlet 2i2
M-audio Fastrack Pro
M-audio M-track/M-track MKII
Roland ua-55
Roland ua-22
Lexicon i-Onix u22
Focusrite Saffire Pro 24

Tem as Behringelas, mas não me arrisco a recomendar. Até por a diferença de preços não ser gritante. Volta e meia pintam algumas usadas a preço bom. Comprei uma Fast Track por 400 Dilmas.

gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


Ismah

então.. os 5 canais seriam prá bateria virtual.. mas acho que confundi qd uma pessoa disse que precisava de mais canais pra bateria acústica.. e não seria acústica, seria virtual.. então não precisa, certo? só 2 já é suficiente..??

só pra ter certeza, então.. bateria virtual só com aple..? rsrs..

gaitistaSP
Veterano
# set/15
· votar


Ismah

acho que essa é a ideal: M-audio Fastrack Pro.. o que vc acha dessa..? (chamam de placa.. é placa ou interface ou os dois em um?)

as outras estão muito caras.. e vi só elogios sobre essa.. vou comprar essa..

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


gaitistaSP

chamam de placa.. é placa ou interface ou os dois em um?

É tudo a mesma coisa. Interface porque ela comunica o analógico/mecânico e o digital/virtual. Na minha concepção placa é outdoor/painel de propaganda, sinalização de trânsito, marcação em portas e prédios, etc...

M-audio Fastrack Pro.. o que vc acha dessa..?

as outras estão muito caras.. e vi só elogios sobre essa.. vou comprar essa..

Infelizmente tudo que envolve áudio, é caro. Fim. Quer se aventurar nesse universo, terá de pagar o preço. De resto... Não preciso achar mais nada, vc já se decidiu.

bateria virtual só com aple..?

Não, não precisa tanto. A bateria digital vc manda um sinal MIDI pro PC, e ele manda um sinal de áudio (sampler) pra saída da placa.

Mas pra gerenciar 10 grupos de, digamos, 10 samplers, ficando 100 ao todo, a coisa fica meio complexa.

gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


Ismah

Infelizmente tudo que envolve áudio, é caro. Fim. Quer se aventurar nesse universo, terá de pagar o preço. De resto... Não preciso achar mais nada, vc já se decidiu.

bom.. mas em outras palavras vc está dizendo que essa placa é uma porcaria, né? por favor me fala antes de eu comprar.. todo mundo elogiou.. mas eu quero saber o q VC acha.. vale à pena comprar uma Roland ua-22 ao invés da M-audio Fastrack Pro ? a diferença é de 562 reais.. compensa comprar a roland?


uma pessoa disse o seguinte:

"Poderia ter entrada MIDI USB e, seria melhor se a alimentação fosse pelo proprio USB do PC."

não tem entrada mid nem usb? pra que serve então?

outra opinião: "não tem o auto sense, "

é algo muito importante esse auto sense?

e se é melhor que a M-audio Fastrack Pro, pq só tem 3 opiniões no site..? será só o preço ou ela não é melhor que a fastrack?

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


To começando é a achar que você é troll... Em outras palavras eu não quero dizer nada, eu quero dizer o que estou dizendo: áudio é caro.

A diferença maior é que a UA-22 é um modelo atual, e a Fast Track é um modelo antigo. Achar uma nova na caixa é raro.

gaitistaSP
Veterano
# set/15
· votar


não!! rsrs.. não sou troll!! desculpa.. todo mundo reclama disso.. é que eu tenho medo de comprar errado.. foi mal

gaitistaSP
Veterano
# set/15
· votar


é o seguinte.. vcs falam em termos técnicos.. são muito objetivos.. mas pra uma pessoa leiga, os termos são estranhos.. afinal o fórum é ou não é pra tirar todas as possíveis dúvidas antes de comprar..? é isso..!!

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


gaitistaSP

Por isso te recomendei uma página atrás livros e estudo. Não tem condição (ou se preferir, não tenho a capacidade) de explicar a diferença entre coisas técnicas com linguagem leiga rs

Entendo sua preocupação, entendo que a grana é suada, a minha também não brota em árvore, mas é um beco sem saída.

gaitistaSP
Veterano
# set/15
· votar


Ismah

ok..

agora, uma dúvida técnica.. neste link:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/304184/

uma pessoa diz que a Focusrite Scarlet 2i2 é mono.. é uma porcaria, então, certo? e é cara..

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


gaitistaSP

Leia a sequência da discussão. Todas que mencionei são duas entradas mono, por saídas stereos.

gaitistaSP
Veterano
# set/15
· votar


ok!

El_Cabong
Veterano
# set/15
· votar


gaitistaSP
uma pessoa diz que a Focusrite Scarlet 2i2 é mono.. é uma porcaria

Na minha opinião é uma das melhores interfaces que existe, só perdendo para as tops: Apogee Duet, RME Babyface.

gaitistaSP
Veterano
# set/15
· votar


El_Cabong

valeu pela dica.. eu depois li o resto do tópico..

gaitistaSP
Veterano
# set/15
· votar


Ismah

uma pergunta.. se eu comprar um pedestal mais simples, mais básico, e depois quiser comprar aquele suporte tipo aranha e o filtro, igual o video do El_Cabong, tipo se for necessário depois, dá pra adaptar o pedestal..? ou eu teria que comprar um pedestal específico..? pq como vc disse, na hora de filmar, esteticamente talvez não fique bom..

gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


Ismah

seguinte.. um cabo tecniforte 3m está 69 reais a mais que o golden 5m..
3m talvez seja pouco.. acha que vale à pena comprar tecniforte? foi vc que sugeriu..

o que acha desse golden? de repente tecniforte é só a marca..??

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


gaitistaSP

um cabo tecniforte 3m está 69 reais a mais que o golden

Se vc não tem a grana, não tem o que fazer. É o que tem pra hoje, e fim da novela. Infelizmente qualidade custa caro, e não é só por aqui.

Dê uma olhada nos Santo Ângelo, eles eu tenho trabalhado já a um bom tempo ao vivo. Não são os ideais (nem os tecniforte são, mas a nível nacional são os melhores, comprar em dólar, pensando em economia é fora de questão), que é o que eu idealizo para estúdio, mas fazem seu papel sem deixar a desejar. Os Golden eu não posso falar, numa pesquisa rápida, são cabos chineses, eu não usaria se pudesse escolher.

Sobre 3m ser pouco, bom... Considerando que vc não queira gravar noutro cômodo, não é tão pouco assim.

acha que vale à pena comprar tecniforte?

Suponho que sim, afinal se me recomenda algo é porque confia. :P

gaitistaSP
e depois quiser comprar aquele suporte tipo aranha e o filtro

Aí você provavelmente, já estragou seu condensador. Ou pior, jogou ele fora por que "não prestou".

dá pra adaptar o pedestal..? ou eu teria que comprar um pedestal específico..?

Vc troca só o cachimbo.

na hora de filmar, esteticamente talvez não fique bom

Por motivos estéticos, que se faz dois takes nessas horas. Um de vídeo e um de áudio (não necessariamente nessa ordem), onde do de vídeo só se aproveita o áudio original pra sincronização.

gaitistaSP
Veterano
# set/15
· votar


Ismah

to comprando as coisas e bateu essa dúvida.. que tipo de cabo eu devo comprar para o microfone (shureSM58)? vi que cabos balanceados são os mais indicados pros dinâmicos..

o que vc acha desse?:
http://www.magazineluiza.com.br/cabo-para-microfone-xlr-3-5m-tecnifort e-tv-3-5/p/0871910/im/imoi/

ele é todo de borracha e to perguntando pq geralmente vejo o pessoal usando cabos de metal..

me indique o cabo certo.. já estou quase acabando de comprar tudo.. só falta o cabo e a interface (estou em dúvida entre a focusrite Scarlet 2i4 e a 2i2.. me disseram que se a diferença de preço for pequena compensa comprar a 2i4)

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


geralmente vejo o pessoal usando cabos de metal.

Onde isso???

gaitistaSP
Veterano
# out/15
· votar


Ismah

to falando dos conectores... o plug.. de metal.. e o cabo que vi, que postei o link, é de borracha..

mas vc demorou tanto que já comprei um santo ângelo.. acho que foi o El_Cabong que me postou um link dele..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Material Necessário Para "Voz e Violão"