Qualidade da Gravação Feita em Casa - Será que dá pro gasto?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia


Fiz um teminha-teste usando os amps do Vintage Amp Room + Guitar Rig 4 (apenas modulações), tocando minha LP e meu baixo. Usei um Boss SD-1 pra esquentar os som dos amps virtuais! Bateria, EzDrummer e um plugin lá que só faz chiado de Vinil antigo. hehee

Acho que dá pra enganar... (vale a pena baixar o aquivo e ouvir offline, para uma melhor qualidade de áudio):

>>>> Tema Sem Nome!<<<<

>>> Tema Sem Nome - Remasterizado <<< (volume menor pro baixo e remaster no T-Racks).

Será que alguém se atreveria dizer que todos os amps são virtuais? Inclusive o para o baixo foi do Amplitube Fender.

A sonoridade como um todo tá legal? Aceito crucificas e sugestões! :-))

Abs

Minow
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Cara, tá muito bom!
Fodão mesmo! Ouvi nas caixas só, não nos fones, mas ficou 100%!

SteveRayMorse
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia

Já dei uma comentada no outro tópico hehe! Mas a questão que você tocou é interessante!
Na verdade acho que isso faz diferença mais pra quem toca do que pra quem ouve!
Por exemplo, a maioria dos grandes músicos que enchemos os olhos d'água usam equipos diferentes ao vivo e em estúdio!
Ou seja, na verdade associamos o timbre ao músico e não ao equipo!
Quantos caras você conhece que consegue tirar o timbre igualzinho ao do S.R.V mesmo usando equipos muito parecidos, ou os "mesmos"eu nunca vi ninguém!
O que interessa é o som final! Não sei se deu pra entender mas é isso ae!

ricolb
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Achei que o som e o timbre dos instrumentos estão muito bacana. Só o volume do baixo que achei alto e esse som característico da caixa do EZDrummer me mata tb, vc não chegou a separar as peças e tratá-las individualmente, né? Mesmo assim teu som ficou muito bacana!!

trashit hc
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia

tá muito bom.

e esse som característico da caixa do EZDrummer
única coisa que não tá tão legal, é a caixa, e dá impressão que tá alta...
não tem como vc separar os instrumentos da bateria e timbrar não?
eu faço isso no fruity loops 7, tem gente que nem percebe que eu tô usando o ezdrummer, porque eu mudo os timbres das peças.
e fica diferente dos sons prontos.

mais sua gravação tá bem legal.

abç.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Minow

Vlw mestre!

SteveRayMorse

Pois é minha idéia é criar um sonoridade própria pra fazer uns músicas.

:-))) Vlw

trashit hc
ricolb: vc não chegou a separar as peças e tratá-las individualmente,

Não, mas acho que essa seria uma bela idéia!

É vou tentar trabalhar a batera no EzDrummer separando a caixa, apesar de que eu gosto do som dela. O EZDrummer tem um mixer que trata cada parte da bateria, vou tentar ver por lá antes.

Vou dar uma sacada no volume do baixo sim. Como só ouvi nos fones, a coisa fica meio "irreal". Mas eu percebi isso sim, só que como eu já tava há umas 3 horas ajustando, meus ouvidos acomodaram.

Obrigado galera!

Abs

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Mano, curti muito baiano!! A qualidade de gravação ficou muito boa, gostei mesmo. E a qualidade do arranjo em si também ficou muito interessante. Daonde você tirou o ruído inicial? Ficou muito legal!!

O único detalhe que eu acho que você pode melhorar é o baixo. Ele está ligeiramente alto, fazendo com que ele chame muita atenção na mixagem. Outra coisa que eu senti falta é da sintonia entre o baixo e a bateria (principalmente o bumbo).

Experimente controlar os volumes do bumbo e do baixo até que eles fiquem equilibrados e veja como está a pegada da música. Eu tive a impressão que o baixo está trabalhando mais fazendo dupla com a guitarra do que com a bateria, mas como o baixo está roubando espaço do bumbo na mixagem, pode ser que eu tenha sido enganado pela mixagem.

Outro toque ue eu dou é para ter cuidado na hora de mixar. Além do lance da acomodação auditiva, tem também o lance de ouvir a música em vários aparelhos de som. Se você curtir a brincadeira de gravar, recomendo um par de monitores de estúdio, pois é um investimento que vale a pena tanto para ouvir música quanto para gravar em home-studio.

Por fim, obrigado pela inspiração! Vendo resultados legais como o seu é que dá vontade de estruturar um estudiozinho!

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


erico.ascencao: Daonde você tirou o ruído inicial? Ficou muito legal!!

Do plugin iZotope Vinyl.

Outra coisa que eu senti falta é da sintonia entre o baixo e a bateria (principalmente o bumbo).

É, eu fiz esse tema ontem a noite como um teste para criar um "template" para outras gravalções. Percebi a falta de sintonia até, mas deixei pra lá. A idéia é mesmo avaliar a sonoridade como um todo.

Outro toque que eu dou é para ter cuidado na hora de mixar. Além do lance da acomodação auditiva, tem também o lance de ouvir a música em vários aparelhos de som.

Pois é, só ouvi no fone ontem a noite. Hoje vou ligar nas caixas pra sacar o som.

É cara, estou tentando achar uma sonoridade, principalmente pro baixo e bateria pra gravar uma músicas com alguma identidade sonora.

Obrigado e Valeu!!!!!

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bom, reduzi um pouco o baixo e dei uma passada no Plugin T-Racks pra dar uma trabalhada geral no som:

>>> Tema Sem Nome - Remasterizado <<<

Abs

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
É, eu fiz esse tema ontem a noite como um teste para criar um "template" para outras gravalções.
Ihh mano... esta é justamente uma dificuldade que eu tenho que vencer pra um dia me tornar compositor: a objetividade. Eu acho que não deve ser muito bom para a criatividade fazer um template em gravações. Isso vai criar um padrão um tanto quanto artificial nas suas composições - pelo menos imagino que isso acontecerá.

Eu também tenderia a fazer o que você fez, pela minha característica de exatóide com TOC, mas acho bom se policiar para não fazê-lo.

overlappingcircles
Veterano
# jan/10
· votar


ouvi ambas, show de bola, no que diz respeito a mix, sobretudo a segunda. Gostei especialmente da clareza do baixo. Um dia chego la!! hehehe

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erico.ascencao: u acho que não deve ser muito bom para a criatividade fazer um template em gravações. Isso vai criar um padrão um tanto quanto artificial nas suas composições - pelo menos imagino que isso acontecerá.

Cara, eu acho que a unidade sonora do "álbum" conta muito. Cria uma identidade. Como estou planejando fazer umas músicas, estou escolhendo quais programas usar e quais efeitos básicos, tipo Reverb e algumas distorções. Ajustar um nível de volume por exemplo. Criar um ponto de partida.

Eu acho que é bom planejar, não que isso seja definitivo pois pra criação não pode ter barreiras!!! :-)

Vlw!!!


overlappingcircles

Toquei e gravei o baixo no Amplitube Fender. Mole! Se quiser o preset eu posso postar aqui.

Obrigado pelos coments. :-)

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Cara, eu acho que a unidade sonora do "álbum" conta muito.
Ah tá, então neste sentido é válido.

Felipasso
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Aproveitando do topico, como se usa estes softawares como o ezdrummer? Vc baixa o groove da net ou faz um?

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Felipe Antonio de Souza: Aproveitando do topico, como se usa estes softawares como o ezdrummer? Vc baixa o groove da net ou faz um?

Uso um pacotão de grooves chamado Monster Midi Pack, da própria Toontrack. Acho que são 4 pacotes ao todo:

Monster MIDI Pack 4 - Fills Odd Meters
Monster MIDI Pack 3 - Fills
Monster MIDI Pack 2 - Odd Meters
Monster MIDI Pack

Se precisar personalizar eu altero um groove. Comprei até um tecladinho Midi pra me ajudar nisso e outras coisas.

Abs

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


Felipe Antonio de Souza
Me intrometendo na conversa...

como se usa estes softawares como o ezdrummer? Vc baixa o groove da net ou faz um?
Softwares como o EZ Drummer são conhecidos como VST. Eles são softwares que funcionam dentro de softwares de gravação como o Cubase, Sonar, etc. Depois de você instalar o EZ Drummer, por exemplo, você tem que descobrir como abri-lo no seu software de gravação.

Para efetivamente gravar alguma coisa com o VST, você tem que abrir uma pista MIDI no software de gravação e relacionar esta pista MIDI com um instrumento VST (no caso, o EZ Drummer). Aí você pode montar as levadas de bateria no braço ou pegar uns grooves prontos oferecidos pelo seu VST.

PS.: A propósito, recomendo o Addictive Drums. É bastante versátil, possibilita escolher cada peça do kit de bateria e tem várias regulagens. A desvantagem é que é necessário um poquinho de tempo para timbrar a bateria, devido aos vários parâmetros que podem ser controlados.

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Comprei até um tecladinho Midi pra me ajudar nisso e outras coisas.
Senti que tu tá brincando bastante com gravação. Precisamos trocar idéias. Me manda uma MP com seu e-mail.

paulinho pc
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia

Eita velhão,bom,hein?!
A variação da guita com o baixo deu o brilho.
Agora,no quesito gravação,dizer o que Bahia?
Nada,a não ser,parabéns,ótimo trabalho!

Felipasso
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
erico.ascencao
Valeu, eu mexo com teclados tambem e sempre vi em algumas apresentações eles usarem apenas grooves de batera(em vez de ritmos BAHHH!!:P) e não sabia como era!

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erico.ascencao

No EzDrummer vc pode colocar cada peça de bateria num canal independente se quiser. Com isso pode timbrar, usar efeitos etc. Enfim, tratar cada peça a seu modo.

Senti que tu tá brincando bastante com gravação. Precisamos trocar idéias. Me manda uma MP com seu e-mail.

Pedi o teclado na semana passada, só chega em 1 mês... :-((

paulinho pc

Valeu! Estou pondo em testes pra ver se a galera aprova. Acho que estou me saindo bem no teste! :-)

Abs!

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Ouvi o remaster agora. O volume do baixo tá bom cara, mas uma levantadinha no volume do bumbo deve dar uma aquecidinha legal na música. Experimenta aí.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erico.ascencao: Ouvi o remaster agora. O volume do baixo tá bom cara, mas uma levantadinha no volume do bumbo deve dar uma aquecidinha legal na música. Experimenta aí.

Isso é mole, basta usar o mixer do próprio EzDrummer! (talvez já saiba isso, mas é bom expor pra quem não sabe!)

Vlw!!!!!!!!!!!!!!!!!

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Posta aí o remaster II depois (ou manda por e-mail).

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


erico.ascencao: O volume do baixo tá bom cara, mas uma levantadinha no volume do bumbo deve dar uma aquecidinha legal na música. Experimenta aí.

Aqui, bumbando! hehe: http://www.4shared.com/file/189179283/d3c3a5d6/TesteVintageAmpRoom3.ht ml

Flw

kyo_ryo
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Gostei da gravação no geral, mas qual kit do EzDrummer você está usando?

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


kyo_ryo: Gostei da gravação no geral, mas qual kit do EzDrummer você está usando?

O kit padrão. Apenas modifiquei a caixa para uma 13'' GMS Piccolo, os tons 14'', 16'' e '18''; e um prato de 22''. Fiz alguns ajustes no mixer do EzDrummer também pra a sonoridade mudar um pouco.

Vlw!

Abs

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Boa Maurício!! Agora tá chuchu beleza! Sentiu a pegada naquela parte que tem o chimbau aberto?

Duas perguntinhas
- São duas guitarras (uma jogando o acorde e outra fazendo o riff)?
- O ruído de vinil rola na trilha inteira ou só no início e fim?

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erico.ascencao: Sentiu a pegada naquela parte que tem o chimbau aberto?

Ficou melhor sim! Valeu. :-)

- São duas guitarras (uma jogando o acorde e outra fazendo o riff)?

São 3. Uma na esquerda fazendo a base, outra na direita pra dar uma tempero com power e a do centro (power chord e riff) que quando entra, logo depois paro de tocar a da direita pra não embolar na paradinha e elimino até o fim, deixando só a da esquerda e a do centro.

- O ruído de vinil rola na trilha inteira ou só no início e fim?

Início ao fim.

O meu objetivo nessa gravação é criar um "template", como já disse, da sonoridade e volume, principalmente da bateria, pois quero manter isso meio que intocado em outras músicas.

Abs

kyo_ryo
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Suspeitei desde o princípio... hehe

Na minha opinião a bateria está acabando com a qualidade da sua gravação. Você tem o kit Nashville? Acho que só colocá-lo no lugar do padrão melhoraria 50% do resultado.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


kyo_ryo: Na minha opinião a bateria está acabando com a qualidade da sua gravação. Você tem o kit Nashville? Acho que só colocá-lo no lugar do padrão melhoraria 50% do resultado.

Tenho sim. Vou testar aqui...

Vlw!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Qualidade da Gravação Feita em Casa - Será que dá pro gasto?