Microfonação de violão acústico

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: rhoadsvsvai


    um amigo meu que ta com dificuldade de se cadastrar me pediu pra fazer o topico pra ele .



    "Adianto logo que não possuo um home-studio preparado para microfonação de qualquer tipo de instrumento e que o dinheiro é curto. Eu estou interessado em adquirir um microfone para microfonação de um violão de nylon [i]apenas acústico (logo não o usarei com amplificadores), porém muito bom: um Yamaha C80, que tem graves bem firmes e agudos cristalinos. Minha intenção é usar o microfone mais versátil com maior custo-benefício disponível; Algo que basta eu botá-lo na frente do violão e começar a tocar (se é que isso existe). Não tenho pretensões de tocar ao vivo e nem cantar.
    Li muito antes de postar, e sei que muitos me recomendariam um microfone condensador. Eu mesmo não me recomendaria pelo ambiente mau preparado. Vou transcrever alguns comentários que li em outros tópicos e fazer algumas observações:

    "Instrumentos: na captação de violão, nada escapa deles. Ouvindo a gravação é como se o ouvido estivesse perto do violão (faixa de 40 à 20000Hz, semelhante ao ouvido). Testei com mics dinâmicos e eles perdem muitas harmônicas e ruídos do instrumento (aqueles "ziimmm" "plick", etc., dos dedos nas cordas e das cordas nos trastes, ficam meia boca)."
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/167138/

    Outro que vejo falando muito bem do Shure SM-57 é o AlexB, mas eu pergunto à vocês: vale a pena comprar um SM-57, que não capta freqüências superiores à 16kHz ou um Behringer C1 que é um condensador "querendo ser" um dinâmico e capta freqüências até 20Khz? A questão não é nem as freqüências, e sim microfones que são preparados para alguns instrumentos. Como eu procuro versatilidade talvez não ache um especifico para violão, mas eu queria saber qual seria mais vantagem comprar.
    OBS: não sei se isso importa, mas eu fui em um gerador de sons de alta freqüência e testei em 15kHz – escutei muito bem sem fazer esforço nenhum. Testei 18kHz – mesmo chegando muito próximo à caixa de som, não pude ouvir nada.
    Onde eu moro não tem esse acervo enorme de microfones, então eu não tenho como testar. Que microfone vocês me recomendariam (não precisa ser necessariamente um dos dois)?
    OS: o microfone tem que vender aqui no Brasil![/i]

    Minow
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    rhoadsvsvai
    Microfonar violão de nylon com um SM57 é meio tenso. O ideal é um condensador mesmo, daqueles bem grandões.
    Sobre ouvir as frequências super-agudas, esqueça um pouco isso. Uma onda senoidal é uma coisa, outra coisa são massas de harmônicos somadas, isso com certeza você nota, faz bastante diferença.

    Que microfone vocês me recomendariam

    Sei que a sala não é boa, mas se ela for pelo menos isolada de ruídos (incluindo o PC), vale a pena comprar um condensador de cápsula larga, que já deve ter a resposta bem flat e uma faixa extensa. Não vou dizer marca nem modelo, isso aí é com o cara e com o quanto ele quer gastar.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Minow
    ele quer gastar em torno de 250~300 reais no maximo

    Minow
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    rhoadsvsvai
    Considerando que ele encontre um condensador nessa faixa de preço, ele tem aonde plugar o microfone?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    ele vai usar emprestado minha m audio usb (ele me empresta o microfone pra min gravar violão das minhas musicas -eu empresto a fast track pra ele gravar violão das musicas dele)

    Minow
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    rhoadsvsvai
    Compra um Behringer então.

    Olha só o que existe: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-117577102-microfone-condensador -usb-c1u-behringer-prof-p-estudios-c1-_JM

    É USB.

    Se presta... aí já não é comigo.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Minow

    vlws por ter respondido tão rapidamente e claramente ! vlws!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    só mais uma coisa .
    ele teria mais clareza com o mic usb ou com um mic que fosse plugado na entrada normal da m audio fast track usb pra mic ?

    Minow
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    rhoadsvsvai
    Cara, não sei como funcionam esses mics USB, mas pra mim isso é coisa de falar no Skype.
    Eu usaria a Fast Track, ela tem um pré, mal ou bem.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    então que microfone nessa faixa de preço vc recomenda ,pra usar pela fast track pra capturar instrumentos acusticos ?

    El Musicista
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Minow

    Você poderia me dizer se esse microfone pode ser utilizado para microfonação de violão de nylon?

    http://sonkey.mundomax.com.br/_condenser/microfone_condensador_com_fio _c03_samson

    A descrição no site, diz que é ideal para gravação de vocais ou voz solo, mas nada específico com relação à microfonação de instrumentos acústicos.

    Valeu!

    Minow
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    El Musicista
    Sim, poderia.

    teclado_mania
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: teclado_mania
    · votar


    Por esse preço eu tentaria logo algum Mxl V67g ,Audio-technica At2020 ou behringer b2.

    O outro amigo eu recomendaria um Mxl 770 .

    El Musicista
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Minow

    Valeu mano Minow!!!!!

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    El Musicista
    R$479!!
    Resposta: 40 à 18.000Hz.
    Eu nunca testei ele, mas sei lá!! Este C03 Samson é muito caro. Eu acho que tem microfones nesta faixa de preço com qualidade superior.

    Minow
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Minow
    · votar


    El_Cabong
    Cara, R$500 não é caro pra um microfone, muito menos condensador.
    Mas eu concordo com o teclado_mania. MXL e Audio Technica são outro nível, são ótimos custo/benefício e tem microfones baratinhos.

    paulorazen
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Galera eu tambem estou precisando saber como faço para microfonar um violão Nylon Acustico, para tocar ao vivo.... alguem me ajuda e indica microfones?

    RafaelBernatto
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    paulorazen

    Qual teu orçamento? Vai ser com banda ou solo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfonação de violão acústico