Quase tudo o que você precisa saber sobre microfones.

Autor Mensagem
Minow
Veterano
# dez/09 · Editado por: Minow


Tipos de microfones:

Os principais tipos de microfones são:

-Condensadores
-Moving-coil (dinâmicos)
-Ribbon (ou velocity)

Existem outros, como os de cristal e carbono, mas os listados são os usados pra coisas de maior fidelidade.
Vou falar mais sobre os condensadores e os dinâmicos, que são os mais comuns e mais utilizados em estúdios.


Resposta de frequência, sensibilidade e sinal/ruído:

Para captar um sinal comum, o microfone deve produzir um sinal elétrico que deve ser bem maior que o seu próprio sinal. Isso é chamado de razão sinal/ruído (signal to noise ratio).
A sensibilidade é a voltagem produzida por unidade de pressão sonora (dB SPL).
A resposta de frequência, é a faixa de frequências na qual o microfone trabalha. Isso é extremamente importante, dependendo do uso que você quer dar a ele.
Todo microfone tem um gráfico com a resposta de frequência e como ele se comporta em cada frequência.

Exemplo do Shure SM58


Resposta direcional:

A resposta direcional dos microfones é representada através de um gráfico simples de entender. Ela aponta a sensibilidade do microfone de acordo com o ângulo no qual ele é colocado.
Basicamente, "pra onde você aponta" o microfone e como ele responde "on axis" e "off axis".
Um microfone é como uma lanterna Maglite, que regula a abertura da luz. Alguns tem um "feixe" mais aberto, outros um mais fechado, sendo a abertura do feixe a zona de maior captação.
Os tipos básicos de diagramas são:

-Omnidirecional
-Bi-direcional (figura 8)
-Cardióide
-Híper-cardióide (semi-direcional)
-Direcional

Aqui tem uma tabelinha com os diferentes gráficos

Tá. Mas pra que serve isso?
Serve para "filtrar" os barulhos indesejados do ambiente. Por exemplo, você quer gravar alguém tocando uma flauta no meio de uma rua extremamente movimentada. Um direcional de cima pra baixo resolveria bem o problema.


Diafragmas e seus tamanhos:

Diafragma largo

Microfones de diafragma maior que 3/4" são de diafragma largo.
São microfones bastante sensíveis e muito usados na gravação de vocais. Geralmente tem uma resposta bem plana, não necessariamente tem mais graves como é a crença popular. Tudo depende do modelo do microfone.

Exemplo: Neumann U87

Diafragma pequeno

Qualquer diafragma menor que 5/8" é um microfone de diafragma pequeno. Geralmente são bem sensíveis em relação a frequências agudas/super agudas.
São usados tanto em estúdio (em pares ou sozinhos) como para sonorização de cinema/tv. São microfones extremamente sensíveis e difíceis de manusear.

Exemplo: Neumann KM 150

Como reconhecer o gráfico de um microfone de boa qualidade?

Ok, vamos ao que interessa.
Mesmo quando um microfone tem uma resposta plana dentro do axis, sempre há alguma degradação no som que vem dos lados ou de trás.
O diagrama polar muda de acordo com a frequência. Essas mudanças são marcadas dos lados nos gráficos de microfones mais direcionais, geralmente numa linha pontilhada, com o ângulo indicado para cada linha.
Microfones mais baratos (e consequentemente mais vagabundos) tendem a ter uma mudança mais grosseira, como um aumento significativo na sensibilidade de frequências agudas, muitas vezes um aumento que pode chegar a quase 10dB. Microfones de diagrama pequeno geralmente tem uma resposta mais fiel.

Se compararmos um microfone top de linha como um Neumann ou Blue com um vagabundo, veremos que nos mais baratos a diferença entre as linhas é muito maior.
Infelizmente não achei nenhum exemplo decente pra botar aqui.


Desmistificando:

"Microfones condensadores são melhores do que dinâmicos."

NÃO. Essa é a coisa mais imbecil que já inventaram. A diferença principal entre esses dois tipos é que os condensadores precisam de uma fonte de alimentação, enquanto os outros não.
Existem microfones dinâmicos excelentes e condensadores péssimos. Todos tem o seu uso, nenhum é melhor que o outro.

"Ouvi dizer que pra gravar voz/violão/etc preciso de um condensador."

Não necessariamente. Visto que muita gente aqui não tem uma boa sala, um condensador pode ser um problema. Isso de sala não é bobeira e nem frescura. Não adianta nada ter um microfone de $2000 se a acústica do seu ambiente está longe de ser flat. Você vai ressaltar frequências indesejadas, perder outras e ainda vai captar mais ruídos que só vão te atrapalhar.

"Vou comprar esse clone do microfone X porque é igualzinho."

Ele não é igualzinho. O padrão de polaridade pode ser "igual", mas se você olhar as variações de ângulo como eu falei lá em cima, vai ver de onde vem essa diferença no preço.
Muitos microfones nem mostram essas variações, até porque existe muita diferença entre microfones do mesmo modelo.
Lembre-se sempre de uma coisa. Um microfone que aqui custa R$400, na verdade custa $100. Isso é um preço estupidamente baixo. Microfones hi-end custam pra lá de $1000.
Não economize, não compre um microfone muito barato. É aquela velha história de que o barato sai caro.

"Shure é a melhor marca do mundo."

A Shure é uma marca de ótimo custo-benefício. Tem uma dupla bem infalível que é o SM57 e o SM58, padrão no mercado e ótimos microfones por um preço baixíssimo. Só.
Não compre "clones" da Shure. Shure não é a maior maravilha do mundo, são microfones baratos e simples. Você não quer um clone de um microfone que por sua vez já é clone de outros (Beyer, Neumann, Sennheiser).


Exemplos de microfones comuns e seus usos:

Dinâmico padrão cardióide

-Reportagens
-Vocal (geralmente ao vivo)
-Peças de bateria como hi-hat, surdo, tons, bumbo, etc
-Microfonação de amplificadores

Ele é o tipo mais comum de microfone. Pau pra toda obra, resistente e aguenta muito barulho em volta sem dar muita microfonia. Claro que cada modelo é diferente e tem um uso diferente, o jeito é analisar o gráfico pra ver o que te serve mais.

Exemplo: Shure SM57, Sennheiser E835, Beyer Dynamic M-88

Condensador de Diafragma grande

-Vocal (gravação)
-Instrumentos acústicos como violão, cello, piano.
-Performances acústicas.
-Captação de som ambiente (principalmente em stereo)

Não especifiquei o padrão porque muitos microfones desse tipo possuem uma chavinha pra mudar o padrão da cápsula. Esse tipo de microfone é bastante usado em pares. É o tipo de microfone mais usado pra gravação de vocal em estúdio e instrumentos acústicos.
Por ser condensador, necessita phantom power.

Exemplos: Neumann TLM 170, Neumann U87, MXL V67G

Condensador de diafragma pequeno

-Sonorização para cinema/tv
-Captação de som ambiente
-Instrumentos acústicos
-Voz

São microfones EXTREMAMENTE sensíveis. Eles captam sons que você não faz idéia que existem, são microfones excelentes, mas bem complicados de usar. A manipulação deles é bastante complicada.

Condensador híper-cardióide/direcional

Geralmente vem na forma conhecida como "shotgun". São microfones sensíveis, muito usados para sonorização de cinema/tv.

Exemplo: Sennheiser MKH 416

Condensador Stereo

Pouca gente sabe que existem microfones stereo, já vi até gente fazendo piadinha disso. Microfones stereo existem e são muito utilizados para a captação de som ambiente. Os stereo de tipo MS dão uma noção espacial incrível.

Exemplo: Shure VP88



Captando voz

Captação de voz com uma alta fidelidade é algo que necessita um bom microfone. Para uma gravação clara e fiel a realidade, é importante que não haja nenhum tipo de compressão ou modificação em relação a fonte sonora original, ela deve ser o mais pura possível.
A faixa de frequência na qual a nossa voz natural trabalha geralmente está situada em torno de 200 ~ 2700Hz. Sibilâncias e outros ruídos geralmente ficam em torno de 8kHz para baixo. Isso não significa que você possa simplesmente cortar as outras frequências, pois elas também contém harmônicos e ruídos gerados pelas nossas cavidades vocais que ao serem bem captadas, dão uma fidelidade incrível a gravação.
Microfones vagabundos tendem a dar muito "pop" e sibilância. Cuidado com isso nas gravações. Uma gravação com muita sibilância é sinônimo de uma gravação amadora e ruim.


Pra resumir, qual microfone eu compro?

Não sou eu que vou te responder isso. Cada caso é um caso, cada um tem um nível de qualidade que quer alcançar e as po$$ibilidades muitas vezes são escassas. Então o melhor microfone é aquele que cabe no seu orçamento, lembrando que não vale ficar de miséria. Nunca deixe de comprar algo porque alguém te disse que "você pode comprar outro igual por muito menos", isso não existe. O mais importante é experimentar as coisas e confiar nos seus ouvidos. Já usei microfones de $1000 que me deixaram frustrado e outros da metade do preço que me surpreenderam. Já usei AKGs muito bons, Shures muito bons e Sennheisers ruins.

Então é isso, espero ter ajudado em alguma coisa, boa sorte pra vocês com vossas gravações e similares. (:

JooW
Veterano
# dez/09
· votar


Uhh , parece ser um topic bom pelo que eu olhei por cima ! vou ler agora dps edito ! :P FIRST ! :D

Minow
Veterano
# dez/09
· votar


Fez sucesso o tópico.

teclado_mania
Veterano
# dez/09
· votar


Um muito bom, pessoal to pensando em adquirir um tal de arcano g-58 (copia do shure beta 58), o que acham ?

Iversonfr
Veterano
# dez/09
· votar


Minow

muito bom o topico! parabens pela iniciativa!

JooW
Veterano
# dez/09
· votar


Minow

Cara muito boa iniciativa e muuuito bom tópico , mas é que o pessoal ta muito parado nesse fórum , ta loco oO , parece que o fórum que vive cheio é só o de 'guitarra'.

Abç

Minow
Veterano
# dez/09
· votar


JooW
Valeu!
Esse fórum tá ficando muito repetitivo, muitos tópicos parecidos e todos já foram respondidos muitas vezes.
Por esse motivo que eu fiz esse resumo, mas acho que ninguém vai ler e vão continuar fazendo as mesmas perguntas.
Só faltava mais um sobre interfaces/placas de som, aí ninguém mais precisava abrir tópico. Um dia eu junto paciência e escrevo.

macaco veio
Veterano
# dez/09
· votar


Não compre "clones" da Shure. Shure não é a maior maravilha do mundo, são microfones baratos e simples. Você não quer um clone de um microfone que por sua vez já é clone de outros (Beyer, Neumann, Sennheiser).
Acho que ta meio ao contrario. Se comparar um shure novo com um shure dos anos 60 talvez a shure anda clonando ela mesmo assim como varias otimas marcas que vieram clonando ela depois. A fabrica da shure tem quase 100 anos e e' umas das responsaveis pela evolucao dos mics. Se nao me engano o SM57 e' dos anos 50.

Minow
Veterano
# dez/09 · Editado por: Minow
· votar


macaco veio
Se nao me engano o SM57 e' dos anos 50.

E daí? Se você ler o meu texto, eu falo bem do SM57.
Mas de uma maneira geral, a Shure ainda é uma marca que é baseada em uma relação de custo/benefício. Nada é top de linha, só é bom e barato no que se propõe. Não significa que não sejam microfones utilizáveis, mesmo se você tiver dinheiro.

assim como varias otimas marcas que vieram clonando ela depois

Hm. Tipo Beyer e Neumann?
Não. Não tá ao contrário, nem um pouco.

Eu comparei com marcas que realmente são top. O dia que você me mostrar um clone de Shure feito pela Neumann ou Beyer... o que eu quero dizer é que é simplesmente outro nível, não que a Shure seja uma marca ruim. Os "Shure Brothers" começaram copiando e criando equipamentos que já eram utilizados pra espionagem, logo no pós guerra, tipo a Kudelski, coisas realmente top.
Muitas vezes eu vejo gente falando por exemplo de sistemas sem fio, achando que a Shure é a maior maravilha do mundo, sendo que existem marcas como Lectrosonics, ou achando que o SM57 é um absurdo de caro, sendo que é baratíssimo e um ótimo microfone.
Só isso.

macaco veio
Veterano
# dez/09
· votar


o formato do desenho do SM58 com aquela bola na ponta todo mundo copiou, ate o beyer tem um desenho muito parecido. Os mics antigos nao tem aquele formato. Eu nao vou ficar discutindo quem e' melhor ou pior ou quem clonou quem, a shure nao e' a maior maravilha do mundo com certeza, mas esta pareo a pareo com as melhores maravilhas, nao e' so um microphone baratinho. Ela tem uns modelos pra studio ate bem carinhos.

Minow
Veterano
# dez/09 · Editado por: Minow
· votar


macaco veio
O SM58 é de meados da década de 60. Beyer já existia desde antes da guerra. Comparar os dois chega a ser heresia.
Sem falar que um Beyer custa o preço de uns 10 SM58.
Ah sim, e o M88 N(C) é de 62, e tinha o globo prateado ao invés de preto.

a shure nao e' a maior maravilha do mundo com certeza, mas esta pareo a pareo com as melhores maravilhas

Eu discordo.
Nunca experimentei um mic da Shure que fosse REALMENTE maravilhoso. E olha que já usei os "caros" da Shure. São bons, só.
Os microfones top da Shure estão no nível dos medianos da Sennheiser, e não são comparáveis com nada da Neumann.

nao e' so um microphone baratinho. Ela tem uns modelos pra studio ate bem carinhos.

Eu não disse que é só um microfone baratinho. "Só um microfone baratinho" é Behringer. Shure está em outro nível, realmente.
Mas comparando com a indústria profissional de som, a Shure é um Palio 1.0, comparada a Porsches e Ferraris. Os shotguns da Shure são bem fracos, os sem-fio também.
Ela está no mercado pra competir com um nível semi-profissional, tem microfones bons e baratos (os tops custam tipo $600), mixers e prés razoáveis e por um preço mais em conta do que Sound Devices, Sonosax, Fostex, Aaton...

O motivo de eu ter dito isso nesse tópico, é porque eu vejo muita gente aqui achando que Shure é a maior pérola do mundo, que faz coisas caríssimas e fora da nossa realidade. Aí cismam com esses clones chineses que muitas vezes não prestam.
Eu não desgosto da Shure, vale salientar. Muito pelo contrário, assim como a M-Audio, a Shure é uma marca amiga do custo/benefício, pra aqueles que procuram algo de boa qualidade sem ter que gastar muuuuita grana.
Mais uma vez, vale a pena comprar o original, é só isso que eu quero deixar claro.

teclado_mania
Veterano
# dez/09
· votar


Minow

Pois é é o que sempre achei , a shure não é lá essas coisas, mais é uma marca barata e confiante ,eu não vou me arriscar em comprar um neumann ou akg pois é muito caro ,mais um shure compensa ou um Sennheiser que pode estar na mesma faixa de preço.

Os dois são bons para o palco (shure e Sennheiser), já usei os dois e não tive problema algum e são as duas marcas mais utilizadas pela Tv como maioria pode ver.

Já usei sony e não gostei dos resultados, e cada um tem sua preferencia de resposta , na Sennheiser minha voz fica um pouco mais grave(eu gosto) e na shure puxa muito a sibilancia ,claro já usei muito akg da vida que na verdade são otimos, já usei o shure beta 58 o beta 87 que foram os que mais gostei,não gostei do sm-58 ,já usei behringer c2,b1,b2 ,akg c3000 e wms 40 pro, já usei Sennheiser e835 e ew135, os que mais gostei sem fio foram o shure beta 87 e 58 e Sennheiser ew135 ,os fones que mais gostei foram os da akg .

Já peguei muita pauleira em igrejas menores, microfones ruins ,interferencia, os melhorzinhos que peguei tirando os de cima foram os staner .

Sobre a behringer um grande custo X beneficio , o batera da banda que toco tem um par de b1 e uma mesa behringer o resto ele comprou shure beta.

Minow
Veterano
# dez/09
· votar


teclado_mania
eu não vou me arriscar em comprar um neumann ou akg pois é muito caro

Aí vai de cada um. Eu com certeza compraria (pretendo num futuro próximo) um Neumann pra fazer par com um KM100 que eu já tenho.
E teria vários modelos, se pudesse. Mas tudo depende do uso, não vou usar eles pra gravar um violão no meu quarto, então pra mim adiantaria bastante.

Os dois são bons para o palco (shure e Sennheiser)

Concordo, Shure é ótima pra palco. Os microfones seguram porrada e tem qualidade legal.

Já usei sony e não gostei dos resultados

Eu nem considero que existe microfone Sony... hehehehe

É uma pena, mas eu acho que esse tópico vai virar uma discussão sobre a qualidade da Shure.
Enfim, espero que não.

teclado_mania
Veterano
# dez/09
· votar


Concordo, Shure é ótima pra palco. Os microfones seguram porrada e tem qualidade legal.

Não puxam microfonia facil (inclusive o beta 87 que é condeser),e já fi varios pastores batendo no globo do microfone e cantores batendo palmas com eles.

Minow
Veterano
# dez/09
· votar


teclado_mania
e já fi varios pastores batendo no globo do microfone e cantores batendo palmas com eles.


Auhaehuaehuaehuae
Isso dá muita raiva.
Eu trabalho com cinema, muitas vezes os atores esquecem que tão microfonados com sem-fio, dão aquele tapa no peito... e eu de fone.

teclado_mania
Veterano
# dez/09
· votar


Por isso só uso meu conjunto r1600 da edifier ou os monitores lá da igreja,odeio fones no culto todo, você nunca sabe o que vai acontecer ,já na minha banda é tranquilo mais a mixagem tem que ser direto da caixa do P.A e a mesa pra mim sempre tem que ter visão pro palco ,Comecei a usar quando um cantor começou a gritar, quando percebi quase que foi meus ouvidos.

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Vou upar porque deu trabalho escrever isso.

Iversonfr
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Vou upar porque deu trabalho escrever isso.

Deve ter dado mesmo! bom, vo ajudar a subir mais um pouco então!

rafasharkman
Veterano
# dez/10 · Editado por: rafasharkman
· votar


Vlw muito bom o topico, caso resolvido comigo, agora to bem informado e ja sei oq faze hehehe....

Lu1291
Veterano
# nov/12
· votar


Caso o pessoal ainda não saibam a Sennheiser incorporou-se a Neumann no momento acredito que a Sennheiser tá LIDERANDO pois Shure tem apenas fama e preços exorbitantes Um dos melhores dinamicos existentes hoje é o Sennheiser E 845s

Shure SM 57 e 58 perto do Sennheiser e 845s são apenas mitos de bons microfones!!!

brunolegionario
Veterano
# nov/12
· votar


Lu1291

Então me explica porque tudo quanto é banda e programa de tv usa os Shure? Seria so porque tem nome? Ou porque a qualidade é comprovada?

Esse Sennheiser realmente pro preço dele é excelente, mas ainda ta longe da qualidade dos Shure.

Lu1291
Veterano
# nov/12
· votar


Discordo plenamente querido é sim fato que a shure tem excelentes microfones,inclusive a globo está trocando quase todo o set de microfones para a Sennheiser,o microfone e 845s tem resposta de frequencia e entre outros muito superior ao Sm 57 e Sm 58,e corrigindo suas palavras a melhor marca e qualidade de microfone do mundo se chama Neumann!!!

Lu1291
Veterano
# nov/12
· votar


E tão fato é kkk que o microfone Xm 8500 da Behringuer custa entre 80 e 140 reais,possui mesma resposta de frequencia, e inclusive uma impendância menor que o Shure sm 58 ou seja mais sinal de saída e é muito mais barato!!!! fica a dica!!!!!

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


brunolegionario

Nossa cara... Não é por aí não! rs

Homem Cueca
Veterano
# nov/12
· votar


brunolegionario
Então me explica porque tudo quanto é banda e programa de tv usa os Shure? Seria so porque tem nome? Ou porque a qualidade é comprovada?

Esse Sennheiser realmente pro preço dele é excelente, mas ainda ta longe da qualidade dos Shure.


Oi?!?!?!?

Microfone X melhor que Y não existe. A Sennheiser e a Shure são duas gigantes que fazem ótimos microfones. Alguns são mitos...o SM58 está longe de ser o "primor" em qualidade sonora...LONGE.

El_Cabong
Veterano
# nov/12
· votar


... Se compararmos um microfone top de linha como um Neumann ou Blue com um vagabundo ...

Falando em Blue, este microfone abaixo é uma ótima opção para gravação de vocais em cabine com isolamento acústico ?
http://bluemic.com/babybottle/#/specs/

brunolegionario
Veterano
# nov/12
· votar


Homem Cueca

Que hora eu disse que o Shure é o melhor de todos? Não to defendendo X ou Y pois nao tenho nenhum dos dois mics, apenas argumentei com fatos (ou não é verdade que a maioria da bandas nacionais e internacionais usam Shure?) que meter o pau no mic como a membro ai fez dizendo que o E845 é melhor não achei sensato, afinal como vc mesmo disse, o melhor é relativo; e acredite, eu ia responder justamente isso ontem mas na real, preferi evitar a fadiga. Nao vou ficar comprando briga de um trem que eu sequer tenho.

Lu1291
Veterano
# dez/12
· votar


Não querido também não quis comprar discussões sem sentido,apenas quis dizer que nem sempre uma marca ou o tradicional é o melhor,a vezes o essencial hoje amnhã não passará de lembranças,as pessoass só falam Shure,Shure gente por favor shure é uma boa opção mas está muito longe de ser a melhor,Quer bons microfones dinâmicos ou condensadores:
-Neumman
-Akg
-Sennheiser

Te falei do exemplo do Sm 58 shure pois acho ele caro pois tens que ter noção pois tem muitas pessoas que estão começando agora,e que quanto menos for o gasto melhor.
Ex:shure Sm 58 (350$ ou 300$ faixa nominal) frequencia 50hz-15khz
Xm 8500 Behriguer(90 $ 150$ faixa nominal) frequencia 50hz-15khz

Ou seja preços bem diferentes,podemos comprar coisas mais acessíveis sem perder qualidade,fica a dica!!!!!

Lu1291
Veterano
# dez/12
· votar


E outra não defendo X ou Y defendo qualidade e acessibilidade!!!!!!!

KayoA.
Membro Novato
# set/13
· votar


Otimo artigo, valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quase tudo o que você precisa saber sobre microfones.