Phaton power , como usar?

Autor Mensagem
ASNETO
Veterano
# nov/09


Galera, usei o Busca aqui pra achar phanton power, mas achei um tópico só e também muito vago.

Então vamos la, este pode servir para aqueles que futuramente necessitarem.

Eu tenho uma FTPró, ela tem dispositivo Phanton Power.
Eu também tenho um Behringer Xenyx FX2442 e ela também tem dispositivo Phanton Power.

Tenho uma série de dúvidas.

1 - Phanton é usado somente para mics condensadores? Se não, quais os mics que são usado o +48V

2 - Quando for usar o Phanton Power, eu tenho que ligar os dois (da mesa e da palca) ou só o da mesa ou o da placa (se estiver usando ela sem a mesa)?

3 - Quais as recomendações para usar o phanton (no manual da behringer também é muito vago o que está descrito lá).

4 - Usado na mesa de som, é preciso ativar ou desativar alguma função da mesa, por exemplo, o Low Cut? Os volumes dos canais que tiverem mic condensados devem estar zerados?!

5 - Pode usar mic dinamicos quando é usado os condensados?! quais as recomendações a serem feitas? Por que, por exemplo pra gravar bateria se usa dinamicos e condensados.

Minhas dúvidas são essas, e acredito que pode ser a de muitas pessoas!

Espero ajuda dos amigos!
Abraços!

shoyoninja
Veterano
# nov/09
· votar


Phantom Power é só uma forma de alimentação para mics que precisam dele, que em sua maioria são os condensadores. Todo o mic que precisa de phantom power traz essa informação no manual. Todo o mic condensador precisa de uma fonte de alimentação, alguns usam pilhas.

Não há necessidade de fazer quaisquer alterações em ganho ou eq, fora o normal de cada mic. Low cut pode ser usado sem problemas.

Não há problemas em usar mics dinâmicos com Phantom Power ligado. Então pode misturar dinâmico e condensador.

O único cuidado que você deve tomar é fechar o volume dos canais ou do master antes de ligar o phantom. Na maioria das mesas, behringer inclusive, quando é ativado o phantom power ocorre um pop bem alto.

ASNETO
Veterano
# nov/09
· votar


shoyoninja
O único cuidado que você deve tomar é fechar o volume dos canais ou do master antes de ligar o phantom. Na maioria das mesas, behringer inclusive, quando é ativado o phantom power ocorre um pop bem alto.

Entendi, entao quando ligar deixar os volumes zerados?! certo?? E se eu ligar o da mesa nao precisa ligar o da placa?!?!? é que vi comentário sobre ele tem que ser na entrada balanceada e o mic dinamico na entrada p10 normal, então isso não tem nada a ver???

Obrigado desde já por todas as dicas!! =]

Edson Caetano
Veterano
# nov/09
· votar


A entrada balanceada é a melhor seja o mic condensador ou dinamico use sempre esta conexao, claro desde que o cabo tambem seja balanceado, senao a P10 comum é a saida, se possivel ter o cabo canon canon para os microfones (aquele com 3 pinos)

O mic que precisa de Phantom precisa de apenas uma fonte de alimentaçao, ou seja apenas do lugar onde ele for, estiver plugado, se o mic esta na mesa ligue o da mesa, se estiver na placa ligue o da placa

Se os seus mics nao tiverem necessidade de phantom, deixe desligado porque de nada servirá essa opçao

Até

shoyoninja
Veterano
# nov/09
· votar


ASNETO
Não tem nada a ver.

Mas o Phantom Power só está presente nas conexões balanceadas.

Para microfones, sejam do tipo que for, sempre que possível utilize uma conexão balanceada.

E só mais uma coisa, pelo que eu entendi você vai ligar alguma saída da mesa em uma placa de áudio. NUNCA use phantom power nas conexões entre equipamentos. Portanto se os mics vão ser ligados na mesa, é na mesa que você usará o Phantom. O phantom power da placa deve estar desligado.

ASNETO
Veterano
# nov/09
· votar


Edson Caetano
A entrada balanceada é a melhor seja o mic condensador ou dinamico use sempre esta conexao, claro desde que o cabo tambem seja balanceado, senao a P10 comum é a saida, se possivel ter o cabo canon canon para os microfones (aquele com 3 pinos)

O mic que precisa de Phantom precisa de apenas uma fonte de alimentaçao, ou seja apenas do lugar onde ele for, estiver plugado, se o mic esta na mesa ligue o da mesa, se estiver na placa ligue o da placa

Se os seus mics nao tiverem necessidade de phantom, deixe desligado porque de nada servirá essa opçao

Até


Certo.. agora eu entendi, é que ja li muita coisa dizendo que estraga o drive da mesa, ou a capsula do mic.. Na verdade realmente estraga a capsula do mic né... Mas agora eu entendi como funfa o trem!! =] brigado novamente cara!! tem sido um grande parceiro!! valeu

shoyoninja
E só mais uma coisa, pelo que eu entendi você vai ligar alguma saída da mesa em uma placa de áudio. NUNCA use phantom power nas conexões entre equipamentos. Portanto se os mics vão ser ligados na mesa, é na mesa que você usará o Phantom. O phantom power da placa deve estar desligado.


Entendi, era justamente essa uma duvida curel!!! hahaha obrigadao mesmo pela força viu!!! uLTIMA DUVIDA!
O behringer c2, aquele que é par, ele precisa de phaton né?!?

abraços a todos e obrigado!!

Edson Caetano
Veterano
# nov/09
· votar


http://www.behringer.com/EN/Products/C-2.aspx#documentation

Link do C2
sim precisa ligar o Phantom Power

Até

Nycolas
Veterano
# nov/09
· votar


ASNETO
1 - Phanton é usado somente para mics condensadores? Se não, quais os mics que são usado o +48V

Na verdade, ele é usado para alimentar também periféricos como Direct Boxes Ativos.

2 - Quando for usar o Phanton Power, eu tenho que ligar os dois (da mesa e da palca) ou só o da mesa ou o da placa (se estiver usando ela sem a mesa)?

Apenas um basta... Se for usar a mesa + placa, ligue só o da mesa :D

3 - Quais as recomendações para usar o phanton (no manual da behringer também é muito vago o que está descrito lá).

Somente quando precisar utilizar algum equipamento que precise do Phantom. Fora isso, Desligue.

4 - Usado na mesa de som, é preciso ativar ou desativar alguma função da mesa, por exemplo, o Low Cut? Os volumes dos canais que tiverem mic condensados devem estar zerados?!

Nãaaao... não precisa desligar nenhuma função :D
O Phantom não altera em nada a funcionalidade da mesa de som... Ele apenas conduz eletricidade aos aparelhos ligados a ela.
De preferência, antes de aumentar o volume do Master, ao ligar a mesa, ligue o Phantom Power junto. E nunca ligue ou desligue com o volume aberto.

5 - Pode usar mic dinamicos quando é usado os condensados?! quais as recomendações a serem feitas? Por que, por exemplo pra gravar bateria se usa dinamicos e condensados.

Sem problema nenhum!
O Phantom vai funcionar apenas naqueles canais que precisarem. Os que não precisarem, ele simplesmente ignora.
Algumas mesas vem com botões para selecionar o canal que vai ligar o Phantom, como as Ciclotron, onde você seleciona entre os 4 primeiros canais, nos outros nao ativa.
Mas em geral, liga-se para todos!


Espero ter ajudado.

ASNETO
Veterano
# nov/09
· votar


Edson Caetano
Legal, legal!!! brigado parceiro!! é que estou pra comprar esse c2 e o b1 para gravações da minha banda! =]

Valeu!!!

Nycolas
Algumas mesas vem com botões para selecionar o canal que vai ligar o Phantom, como as Ciclotron, onde você seleciona entre os 4 primeiros canais, nos outros nao ativa.
Mas em geral, liga-se para todos!


Espero ter ajudado


Com toda certeza ajudou demais!!! obrigadão!! de verdade, a Minha mesa Behringer é Xenyx, o phaton dela é fantasma, procurei e fui em uma loja de instrumentos musicais, eles me explicaram que este tipo de phaton só alimenta os mics necessários, mesmo que haja um dinamico em algum canal.. Ele só vai para os que necessitam!!

obrigado novamente a vc, e a todos que copereram! este tópico poderá ajudar outras pessoas iniciantes nesta area e que procurão sabe sobre o phanton power!!
abraços!!

shoyoninja
Veterano
# nov/09
· votar


ASNETO
Esse "Phantom é fantasma" é ótimo, tem toda a cara do que a galera de loja de instrumentos falaria hueihueihuei.


Na verdade ele vai para todos, mas para mics dinâmicos não tem problema. Só tome cuidado ao ligar outras coisas além dos mics porque nem tudo gosta de phantom power.

ASNETO
Veterano
# nov/09
· votar


shoyoninja
Na verdade ele vai para todos, mas para mics dinâmicos não tem problema. Só tome cuidado ao ligar outras coisas além dos mics porque nem tudo gosta de phantom power.



Mas nem vou ligar nada fora de mics.. na verdade to com essa duvida q vou gravar a batera da minha banda e nao sabia como funcionava isso! são só mic..
Vou gravar com um KIT CAD, pratos behrginer c2 e um pra pegar ecos que vai ser o behringer b1

GutoCap
Veterano
# nov/09
· votar


O Phantom não altera em nada a funcionalidade da mesa de som... Ele apenas conduz eletricidade aos aparelhos ligados a ela.

Pessoal, eu tenho mixer Mackie cr1604 e recentemente comprei uma direct box samsom. Acontece que este mixer tem um phantom para todos os canais mas so utilizo os primeiro 8 canais que tem direct out com uma delta 1010. Para a minha surpresa fui gravar um contrabaixo plugado na DI e adicionei um microfone no amplificador, para poder gravar o som direto e microfonado. Nesta operação eu descobri uma coisa interassante a qual ainda não descobri o porque. Quando o phantom esta ligado para alimentar a DI o canal que o microfone esta ligado no mixer fica com o som totalmente diferente... perde os graves e agudos... fica praticamente apenas os medios e nao adianta equalizar... ai desligo o phantom e tudo volta ao normal... so que ai nao rola a DI... alguem ja viu algo a respeito disso? Abraço a todos.

shoyoninja
Veterano
# nov/09
· votar


GutoCap
Qual microfone é?

ASNETO
Veterano
# nov/09
· votar


POr exemplo, quando eu for gravar bateria, eu to com uma ideia de gravar assim:

Caixa, Bumbo, Ton 1, ton 2 e surdo com dinamicos ligados nas entradas balanceadas.

Chimbar e Pratos : Condesadores também ligados nas entradas balanceadas.

Ai depois q eu pluguei tudo, volumes zerados ligo a mesa e ligo o phanton.

Gravo normal?!? O phanton não irá danificar ou interferir em nenhum mic dinamico, mesmo ele estando ligados em entradas balanceadas?!

Abraços a todos e obrigado novamente!

GutoCap
Veterano
# nov/09
· votar


shoyoninja
beta 52a com cabo XLR... teoricamente não poderia ter problema pois o microfone não precisa de phantom e cabo esta montado corretamente.

ASNETO
Veterano
# nov/09
· votar


POr exemplo, quando eu for gravar bateria, eu to com uma ideia de gravar assim:

Caixa, Bumbo, Ton 1, ton 2 e surdo com dinamicos ligados nas entradas balanceadas.

Chimbar e Pratos : Condesadores também ligados nas entradas balanceadas.

Ai depois q eu pluguei tudo, volumes zerados ligo a mesa e ligo o phanton.

Gravo normal?!? O phanton não irá danificar ou interferir em nenhum mic dinamico, mesmo ele estando ligados em entradas balanceadas?!

Abraços a todos e obrigado novamente!

Nelton88
Veterano
# nov/09
· votar


Ativa ele na mesa de som e carca o mic lá...rsrsrsr

FeMazza
Veterano
# nov/09
· votar


Muito bom o tema, consegui resolve algumas dúvidas, tenho uma Xenyx 2442 e um Mic Behringer B1. Quando eu ativo o Phantom Power da mesa eu posso ter microfones normais ligados ao mesmo tempo nas entradas canon? Isso não danifica os microfones normais?

Também tenho uma Placa USB Fast Track Pro, uso a mesa ligada nela, a dúvida que eu tenho é se eu dexo o Phantom Power da Placa ligado ou ligo só o da mesa mesmo?

Grato e Parabéns pelo fórum!

Nycolas
Veterano
# dez/09
· votar


FeMazza
Não interfere em nada.

Também tenho uma Placa USB Fast Track Pro, uso a mesa ligada nela, a dúvida que eu tenho é se eu dexo o Phantom Power da Placa ligado ou ligo só o da mesa mesmo?

se você já deixa o da mesa ligado, não precisa ligar o da placa. Isso seria para o caso de conectar um DI Ativo direto na placa, dai seria opcional ligar. Fora isso, não ligue :D

Véio SAS
Veterano
# mar/11
· votar


dae galeraa!
Esse topico me tirou MUITAS duvidas,obrigado a todos.
Mas eu queria uma opinião mais especifika sobre os equipamentos q eu quero comprar.
Vi ali que a maioria ta dizendo q o Xenix 502 não tem phantom power...pois eu estou pesquisando oque comprar,e aqui diz q tem ó
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-174461408-502-mesa-de-som-behri nger-xenyx-502-com-phantom-power-_JM
e ai?
é q assim eu estive lendo,pesquisando e comparando os preços,ja que eu só tenho $600 pra gastar estava pensando em comprar aqela mesinha ali(tambem n qro muitos canais) com esse condensador
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-176336003-c-1-microfone-condens ador-behringer-c1-estudio-radio-tv-_JM
mas n sei qual placa de som é melhor dessas 2:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173483078-placa-de-audio-emu-04 04-com-dsp-interno-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-175937442-m-audio-fast-track-us b-placa-de-audio-profissional-_JM
alguem ai poderia me dar uma ajuda por favor!!??
eu só tenho esse grana pra gastar,por isso não posso errar na compra..

Dai assim,eu quero gravar guitar,baixo e vocal no estilo Metal,mais especificamente Metalcore,mas tambem quero gravar uma ou outra coisinha mais leve.. mas o peso vai predominar

se alguem tiver opçoes melhores,podem falar ai!!
pq eu preciso muito de ajuda!

e desculpa eu me intrometer no meio do topico pra fazer essas perguntas pessoais..

abraço!

Almir Filho
Veterano
# ago/11
· votar


Pessoal aproveitando o tópico, queria saber de alguem, aqui se corro o risco de danificar um microfone dinâmico, que estará usando um cabo balanceado XLR com o phantom ligado.?
Desde já agradeço..

Um abraço a todos!!

R1C4RD5
Veterano
# ago/11
· votar


Almir Filho
Também tenho esta dúvida e ainda em relação a ligar guitarra/baixo.
Estou querendo comprar uma interface que tem 4 canais e quando se aciona o phantom ele vai para os 4 canais e não tem como selecionar qual canal terá esta alimentação extra.

grotrovri
Veterano
# mar/12
· votar


presiso de ajuda tenho uma mesa behringer sx3242fx vou usar para minha banda .... um kit batera microfones sansom mas o chiba e pratos usam phanton so que o resto cubo baixo guitarra gaitas (sanfonas) utiliza dinamicos tem como ligar o phantom sem danificar ou ligar so em dois canais individual o phanton? me ajudem tenho um lugar pra toca sabado presiso urgente de ajuda!!!!!

MMI
Veterano
# mar/12
· votar


Pessoal aproveitando o tópico, queria saber de alguem, aqui se corro o risco de danificar um microfone dinâmico, que estará usando um cabo balanceado XLR com o phantom ligado.?

Os dinâmicos geralmente aguentam a parada. O problema é que alguns não, como os "ribbon" que podem queimar com um phantom ligado.

kiki
Moderador
# ago/12
· votar


vixe, sanei uma duvida com os belissimos posts do nosso camarada shoyo (como ligar misc dinamicos e usar phantom ao mesmo tempo) e ganhei outras, tipo pode ligar outros equips de boa?

meu amp de baixo tem uma saída DI xlr, será que nao pega nada se tiver com phantom ligado?

tevo guitar
Veterano
# jan/14
· votar


Olá... estou com uma duvida, tomo conta do som aqui da minha igreja e toco na banda tb, eu gostaria de saber uma coisa, agente tem usa uma mesa de som Behringer eurodesk 2442fx que tem o phantom power, eu ultilizo um Direct box behringer gi100 pra minha guitarra, e ele tem a opção de ser alimentado por phantom, mas eu queria saber o seguinte, os microfones que a gente ultiliza na saida balanceada é um shure sm 58 com fio e um kadoshi com transmissor sem fio, se eu ligar o phantom power da mesa pra alimentar o meu direct box, correria o risco de queimar os microfones, ja que esses não necessitam dessa alimentação?

ogner
Veterano
# mai/14
· votar


Hey,

Estou com um Condenser e deixo ele ligado/espetado direto ( to no processo ) durante a gravação, entro saio, volto, e deixo ele alimentado pelo Phanton.
Isso pode estraga-lo??
Chato tb ficar ligando e desligando...
Alguem sabe informar??

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


ogner
nop...

ogner
Veterano
# mai/14
· votar


Ismah
Hehehe, valeu pela tentativa...
:)

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


ogner

Acho até melhor que ficar ligando e desligando de 5 em 5 minutos...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Phaton power , como usar?