Mais dúvidas bobas sobre a M-Audio Fast Track Pro

Autor Mensagem
The Jedi Master
Veterano
# nov/09


Boa noite,

dando continuidade as minhas dúvidas... bem, primeiramente quero agradecer ao Ogner, que me esclareceu bastante coisa neste link:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/220717/

Consegui fazer várias coisas, conectar a guitarra, o piano, o microfone, e estou aprendendo a mexer nos controles... a M-Audio é bem melindrosa, mas é sensacional... notei realmente que a qualidade do som melhorou... não é efeito placebo.... realmente há ganho de qualidade.

Mas agora estão surgindo novas dúvidas:

- conectei meu microfone comum, e ok está funcionando. Porém o som está saindo diretamente da M-audio para o aparelho de som. E eu gostaria que o som do microfone passasse primeiro pelo micro, pois quero usar com alguns softwares, principalmente com o Sing & See, que é um software que exibe o tom da nota que estou entoando, e isso me ajuda muito no aprendizado de canto.

- outra coisa é que não consigo usar mais de um software ao mesmo tempo fazendo uso da M-Audio. Ex.: gostaria de usar o Ez-drummer, para fazer o ritmo, e com o piano digital tocar uma música, sendo que o piano digital estaria fazendo uso de sons do Synthogy Ivory. Porém, se um software já estiver usando a M-audio, não é possível que outro software se conecte a M-audio também. Existe solução para isso.


grato

The Jedi Master
Veterano
# nov/09
· votar


complementando, uso Windows Vista Ultimate 64 Bits, Service Pack 2, e os drivers da M-audio estão atualizados

The Jedi Master
Veterano
# nov/09
· votar


Mais um exemplo, se o windows media player estiver aberto, então nenhum outro software consegue acessar a m-audio, pois o windows media player já a esta acessando... só que isso é meio frustrante, limita muito o uso dos recursos do micro

The Jedi Master
Veterano
# nov/09
· votar


Bom dia, alguém para me ajudar?

ASNETO
Veterano
# nov/09
· votar


Aproveitando o tópico do amigo.

Bom, minha Fast Track Pro, chegou ontem, e ja fiz varios texte, acredito que estou conseguindo me virar bem... Mas tenho algumas dúvidas. Sera que alguem pode tirar??

A primeira delas:
Atras da Placa, tem um botao pra vc ativar ou não, ativado ele acende um Luz vermelha na frente, o que seria isso?! ou melhor, para que serveria isso???

Ainda na parte de tras da placa, ela tem varias entradas de diferente tipos. Por exemplo, ela tem duas entra OUTPUTS tipo 1 e 2 e logo em baixo tem outra entrada só que na ordem diferente 2 e 1, o que seria isso???

A última dúvida.
Tenho planos de mais pra frente comprar a mesa de som Behringer Xenyx 2442fx . Eu gostaria de saber, onde eu ligaria ela na placa. E se eu preciso configurar o computador e a placa para mesa. Também gostaria de saber, se eu abro possibilidade de gravar mais instrumentos simuntaneos com a mesa de som. Por exemplo, sem a mesa vc tem a possibilidade e gravar dois canais simultaneos, com a mesa que tem 12, eu abreria a possibilidade de gravar 12 canais simultaneos??

Obrigado desde já a quem possa tirar minhas dúvidas.
Abraços

The Jedi Master
Veterano
# nov/09
· votar


Olá Asneto, alguma coisa acho que posso te ajudar, mas se mais gente colaborar melhor.
Eu fiz assim, a saída (output) 1 e 2 eu conectei ao aparelho de som, usando um cabo RCA. A outra saída não faço idéia, vamos esperar outros comentários que possam esclarecer.

Com a mesa você conseguiria gravar mais instrumentos, mas pelo que eu sei, como estes vários canais estariam conectados a apenas 1 canal da m-audio, os sons dos instrumentos ficariam mesclados. E então não haveria possibilidade de você editar o som de apenas um instrumento, as alterações afetariam todos os instrumentos ao mesmo tempo. Vamos aguardar mais comentários. A tecnologia nos surpreende a cada momento, e de repente há como fazer isso.

ASNETO
Veterano
# nov/09
· votar


The Jedi Master
Olá Asneto, alguma coisa acho que posso te ajudar, mas se mais gente colaborar melhor.
Eu fiz assim, a saída (output) 1 e 2 eu conectei ao aparelho de som, usando um cabo RCA. A outra saída não faço idéia, vamos esperar outros comentários que possam esclarecer.

Com a mesa você conseguiria gravar mais instrumentos, mas pelo que eu sei, como estes vários canais estariam conectados a apenas 1 canal da m-audio, os sons dos instrumentos ficariam mesclados. E então não haveria possibilidade de você editar o som de apenas um instrumento, as alterações afetariam todos os instrumentos ao mesmo tempo. Vamos aguardar mais comentários. A tecnologia nos surpreende a cada momento, e de repente há como fazer isso.


Pois é!! eu suspeito disso também, mas quem sabe da certo as vezes fzendo alguma gambiarra néé?!?!

Em relaçõ a sua ajuda, muito obrigado, mas, só para tirar uma nova duvida... o RCA é aquele vermelho e branco? certo?!

abraçosss e obrigado! vamo esperar os comentários dos nssos amigos!!

ogner
Veterano
# nov/09 · Editado por: ogner
· votar


Vamos lá, Jedi do Paraguay

The Jedi Master
E eu gostaria que o som do microfone passasse primeiro pelo micro, pois quero usar com alguns softwares, principalmente com o Sing & See, que é um software que exibe o tom da nota que estou entoando, e isso me ajuda muito no aprendizado de canto.

Cara, isso vai depender do soft que vc usar, não conheço esse. Mas uso por exemplo o Adobe Audition que é um multracker pra gravação de instrumentos, gravo guitarra. Como é feito? Dentro do proprio soft vc tem que encontrar a parte de configuração de entrada do sinal. Lá vc vai ecolher a entrada da FTrack, geralmente ja aperece no proprio soft as opçoes disponiveis. É só selecionar


- outra coisa é que não consigo usar mais de um software ao mesmo tempo fazendo uso da M-Audio. Ex.: gostaria de usar o Ez-drummer, para fazer o ritmo, e com o piano digital tocar uma música, sendo que o piano digital estaria fazendo uso de sons do Synthogy Ivory. Porém, se um software já estiver usando a M-audio, não é possível que outro software se conecte a M-audio também. Existe solução para isso.


Cara, quando eu ligo o comput ele já "lê" a FT como placa, ae tudo funfa legal ( abro o Adobe, Media player, Youtube e tudo sai som)....Não sei oq esta acontecendo ae.....



Também gostaria de saber, se eu abro possibilidade de gravar mais instrumentos simuntaneos com a mesa de som. Por exemplo, sem a mesa vc tem a possibilidade e gravar dois canais simultaneos, com a mesa que tem 12, eu abreria a possibilidade de gravar 12 canais simultaneos??


Não dá..Alias dá, mas é como o Jedi falou, não vai ficar cada insrumento num track separado...A fats track tem somente 2 e somente 2 canais por vez, separados...Mas vc pode por exemplo colocar 8 mics na batera mixar antes na mesa e enviar tudo pra um track só....Da uma trabalheira e depois de gravad não da mais pra mixar individualmente cada peça da batera....

Da uma lida no manual com carinho e da uma olhada no site da M.Audio tb, tem bastante info lá....

Abço

ASNETO
Veterano
# nov/09
· votar


ogner
Também gostaria de saber, se eu abro possibilidade de gravar mais instrumentos simuntaneos com a mesa de som. Por exemplo, sem a mesa vc tem a possibilidade e gravar dois canais simultaneos, com a mesa que tem 12, eu abreria a possibilidade de gravar 12 canais simultaneos??


Não dá..Alias dá, mas é como o Jedi falou, não vai ficar cada insrumento num track separado...A fats track tem somente 2 e somente 2 canais por vez, separados...Mas vc pode por exemplo colocar 8 mics na batera mixar antes na placa e enviar tudo pra um track só....Da uma trabalheira e depois de gravad não da mais pra mixar individualmente cada peça da batera....

Da uma lida no manual com carinho e da uma olhada no site da M.Audio tb, tem bastante info lá....

Abço


Entendi... legal, mas vc acha que da pra fazer um trabalho legal assim!?? Eu uso normalmente o GarageBand e ou o Audacity. Bom, deixa eu perguntar, odne baixo o manual da Fast track pro? pq veio tres coisas na minha mas nada como um manual.
Tem como eu expandir para mais canais simultaneos sem eu precisar comprar outra placa?? Ou se tem algum jeito de eu fazer isso?!?

Obrigado!! abraços!!

ogner
Veterano
# nov/09
· votar


No site da M. Audio tem manual e driver atualizados, recomendo baixa-los....Mas se sua placa estiver funcionando bem, acho que nem precisa mexer...

legal, mas vc acha que da pra fazer um trabalho legal assim!??

Relativo. Quanto legal vc quer?? Isso é uma gambiarra, e o maior problema de se gravar varias coisas misturadas num canal só, é que depois vc vai ter que mexer tudo junto, sacou?? Como o exemplo da bateria..O ideal é cada mic uma track, ae vc pode colovcar mais gravas no bumbo, mais medios e reverb na caixa, separadamente. Gravando junto, se colocar graves, TUDO vai soar grava....Se o seu legal é agravação de um ensaio uma "brincadeira" ate rola.....Sem placa não da pra expandir canais...não...Pelo menos eu nunca ouvi falar....Mas tudo isso é pra gravação ao mesmo tempo né....Pq vc pode gravar quantas guitarras quiser, por exemplo, só gravar uma de cada vez, ou 2 de cada vez...O maior problema mesmo é a batera, ou pra gravar uma banda toda ao vivo ao mesmo tempo....Mas tb esse nem é o proposito dessa placa....

Mias adequada seria a Fast Track Ultra, com 8 entradas e pré em todos, se não me engano....

ASNETO
Veterano
# nov/09
· votar


ogner

Entendi cara, brigadão... então eu nao tenho ideia de uam gravação fudida, na verdade eu queria tentar gravar todo show da minha banda!? entende!?? um gravação simples mas que tenha uma qualidade razoavel... vc acha que isso é possivel?!?

Desculpa minha ignorancia em alguns assuntos, sou muito novato nessa area!!

abraços!!

ogner
Veterano
# nov/09
· votar


ASNETO

Uhmmm, dificil viu...Qual a formação da sua banda??

O outra, precisa de um comput, de preferencia laptop, bacana pra gravar uma banda toda, uma config boa pra não dar problema...

ogner
Veterano
# nov/09
· votar


ASNETO

Criei esse tópico a muito tempo justamente com a sua duvida e aprendi muito nele...Da uma lida que vc vai começar a entender bem mais do assunto. Acabou se tornando um ótimo tópico.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/135360/

The Jedi Master
Veterano
# nov/09
· votar


Obrigado pelas dicas Ogner!!

Asneto, o cabo RCA é sim este com uma conexão branca e a outra vermelha. Tem alguns cabos RCA que tem mais uma outra conexão, amarela, mas esta é para o vídeo.

ogner
Veterano
# nov/09
· votar


The Jedi Master

Tranquilo, se procurar no meu perfil tem algumas varias gravaçoes que fiz com A FTPro, gosto muito da placa, é muito pratica e nunca deu problemas comigo, acho q pra ficar show mesmo é preciso somente de um preamp melhor que o dela, eu estou usando um V6 da ART mas dei o azar, comprei e veio com problemas, mas ainda assim da pra perceber que o som melhora bastante....

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


Vou aproveitar o tópico para perguntar.

Eu ia comprar um midisport 2x2, mas para minhas pretensões com midia acho que um 1x1 dá conta, então acho que vou aproveitar o embalo e pegar uma placa de som com mais entradas e saídas, inclusive midi, e vendo os specs a fast track pro parece fazer o que eu quero.

A dúvida, alguém já usou as entradas ou saídas nomeadas Inserts 1 e 2 que ela tem atrás ?

Sabem se elas são somente para entrada ou somente para saída, ou para ambos dependendo do que vc fizer pelo software, minha idéia era de usar essas entradas se possível para ligar pre-amps externos (vulgo minhas dists analógicas e até meu valvulado) no guitar rig4 e usar por exemplo -> guita -> wah do gr4 controlado pelo fcb1010 -> pré-amp externo -> restante da cadeia do gr4.

Mesmo que para que isso funcionasse eu tivesse que carregar 2 ou mais instâncias do vst do gr4 no daw que eu estivesse usando, já que isso não é um grande problema, a máquina aguenta na boa.

Se alguém puder fazer um testesinho por aí e ver se é viável e puder responder aqui, eu agradeço, é essencialmente o que falta para eu resolver comprar uma dessas hehe.

ogner
Veterano
# nov/09
· votar


ogaitnas

Nossa, não sei.....O que vc esta falando seria por exemplo eu ligar o meu Head valvulado nessas entradas-saidas da FTpro, como se fosse o loop do amp?? e daí fazer o papel de um preamp no que estiver conectado nas entradas frontais da placa, tipo guitarra ou mics?

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


ogner

+/- isso, é para usar os wahs do gr4 que são melhores que o meu hellbabe, e conseguir jogar o som para fora e usar um ampli externo (pré ou pré e power dependendo de ser pedal ou o valvulado, no segundo obviamente usando o di no valvulado com atenuador e etc...), e conseguir jogar o som de volta no gr4 para usar a simulação de caixa e os efeitos do gr4

Um esquema que ficaria conectado +/- assim:

guita -> input FTpro -> wah do gr4 -> algum output ou Insert da FTpro -> ampli ou pré externo -> insert da FTpro -> de volta para o guitar rig ou outro vst qq ligado no daw para usar sim de cx. acústica e efeitos. -> outpu stereo da FTpro para monitores ou fones.

Pelos in/outs dela parece possível, mas ainda não consegui achar o manual da FTpro no site da m-audio (acho que achei agora, vou ler para ver o que tem), mas se de repente alguém aí puder ligar um gdi da vida nos inserts dela e testar eu realmente agradeceria, me evitaria de gastar $$ sem ter certeza se ela faz o que eu quero.

ogner
Veterano
# nov/09
· votar


ogaitnas

Quando eu chegar em casa eu analiso melhor isso ae...Tenho valvulados e a FTpro....Isso me deu uma idea, tenho 2 heads woodstocks do Max...Um posso usar de preamp pros mics talvez!!

Se não explodir alguma coisa!! hehehe...

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


ogner

uhuu thanks man.

Não vai ligar saída do power na placa de som :) tem que ligar ou saída em linha ou send do loop de efeitos.

ogner
Veterano
# nov/09
· votar


ogaitnas

Uhmmm, como eu faria a ligação usando apanas as entradas frontais da FTpro????

Mic > Send do loop do valvulado > return do valvulado > FTpro

isso? Se sim, perderia a entrada balanceada e usaria tudo P10...né..

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


ogner

Lendo no manual dela, parece servir justamente para isso, mas voltado a efeitos tipo compressor e coisas que vão entre o sinal do input e conversor a/d da placa de som, parece interessante para ligar um bom wah externo.. hehe

bom de qq forma se vc fizer uns testes aí para comprovar seria legal :)

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


ogner

Isso aí, use só p10, acho que se usar xlr vc vai acabar fazendo algum ground e loop e pode fritar a m-audio ou a outra ponta...

ASNETO
Veterano
# nov/09
· votar


Galera, estou novamente aqui para uma nova pergunta.

estou pensando em comprar uma mesinha dessa http://pro-audio.musiciansfriend.com/product?sku=637175V

Nao tenho pretenções de gravação profissional, apenas para uso com minha banda, bem amador, pra registro mesmo de repertório, ideia de músicas próprias.

Enfim, é possivel se gravar uma banda com uma mesa dessa mais a Fast Track Pro?

Também sei que a bateria por exemplo sera gravada em um canal só todos os instrumentos. mas no tem problema pra mim, só gostaria de saber se da pra fazer alguma cois legal com o equipamento, é possivel?!?
Abraços a todos

ogner
Veterano
# nov/09 · Editado por: ogner
· votar


ogaitnas

Cara, o que conseguir fazer aqui foi usar os efeitos e tudo mais do amplitube ( é oq eu uso) no loop do amp e usar os efeitos tranquilo...

Deu uma quebrada no meu valvuladão, não gostei do timbre....Mas acho que da pra ajustar melhor...Deixei tudo em bypass, menos os pedais, a parada é ajustar os volumes corretamente.....

Liguei, send do loop na entrada frontal do FTP, e usei a saida TRS da FTP pro return do Loop....Quando eu quiser fazer umas doideras experimentais já sei a onde recorrer, hehehehe!!!!

Isso ajuda??

abço.


ASNETO

Cara, çembre´se somente de uma coisa...Vc vai gravar apenas 2 tracks...Só isso!!! Sacou....

Como vc vai fazer,?? Mixar a bateria toda na mesa e mandar pra 1 entrada da FTP, e depois mixar na mesa a guitarra, o baixo, a voz, tudo junto num outro canal!?!?

Acho que se vc alugar 4 horas de estúdio vai passar 3 horas arrumando as mixes pra gravar!!!

compra essa:
http://pro-audio.musiciansfriend.com/product/MAudio-FastTrack-Ultra-US B-2.0-Audio-Interface?sku=241806

Abço.

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


ogner

Opa ajudou sim, cruzando isso com o manual já deu para saber o que dá para fazer com os inserts da FTpro, ainda não é exatamente o que eu quero mas que usando direitinho o daw deve funcionar.

Só mais uma perguntinha, em um prog tipo o reaper por exemplo, você consegue dizer que o som de um track vem de uma entrada e o som da outra track vem da outra entrada da Ftpro ?
Se fizer isso já era, vou arrematar uma para mim já já hehe

ogner
Veterano
# nov/09 · Editado por: ogner
· votar


ogaitnas
você consegue dizer que o som de um track vem de uma entrada e o som da outra track vem da outra entrada da Ftpro ?

Não captei???

Hehehehe....

Vc diz, por exemplo:

Vou gravar 2 tracks. Seleciona a entrada 1 pra uma track e a entrada pra 2 pra outra track e assim gravo 2 tracks simultâneas de fontes diferentes...Isso da pra fazer....Assim: Eu tocando guitarra e vc baixo e gravamos ao mesmo tempo....EDIT: cada um na sua track..

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


ogner

massa, que com esse recurso dá para aplicando os efeitos na ordem certa, fazer o que eu quero, que é usar algum pré externo e efeitos e wah do guitar rig controlados pelo fcb1010 heeh idéia malucas que ando tendo nos últimos dias hehe

Vlwz

ASNETO
Veterano
# nov/09 · Editado por: ASNETO
· votar


ogner
Cara, çembre´se somente de uma coisa...Vc vai gravar apenas 2 tracks...Só isso!!! Sacou....

Como vc vai fazer,?? Mixar a bateria toda na mesa e mandar pra 1 entrada da FTP, e depois mixar na mesa a guitarra, o baixo, a voz, tudo junto num outro canal!?!?

Acho que se vc alugar 4 horas de estúdio vai passar 3 horas arrumando as mixes pra gravar!!!

compra essa:
http://pro-audio.musiciansfriend.com/product/MAudio-FastTrack-Ultra-US B-2.0-Audio-Interface?sku=241806

Abço.


Entendi, é que na verdade eu já tenho a fast track pro, mais pra frente eu pretendo comprar uma com mais track simultaneoes.mas é q eu fiz um texte e achei o resultado legal até, de gravação de bateria e depois os outros instrumentos.. Lógico que da um pouco de trampo.. eu tava pensando em comprar um mixer daquele modelo, de 8 a 12 canais, justamente pra tentar deixar a bateria legal no mixer e depois gravar ela ja digamos "mixada"... nao sei se alguem ja tentou isso, ou ja fez isso, e depois ir gravandos os outros instrumentos, até onde eu entendo, acho qu não ia ficar uma gravação de baixa qualidade.. =]

OBS: Eu tenho quase tudo de um home studio em casa, microfones de bateria, overs, microfones condensor microfones normais... só falta mesmo uma mesa de som que tenha uma gama de equalização legal, que de pra colocar alguns efeitos, por isso q eu perguntei daquele mixer! =]

brigadão pela dica!!

ogner
Veterano
# nov/09 · Editado por: ogner
· votar


ASNETO

Cara, então dá!!! O segredo vai ser a mix na mesa antes de mandar pra FTpro..Se vc ta cinet disso manda bala....Pode ficar bom sim!!

Não vi a mesa, mas se ela tiver prés, talvez até melhore mais...

Vai com tudo!!! Pode fazer o seguinte, Olha o ralação:

Coloca banda pra tocar. Coloca 2 mic na bateria e grava só ela primeiro, cuidado com o tempo, gravar com metronomo melhor...

Tá aí, vc ja tem a linha de batera, nem precisa ser a final não, só uma linha mesmo......depois......solta a bateria gravada numa track e grava guitarras, baixo e voz.....depois volta na bateria e faz a linha final...Pode ser uma maneira de fazer....

Eu ja fiz isso quando eu era criança pqna lá em Barbacena...ficou "bacaninha" bem melhor que colocar um mic no meio da sala e gravar tudo, hehehehehe....

Só que eu tinha só 3 mics dos piores do mundo e gravei numa placa onboard nem tinha FTrack na época ainda....Mas o principio foi o mesmo, usei uma mesa pra mixar os 3 mics da batera antes de mandar pro laptop....E depois fui gravando tudo...O primeiro que gravei foi o violão...

http://www.4shared.com/file/82130635/c6b6fa62/NuebaLagoa.html

EDIT: toquei tudo nessa gravação.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mais dúvidas bobas sobre a M-Audio Fast Track Pro