Gravando Bateria Eletrônica no Sonar

    Autor Mensagem
    filipe_educon
    Veterano
    # out/09


    Olá boa Tarde

    Estou começando agora no ramo... bom..

    Eu tenho uma bateria MID DD-55 YAMAHA, conectei-a por um cabo mid in / out a entrada de joystick da placa de som Sound Blaster Live 5.1

    Abri o Sonar 8 e criei 5 trilhas, como li em um manual!!

    trilha >10 -bumbo>canal 10
    trilha >11 -caixa >canal 10
    trilha >12 -chimbal>canal 10
    trilha >13 -percusão>canal 10
    trilha >14 -pratos > canal 10

    mais quando grava no sonar vai tudo junto!!!

    gostaria de saber tem como gravar separado cada instumento???

    Desde já agradeço.

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # out/09
    · votar


    veja se no setup da bateria tem alguma coisa que permita vc separar o envio dos instrumentos separadamente, OU, no Sonar vc direciona cada pista para cada canal da bateria, se o driver dela permitir isso...

    MontanhaSong
    Veterano
    # out/09
    · votar


    filipe_educon

    Não acho que seja possível....a bateria eletrônica não reconhece cada trilha do programa(sonar) separadamente...o que ela faz é enviar todas as mensagens midi pelo canal 10...ou seja...ela se comunica com o programa através do canal midi( canal 10) e não através das trilhas, como faria uma gravação de áudio multi-trilha...
    A única possibilidade, salvo algum desconhecimento meu, é vc gravar trilha por trilha separadamente...o que equivale dizer que vc terá que tocar isoladamente cada parte da bateria para uma trilha específica...

    Se alguém souber de algo diferente disto...eu gostaria muito de aprender...quebraria um galhão...

    Abraços...

    Felipe Caineli
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Não conheço nada desse tipo de gravação.
    Mas pelo que sei de MIDI, quando você grava um instrumento midi, a bateria por exemplo, cada peça da betria é uma tecla no piano roll do Sonar.

    Se não for possível gravar cada peça separadamente, depois de gravar tudo junto você separa cada "peça" do piano roll em uma outra trilha.

    Mas quando você grava midi, tem que ter um VST (Instrumento Virtual) para interpretar o sinal midi.
    Sua bateria só vai mandar o sinal midi, mas a conversão do sinal midi em som é feito pelo instrumento virtual.

    Acredito que sua bateria já tenho no módulo dela uma instrumento virtual próprio, que converte midi em som.
    Então, você tem duas opções: gravar o som da sua bateria já convertido em áudio ou gravar só o sinal midi da sua bateria e instalar um Instrumento Virtual para converter isso pra você no Sonar.

    Se você optar pela segunda opção, é muito simples separar as peças da bateria no Sonar.
    Basta direcionar cada peça da bateria para um canal midi.
    Aí, no Sonar você vai ter apenas uma trilha midi.
    E várias trilhas de áudio, com cada entrada dessas trilhas de áudio para um canal midi, que você definiu anteriormente.
    Então, para mixar cada peça é só mexer nesses canais de áudio.

    Se você achar essa a melhor opção, tenta instalar o Ezdrummer.
    Os sons dele são muito bons. E ele é bem fácil e intuitivo.
    Depois quando você estiver manjando tudo, pode passar para um instrumento virtual de bateria melhor e mais profissional, como o Battery 3 ou o Superior Drummer.

    Não sei se consegui ser muito claro, mas qualquer outra dúvida manda aí.

    Felipe Caineli
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Da um aolhada nesse tutorial.
    http://www.gatortraks.com/forum/index.php?topic=26.0

    Aí, a única diferença vai ser que, ao invés de ter a trilha midi já printa, você vai ter que gravá-la com sua bateria.

    oliviojunior
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Como já foi dito, se o setup da bateria não permitir que você envie separadamente as parter da bateria, faça o seguinte:

    1º - Crie as 5 trilhas
    2º - Grave tudo junto e salve
    3º - Abra o piano roll na trilha desejada ( cada tecla do piano virtual corresponde à uma parte da bateria ).
    4º - Se você quiser deixar somente o bumbo na trilha 10, abra o piano roll na trilha 10, veja qual tecla do piano virtual corresponde ao bumbo, e delete os demais eventos ( toques de bateria ), deixando somente o bumbo
    5º - Se você quiser deixar somente a caixa na trilha 11, abra o piano roll na trilha 11, veja qual tecla do piano virtual corresponde à caixa, e delete os demais eventos ( toques de bateria ) deixando somente a caixa.
    6º Faça isso com chimbal , percussão e pratos nas outras trilhas

    Espero ter ajudado

    oliviojunior
    Veterano
    # out/09
    · votar


    filipe_educon
    Obs:. Se a sua intenção é gravar as partes da bateria separadamente, para corrigir ( editar os toques ) posteriormente, não há necessidade desse trabalho todo. Pelo piano roll você faz essa correção, ou seja gravando somente uma trilha ( tudo junto ), abra o piano roll depois de gravado e faça as correções necessárias por lá !

    caioscattini
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Amigo, tem como sim!!!

    Queridos, antes de postar resposta negativa sobre uma dúvida, tenha certeza para não desmotivar alguém a explorar o máximo dos recursos de seu instrumento!!!

    filipe_educon

    Vc tem que endereçar, no módulo de sua bateria, as partes (cx, bumbo) para cada canal midi.
    Veja no manual como fazer isto
    Então, ao abrir uma nova pista tipo 'midi' no sonar, selecione qual canal midi ela receberá (de 1 até 16)
    olha a página 26 do manual , lá ensina como enderaçar cada pad para cada canal (achei seu manual aqui ó :http://www2.yamaha.co.jp/manual/pdf/emi/portuguese/port/dd55_pt.pdf)


    Vai que vai, depois vc edita individualmente, troca o som se vc não gostar, será muito mais fácil

    caioscattini
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Ah sugestão
    trilha >1 -bumbo>canal 1
    trilha >2 -caixa >canal 2
    trilha >3 -chimbal>canal 3
    trilha >4 -percusão>canal 4
    trilha >5 -prato1 > canal 5
    trilha >6 -prato2 > canal 6

    Mas é melhor ainda se ao invés de enviar o sinal MIDI vc enviar o sinal de áudio, a não ser que vc utilize um instrumento virtual como o BATTERY da Native Instruments

    No caso do áudio, não há como separá-lo, mas neste caso não haveria necessidades de edições posteriores, visto que não tem problemas de captação.

    filipe_educon
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Boa Noiteee..

    Antes de tudo... gostaria de agradecer a todos que responderam a minha dúvida, concerteza foi de grande valia para mim, que estou começando agora.. ao caio pelo manual da bateria, muito bom o manual do felipe valeu tb!!

    Andei pesquisando pela net sobre o ezdrummer... instrumentos virtuais.. já ta dando pra ter uma noção!!!

    Baixei o Ezdrummer From hell, quando clico em EZX Nashville Installer.msi, dar erro!! dis que ele precisa ser instalado primeiro??

    Abri 5 trilhas, fiz a gravação da bateria eletronica via mid no sonar 8 na trilha 1, abri o piano roll e olhei q cada tecla tava um instrumento... copiei tudo da trilha 1 e fui colocando nas outras trilhas..

    Obs: o som está saindo na bateria e não pelo computador(Caixas).

    mas quando deleta algum instrumento da trilha 2 ou 3, deleta todos!!!

    como faço para deixar cada trilha seu instrumento??

    Desde já agradeço.

    Felipe Caineli
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Olá.

    Pra ter o "Ezdrummer Drum Kit From Hell" você precisa primeiro instalar o Ezdrummer (versão básica).
    Depois de instalada versão básica você instala o "Drum Kit From Hell".
    Quando quiser usar o "Drum Kit From Hell" você abre a versão básica e no menu do próprio Ezdrummer muda para a expansão "Drum Kit From Hell".

    Quanto às gravações, faz o seguinte:
    No Sonar insira o Ezdrummer como instrumento virtual. Menu Insert/Soft Synth.
    O Sonar vai abrir uma janela. Marca as opções "Midi Source", "All Synth Audio Outputs: Stereo" (como naquele link que passei no post acima).
    Com isso o Sonar vai criar uma pista MIDI e oito pistas de Áudio.

    Abra o Ezdrummer, vai no Mixer dele e, pra cada peça da bateria você coloca uma saída de áudio diferente.

    Na pista MIDI você coloca o Input dela como sendo a fonte de entrada do sinal midi (no caso, sua bateria), e o Output como sendo o Ezdrummer.

    Nas pistas de Áudio você coloca no Input de cada uma a saída do Ezdrummer que você configurou no Mixer. E no Output você coloca "Master" ou a sua placa de som.

    Com isso, quando você tocar sua bateria vai gravar os comandos midi na pista midi, e cada peça vai reproduzir o som em uma trilha de áudio diferente.
    Assim você não precisa copiar e colar as trilhas midi, e se quiser "mutar" alguma peça, é só ir na trilha de áudio daquela peça e clicar no "M".
    O legal disso é que você pode colocar efeitos nas trilhas de áudio, como reverb, flanger, compressor, etc.

    Pra gravar é só clicar no "R" da trilha midi.

    O que você pode fazer para deixar seu som ainda mais legal é ver qual nota midi cada peça da sua bateria envia ao computador, ver quais notas midi o ezdrummer usa para cada peça, e configurar sua bateria para tocar exatamente a peça que você quer.
    Por exemplo, o Hihat no Ezdrummer existe ele aberto, fechado, etc. Se não me engano, o default do Ezdrummer é fechado. Você pode ver qual o nota midi que o Ezdrummer usa como o o Hithat aberto e configurar na sua bateria para tocar o Hihat aberto.

    Da uma olha nos manuais do ezdrummer e da sua bateria que tem isso.

    Faz os testes aí.
    Se der mais algum problema é só postar.
    Se ficar lega, manda o resultado.

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravando Bateria Eletrônica no Sonar