nao sabemos nada de gravaçao

    Autor Mensagem
    barrigudo
    Veterano
    # set/09


    ola pessoal.
    a minha intençao e me ajuda e ajuda outras pessoas.
    eu tenho varias duvida e queria que voces me ajudace.

    eu toco bateria mas entendo pouco de gravaçao, nossa banda vai gravar um dvd no final de ano mas nos nao temos muinto dinheiro
    para gastar mas ja contratamos um amigo nosso que vai fazer barato a gravaçao mas a minha duvida e se eu gravar com essa equipe de gravaçao e jogar o som na mesa deles se eu vou ter jeito de masterizar depois.

    vitor22
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Fala velho...então eu não entendo mtu mas acho q vc conseguirá masterizar simm...daki a pouco aparece ae o Leandro Panucci e acho q ele vai poder te ajudar pq eu acho q ele entende mais disso...abraço e boa sorte com o DVD! e sucesso é claro!

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/09
    · votar


    A gravação vai ser ao vivo, então deve ser muito bem pré mixada na mesa deles, aí sim com o audio nas mãos dá para masterizar normalmente, mas tem que mandar em um cara fera senao não vai aparecer nenhum resultado relevante

    Mas a filmadora tem que ter o recurso de separar o arquivo de audio do video, ou ligar algum gravador de cd no rec out da mesa

    Tenta conferir que equipamento o seu colega vai usar para o DVD e lista aqui para nós

    Até

    gwallner
    Veterano
    # set/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    Se a gravação ao vivo for separada em pistas, vc pode mixar e masterizar depois.
    O melhor é ter muito cuidado e fazer uma pré-mixada no ao vivo enquanto vcs estiverem tocando. Depois tarzer as pistas para studio e mixá-las. O próximo passo é fazer a masterização.
    Depois das gravações ao vivo, o resto vc pode fazer em um bom computador com softwares indicados aqui no forum.

    E não esqueçam de utilizar um bom compressor, um noise gate e um equalizer ao vivo... faz uma diferença brutal.

    Abs

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # set/09
    · votar


    vc só precisa saber se o cara que vai gravar tem equipamento para gravar tantos canais quantos forem os instrumentos utilizados no show. simples assim...se tem então vc grava individualmente os instrumentos e parte pra mixagem e masterização.

    discordo do que o Edson Caetano falou sobre a filmadora ter que separar o áudio do vídeo...o áudio vai ser o que será gravado através da mesa e não o que for captado pela filmadora. daí junta-se em edição com o vídeo e suas diversas tomadas (se for mais de uma câmera) e sai o DVD.

    abs

    Sidi
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Sidi
    · votar


    O bacana seria vc que é o baterista, quando gravar o dvd gravar usando metronomo!!! pois depois poderiam editar e acrescentar o que quisessem nas musicas deixando um som mais bacana!!! ou até mesmo deixar só a batera, e regravar o resto!!! a não ser que vcs são ótimos musicos e não vão erar nada!!!

    valew!!!

    nick.ab
    Veterano
    # set/09
    · votar


    *** FUI BANIDO DESTE FORUM POR POLUIR TÓPICOS COM MEUS ANÚNCIOS ***

    barrigudo
    Veterano
    # set/09
    · votar


    obrigado pela ajuda. mas tenho mais duvidas
    eu estava pensando em tres alternativas gravar direto na mesa de video direto no dvd com os instrumentos bem regulado dizem que fica bomou contratar o cara so com o seu computador que tenha as pistas necessria para gravar ou gravar num notbook com um progarama de gravaçao mas gravar em uma pista so para masterizar todo o som nao individual me ajuda mas uma vez agardesso

    gwallner
    Veterano
    # set/09
    · votar


    barrigudo

    Sem gravar individualmente fica difícil masterizar.
    A masterização tem que vir de uma ótima mixagem.
    Se vc gravar tudo em um canal só e depois quiser regular alguns volumes de instrumentos, não vai poder e vai se sentir frustrado. É melhor investir para gravar um instraumento em cada canal.

    Abs

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Andrew já vi caras gravarem com filmadoras que tem Audio In, ou seja o audio é gravado da mesa direto na camera nao tendo outro equipamento externo, por isso fiz minha colocação lá em cima, mas sem saber o que o cara usa ficamos no escuro não é mesmo

    A masterização com uma ótima mixagem ajuda, mas da para ser feita através de gravações nem tao boas assim,´é só nao esperar milagres, como aquele solinho que ficou lá no fundo escondido pela batida mais forte de uma caixa, mas se agrana tiver curta o evento serve muito bem como aprendizado

    Opiniao

    gwallner
    Veterano
    # set/09
    · votar


    [n]barrigudo[/n]

    Se tu conseguir uma mesa de 14 canais, um compressor, uma placa de audio de 8 canais, um computador com um software de gravação em pistas... vc consegue fazer ótimas gravações para masterizar depois.

    Abs

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # out/09 · Editado por: AndrewMcPherson
    · votar


    Edson Caetano

    Se a coisa for realmente profissional, o áudio sempre será direcionado para um equipamento diferente da câmera, mesmo as melhores câmeras filmadoras profissionais não tem conversores de áudio como um equipamento profissional...

    Isso que vc falou existe sim, mas eu não considero um trabalho pro.
    --------------------------------------------------------------------------------

    A masterização com uma ótima mixagem ajuda, mas da para ser feita através de gravações nem tao boas assim,´é só nao esperar milagres, como aquele solinho que ficou lá no fundo escondido pela batida mais forte de uma caixa, mas se agrana tiver curta o evento serve muito bem como aprendizado

    dá? como? masterizar ambiência? como vc vai posicionar o único MIC que vai captar a banda inteira? sei não.....essa eu espero resposta!!!!


    Barrigudo
    ---------------------------------------------------------------------- ---------
    obrigado pela ajuda. mas tenho mais duvidas
    eu estava pensando em tres alternativas gravar direto na mesa de video direto no dvd com os instrumentos bem regulado dizem que fica bom


    tenho minhas dúvidas pois é preciso estarem todos muito bem afinados e como seria a edição disso depois?, digo, de áudio!!!

    --------------------------------------------------------------------------------
    ou contratar o cara so com o seu computador que tenha as pistas necessria para gravar

    seria a opção ideal, para poder mixar e masterizar depois.

    -------------------------------------------------------------------------------
    ou gravar num notbook com um progarama de gravaçao mas gravar em uma pista so para masterizar todo o som nao individual me ajuda mas uma vez agardesso

    cara, desse jeito nem vai servir pra uma demo, é preciso que se espere um milagre depois pra poder masterizar o que nem foi mixado....pois vc nao vai conseguir mixar uma única pista, é contra os princípios da acústica rs...

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Oi Andrew

    Sem querer desmerecer o pessoal que esta se esforçando, mas quando vejo amigo, barato, camaradagem, já nao é tão profissional quanto parece, uma equipe com um monte de equipamentos, gravar DVD ao vivo, nao é algo barato, principalmente pela responsa envolvida, e é assunto que nem iria cair no forum, já que a equipe de produçao tiraria estas duvidas facilmente, mas vejam só esta é a minha opiniao, entao é impossivel saber como será esta gravaçao sem uma definiçao certa do que será usado

    Mudando de assnto

    Masterizar - a busca de uma qualiade sonora superior, master, mas conceitualmente apenas a criaçao de uma cópia matriz, entao teoricamente qualquer tipo de audio, mesmo uma unica e simples trilha mono vinda de um unico microfone pode ser masterizada, por que nao...

    Masterizar popularmente, foruneamente, vulgarmente pegar um soft estilo o Sound Forge, Equalizar, Comprimir, Normalizar, é claro que é muito mais complexo do que isso, existem n tecnicas, e poucos aqui terao o dom da arte de executar tal tarefa com esmero, inclusive eu, mas de novo, minha opiniao apenas, qualquer coisa pode ser masterizada, agora se a qualidade final vai ser aprovada nao sei, mas certamente deverá ser melhor do que a gravaçao inicial seja ela qual for

    Alias Andrew estou relendo um artigo muito legal de Maria Amelia Décourt - Unicamp, sobre Masterizaçao no Brasil, para constatar se eu nao estou equivocado com alguns conceitos musicais, seria muito bom no forum se a gente perdesse mais tempo discutindo assuntos conceituais, teoricos, do que ficar apenas vendo que interface comprar, que mixer usar, que multi trilha roda o que, nao é mesmo

    Mas é isso aí,

    Alias, sem puxar saco hehe, leio a maioria dos teus posts e aprendo com eles

    Abrs

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # out/09 · Editado por: AndrewMcPherson
    · votar


    Edson Caetano

    mas em momento algum creio eu que não quis desmerecer a qualidade do trabalho de ninguém, só estou tentanto auxiliar de maneira a ajudar o colega que pretende fazer uma gravação de DVD a obter pelo menos um trabalho de qualidade mínima, afinal ele já confessou a escassez dos recursos financeiros, mas por outro lado eu tenho que prezar pela mínima qualidade técnica para obter um resultado minimamente satisfatório.

    é obvio que qualquer pessoa com uma filmadora sony dessas da vida rs rs rs pode filmar e fazer um DVD, porém vc já sabe de antemão que o resultado será catastrófico, não digo que tenha que ser feito um DVD com superprodução do tipo Michael Jackson hehehe mas que tenha o mínimo de profissionalismo.

    fazer um trabalho assim requer recursos e infelizmente esses recursos são caros para a maioria de nós, meros mortais, e diante da dificuldade quem não tem cão caça com o gato mesmo ^^

    sobre a masterização, em suma, é extremamente mais complicado que isso que vc citou acima, requer conhecimentos de muita especificidade e é tremendamente difícil obter um resultado profissional... é necessário estudar muito, ouvir muita música e se dedicar lascadamente à profissão de masterizador.

    pegar o soundforge e equalizar e comprimir e normalizar realmente não pode ser considerado uma masterização nem aqui nem na china mas pode dar uma melhorada no som, que vai depender de como foi captado, mas lhe adianto preliminarmente que captar um show com mera ambiência, e fazer desse som o som que será usado para queimar o DVD, meu amigo, não vai ficar bom não...tecnicamente falando...não vai mesmo.

    é verdade que poucas pessoas se preocupam com o aspecto técnico quando se fala em gravar, e realmente a coisa é complexa, não basta plugar um MIC e mandar bala, o processo requer conhecimentos que a gente só aprende estudando mesmo, quem estuda a fundo mixagem e masterização sabe o que eu estou falando.... e é uma pena que em pleno século 21, onde os homestudios viraram febre e acessíveis a maioria dos músicos e entusiastas e aspirantes em termos de custo, que as pessoas tenham preguiça de ler artigos, livros, fazer cursos e essas coisas que só tendem a nos enriquecer intelectualmente e nos dá o mínimo de conhecimento necessário para poder gravar, editar, mixar, pré-masterizar e masterizar...

    admiro a força de vontade das pessoas em querer deixar registrado o seu trabalho, seja em CD ou DVD, o que vale realmente é a intenção, mas não podemos nos descuidar quanto ao fator "qualidade"... fazer de qualquer jeito pode até comprometer um bom trabalho...são as duas faces dessa moeda.

    não vou mais me delongar kkkk já falei besteira demais por hoje.

    ah, e fico lisonjeado que vc aprende com as coisas que postei aqui no fórum ^^

    abraço!

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Pois é

    Já fiz curso on-line, já fiz curso ao vivo, leio um monte de coisas, e nao me atrevo ainda a dizer que o que sai do meu home studio é profissional, posso dizer que chego a um semi-pro e isso eu que sou suspeito a me julgar hehe mas um dia quem sabe . ..

    Vamos participando do forum, baixando artigos, trocando ideias, que isso certamente, quem sabe nos deixará mais proximos dos magos do audio

    barrigudo
    Veterano
    # out/09
    · votar


    parceiros obrigado pela ajuda as minhas duvidas foram selecionadas, nos vamos alugar um som de primeira com mesa digital e tudo com otimos cubos bateria otima e microfona tudo com otima qualidade e vamos contratar um cara aqui da regiao que tem um estudio e tem os progarama e a placa para com todas as pistas para gravar para nos

    valeu gente pela ajuda pelas as duvidas tiradas otimo cite valeu

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # out/09
    · votar


    agora sim barrigudo, vc vai fazer uma produção profissa!!!!

    boa sorte ai cara!!!

    abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a nao sabemos nada de gravaçao