Quem já conseguiu uma mixagem compatível com o mercado, e como?

Autor Mensagem
horacio.jo
Veterano
# set/09


O título é bem grande, mas é isso aí...
Quem está conseguindo mix/pré-master com som dos cds de mercado por favor compartilhem conosco suas experiências de como chegaram lá...

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


Meu brother horacio.jo, confesso a você que minhas mixagens estão "perto" das mixagens de mercado, digo perto pois existem fatores que todos sabemos, como experiencia, conhecimento, equipamentos, etc e tal, que podem não ser decisivos, mas têm um peso consideravel nessa fase de produção; mas na pré-master, apesar de muitos testes e com muitos "pacotes" de plugins, ainda acho que fica faltando algo; tipo assim, escutando um CD do Almir Sater, pude "ver" (ouvir) que mesmo o gráfico da música no SF ficando "magro", a música fica "encorpada" e com clareza, pra mim isso que falta em minhas pré-masterizações!
Outro lado da moeda, se deixo as músicas com peso, perco na nitidez e o grafico fica "chapado"!!!
Parabéns pelo tópico e espero que quem tem esse "segredo" possa compartilhar com a gente! Com muita gente!!!
Um abraço, amigão!!!
Zélo Cardoso

horacio.jo
Veterano
# set/09
· votar


olha só zélo cardoso concordo plenamente com você, porém dou ênfase à experiência...pois conheço produtores/produções independentes feitas com os mesmos plugins que a gente possui sem nenhum processador físico (apenas prés), com microfones de baixo custo, monitores não tão caros, sala com tratamento modesto e com a mesma sonoridade do padrão de hoje.
eu sei que esse asssunto é infinito e complexo, porém o que proponho é uma abordagem direta:
- faço isso, isso e isso...
para, nessa troca de experiências, adquirirmos um know-how, e melhorarmos nossas produções.
Temos a velha frase, "não tem receita de bolo". mas cá pra nós existem presets por onde grandes produtores começam sempre o trabalho e vão alterando conforme o necessário.
Uma dica aqui é comprar livros sobre o assunto...estou lendo o Guia de Mixagem do Fábio Henriques e realmente o livro físico é bem melhor que tutoriais e apostilas virtuais. Quando reler e praticar vou adquirir o guia de mixagem 2, tem também um livro chamado o poder da mixagem que pretendo comprar.
Aqueles que puderem enriquecer o tópico com suas experiências são muito bem vindos!
obrigado!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/09 · Editado por: Christhian
· votar


horacio.jo
http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/214465/

Ouve aí e vê o que acha.

A captação e mixagem dos instrumentos foi feita em um estúdio bem legal, credenciado por gravadoras major como Sony e Universal. Tudo relacionado a voz (gravação, mix e efeitos) e master fiz no meu home estúdio.

Abraços.

horacio.jo
Veterano
# set/09
· votar


Christhian
valeu velho por postar em tão humilde tópico!
ouvi nas caixinhas multimidia pois agora estou no outro trampo
Vou ouvir hoje a noite no meu home..
bah! cara gosto muito desse estilo...se for possível fazer um pequeno mapa de como chegou ao resultado (se não for segredo de estado) é claro... enriqueceria muito o tópico.

grande abraço!

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


Meu brother horacio.jo, muito legal pessoas que conhecem o assunto, assim como o Christhian participarem do tópico!!!
Tenho certeza que muita gente vai aprender muita coisa com esse tópico!!!
Um abraço, do amigo, Zélo Cardoso

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09
· votar


caro horacio,

na verdade não tem como iniciar respondendo em seu tópico dizendo que "não tem receita de bolo" genérica/universal mesmo, mas com o passar dos tempos e de várias mixes, a gente termina adotando um "padrão"... cada um cria a sua própria receita de bolo particular.

já li os livros do Fábio Henriques que vc citou (vol 1 e 2) já assisti diversos DVD de video-aulas e ja fiz ate um curso com o ilustre Sérgio Izechson lá no RJ e lhe afirmo com toda sinceridade, todos eles tem receitas de bolo diferentes.

me identifiquei mais com 2 posturas, da qual eu fiz um mix, os ensinamentos do Sérgio com algumas dicas do Fábio Heriques imprecindíveis, pricipalmente quanto as frequências de atuação dos instrumentos....

se vc quiser trocar umas ideias no MSN: andrewmcpherson@msn.com ou skype: andrewmcpherson

sempre a noite...após as 21h

abs.

trashit hc
Veterano
# set/09
· votar


esse foi um dos melhores tópico criado aqui!
vou acompanhar pra ver se eu aprendo mais sobre esse assunto maravilhoso!

mesmo assim, eu já aprendi muita coisa aqui!

infelizmente eu não posso contribuir ainda... por ter experiência zero!
mais tô tentando melhorar!

aqui tem um mundo de informações muito boas!!

El_Cabong
Veterano
# set/09 · Editado por: El_Cabong
· votar


zélo cardoso
escutando um CD do Almir Sater, pude "ver" (ouvir) que mesmo o gráfico da música no SF ficando "magro", a música fica "encorpada" e com clareza, pra mim isso que falta em minhas pré-masterizações! Outro lado da moeda, se deixo as músicas com peso, perco na nitidez e o grafico fica "chapado"!!!

Isto é uma coisa que eu detesto!!! Pois atualmente os CDs são gravados todos num volume tão alto que fica tudo "chapado" conforme você falou. É o tal do "normalizer", e o pior é que isto se tornou moda, e um CD atual que não seja gravado assim, muitos acham que o mesmo foi mal gravado.
Nas décadas de 80 e 90 isto não acontecia, por exemplo, escutando um CD do Pink Floyd se nota aqueles períodos em que os instrumentos estão quase inaudíveis, daqui a pouco a música começa a crescer até um auge. De que adianta o progresso do vinil para o CD que é uma mídia sem ruído, se não se usa neste último, as grandes variações de dinâmica que ele suporta com som limpo.

* As vezes se compra um CD antigo de uma banda e na capa vem dizendo "Remasterizado"
pronto !! Estragou tudo !!
Os caras pegam uma boa gravação, "chapam" a mesma, regravam, e vendem.

zélo cardoso
Veterano
# set/09 · Editado por: zélo cardoso
· votar


El_Cabong, também acho horrivel esse lance de remasterizar pois "estragam" realmente obras primas da música, mas nesse caso do Almir Sater não é bem isso, devo ter me expressado de forma errada; na verdade o som está muito bom, encorpado, sem estar chapado, e no grafico do SF aquele desenho até "magro" com alterações pra maior e menor, e com picos de no maximo -1,7 ou até menos se não me engano, jamais chegam ao 0,0dBs, na verdade eu quis dizer que eu queria conseguir deixar uma música com aquele volume sem exagerar nos Limiters, deixando quase sempre chapada e sem dinâmica!
Valeu, um abraço, Zélo Cardoso

El_Cabong
Veterano
# set/09
· votar


Não sei se este seria o caso, mas esta música do Almir Sater é basicamente voz e violão?
Isto é porque quando a música não tem bateria, se consegue um volume bem alto na música sem comprimir e sem clipar.

El_Cabong
Veterano
# set/09 · Editado por: El_Cabong
· votar


Pessoal. Eu gostaria da opinião de vocês sobre a mixagem das músicas da minha banda.
É que as vezes eu tenho o costume de exagerar um pouco no volume da "cozinha" (bateria e baixo)
Vejam se está ok.
A música está no: palcomp3.com.br/adotados

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


El_Cabong, esse CD ao que me referi, tem violões, viola caipira, baixo, strings, ... é light, mas muito legal a sonoridade da finalização!!!
Vou escutar o som da sua banda!!!
Um abraço, Zélo Cardoso

ricolb
Veterano
# set/09 · Editado por: ricolb
· votar


Enfim um excelente tópico sugerido e que acredito ser de grande interesse de todos. Parabéns ao autor.
Quanto a experiência, a minha é pequena ainda, mas vou tentar contribuir de alguma forma. Meus conhecimentos tb se resumem as apostilas lidas pela net e e-books, mas tb fiz o curso de Home com Sergio Izeckson, que é muito bom. Adquiri recentemente uma excelente video aula do ArtsomStudio e um DVD de presets muito bons que ajudam muito como ponto de partida na mix e master tb. Vou acompanhar este tópico. Abraço a todos!

horacio.jo
Veterano
# set/09
· votar


É difícil mixar? é muito difícil... é uma das técnicas mais complexas pra se chegar a um bom resultado, (nós que estamos aprendendo que o digamos) e por isso mesmo é tão valorizada.
os feras em mixagem tentam passar uma idéia mística sobre o processo. Falam por vários rodeios como se fôsse uma arte ocultista.
Sabemos que é uma arte, mas existem padrões.
Depois de aprendermos os padrões aí desenvolveremos a arte.
simples assim...
Se vocês que gostaram do tópico estiverem dispostos, que tal tentarmos desmistificar esse processo?
com troca de informação direta, com experiênicas boas e más...
afinal, o que teríamos a perder?
o máximo seria o riso de alguém devido nossas tentativas ingênuas!
mas como vovó já dizia: - ninguém nasce sabendo!

horacio.jo
Veterano
# set/09
· votar


nas minhas poucas tentativas de mixagem tive os seguintes problemas:
- a primeira mix com muitas frequências médias, após escutar várias vezes cansa o ouvido e irrita.
- após ler bastante e pesquisar sobre os assunto, e assistir vídeo-aulas, passei a dar ênfase em alguns instrumentos nas frequencias mais graves e mais agudas.
- uma mix que estou trabalhando não está com médios irritantes, porém soa abafada, conclusão, não são exatamente os graves que dão o peso e agradabilidade para ouvir.
- aumentei o reverb nas tracks de voz, violões, metais, piano, caixa, menos baixo e bumbo. Procurei fazer uma compressão "mais artistica" trabalhando bastante release e attack.
- ficou melhor porém muito distante do objetivo.

Talvez desse tópico façamos o livro Diário de uma Mixagem.
abraço a todos!

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09
· votar


ricolb

O curso do Sérgio Izechson é excelente, concordo plenamente com vc.... mas a video-aula do artsomstudio....cara....aquelas aulas não tem pé nem cabeça.... ele simplesmente faz as coisas mas não explica a razão técnica de estar fazendo nada das etapas...simplesmente inócuo, altamente vago, vácuo total...
também adquiri esse produto mas detestei do ponto de vista técnico.

abs

trashit hc
Veterano
# set/09
· votar


Pois atualmente os CDs são gravados todos num volume tão alto que fica tudo "chapado"

mais para um estilo mais pesado num fica bom não?

eu custumo usar o normalize as vezes...

ricolb
Veterano
# set/09
· votar


AndrewMcPherson
mas a video-aula do artsomstudio....

VC tem razão, mas deu pra aproveitar alguma coisa olhando os plugins que ele usou e os parâmetros colocados nesses plugins e o mais interessante foi perceber a mudança causada pelos plugins em tempo real. cá pra nós, a mix que ele fez transformou totalmente a música, colocou ela na medida certa, na minha opinião, mas como vc disse faltou rolar umas explicações técnicas.

Segue o fórum!!

Minow
Veterano
# set/09
· votar


trashit hc
Ele tá falando de compressão... o normalize não necessariamente chapa tudo, pode ter muitos picos, o que vai deixar o volume mais baixo, mesmo normalizado.

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09 · Editado por: AndrewMcPherson
· votar


Normalização aumenta a amplitude das ondas em que vc está trabalhando...só isso...você tem mais espaço em BITS quando faz isso...

Já a compressão diminui a distância entre 2 picos de onda...o maior amplitude e o de menor amplitude...fazendo com que o volume em geral fique mais uniforme....diminuindo, consequentemente, a dinâmica da pista. OU da música inteira...caso seja aplicado o compressor na MIX já pronta.
abs

trashit hc
Veterano
# set/09 · Editado por: trashit hc
· votar


Minow

me confundi! hehehe
sou muito noob no assunto!


AndrewMcPherson

mais a compressão é indicado para sons mais pesados, mesmo chapando?
e deve ser usado nas trilhas de guitarra, e baixo, ou na mix pronta? caso seja bom pra sons pesados...

valeu pelas dicas!

abç.

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09 · Editado por: AndrewMcPherson
· votar


tashit hc

sim, é indicado, mas não é via de regra, vc pode usar compressão onde vc achar que deve, onde aquele som magrinho precisa ser encorpado, levado pra frente....

e vc pode usar em qualquer instrumento, não especificamente em quitarra e baixo, ou na mix pronta...mas em qualquer caso que vc ache necessário usar....

mas indica-se para sons pesados....
em músicas pesadas, pode-se usar, mas não abusar...já em músicas eruditas, o uso de compressor vai arruinar o trabalho se for usado com abuso, pois é um estilo que depende de dinâmica para se desenvolver....

só que sem chapar muito meu caro....afinal, cada chapada nas frequências que se dá numa pista....coisas se perdem, então aconselho o uso moderado da ferramenta "compressor", pois ela é muito boa, mas pode destruir seu trabalho...

EXEMPLO DE TRABALHO DESTRUÍDO: O NOVO CD DO METTALICA

se vc ripar uma faixa do novo CD deles vai encontrar uma parede chapada com concreto sem direito à dinâmica, totalmente chapadinha e distorcida....quem ja "viu" o gráfico sabe do que eu estou falando...

dizem, não sei se é verdade, que à pedidos estão em trabalho de re-mixagem...nada confirmado...!!!!

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09 · Editado por: AndrewMcPherson
· votar


o tema mixagem é denso como um pântano, mas vou tentar exemplificar o que eu faço na fase preliminar da gravação e mixagem:

01) passar o ganho dos instrumentos (mesa ou placa de som diretamente), deixando-os aptos a gravar em -0,5dB de pico para não haver distorção da entrada dos aplicativos DAW.

02) se a gravação é de áudio, uso a resolução de 44.1 kHz e 24 Bits, na masterização reduzo para 16 Bits (padrão de mercado)

03) após a gravação, normalizo as pistas em -0,5 dB de pico para ter mais amplitude de trabalho nas ondas das pistas

04) ponho todos os volumes das pistas em -6 dB para ter espaço de modificação dos mesmos, pois é sempre mais fácil baixar volume do que aumentar (distorcer). Na master deixo em 0 dB.

05) começo a equilibrar os volumes de todas as pistas, incluindo a voz principal, nem que seja voz guia bem cantada

06) após o equilíbrio inicial (mandada inicial) vou começando as equalizações que podem exigir uma nova regulagem no volume dependendo de como são filtrados os canais na equalização; equalização é bom tomar muito cuidado com os filtros para não embolar as frequências de instrumentos que atuam em regiões de frequência semelhantes....equalizar bem é um grande passo para uma mix clara e límpida...tomem muito cuidado com os equalizadores...^^

07) coloco um limiter na última posição da cadeia de inserts para garantir que nenhuma das pistas vai ultrapassar os -0,5 dB

08) crio os grupos de Bateria, Cordas, Sopros, Voz e etc...que a música demandar e direciono todos os instrumentos para os BUS Stereo respectivos para ter controle de volume por grupo ou subgrupo

09) crio as pistas de efeitos reverb e delay ou outro, se for necessário, podendo aplicá-los individualmente ou em grupo (conforme criados no item 08) diretamente no BUS

10) após a aplicação dos efeitos, pode ser necessário também regular novamente os volumes para re-equilibrar a mix mais uma vez; quando você estiver escutando todos os instrumentos com clareza está na hora de parar...

11) feito isto, faço o mixdown e vou escutar nos monitores inicialmente, depois em pelo menos mais uns 3 sistemas de som diferentes, fazendo anotações do que eu percebo de errado em cada um deles.... após isso, volto para regular o que for necessário....e "voi lá" (mas não tão simplesmente) a mix está pronta para a fase seguinte de pré-masterização....

só que isso é outra conversa ^^

abs

trashit hc
Veterano
# set/09
· votar


AndrewMcPherson

valeu pela aula brother!

horacio.jo
Veterano
# set/09
· votar


AndrewMcPherson
muito obrigado pela tua disponibilidade e solidariedade...
Esse é o objetivo do tópico...mostrarmos como fazemos a coisa. E cada um, que não sabe por onde começar, contará com a experiência do outro para depois chegar as suas proprias conclusões...
valeu mesmo!

El_Cabong
Veterano
# set/09 · Editado por: El_Cabong
· votar


AndrewMcPherson
Muito bom seu exemplo passo a passo.

Quando se tem várias músicas para mixar, o bom é não ficar o dia inteiro numa música, e no outro dia partir para outra.
O melhor é trabalhar um pouco em cada música todos os dias, pois os ouvidos começam a se acostumar com uma música e depois de um certo tempo não se nota mais os erros, ou começa-se a achar erros onde não tem (pelo menos comigo é assim). O melhor é trabalhar numa música um pouco e voltar nela no outro dia.

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09
· votar


El_cabong

vc tá certíssimo, isso aí se chama "fadiga auditiva". o ouvido chega num ponto em que as portas se fecham e tudo parece ser igual, então, eu recomendo, mas cada caso é um caso, que a cada 4 horas de trabalho mixando ou masterizando, vc fique 1 hora descansando os pobres e importantes ouvidos...^^

abs

trashit hc
Veterano
# set/09
· votar


dem uma ouvida nessas 2 gravações e mix que eu fiz. e digam o que está errado!

demo

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09
· votar


trashit hc

cara, disponibilize um link para baixar esse mp3 com bitrate de 128 bits (no minimo) pra poder avaliar seu trabalho, escutar com som da net é meio fodz sabe....

abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem já conseguiu uma mixagem compatível com o mercado, e como?