experiencia em gravação caseira, duvidas

    Autor Mensagem
    metal head
    Veterano
    # ago/09


    ola galera

    eu estou fazendo uma experiencia com gravaçoes de bandas para montar quem sabe um futuro estudio

    tenho umas duvidas, eu baixei o programa mixcraft 4.5 e fiquei mexendo nele para descobrir como usa-lo

    acho que ja tive bons resultados, aprendi bastante coisa ja

    Mas tenho uma duvida

    eu queria saber como eu faço a ligação dos mics que vao nos instrumentos (guitarra, batera, baixo...) para o computador

    eu penso assim

    mics do instrumento (sendo o amp da guitarra, a batera...)>mesa de som> e agora?oq devo fazer para mandar todos os instrumentos para o computador e dividi-los por linhas pelo mixcraft?

    preciso comprar mais algum equipamento?

    Obrigado

    Felipe Caineli
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Olá.

    Se você quiser gravar cada instrumento em uma pista separada (principalmente a bateria), você precisa de uma placa de som com vários canais de entrada de som, tipo uma Delta 1010.
    Não conheço esse software que você citou, mas se ele não for multipista, aconselho mudar para um, tipo Sonar, Cubase, Nuendo, etc.
    Você liga cada instrumento microfonado em uma entrada da mesa e as respectivas saídas na entrada da placa de som.
    Tem um monte de posts no fórum que explicam muito bem isso. Faz uma busca que você vai entender bem sobre isso.

    Abraço
    Felipe Caineli

    metal head
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: metal head
    · votar


    obrigado

    tenho uma duvida sobre seu post

    essa placa de som q vc citou, ela vai no computador direto ou faz uma ligação com cabos separados?

    ex:

    instrumento microfonado>mesa>placa de som>computador

    ou

    instrumento microfonado>mesa>computador com placa acoplada?

    Outra duvida

    eu tentei gravar só o meu instrumento microfonado e ligado diretamente na placa de som
    saiu legal, mas fica um ruido de fundo que naum consigo tirar =(

    isso é por conta da minha placa de som (Genius PCI 5.1) ou por conta do meu mic?(o mic do head phone =D)

    Obrigado

    obs: o mixcraft é mult linhas sim

    metal head
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ?????

    metal head
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    up up ninguem?!

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # set/09 · Editado por: AndrewMcPherson
    · votar


    cara, a resposta pra seu problema depende de como vc quer gravar...

    se vc vai gravar um instrumento por vez uma mesa de som de 2 canais (com direct out) e uma placa de som de 2 canais resolve

    se vai gravar a banda toda...dai vc vai precisar de uma mesa e uma placa com mais canais e um programa multipista, dependendo da banda pode chegar ate a 16 ou 24 canais...só a bateria já consome canal pra caramba.

    quanto ao ruído de fundo só pode ser o cabo desbalanceado com comprimento maior que 3 metros... mas pode ser removido com plugins tipo o noise reduction.

    e aí vai a crítica: amigo, gravar com placa da genius e mic de headphone é o mesmo que transar com a mulher melância usando 5 camisinhas...não dá pra sentir o sabor..... vc precisa adquirir uma placa de som razoável, um mic específico para gravação e também uma mesa com pouca relação sinal/ruído.

    recomendações de fabricantes:

    mesa: behringer / phonic / yamaha
    placa de som: M-Audio (melhor custo benefício para gravações caseiras)
    programas multipista: Nuendo, Cubase, Sonar (todos são bons)

    abs.

    trashit hc
    Veterano
    # set/09 · Editado por: trashit hc
    · votar


    AndrewMcPherson

    e aí vai a crítica: amigo, gravar com placa da genius e mic de headphone é o mesmo que transar com a mulher melância usando 5 camisinhas...não dá pra sentir o sabor.....


    muiti bom cara!! hehehe

    vc precisa adquirir uma placa de som razoável, um mic específico para gravação e também uma mesa com pouca relação sinal/ruído.
    vc tem razão!

    eu também tava com essas dúvidas, mais tirei todas aqui!

    metal head
    Veterano
    # set/09
    · votar


    AndrewMcPherson

    foi pra isso que criei esse topic
    pra ver oq eu preciso comprar.

    Mesa eu tenho uma behringer de 8 canais, nesse caso ja daria pra gravar todos os instrumentos (menos a batera) ao mesmo tempo e colocar a batera depois

    quanto aos mics, sera que 1 mic ja da?eu comprei um mic esses dias é pra computador mas ele é bom pa caralho o chiado que estava reclamando ja acabou

    tenho duvidas quanto a ligação
    por enquanto vou ficar com minha placa de som, no fim do ano eu pego outra

    minha duvida é, seria assim a ligação q devo fazer?(lembrando que usarei minha placa atual:

    instrumentos microfonados>input da mesa>output ligado na placa de som>programa multipista

    seria assim a ligação?
    outra duvida, minha placa tem canais 5.1
    eu posso usar ao mesmo tempo o canal do mic (entrada rosa) e o canal da saida de linha?(entrada azul)

    Obrigado

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # set/09 · Editado por: AndrewMcPherson
    · votar


    metal head

    faça o inverso, primeiro a bateria, pq? pq é a bateria que dita o ritmo da música, a não ser que seja um outro estilo musical que a bateria seja "levada" ao invés de comandar....

    a sequência de gravação é bateria, e depois os instrumentos de base como violão, baixo, teclado, percursão, guitarra....

    depois uma voz guia e por fim os instrumentos solos....

    quanto ao mic vc usar qual vc deseje usar...so tem que tomar cuidado nos ruídos... 1 mic dá se vc gravar 1 instrumento por vez

    a ligação vc faz assim:

    instrumento ==> input da mesa

    output da mesa ==> input da placa de som

    o multipista identifica o input dele que no caso é o input da placa de som tambem.

    quanto aos 5.1 canais...isso aí pra reprodução cara....não pra gravação

    pode usar as duas entradas sim, desde que vc direcione elas pro canal correto no multipista.

    espero ter ajudado.

    abs

    metal head
    Veterano
    # set/09
    · votar


    AndrewMcPherson

    ajudou sim

    agora minhas duvidas estão quase esclarecidas, só tenho mais uma:

    na bateria, é possivel fazer gravação com apenas 1 mic?

    pq eu ja fiz uma gravação com minha banda e o bateria tinha 1 mic no bumbo 2 em cima um na caixa e outro no prato de condução

    se for possivel gravar a batera com um mic, como devo posiciona-lo para que todas as peças do instrumento sejam captadas?

    Obrigado

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # set/09
    · votar


    cara, com apenas 1 MIC só é possível vc captar a chamada AMBIÊNCIA da bateria...que são todos os instrumentos ao mesmo tempo, o que vai te render MUITO TRABALHO pra mixar, é praticamente impossível mixar ambiência, geralmente se grava um MIC pra cada componente da bateria e a ambiência é gravada pra dar um efeito semelhante ao reverb, pois é a captação do instrumento naquela determinada sala onde foi gravada a batera saca....

    em resumo, não funciona gravar batera com apenas 1 MIC.

    abs

    metal head
    Veterano
    # set/09
    · votar


    AndrewMcPherson

    Obrigado pela ajuda amigo

    uma pena não ser possivel fazer a gravação com 1 mic, mas aos poucos eu irei comprando varios (talvez uns 4 ou 5 acho que daria)

    Obrigado a ajuda de todos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a experiencia em gravação caseira, duvidas