Gravação caseira - Dicas

    Autor Mensagem
    Fagulha
    Veterano
    # ago/09


    Olá pessoal, irei fazer as gravações da minha banda aqui em casa mesmo e gostaria de algumas dicas, afinal eu serei o produtor e irei mixar e masterizar tudo!

    Nós tocamos Thrash metal, que é um estilo de metal rápido, pesado e agressivo (para os que não conhecem).

    Tudo será captado por uma placa de audio da M-audio que possui apenas uma entrada mas capta o sinal com qualidade. Guitarras e baixos serão captados com som clean e timbrados com simuladores virtuais (como amplitubes e guitar rigs).

    Eu gostaria de dicas quanto:

    Guitarras: Dicas de equalização (quais frequencias ressaltar), como tratar o pan das guitarras (utilizamos duas guitarras), dicas de plugins e efeitos que eu possa utilizar para deixar as guitarras bastante definidas. Outra coisa, na captação do som devo captar o sinal baixo e limpo ou ja com um ganho alto? (pergunto isso porque utilizo captadores EMGs ativos nas guitarras e eles têm um ganho "anormal").

    Baixo: Dicas de equalização ( quais frequencias esse instrumento deve "povoar" nesse tipo de som que tocamos). Plugins e efeitos para tratar o som do baixo.

    Bateria: Iremos captar o som da bateria com vários microfones (usaremos mics similares ao shure 57 para as partes graves e 58 para as agudas) mas o som detodos passará por uma mesa e será captado apenas um sinal. Gostaria de dicas quanto a equalização e dos plugins e efeitos a serem utilizados (principalmente o reverb).

    Vocal: Como vocês costumam "tratar" o vocal na hora da gravação? Pra não ficar aquela coisa estranha que escuto em muitas gravaçoes caseiras aonde o vocal aparenta ser algo externo a gravação...muito na cara...não sei explicar.

    Na masterização: Dicas de masterização.

    PS: Eu usei a busca e encontrei bastante coisa legal, mas pouca coisa voltada para esse estilo de som que tocamos.

    PS2: Desculpem pelo tamanho do post. Ñinguem precisa responder tudo, qualquer dica por mais simples que seja será bem vinda e o tópico poderá servir a outros usuários.

    PS3: Uso o cubase sx3 para gravar e editar o som e tenho um conhecimento intermediário nele.

    Agradeço muito desde já, visto que só com a busca já aprendi muita coisa...esse fórum é excelente!

    Taga
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Cara, eu toco guitar tb e sei q para tua praia de som, MTOS graves (claro) só toma cuidado p/ não "empastelar" o som . Médios? pouquíssimos ! ! !. Agudos , daí acho q vc vai pelo ouvido. Ao Usar algum simulador de ampli ,evite : Marshall , Orange. O Fender ( Bass man e Twin) tem um grave sensacional, mas acho q não vai atingir o q vc deseja. Dá tb uma fuçada nos tópicos de gtr, antes de gravar a gtr e assim consecutivamente, voz etc... lá deve ter coisas especificas. E mta paciência...rs...qndo agente não sabe é "F..a" quase fiquei maluco" trocando lâmpada". Pretendo fazer algum curso pq é osso. Te aconselho tb, mirar numa equalização de uma banda q é meio referência do som de vcs buscam, pra tentar "copia-la". Deixa o cd, mp3 já na mão, e ouça ela toda vez q tiver dúvidas, e claro ,no mesmo som( monitores, interface) q vcs vão usar pra gravar. Boa sorte ! ! !

    trashit hc
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: trashit hc
    · votar


    guitarras: uma bom plugin pra mim é o amplitube metal, e o revalver 3. mais esse último eu não tive muita sorte com ele não...

    sobre o timbre ficar definido eu acho melhor um pedal de verdade saca?
    e usar o amplitube só pra simular amp e gabinetes 4x12 e tal.
    no amplitube metal eu gosto de usar o amp mesa boogie clean, e no cab eu uso o marshall modern 1 2 ou 3.
    agora se vc não tem pedal... eu uso meu Dr.boogie e ele fica mais definido do que as distorções do amplitube.

    eu também estou com muitas dúvidas parecidas com as suas! hehehe
    e sobre o vocal e a bateria, eu não entendo muito não dos efeitos que seram aplicados posteriomente...

    dica boa sobre mixar o amigo Taga já falou: Te aconselho tb, mirar numa equalização de uma banda q é meio referência do som de vcs buscam, pra tentar "copia-la". Deixa o cd, mp3 já na mão, e ouça ela toda vez q tiver dúvidas, e claro ,no mesmo som( monitores, interface) q vcs vão usar pra gravar. Boa sorte ! ! !

    uma boa dica pra mixar é vc usar o soud forge.
    ai vc abre uma música de uma banda que vcs gostam da mix e etc...
    e vão comparando se tá parecido!
    e vc também tem que ter um bom ouvido! se não, não adianta ter plugins, e programas bons.
    e um par de monitores decente é excencial!
    vc pode também postar aqui os sons das guitarras, bateria, baixo, vocal. pra galera experiente falar o que não tá legal. se esse for o caso.

    boa sorte!

    BaseGuitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ei, trashit hc, vc conseguiu seu dr boogie aonde ? e o som dele fica beeeeem proximo de Metallica (pelo menos do MOP até o Black Album) ?
    qto ao caso do Fagulha , cara, concordo com o trashit, efeitos reais costumam soar melhor... se possível, use apenas as simulações de gabs. 4 X 12" e microfonações mesmo.

    trashit hc
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    BaseGuitar

    eu comprei na ESI aqui >> http://www.leobravo.xpg.com.br/esi.htm

    tem até uma foto do meu pedal nesse link, um branco no lado superior esquerdo do lado do OCD.

    o pedal é muito bom!! eu só não posso afirmar com toda certeza porque eu não tenho um amp, e uso simulações do amplitube.
    ele é muito bem construido resistente e pesadão!

    e minha guitarra é uma memphis mg 32 com captadores singles coil, ai não tem pedal que fique bom...

    valeu.

    Fagulha
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Pessoal, obrigado pelas postagem. Gosdtei das dicas. Quem puder postar mais eu agradeço.

    Eu nao disse mas... minha banda se resume a minha pessoa hehehe eu mesmo gravarei tudo... é um plano mais para o fim do ano mas quando eu for gravando as coisas eu posto aqui pra voces avaliarem e postarem mais dicas...


    obrigado a todos!

    Fagulha
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sobre os pedais reais...testei com um boss metal zone e nao consegui nenhum resultado satisfatorio...vou tentar emprestar um tube screamer de um amigo e ver no que dá...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação caseira - Dicas