tecnologia á favor de um timbre bom?

Autor Mensagem
trashit hc
Veterano
# jul/09


bem galera, essa é mais uma etapa em que eu estou em busca do timbre perfeito pra mim!

gostaria de umas dicas de como deixar a distorção com peso! mais ao mesmo tempo definida! e limpa!
sem aquela sujeira meio abelhuda...

eu perguntei no fórun de pedais, mais não obtive êxito como eu queria.

1- eu sei que um amp valvulado! com falante de 12, ajuda muitoooooooo!! mais eu não tenho grana pra um! e nem tem como eu usar o volume dele ideal para obter o puro timbre valvulado.

então gostaria de uma solução o mais simples possível!

um equalizador tipo do sound forge ou de outros programas, ou um pedal equalizador mesmo pode me ajudar?

eu sei que captadores bons! e humbukers, também tem bastante influência! eu já estou providenciando isso.

pedal com peso eu já tenho! Dr.boogie.
amp eu não tenho! então eu estou usando por enquanto simulações de amps e cabs do amplitube metal, devil estúdio e etc...

e pelo o que eu li aqui mesmo sobre as gravações das guitarras do primeiro cd do foo fighters ainda cruas sem efeitos nenhum, um membro disse: como essas guitarras ficaram depois com aquele som!? as guitarras bem magrinhas! depois ficou com um som tão bom!

eu sei que é muito dificil pelos os equipos que essa bandas usam! e também não sabemos como foi gravado tal cd da banda x.

então pessoal, vcs que tem bastante experiência no assunto pode me dá uma mão nessa.

eu preciso muito chegar perto do timbre que eu procuro para gravar a demo da banda que eu toco com uma qualidade razoável.


vou colocar uns sons que pretendo pelo menos chegar perto! e para vcs terem uma ideia .
porque igual é impossível! e nem é minha intenção copiar o timbre de outra bandas.

pelo o que eu sei a maioria dessa bandas que eu vou citar usam mesa boogie...
''pelo menos eu tenho o Dr.boogie''. hehehe

outra coisa, em quanto % mais ou menos vai melhorar a gravação das guitarras com uma interface ex: fast track usb?
porque eu ouvi uma gravação de um membro daqui com o guitar rig, até hoje eu não acretido! tamanha a qualidade das guitarras!! pelo menos pra mim.

escutem bem!!!!!! guitar rig 1: http://www.4shared.com/file/39979664/f7701d3a/df_novo_gr3_.html?s=1
guitar rig 2: http://www.4shared.com/file/37326485/7c571351/warlikke_musica_3_gr3_.h tml?s=1

escutem nesses outras por favor!

http://www.4shared.com/file/118953760/92943aff/01_-_subhuman_nature.ht ml

http://www.4shared.com/file/118957010/57f82dea/03_-_Dead_Fish_-_A_Reco mpensa.html

ficarei bastante agradeçido a todo mundo que puder me ajudar!

Prometherion
Veterano
# jul/09
· votar


você tá pensando em gravar em casa?

ogaitnas
Veterano
# jul/09
· votar


Placa de som boa, e use vários programas, grave a guitarra limpa (se quiser ouvindo passando pelos efeitos para acertar a tocada), e aí passe a gravação por vários plugins de efeito até chegar no som que que você quer, só basta ter paciência que sai direito.

Note que um computador com bastante espaço em disco, no mínimo 1gb de ram (eu diria que isso é como hd nunca é demais), um processador rápido tb ajudam.

Equalizar é a vida do som, com um super valvulado e etc fica bom sozinho, fica, mas se vc coloca um equalizador e regula direito fica melhor... hehe e para essas simulações no pc, com certeza vc precisa saber equalizar o som.

É isso. have fun.

trashit hc
Veterano
# jul/09
· votar


Prometherion

sim!

ogaitnas

outra coisa, em quanto % mais ou menos vai melhorar a gravação das guitarras com uma interface ex: fast track usb?

????????????????????????????????????????????????????????????

valeu.

ogaitnas
Veterano
# jul/09
· votar


trashit hc

melhora, querer medir em % é complicado pq o que para mim pode ter sido o mínimo necessário, para vc pode ser 200% só depende de como vc gravava antes, só digo que fica bom.
caixa de som boa para ouvir tb é fundamental...

trashit hc
Veterano
# jul/09
· votar


ogaitnas

o que falta mesmo é conseguir deixar o timbre sujo ficar limpo! e deixar mais definido!
bem modernão mesmo!!

até agora ninguém me tirou essa dúvida.

o que vc falou eu já tô ligado sobre equalizar, placa de som boa, memoria ram sobrando, processador potente, e etc...

o que tá pegando mesmo é alguém com uma dica diferente... um detalhe ainda que tá faltando alguém desvendar... hehehe

valeu.

trashit hc
Veterano
# jul/09 · Editado por: trashit hc
· votar


ogaitnas

eu tava lendo um tópico, esse mesmo que tem cara que eu coloquei os sons dele ai em cima vcs ficaram esperando ele falar o que ele usou, ele sumiu! mais depois voltou pra dizer o Arnozan não se nem se vc se lembra mais... hehe

ai vc fala: Só usei o GTR stand-alone

esse programa é bom mesmo? porque vcs estão falando bem dele nesse tópico.

ogaitnas
Veterano
# jul/09
· votar


trashit hc

o GTR é bom, mas sinceramente tirei com ele o mesmo som que tirei com o revalver e com o gr3 que são bem mais leves...

sobre suas outras perguntas, não tem dica mágica, é ir mexendo na equalização, ganho, volume até chegar no som que vc quer...

ricolb
Veterano
# jul/09
· votar


trashit hc
Será que um compressor não pode dar o que vc quer? Claro, em conjunto com o pedal que vc já tem, ele pode "esquentar" o teu som, dar aquele "punch", jogar o som pra frente. Acho que vale a pena experimentar. Abraço!

trashit hc
Veterano
# jul/09 · Editado por: trashit hc
· votar


ogaitnas

o que me interessa mesmo é a simulação de amps, e cab.
por enquanto eu prefiro usar pedal! se eu conseguir um timbre melhor só com os programas ai eu uso eles.

falou amigo.

ricolb

eu usei o compressor do amplitube, e não gostei muito! mais vc falou um pedal compressor né!?

se isso for uma boa eu posso testar depois, ou usar o compressor de uma zoom 505, porque é os únicos pedais que eu tenho no momento.

será que ele limpa o timbre? deixando mais moderno e tal?

abç.


o Arnozan

falou que só usou: A placa que usei foi uma Project Mix da M-Audio (com uma Jam Lab tambem da pra tirar o som no GR).

e ele tirou um timbre beeeeem parecido! com o que eu quero.

será que a placa Project Mix da M-Audio com uma Jam Lab fez a diferença???

link do tópico que eu estou falando: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/170164/p2 bem no finzinho da página.

ricolb
Veterano
# jul/09
· votar


trashit hc
eu usei o compressor do amplitube, e não gostei muito! mais vc falou um pedal compressor né!?

Eu tinha pensado em pedal, mas me lembrei que vc quer gravar em casa, né? Então existem vários compressores bons em formato de plugins que podem ser colocados na pista de gravação do audio para processar em tempo real, durante a gravação ou adicionado depois de concluída a gravação, podendo ajustá-lo posteriormente. O negócio é vc testar aí pra ver se com eles dá pra chegar onde vc quer.

trashit hc
Veterano
# jul/09
· votar


ricolb

vc ouviu o sons que eu postei? o que vc acha que tem ali? eu sei que é meio dificil de saber...

então, mais eu vou utilizar pedais mesmo sem amp! eu vou utilizar simulações de amp e gabintes do amplitube metal, a distorção do meu Dr.boogie é melhor do que as do amplitube, pelo menos até agora sem uma interface... com uma interface eu acho que vai melhorar bastante.

vc pode me indicar uns compressores bons em forma de plugin?

abç.

ricolb
Veterano
# jul/09 · Editado por: ricolb
· votar


trashit hc
vc ouviu o sons que eu postei?
Sinceramente ainda não ouvi.

mais eu vou utilizar pedais mesmo sem amp
Vc não tem amp, né? Senão poderia tentar a microfonação tb.

pelo menos até agora sem uma interface... com uma interface eu acho que vai melhorar bastante.
Não entendi bem esta parte. Interface de audio?? VC ligou direto no line in do pc, o audio é on-board, ficou melhor que o AT, é isso?

vc pode me indicar uns compressores bons em forma de plugin?
Existem vários mesmo, mas costumo usar um nativo do sonar mesmo(Sonitus:fx compressor), o sony grafic dynamic, o L1 e o L2 da waves tb.

edit: Já ia me esquecendo nesseLINK
tem informações preciosas sobre compressores, dá uma olhada.

ricolb
Veterano
# jul/09 · Editado por: ricolb
· votar


Não sei se vc conhece as pedaleiras atuais, como o POD, ZOOM G9, GT10, que simulam amps e tal, são ótimas opções de gravação tb, o problema é o preço salgado. Vc pode até gravar via USB, criar seu timbre, utilizar patchs prontos da internet, etc.

trashit hc
Veterano
# jul/09
· votar


ricolb

Sinceramente ainda não ouvi.

eu imaginei... porque se vcs escutarem fica mais facil para poder me ajudar!
porque tipo quando vc ouvi ai vc diz: o que ele quer e + ou - assim e tal...

Vc não tem amp, né? Senão poderia tentar a microfonação tb.
não! eu já tinha falado no inicio do tópico.

compressor eu vou utilizar o do sonar mesmo.

pelo menos até agora sem uma interface... com uma interface eu acho que vai melhorar bastante.

eu falei isso porque eu não tenho uma interface ainda!

eu tô pensando em pegar a fast track usb. eu vou gravar um instrumento por vez mesmo, então acho que ela já dá pro gasto... ela já tem pré amp.

eu gravei em linha na palca onboard, simulando amps e gabinetes no amplitube, e usei o Dr.boogie. obs. o Dr.boogie não é valvulado.

sobre pedaleiras. eu já conheço quase todas, mais se eu for pegar uma eu quero logo uma top pra não ter dor de cabeça.
minha preferência é pelas tops da line 6. a pod xt live 3.
o preço é bem salgado mesmo!

mais eu também penso em pegar um amp valvulado.
ai eu não sei o que compensa mais, um amp valvulado? ou uma pedaleira top?

abç.

trashit hc
Veterano
# jul/09
· votar


galera ouçam os sons que eu postei!!!!!!!!! se não vcs vão logo falando sem saber o que eu quero mesmo.

espero a compreensão de todos.

e obg por tudo!

trashit hc
Veterano
# jul/09
· votar


e aew galera, ????

trashit hc
Veterano
# jul/09
· votar


up??

Rikrdo
Veterano
# jul/09
· votar


trashit hc

Da uma ouvida na parte dessas musicas que tem distorção e ve se é do seu agrado:
http://palcomp3.com/skina57/
Se for eu posso te passar o preset que eu usei no GR3 e vc ajusta ele pra chegar mais proximo do que vc quer.

Abraço.

El_Cabong
Veterano
# jul/09 · Editado por: El_Cabong
· votar


Infelizmente no meu serviço não posso baixar arquivos de som.

Eu acho legal aquelas distorções tipo David Gilmour. Se não me engano ele usa Big Muff (distorção) e Electric Mistress (flanger).

Adicionando na distorção um pouco de flanger com ciclo, o mais longo possível, e delay de defasamento curto, se chega num timbre que lembra David Gilmour, que eu acho que é o timbre distorçido mais legal que existe (ouça o solo de Pink Floyd - Confortably Numb).

trashit hc
Veterano
# jul/09 · Editado por: trashit hc
· votar


Rikrdo

vc ouviu o sons que eu passei?? se não escute por favor!!!!!!!
se vc ouvi os sons que eu postei fica bem mais faicl vc me ajudar!!!!!!

o som da sua banda está até legal a distorção.
mais ainda não é o que eu quero...
a primeira foi a que eu achei mais legal!

vc pode me dizer o equipo usado na gravação das guitarras!!!
placa onboard? interface?
guitarras? captadores? vcs usaram a distorção do guitar rig?

eu particulamente gosto mais do amplitube metal!
e pedal bom eu já tenho, o Dr.boogie.
eu só uso a silmulação dos amps no clean, e gabinetes.

ouça essa gravação minha! http://www.4shared.com/file/114482762/478881ad/helmet_e_pantera_por_Da niel_com_simulao_mesa_boogie_clean_cab_marshall_modern_2_mic_on_axis_c ondenser_87.html

peso eu já tiro de boa!! o problema é que a distorção está meio suja! eu queria um timbre moderno de mesa e bogner, bem definido!
eu acho que o maior problema e a captação da minha guitarra...
single coil é dose pra que quem peso!
abç.

trashit hc
Veterano
# jul/09
· votar


El_Cabong

vou ouvi!

mais acho que não tem nada em comun com o que eu quero...

meu lance é mais pesado e moderno entendeu? não muito pesado porque eu não toco tipo, new metal.
mais é um hardcore bem pesadinho!!


tente baixar em casa e ouvi se vc puder... que vc pode me ajudar muitooooo!!!!!!!
eu estou em busca desse timbre faz tempo!!!
sua ajuda será bem vinda!!!!

abç.

trashit hc
Veterano
# jul/09
· votar


El_Cabong

eu ouvi a música do pink floyd mais não tem nada a ver com o que eu quero!

mais valeu assim mesmo!

Rikrdo
Veterano
# jul/09
· votar


trashit hc

Ouvi sim!

Eu tenho o Dr. Boogey também e ele funciona maravilhosamente bem com um humbucker de alta saída ou algum captador ativo. O ruido é muito pouco. Essa gravação que você fez realmente o som ta sujo e com muito ruido. Creio que seja por causa do captador single. Tente gravar com as mesmas configuraçoes mas com uma guitarra com humbucker bom. Vai melhorar bastante.

Eu prezo pela praticidade ao gravar então as gravaçoes da minha banda foram feitas no Guitar Rig mesmo mas tentei chegar o mais proximo do timbre que eu tiro com o equipo analógico que tenho.
Equipo que usei pra gravar:
Guitarra>Line in da placa de som onboard>Guitar Rig3.

Dá pra tirar sons muito bons no Guitar Rig, basta ter paciencia pra configurar.

El_Cabong
Veterano
# jul/09
· votar


porque eu ouvi uma gravação de um membro daqui com o guitar rig, até hoje eu não acretido! tamanha a qualidade das guitarras!! pelo menos pra mim.
Fiquei curioso. Vou ver se depois eu escuto.

trashit hc
Veterano
# jul/09
· votar


Rikrdo

qual guitarra e cap vc usou?

eu já vendi a minha guitarra, agora é só uma questão de tempo para eu pegar uma les paul se Deus quiser!

valeu.

Rikrdo
Veterano
# jul/09
· votar


trashit hc

Guitarra: Dolphin GX-50V da era "Assale".
Captador: Dimarzio ToneZone da Ponte.

El_Cabong
Veterano
# jul/09 · Editado por: El_Cabong
· votar


trashit hc
Eu escutei as músicas, e na: "warlikke_musica_3_gr3" eu creio que alí foram feitas algumas coisas para a guitarra ficar com mais peso
- A guitarra foi gravada em "overdub" é uma técnica em que se grava a pista da guitarra de toda a música, e coloca-se a mesma toda para o canal direito, aí se grava novamente a mesma guitarra (ou quase a mesma, pode se mudar algumas coisas) e a coloca no canal esquerdo, isto dá uma sensação de maior presença da guitarra (fica uma guitarra em cada ouvido).
- Não sei se esse foi o caso mas muitas bandas afinam a guitarra em Ré ao invés de Mi, isto faz o timbre da guitarra ficar mais grave.
- Algumas bandas usam baixo de 5 cordas e usam preferencialmente a 5º corda (quando a nota encaixa é claro) junto com os power chords da guitarra, isso dá um grande peso, pois o baixo se funde com a guitarra.
- fora isso tem os recursos de equalização, capt. humbuckers, etc.

trashit hc
Veterano
# jul/09
· votar


El_Cabong

eu já conheço essa parada do overdub, mais eu vou fazer diferente.

eu pretendo gravar a guitarra base e dividir em duas! saca?
e em cada uma eu vou colocar uma equalização diferente, e usar os pan para ficarem 75% direita uma, e a outra 75% para esquerda.
e as solos o mesmo procedimento de equalizar, e usar os pan só que agora com 100% direita e para esquerda.

porque eu tenho músicas que eu uso palm mute, e paletadas rápidas, e a primeira gravação nunca ficar igual a segunda! sincronizar as paletadas rápidas é meio complicado pra mim...

então eu vou fazer esse proceso que eu falei. será que fica bom? parecido com a técnica de overdub?

quanto a peso eu já falei que consigo tirar!

o problema é deixar a distorção mais definida e sem sujeiras, esse é o problema maior!
até agora eu não escutei uma resposta clara nesse sentido...

um equalizador resolve? ou só vai maquiar um pouco o som...

porque a galera fala também em deixar o volume bem alto na mix para as guitarras fiacarem pesada. eu ainda não entendi isso direito.

valeu pela ajuda!

El_Cabong
Veterano
# jul/09
· votar


então eu vou fazer esse proceso que eu falei. será que fica bom? parecido com a técnica de overdub?

Para ficar "parecido" com o overdub você pode pegar um dos canais e atrasá-lo 10ms (milissegundos) em relação ao outro.
10ms não chega a dessincronizar e já dá aquele efeito stereo.

* Quando se faz overdub, as duas gravações não podem ter paletadas, batidas, ... ou qualquer outro evento, em que uma esteja atrasada em relação a outra acima de uns 15ms. Acima disso já não soa bem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tecnologia á favor de um timbre bom?