home studio no quarto: é possível?

    Autor Mensagem
    danilo_metALL
    Veterano
    # jul/09


    Sou guitarrista iniciante e queria fazer um home studio bem simples msmo. nada extravagante. Algo q caiba no meu quarto. Simples MESMO!!!
    gostaria de saber oq devo comprar pra esse home studio caseiro, q programas de pc baixar ou comprar, enfim, todos esses parâmetros.
    já possuo uma pedaleira Zoom G1. é tranquerinha, mas deve quebrar o galho por enquanto.
    vlw pessoal!

    Guitar_L
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    danilo_metALL
    1 - Uma placa de som decente
    2 - Monitores decentes
    3 - Sonar.
    Aí já dá um bom começo ;D
    Abraços

    danilo_metALL
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    esqueci de dizer: seria mesmo pra gravar somente guitarra, baixo e vocal. batera num dá pq o espaço num comporta.
    vlw!

    Guitar_L
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    danilo_metALL
    entãoo..
    4 - Um microfone dinâmico legal, recomendo o Behringer XM8500.
    Abraços

    danilo_metALL
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Guitar_Luppi
    sou mtu noob no assunto
    oq é e pra q serve a placa de som?
    e Sonar? oq é pra q serve?
    Santa ignorância né ?
    hahaha
    vlw

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Guitar_Luppi

    4 - Um microfone dinâmico legal, recomendo o Behringer XM8500.

    Pra que?? Se ele vai gravar voz, pega logo um condensador!

    danilo_metALL

    Se vc não sabe nem o que é placa de som, sugiro que dê uma pesquisada e procure aprender sobre o assunto antes de gastar dinheiro, assim evita qualquer arrependimento futuro!!

    Abraços!

    danilo_metALL
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    BaNdAiD
    blz
    vou pesquisando aqui no forum msm usando "A Busca"
    vlw o conselho!
    abç

    lindoso
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    danilo_metALL
    uma placa boa de som ta pelos 300 reais

    alias, otima ideia, tbm tenho vontade de transformar o meu quarto em um studio, oque falta é grana, heheheh

    _FrEd_
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    danilo_metALL

    Kr, fizeram um tópico mt bom sobre isso:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/193718/

    Guitar_L
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Guitar_L
    · votar


    BaNdAiD
    Condensadores são mais caros e problemáticos man. Se ele quer coisas simples e em conta, um bom dinâmico já rola tranquilo. E com ele, ainda é mais fácil de microfonar amps, se precisar.
    Abraços

    danilo_metALL
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    pessoal
    o que é um interface?
    nem o google resolveu meu problema =o
    HELP!!!
    vlw

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    danilo_metALL
    Interface é uma qualquer coisa que faz uma "ponte" entre uma coisa e outra.

    Ex1.: interface de áudio: pode ser uma placa de áudio interna ou externa. Ela faz a comunicação da Guitarra com o Micro.

    Ex2.: o Windows é uma interface gráfica que faz a "ponte" ou comunicação entre vc e o computador.

    EX3.: o cabo da sua guitarra é uma interface, pois liga a guitarra aos pedais.

    Sacou?

    Abs

    danilo_metALL
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MauricioBahia
    Sakei
    vlw o esclarecimento
    otra coisa
    o interface substitui uma placa de audio decente?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    danilo_metALL
    o interface substitui uma placa de audio decente?
    A placa de áudio é uma interface! Uma interface de áudio, neste caso. Pensa numa interface como um dispositivo qualquer que liga uma coisa à outra.
    Abs

    _FrEd_
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    danilo_metALL

    Kr, as suas dúvidas são muito imaturas.... E eu percebi que vc é bem novinho ainda. Ta certo que o fórum tae pra tirar suas duvidas, mas acho que na sua idade primeiro aprenda musica, estude o instrumento que vc gosta, pra daqui alguns anos vc pensar em home-studio e etc...

    Com 15 anos, vc ja tem uma guitarra, uma pedaleira e um PC. Isso ja é suficiente pra vc começar a se aventurar em programas de gravação e etc...

    Seja curioso, "fuce" tudo quanto é programa (por ae na net tem e mt) que é o melhor jeito de aprender. Quando eu tinha a sua idade era o q eu fazia e ajudava bastante.

    Mas n deixe de postar suas duvidas aqui tb!

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    danilo_metALL
    gostaria de saber oq devo comprar pra esse home studio caseiro, q programas de pc baixar ou comprar, enfim, todos esses parâmetros.
    1.sonar
    2.amplitube
    3.adaptador p10>p2
    4.mic de pc!


    depoissssssssssssssssssss qdo vc tiver craque nisso vc pensa em montar um home studio!

    Santinhow
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Concordo com o _FrEd_, aprenda primeiro, deixe o tempo te dar experiência, mexendo, fuçando nos programas e etc. E lendo, procurando saber o que cada coisa faz e como funciona.

    Boa sorte ae! abrçs

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/09 · Editado por: SylvioLima
    · votar


    Cara... eu comecei a mexer com edição de som quando eu tinha 13 anos... e a única coisa que eu tinha era um mic dinâmico bem vagabundo (se eu gastei uns 80 reais nele foi muito rs), programas básicos para ediçao e gravação (Sound Forge e Cool Edit) que, aliás, são os mesmos que eu uso até hj rs... mas o resultado é completamente diferente...

    Comecei num Pentium III 750 MHz, 64MB de Ram e Placa OnBoard. Com o tempo fui adquirindo as coisas.

    Só não concordo com o que disseram sobre idade. Eu acho que ter 15 anos não significa que você não possa fazer uma coisa decente ou ter um equipamento decente. Mas também você não vai conseguir bons resultados sem conhecimento teórico.

    Então cara... estuda um pouco sobre o básico. Essas dúvidas você pode tirar no fórum... mas te garanto que vai enriquecer muito mais o seu conhecimento se você procurar artigos sobre som, edição no PC, sobre o funcionamento do microfone... esse tipo de coisa.

    E isso é automático se você realmente gosta da coisa. Eu lia e continuo lendo bastante sobre o assunto por prazer. Por isso eu não chamo de estudar... eu acho divertido... e é o que eu tenho pra dizer rs. Tem que ler bastante sim.

    Você vai ver como as coisas vão clarear e você não vai precisar ficar perguntando coisas básicas a ninguém e vai poder tirar suas próprias conclusões, dizer com o que você concorda e o que você não concorda (porque tem muita besteira na internet tbm... tem uns absurdos que pelamordedeus).

    Claro que esse tipo de coisa vem com o tempo e com a prática também, mas faz isso que o pessoal tá dizendo. Estudando sobre o básico, você mesmo já vai saber que equipamentos escolher e, conforme for evoluindo, você mesmo vai sentir a necessidade de comprar coisas melhores com mais recursos etc.

    O básico para começar acho que já foi dito aqui. Mas te aconselho a pesquisar sobre os programas de gravação... porque existem diversos e a maioria é bom. O que diferencia é a interface e alguns recursos que uns tem e outros não tem.

    Eu acho que você mesmo é a pessoa mais indicada para escolher o software que vai usar.

    Abaixo estão os recursos com os quais eu comecei, mas você não precisa seguir isso... é apenas um dos caminhos que você pode seguir:

    1) Uma placa de som decente: Creative Sound Blaster Live! (Comprei um tempo depois de ter usado a onboard... pois senti necessidade. Naquela época as placas onboard não prestavam nem para um trabalho pouco decente. Essa é uma placa fora de linha. Atualmente existe a Audigy LE, que grava em 24bits e 96KHz e custa em torno de 100 reais.)

    2) Monitores decentes: Fone de Ouvido Philips do tipo Headphone... de 70 reais pra cima. Os baratinhos não servem. (Eram os monitores mais em conta que existiam... mas é claro que é pra trabalho caseiro... que eu acho que é o seu objetivo. Até hoje faço minhas edições com um fone Philips. Mas estou vendo necessidade de trocar já... mas até agora me serviram muito bem. Atualmente, os fones da linha K da AKG são os que tem maior custo-benefício - na minha opnião.)

    3) Software de edição: Sound Forge + Plug-ins (É o programa que eu utilizo até hj... Mas ele só é bom mesmo quando usado com plug-ins, que são como acessórios que complementam o programa...)

    4) Software de gravação multitrack: Cool Edit Pro (Atualmente, existem melhores como o Sonar e o Cubase SX3)

    5) Microfone: comecei com um Dinâmico da Philips, mas atualmente existem uns de custo-benefício bem superior. Acho que esse da Behringer (XM8500) é um deles, mas eu nunca usei.

    Não recomendo condensador porque não é pra qualquer aplicação que ele serve se você não tiver um ambiente mais controlado (sem ruídos, com um bom isolamento, pouco reverb etc), sem falar que a maioria não aguenta trancos (fonte sonora muito alta ou quedas). Os condensadores são ótimos, mas podem ser bem problemáticos dependendo da situação. Um bom microfone dinâmico que serve para praticamente tudo é o Shure SM57... mas não sei se cabe no seu orçamento. Atualmente possuo um Philips (esse é outro... um mais caro...), um Sennheiser E835 para voz e um condenser (chegou semana passada) MXL V67g.

    Primeiro comece com um microfone dinâmico (aguenta tudo). Depois, se sentir necessidade, parta para um condensador. Não esqueça de um bom cabo (eu uso Santo Angelo).

    Mena Lima
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Cara estou levando tudo bem simples por aqui:
    Meu esquema aqui é o seguinte:
    -qurtinho nos fundos
    -Quartinho de 4 x 2,5 metros, uma janela de madeira, 1 guarda roupas de madeira q oucupa de cima a baixo, e de um lado a ouutro a parede de fundo
    -PC, Win XP, 1,67Ghz , 1,50 de mém. ram
    -Placa SB PCI, drive ASIO 4 ALL
    -Mesa wattson 4II
    -Microfone samson Q7( tipo sm 57)

    Acho q se vai gravar no quarto, usar um condesador, vai captar qualquer barulho lá fora!!!
    se quiser dar uma olhada na qualidade do som q tirei desse setup vai lá em
    http://palcomp3.com/menalima

    Mas simples q meu esquama aí acho q complica!!!!

    Vinnicius.Sobieski
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Vinnicius.Sobieski
    · votar



    Acho q se vai gravar no quarto, usar um condesador, vai captar qualquer barulho lá fora!!!
    se quiser dar uma olhada na qualidade do som q tirei desse setup vai lá em
    http://palcomp3.com/menalima

    Mas simples q meu esquama aí acho q complica!!!!


    cara ta muito bom mesmo... pro teu setup basico!!!! chega a ser dificil de acreditar. ouvi a musica o homem da cidade . só a guitara ou violão que ta ausente. mas é de propósito certo? parabéns

    Mr. Phil
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Mena Lima
    Legal mesmo, parabéns!

    O guarda roupa ajuda a absorver, sendo de madeira e "gigante"... Vou ver se arrumo um pra colocar aqui... rsrsrs

    Abç, ;P

    new-dawn
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Mena Lima
    ...chega a ser dificil de acreditar...(2)
    Pow este teu som fiko muito bom msm !!!

    danilo_metALL
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    gente vlw mesmo!!
    eu tava precisando cair na real!
    mas é akela euforia de iniciante q eh foda!!
    zóiããoo até!! XD
    vlw as dicas!!
    o tópico fica aberto pra qm quiser usar pra tirar dúvidas semelhantes
    PS: desculpa demorar pra responder. tenho treinado 6 horas por dia com gdes resultados!! tem q aproveitar as férias!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a home studio no quarto: é possível?