Gravação Voz e Violão em casa.

Autor Mensagem
Faerus
Veterano
# jun/09 · Editado por: Faerus


Olá pessoal, tenho umas perguntinhas acho que aqui é o melhor lugar pra tirar as minhas dúvidas. Bom vamos lá.

Gravo minhas musicas em meu pc faz uns tempos já, só que não estou satisfeito com a qualidade das gravaçoes (mic do pc mesmo e placa de som onboard). Gostaria de gravar com mais qualidade as músicas. Li vários tópicos de homestudio mas como não sou expert nisso fiquei meio desentendido, prefiro a opinião de vocês agora, espero que possam em ajudar.

O que eu prentendo: Gravar musicas violão e voz com som de qualidade em meu pc. (talvez mais pra frente filmagens tbm :D)
Dúvida: Que equipamentos preciso pra gravar um som de qualidade? ( pode dizer tudo o que precisa desde mic condensador até espuma acustica)
eu tenho: 1 violão Cort (earth70e, aço e elétrico), um ampli de 30W e só.
Dinheiro: ainda não tenho, mas o que vcs optarem eu vou juntar e investir depois.

Agradeço desde já galera um abraço e aguardo respostas

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


Faerus
Olha, pra gravar com uma boa qualidade você precisaria de uma interface de áudio de pelo menos dois canais, um pré amplificador que suportasse esses dois canais, um microfone tipo cardióide condensador e um dinâmico.
Isso e uma sala razoável seria legal pra gravar tudo.
Agora, pra filmagem já é mais complicado. O padrão é um microfone tipo semi-direcional ou direcional, mais zepelim, windjammer, vara de boom, e um gravador digital... e nada disso sai muito barato (longe disso).
Agora, se o intuito for fazer só offs e dublagem, você pode fazer só com os seus microfones mesmo, só que eu não usaria um SM58 pra isso...

Faerus
Veterano
# jun/09
· votar


certo minow obrigado.
aguardo mais respostas

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/09 · Editado por: SylvioLima
· votar


Faerus
Gravar musicas violão e voz com som de qualidade em meu pc.
Cara, acho que foi isso que o Minow respondeu. Mas antes, diga mais ou menos quanto você pretende investir e como é o local de gravação. Tem muita reverberação, ou é um quarto pequeno? O ideal seria esse último. Qual a finalidade da gravação? Gravação de ensaio ou para satisfação pessoal, ou um CD Demo e coisa mais séria?

Eu só discordo do Minow a necessidade de comprar um mic condensador. Mas isso depende dessas condições que eu pedi pra você responder pra mim.

Para gravar com qualidade o seu violão, o SM57 da Shure (verdadeiro, e não clone hehe) estaria de bom tamanho. Para voz, eu recomendo o Sennheiser E-835. Se for para um CD Demo, para o violão eu recomendaria já um bom condensador, mas dependendo das condições do seu local de gravação, o condensador poderia atrapalhar... enfim...

Espero que eu esteja te ajudando, e não te atrapalhando hehe

EDIT:
Esqueci da possibilidade de se fazer vídeo da gravação. Bom, isso é uma coisa mais complicada. Mas vou explicar a forma como eu faço:

Eu possuo uma câmera de vídeo digital que utiliza o formato miniDV. Para passarmos o vídeo desta camera para o computador, eu uso um cabo chamado Firewire, que é conectado também na entrada Firewire do computador. Assim, eu posso gravar o vídeo da camera diretamente no PC, sem ter que passar pela fita, e a qualidade é a mesma pois o formato de gravação do computador é o mesmo e a 'transmissão' do vídeo da camera por esse cabo é totalmente digital.

Então, eu gravo o vídeo do ambiente normalmente e também gravo no PC normalmente, juntamente com um mixer Behringer, o microfone, a placa de som profissional e o software multitracker.

Após gravado e mixado o som, eu sincronizo o vídeo da câmera com o som mixado num programa de edição de vídeo profissional, que já 'ajusta' automaticamente o som em 29,97 quadros por segundo.

Finalmente renderizo em MPEG-2 ou qualquer outro formato de consumer.

Bom, se você seguir esses passos, você conseguirá um resultado 'profissional' hehe, se bem que esse tipo de resultado depende de outras coisas para ser considerado profisisonal.

Mas acho que não é isso que você quer, não é? Ou é?

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


Faerus
Você precisará dos seguintes itens:
- Placa de som USB: M-Audio Fast Track - R$800
- Microfone condensador: MXL 990 - R$500
- Pedestal de microfone: qualquer um de R$50
TOTAL: R$1350

Caso você queira gravar voz e violão simultaneamente, aí precisará de outro microfone condensador. A tal espuma já vem com o microfone.

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


SylvioLima
Eu considerei o condensador pra fazer uma gravação simultânea de voz e violão, pra gravar tudo ao mesmo tempo.

Obs: Viajei na "filmagem", achei que fosse outra coisa... nem considerei que poderia ser isso que você respondeu... hehehe

Faerus
Veterano
# jun/09
· votar


Tem muita reverberação, ou é um quarto pequeno?

é um quarto grande com 1 janela e um pouco de eco, mas tranqüilo de som e longe da rua.

Qual a finalidade da gravação?
Um acustico bem feito só de violão e voz, mais pra satisfação pessoal cairia bem =).

diga mais ou menos quanto você pretende investir

Cara eu tenho em mente uns 1000 reais, mas sei que é bem mais caro, posso juntar mais grana hehe... mas por favor aquele negocio neh "Bom e barato".
Abrass

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/09 · Editado por: SylvioLima
· votar


Faerus
Po... com 1.000 reais não dá para fazer muita coisa. O que você pode fazer é o mesmo que eu faço: vai comprando as coisas aos poucos, e começa pelas prioridades.

A primeira coisa que você precisa fazer para tirar melhor proveito do som do seu PC é comprar uma placa de som off board. Como você não tem muita grana para investimento, recomendaria algum modelo da Creative.

Mesmo as placas mais baratas dessa marca possuem qualidade de gravação satisfatória e mais do que suficiente para o que você disse que precisa. Mas prepare-se para gastar, no mínimo, uns 250 reais com uma placa dessas. E também para ter problemas de latência (atraso excessivo) na gravação. Mas como não é para algo mais sério, isso não vai te atrapalhar.

Até poucos dias atrás, eu estava com uma Creative Sound Blaster Live! 24-bit instalada aqui no meu PC. Atualmente ela é encontrada com o nome de Audigy SE, e é a placa mais barata da Creative. Produzi meu último CD com ela, e posso afirmar que a qualidade de gravação dela é bem satisfatória e dá pra trabalhar muito bem. Mas ela também me atrapalhou com os frequentes conflitos, erros inexplicáveis e MUITA latência. Infelizmente é o preço alto que pagamos por pagar barato hehe... mas na época foi o que eu pude comprar.

Mas aqui, só gravo voz e raramente algum instrumento como o violão. Abaixo está o link para uma das minhas gravações. Nessa música, eu apenas produzi a minha própria voz mesmo. O fundo é playback.

[url= http://www.esnips.com/doc/8858e9d6-7049-4a7d-a555-8c146bc52d38/01.-Syl vio-Lima---Je-taime-encore]Sylvio Lima - Je t'aime encore[/url]

Obs.: infelizmente, a qualidade do mp3 do link não é das melhores (128kbps)... mas acho que dá para ter uma noção.

Só lembrando... para alcançar essa qualidade, foi indispensável o uso da mesa, com o seu bom pré-amplificador e também do equalizador dela. No caso, eu usei uma mesa de 6 canais da Behringer.

Aliás... esqueci de perguntar qual é o modelo da sua placa-mãe. Às vezes você tem uma placa-mãe de boa qualidade, que veio com uma placa de som integrada de boa qualidade também, e nesse caso isso já seria suficiente para gravar bem.

A segunda prioridade é o microfone. Com orçamento pequeno, o jeito é pesquisar microfones dinâmicos, que são, na maioria dos casos, mais baratos, e pelo ambiente que você descreveu, lhe serviriam melhor mesmo. Reserve uns 300 reais para cada microfone. Acho que bons modelos de microfone a galera pode te dar. As marcas que eu recomendo para 'dinâmicos' são Sennheiser, Shure e Behringer.

A terceira prioridade seria uma pequena mesa de, no mínimo, dois canais para que você possa gravar simultaneamente som e voz. Os modelos da linha XENYX da Behringer são os de maior custo-benefício. Quando for gravar, é só colocar o som do violão no canal esquerdo e o som da voz no canal direito (ou vice-versa... tanto faz) que você grava dois canais simultaneamente. Depois, é só separá-los individualmente em canais mono e edita-los (aplicação de efeitos, equalização, compressão etc) e depois mixar. Reserve 250 reais para uma mesa.

Não esqueça dos cabos, que devem ser de uma marca de confiança. Eu uso só cabos Santo Angelo.

Mas uma coisa ficou faltando: como você monitoraria o som? Já possui algum sistema de som?

Qualquer coisa, dá uma olhada no tópico que eu abri que fala sobre Sistema 2.1 - Edifier X Logitech. Tem bastante informação interessante lá.

EDIT: não falei dos softwares de gravação. Você tem alguma dúvida a respeito?

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/09
· votar


Minow
Eu considerei o condensador pra fazer uma gravação simultânea de voz e violão, pra gravar tudo ao mesmo tempo.
aaa sim...

Obs: Viajei na "filmagem", achei que fosse outra coisa... nem considerei que poderia ser isso que você respondeu... hehehe
Pois é... hehehe... o que você descreveu foi como uma captação ao vivo... algo assim...

Abraços!

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


Faerus
Uma alternativa mais barata são os microfones condensadores USB, que deve sair uns R$500. A interface de áudio já vem dentro do próprio microfone.

A desvantagem é que não dá pra gravar ouvindo um playback ou metrônomo, pois os softwares de gravação geralmente só "enxergam" uma interface de áudio de cada vez. Logo, como o microfone já é visto como uma interface de áudio, não é possível ouvir um playback ou um metrônomo.

MrSpaceman
Veterano
# jun/09 · Editado por: MrSpaceman
· votar


Cara, eu paguei R$ 600,00 numa interface M-Audio MoilePre USB. É uma interface com 2 entradas balanceadas XLR e 2 entradas P10 pra instrumentos também. E sem chance, qualquer placa de som normal de PC não é tão boa quanto uma interface, que inclusive serve como placa de som normal (eu ligo minhas caixas de som normal na saída de linha da interface, e pra usar como monitor plugo meus fones na entrada frontal). Aqui o link, inclusive, comprei na Gang Music mesmo... só demora pra chegar porque eles importam sob demanda:
http://www.gangmusic.com.br/loja/detalhe.asp?cd_produto=607

Aí você tem duas opções pra captação: ou você compra dois microfones, um SM57 ou compra um condensador (instrumento) e um SM58 (voz). Pra usar o condensador vc vai ter um problema: ele pega tudo que é barulho de casa, eco, caminhão passando, descarga de privada... tudo. Você vai conseguir gravar legal com ele de madrugada.... :P

É a minha sugestão. Você consegue montar algo 'caseiro' pra usar se você não tem intenção de gravar com super qualidade de estúdio. Você até consegue uma gravação de muita qualidade com esse equipamento, mas daí vai de ter cuidados com acústica, usar um programa de edição profissional (Cakewalk Sonar, Pro Tools,...), manjar bastante de mexer com eles e ter uns plugins bons pro seu programa.....

Boa sorte!

MrSpaceman
Veterano
# jun/09
· votar


Olha, só mais uma dica a mais, sobre gravar com 1 ou 2 mics.... se gravar só com o condensador o violão e voz simultâneo você vai ter uma trilha só, e não vai conseguir fazer uma mixagem legal...
Eu acho ideal você ter dois mics pra poder gravar em dois canais... daí você pode mudar o volume de um, aplicar algum efeito no violão (reverb, chorus, simular um amp) e não afetar a voz, e vice versa.....

Talvez o SM58 não seja a melhor opção mesmo pra voz, acho que o Seinheiser que disseram mais pra cima seja uma boa porque é mais barato. O bom do Shure SM58 é que pra usar ao vivo é o melhor. Ótima fidelidade e não capta nada alem da voz.

Faerus
Veterano
# jun/09
· votar


Certo.
Po... com 1.000 reais não dá para fazer muita coisa

pode falar o que eu preciso pessoal eu vo juntar uma grana ainda, 1000 reais foi só um palpite.

vlw hein pessoal agradeço a todos vocês :)

MrSpaceman
Veterano
# jun/09
· votar


Olha cara, concordo com tudo que o SylvioLima falou, menos em relação à placa de som vs interface de áudio.
A interface é mais cara, mas vê se acha usada no Mercado Livre... você vai ver que o custo x benefício será muito maior. Você tem que ser *muito * paciente pra suportar gravar com a latência (atraso de resposta) de uma placa normal.....

Lembra daquele vídeo do youtube do 'sanduíche-iche-iche'?? Então... você tocar o violão ou cantar e ter a resposta 1/2 segundo depois é horrível.... não vale a pena. Economize no mic, que daí vc trata isso com algum software. Fica razoável e você vai ter uma placa de som pro resto da vida. :)

Abs.

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


SylvioLima
Pois é... hehehe... o que você descreveu foi como uma captação ao vivo... algo assim...

Eu trabalho com som direto, "filmagem" automaticamente já me transporta pra isso! Hehehehe

MrSpaceman
Economize no mic

Nãããão.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/09
· votar


MrSpaceman
Você tem que ser *muito * paciente pra suportar gravar com a latência (atraso de resposta) de uma placa normal.....
Pois é hehehe... viu a paciência que eu tive...

Lembra daquele vídeo do youtube do 'sanduíche-iche-iche'?? Então... você tocar o violão ou cantar e ter a resposta 1/2 segundo depois é horrível.... não vale a pena
Bom... por experiência própria que eu tive com a minha plaquinha antiga, latência não foi nesse sentido. Eu ouvia a minha voz exatamente no mesmo momento que eu cantava... sem atrasos. Os atrasos aconteciam na gravação, que depois eu ia ver (se eu gravasse uma música inteira... sem dividir em takes) e a música estava indo mais rápido que a voz... a voz começava a ficar para trás... mas não ouvindo ao vivo... só depois... ouvindo a gravação no multitracker.

Então, essa latência atrapalharia nesse sentido... na parte da edição, que você teria que ficar ajeitando sempre o tempo da voz em relação ao playback da música. Só que comigo foi pior... como eu gravava VST também, ae você imagina o inferno... ficava atrasado depois de uns 20 segundos... e não tinha jeito... era ajeitar tudo na mão mesmo... =(

Foi um inferno... mas isso acabou!!! hehe

Abraços!

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/09
· votar


Faerus
Me responde cara... como vc vai monitorar o som?

Faerus
Veterano
# jun/09 · Editado por: Faerus
· votar


como você vai monitorar o som?
não entendi o que vc quis dizer, me explique melhor?.?

Faerus
Veterano
# jun/09
· votar


já tomei uma decisão em um equipamento:
vou comprar a interface que o MrSpaceman sugeriu (605 - M-AUDIO MOBILEPRE).
e agora estou em dúvida do mic condensador que é bem legal, mas capita todo tipo de som então não sei se quando eu for gravar vai sair o som do carro passando na rua, mesmo sendo bem baixo porque o quarto é longe da rua.
o mic dinamico me tras umas má impressão, parece que vai fica igual Karaoke rss, mas por outro lado posso gravar voz e violão em canais diferentes.
E outra dúvida :~ com essa placa que vou comprar aqui >> M-Audio ainda sim precisaria de uma mesa de som?

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


Faerus
o mic dinamico me tras umas má impressão, parece que vai fica igual Karaoke

Cara, deixa eu te explicar uma coisa.
A diferença entre microfones dinâmicos e condensadores é a alimentação. Os condensadores precisam de uma alimentação (hoje o padrão é 48v), enquanto os dinâmicos não precisam. Quem te falar que condensador é melhor que dinâmico está mentindo.

MrSpaceman
Veterano
# jun/09 · Editado por: MrSpaceman
· votar


Faerus
E outra dúvida :~ com essa placa que vou comprar aqui >> M-Audio ainda sim precisaria de uma mesa de som?

Não. Ela já tem duas entradas de microfone (e mais duas pra instrumentos). A mesa precisaria se você gravar em uma placa de som normal, que só tem 1 entrada.

Quanto ao mic, acho que o Minow pode te responder melhor sobre a sensibilidade dele. Mas se você for de mic dinâmico, talvez o seinheiser que o SylvioLima indicou seja uma boa, ou então os behringer (dizem que são razoáveis, eu não conheço).

EDIT: sobre preço dos mic, esses dias atrás comprei um Shure SM58 (para vocal) no Mercado Livre por R$ 250,00. O SM57 (pra instrumento) é mais barato um pouco....

Faerus
Veterano
# jun/09
· votar


Vcs são demais obrigado. Estão me ajudando muito
comunidade aqui é show (y)

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/09
· votar


Faerus
o mic dinamico me tras umas má impressão, parece que vai fica igual Karaoke rss,
Se você comprar um vagabundo e usar junto com uma placa on board e aplicar efeitos toscos, vai ficar até pior.

Você acha que a qualidade da minha gravação que eu postei aqui o link é karaoke? Aquilo é um mic dinâmico...

Condensadores, eu só recomendo os mais caros que são melhores mesmo. Esses mais baratos 'emulam' outros mais caros, mas, obviamente, não tem a sensibilidade e a qualidade que os mais caros. Com relativamente pouco dinheiro, você compra quase o top dos dinâmicos, mas não consegue comprar nem o médio dos condensadores. Então veja se realmente é isso que você quer. E outra, com os condensadores você vai ter que adquirir um filtro anti-pop, pois eles são mais sensíveis as simbilâncias ('p', 's')... e a umidade da sua boca pode prejudicar o driver deles... Também vai precisar de um shock-mount, para isolar os ruídos que sobem através do pedestal.

Entre uma interface de áudio barata e uma placa de áudio barata, fique com a interface mesmo. O problema é que o preço das interfaces baratas é o preço de boas placas de som já de nível profissional.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/09 · Editado por: SylvioLima
· votar


Faerus
não entendi o que vc quis dizer, me explique melhor?.?

Você tem caixas de som no seu PC? Imagino que sejam daquelas multimídia, bem baratinhas, não é?

Se for isso mesmo, você terá que adquirir um sistema 2.1 no mínimo para poder ouvir e mixar corretamente o seu som, pois as caixas multimídia baratas não possuem a potência e a faixa de frequencias corretas para uma boa monitoração, ou seja, é como se vc estivesse tentando ver alguma coisa e não conseguisse pois são olhos não mostram essa coisa com nitidez. Então você não consegue distinguir um objeto do outro. O mesmo acontece com o som: você não consegue a precisão necessária para distinguir frequencias, o palco necessário para distribuir bem os instrumentos e os efeitos pelo estereo... e editar torna-se um inferno.

A solução mais barata é adquirir fones de ouvido de boa qualidade (AKG, Sennheiser, Sony...) e/ou sistema de som 2.1 da Edifier, única marca que eu recomendo pois é a única que eu conheço. Outros aqui do fórum vão te falar a mesma coisa sobre essa marca, que é realmente show.

EDIT: Mas realmente meu amigo ae de cima tem razão. Se colocarmos no papel, fica mais barato adquirir uma interface (que faz papel de placa de som + pré-amp) do que uma mesa separadamente. Mas adquirir uma interface somente pelo número de canais eu não concordo. Um exemplo é a placa de som Delta 10/10 que tem 10 canais... Juntamente com uma mesa de uns 12 canais Behringer, dá um show e banho em muita interface. Uma interface de 10 canais eu imagino que seja bem mais caro. Mas das interfaces eu não posso falar muito... nunca tive uma... mas pretendo ter em breve... uma da M-Audio.

Faerus
Veterano
# jun/09 · Editado por: Faerus
· votar


como você vai monitorar o som?
Coloquei um fone de ouvido na lista (y)

SylvioLima gostei da sua gravção... então seria uma boa investir em um dinamico de qualidade?
Assim posso gravar violão e voz em canais diferentes =)
se ficar igual a sua gravação ja está de bom tamanho.
alguma sugestão de Mic Dinamico?

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/09 · Editado por: SylvioLima
· votar


Faerus
Coloquei um fone de ouvido na lista (y)
Qual? =)

SylvioLima gostei da sua gravção... então seria uma boa investir em um dinamico de qualidade?
Bom... eu acho que pro seu caso... sim. Condensadores tem qualidade, mas não acho que vale a pena comprar qualquer condensador só pra dizer que tem um... Você acha que tá gravando com qualidade, mas não está.

Eu vou comprar um condensador em breve. Um da AKG. Ele se parece com um dinâmico na aparência. É o C 535 EB.

O dinâmico com qual eu gravei a Je T'aime Encore - acredite se quiser - foi com um Philips desses de supermercado, o modelo SBC MD650. Basicamente o que eu fiz para 'melhorar' o som dele foi equalizar (daí a importância da mesa) e, no ouvido, tentar me aproximar do que eu mesmo acho que a minha voz é.

Mas, atualmente, eu uso o Sennheiser E-835. Você acha ele por 400 reais em algumas lojas por ae... até mais barato. Acho um excelente microfone. Aliás, acho a Sennheiser uma ótima marca. Pretendo pegar um fone dessa marca em breve.

Então a sugestão que fica é essa: Sennheiser E-835 - bom, bonito e barato.

Outro motivo de pegar esse mic foi para usá-lo em reportagens. Sou aluno de faculdade de Cinema e de vez enquando cubro alguns eventos, e para entrevistas esse mic é ótimo. Uma emissora que usa muito ele em entrevistas de reporters na rua é a Globo. Pode notar.

EDIT: Uma última coisa: eu só gravo com o microfone no pedestal, eu nunca seguro ele. Outra coisa é o filtro anti-pop. Apesar de gravar com dinâmico, eu uso filtro anti-pop também. E estou pensando em comprar um shock-mount também, pois dá para ouvir os ruídos mecânicos pelo microfone, como o som do computador trabalhando. Mas não é o som que se espalha pelo ar... é a vibração causada pelo som que sai do computador, passa pelo chão, sobe pelo pedestal e chega ao microfone. Veja que mesmo em dinâmicos dá pra acontecer isso. Imagine se você comprar um condensador de qualidade. Seu cuidado redobra. Acho que comprar uma coisa só pra te dar dor de cabeça não vale a pena...

Faerus
Veterano
# jun/09 · Editado por: Faerus
· votar


Ok =)
Brigadao o/

SylvioLima
Qual?

no dia em que eu for comprar o fone eu pergunto pro vendedor um bom microphone sennheiser.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/09 · Editado por: SylvioLima
· votar


Faerus
no dia em que eu for comprar o fone eu pergunto pro vendedor um bom microphone sennheiser.
Um microfone ou um bom fone?

Eu não acho que vc deva confiar em conversa de vendedor não... Um bom mic sennheiser eu já te recomendei, que foi o Sennheiser E-835, o que eu uso atualmente. Paguei 400 reais nele. O Fone que eu vou comprar é o Sennheiser HD-280PRO.

EDIT: Se for pra pegar um fone barato, pega um AKG K44... dizem que é o melhor custo-benefício. Mas eu não sei, nunca usei...

Faerus
Veterano
# jun/09
· votar


ops perdao um bom fone*

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/09
· votar


Faerus
Ok cara... eu entendi =) hehehe...

Boa sorte ae! E qlq coisa, tamos ae!

Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravação Voz e Violão em casa.