Masterização com volume -3,5 a -4,8 dB

    Autor Mensagem
    zélo cardoso
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: zélo cardoso


    Estive escutando o disco novo do Almir Sater e para ter uma ideia do volume de masterização, abri algumas músicas no SF, e pra meu espanto o volume em algumas músicas está nesse nivel que citei no tópico, algumas um pouco acima, mas sem seguir essa "quase regra" dos -0,2 dB ou o tão massificado 0,0dB.Achei muito legal e para mim(mesmo com pouca experiencia), achei o som mais "claro", menos agressivo; sei que isso deve ser possivel em alguns estilos.
    E pergunto aos mais experientes: Posso masterizar seguindo essa linha em outros estilos também? Em quais poderia ficar legal?Mesmo ficando com volume mais baixo dar essa clareza a que me referi!
    obs:sei que para tudo ser feito na Master, deve-se ter uma Mix também boa!
    Obrigado de antemão a quem opinar e me der alguma dica sobre.
    Um abraço, Zélo Cardoso

    Rconduru
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    CAra eu não saco muito. Mas sei la, vamos imaginar um Metalzão ... será q iria funcionar isso, acho eu q não. Ja um blues rolaria .... se tiver errado alguém me corte ae ... ahahahhaha

    faloww

    rafael_kl
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: rafael_kl
    · votar


    Eu sou muito de ir pelo que gosto.
    Se estou mixando um jazz, procuro deixar o volume final parecido com de bandas de jazz que gosto, se estou com um hard rock, procuro deixar estilo bandas de hard que gosto.
    Um conselho...veja com o que quer que sua mizagem, masterização se pareça e mixe de acordo.

    Se tiveres uma mix boa, porém baixa...na masterização, você conserta o volume sem mexer na mix...ou seja...faça a mix soar bem...o resto...
    Abraço

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    zélo cardoso
    Acho interessante sim usar algo próximo de 0db como nível de pico, até para poupar trabalho de quem irá escutar seu trampo (ter que ficar aumentando o volume para escutar direito).

    O que realmente vai fazer muita diferença é a quantidade de compressão que você usar.

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    zélo cardoso

    Pode sim. O complicado é explicar pro seu cliente pagante o pq vc não quer deixar a musica dele no volume da musica que toca na radio...

    Rconduru

    Eu acho que vc está errado.
    A questão do volume na master se dá pela Guerra do Volume (http://en.wikipedia.org/wiki/Loudness_war)
    Nos dias de hoje, onde o volume de informações disponíveis é gigantesco, qualquer coisa que chame a atenção do consumidor é visto pelo mercado como uma ferramenta pra ganhar mercado e dinheiro.

    Sendo assim, o volume das musicas tem subido indiscriminadamente, sem respeito pela qualidade e pelo bom senso. Isso independe de estilo musical. A questão é o mercado!

    Abraços!

    zélo cardoso
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Valeu galera, muito obrigado pelas dicas e considerações!!!

    horacio.jo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    zélo cardoso

    penso que todo a música ou cd completo que for finalizado deve ter um outro ou outros como referencia tanto pelo técnico quanto pelo cliente, mas não podemos esquecer que estamos trabalhando com arte (felizmente) e cada trabalho será como uma impressão digital, não terá outro igual.
    parece que hoje em dia não se pensa mais na obra, letra, harmonia, melodia, arranjo. Apenas tem que estourar os alto-falantes, tem um disco que foge totalmente desse padrão e que ouço há mais de 20 anos que é final cut do pink floyd, tem trechos das músicas lá em baixo de repente estoura, então cada caso é um caso, e depende do que você quer passar aos outros com seu trabalho. Não podemos esquecer que cada estilo tem suas particularidades.
    Abraço Zélo!

    zélo cardoso
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Valeu horacio.jo, obrigado pela dica meu brother!!!

    ophius
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    O que realmente vai fazer muita diferença é a quantidade de compressão que você usar.

    Música de Preto
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    por muitas vezes chego a resultados interessantes, mas que não me possibilitam colocar "da altura que toca no rádio". Abro e re-abro o projeto várias vezes pra tentar colocar mais alto. Passo às vezes horas tentando fazer igual. Aí ouço outra música "no padrão" pra tentar ver o que há. Aí percebo. Voz no talo, pouca presença de graves e baixo o mais sub possível para que apenas imaginemos que ele está ali. Enfim, nunca consigo chegar ao igual. Que mal. Quanto ao tópico, bem que podia fazer no altura que vc quisesse, mas não pode...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Masterização com volume -3,5 a -4,8 dB