Será isso suficiente, para começar a trabalhar minhas músicas com qualidade?

Autor Mensagem
janick
Veterano
# jun/09 · Editado por: janick


Olá à todos, boa noite.

Fiz os ajustes finais no meu set-up. Sou guitarrista, e tecladista, mas me meto a fazer minhas músicas por completo (Bateria, escrevo as linhas em midi e uso VST's e enquanto não compro um baixo, faço a mesma coisa). E a guitarra e o teclado, gravo assim:

Na parte dos programas usados por mim:

Hypersonic 2
Cubase SX3
Fruit Loops Studio 7

Na parte de guitarra:

Ou softwares VST's que são;

Line 6 Pod Farm e Gearbox
Amplitube Fender, Jimi Hendrix, Metal, 2.0
Peavey Revalver MK III
Waves GTR 3
Guitar Rig 3

Na parte física:

Amplificador Valvulado Peavey Classic 30W
Boss SD1, Zoom G1, Dunlop Cry Baby, Danelectro Talk Box, Boss GE-7
Line 6 Toneport GX

No teclado;

Yamaha PSR510 + Hypersonic 2.0, Reason e Miroslav S.

Até então é o que eu tenho. E por agora, liberei uma verba, que eu pretendo investir para finalizar meu "Home Studio"

Aí vem a dúvida do tópico!

Aliado à esses equipamentos que eu tenho, investir em um Notebook, um bom microfone, e um par de fones de estudio, é o necessário para começar a gravar minhas músicas com qualidade?

Em relação ao microfone, por ser um microfone voltado para microfonar instrumentos e ainda sim, ter bons resultados com voz, escolhi o Shure SM57.

Na parte do Notebook, considerei estes:

http://www.walmart.com/catalog/product.do?product_id=10858494

ou

http://www.bestbuy.com/site/olspage.jsp?skuId=9149414&type=product&id= 1218036213682

Sobre o Fone, pensei no AKG K514

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-94420480-fone-de-ouvidos-headph one-akg-k514-stereo-novo-_JM

Gostaria que me ajudassem, falando o que seria interessante ou não para este passo que eu pretendo dar muito em breve.

Agradeço


Abçs

Minow
Veterano
# jun/09 · Editado por: Minow
· votar


E a interface de áudio?
E esse fone não é dos melhores não. Você não mora fora do Brasil? Além de ter mais opção, é mais barato!

janick
Veterano
# jun/09
· votar


Minow
A interface de audio usada meu caro, penso que vai ser meu Toneport mesmo. Seria bom ter algo antes de mandar o sinal dele pro PC ou ele mesmo já da conta?

Hm. Me fala um bom fone? Dessa parte eu não entendo mesmo.
Pretendo gastar até 300 reais nele.

Voltei fazem uns 3 meses cara, tava de intercambio! =P pensei em trazer isso, mas já tava trazendo MUITA coisa hehe

Minow
Veterano
# jun/09 · Editado por: Minow
· votar


janick
Toneport pra gravar com mic? Hmm, sei não. Eu usaria um pré separado, pelo menos. Mas enfim, não conheço direito a Toneport, posso estar enganado. Até onde eu sei é pra gravar guitarra direto em linha, não?

Sony

Sennheiser

Koss

Esse Sony VALE A PENA.
Eu tenho um MDR 7506 Pro. É do caralho, mas é mais caro. Vale a pena mesmo.

janick
Veterano
# jun/09
· votar


Minow
Como o Mic200?

Até pensei nele cara, postei certa vez e o Christian mesmo me recomendou.

Hm, entendo. É, são um pouco mais caros do que eu imaginava mesmo.

A minha ideia inicial é tentar sem um pre antes, pelo menos para a guitarra que eu quero que o sinal captado do amp seja o mais 'puro' possível.

Sobre voz, realmente não sei se o Toneport consegue esse papel, é questão de tentar mesmo.

Eu usaria o fone para hora de mixar a masterizar. Isso por enquanto; monitores fogem o meu orçamento agora.

Com isso será que já da pra começar Minow?

janick
Veterano
# jun/09
· votar


Mais uma pergunta!

Os headphones da Behringer, entrei no site deles e tinha um que era o HPX5000 se não me engano, e ele é voltado para mixagem de estúdio ao que diz lá. Vale apena ou é balela?

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


janick
Como o Mic200?

É, mas ele não é muito bom não. Dá uma olhada no Tube Pre da Presonus.

Sobre o fone, esses que eu te passei são bem melhores, mas ele é razoável, se for o que eu tou pensando.
Mas cuidado, mixar de fone não é simples não. Normalmente se erra por muito. Eles são mais pra ajuste fino mesmo.

janick
Veterano
# jun/09
· votar


Minow
Pois é... o grande ponto dos monitores é que você tem a questão acustica, pressão sonora, e outros fatores que simplesmente é um trabalho mais minuncioso e que requer mais experiencia, no caso de usar fones, certo?

O problema é que já que vou pegar o notebook, o microfone, e o fone, um preamp que excede a faixa de preço do mic200 talvez fosse demais pro meu bolso hahah

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


janick
Então experimenta primeiro o microfone com a Toneport e vê como fica, se ficar bom, deixa o pré pra depois.

janick
Veterano
# jun/09
· votar


Minow
Farei!

E sobre o notebook, o que você acha?
Minha ideia é algo que aguente trabalhar com o Cubase e os VST's sem ficar pesado e travando como acontece por aqui. Minha ideia é deixar a maquina EXCLUSIVAMENTE para fim musicais.

Ps - muito obrigado pela ajuda cara, agradeço pela paciencia e simpatia de sua parte.

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


janick
Eu acho que pelo menos deveria ter 2gb de ram, pra gravar em 16/44.
E isso considerando que você vai abrir um equalizadorzinho ou um compressor, e não um monte de reverbs pesados e coisas como o Amplitube. Aí já fica tenso.
Mas dá numa boa, cara.
Meu pc aqui tem uns 2 anos e eu gravo em 24/88 numa boa.
O foda é ter que abrir uns 3 amplitubes, aí não rola. Mas não precisa disso, e o seu vai ser mais parrudo, vai aguentar mais.

janick
Veterano
# jun/09
· votar


Minow
Isso. Mas o que me preocupa mais, é a questão de aguentar os VST's pesados para aguentar o teclado! Porque é realmente uma mão na roda essa cambada de plugins.

Minha ideia inicial é microfonar o all tube. Dependendo da ocasião, ou de algum timbre diferente que eu precisar, apelaria para os programas simuladores, assim também quando pegasse o baixo, que seria em linha nos simuladores mesmo.

E a voz, se rolar sem o preamp por enquanto ok, senão, vou começar à pensar em algo.

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


janick
Quais VSTis você pretende usar? Simultaneamente...
Eu uso o Reason e faço coisas bem pesadas nele, abro em Rewire, mas se for uma coisa gigantesca, tenho que exportar como áudio, e isso é chato.
Não tou dizendo que não dá pra usar Amplitube, lógico que dá. O negócio é querer abrir 3 amplitubes, mais VSTi's e etc.
Mas por exemplo, você pode simplesmente processar o som direto na trilha, pra liberar espaço. Rola muito fazer isso com o baixo, por exemplo.

janick
Veterano
# jun/09
· votar


Minow
Primeiramente Reason + Hypersonic. Porém, to pensando em algum outro VST a mais para baixo, mas algum realmente muito bom. Já testei alguns que não me agradaram nada mesmo.

Eu digo isso pq eu realmente tenho uma maquina aqui agora, que não é para fazer isso mesmo. E eu me ferro muito usando ela, da raiva demais trabalhar com musica nela. Mas agora to com boas impressões sobre essa nova empreitada minha. Espero que de pra gravar tudo na boa.

Obrigado mesmo cara, me ajudou muito aqui!

um abraço

ogaitnas
Veterano
# jun/09
· votar


nmho se você vai usar em casa o micro, monte um bom desktop, 4gb de ram pelo menos e pegue um core2duo com mais cache ou um core2quad, pq desktop ? pq vc tem mais expansibilidade, pode adicionar mais discos rígidos, mais memória ram, gravadores, interfaces de captura, enfim o notebook é bom se vc pretende levá-lo para fazer gravações fora, mas para casa o desktop vai te dar mais capacidade com custo bem menor.

janick
Veterano
# jun/09
· votar


ogaitnas
A questão é que meu irmão vai trazer o notebook para mim dos US. Ai, compensa bem mais do que um Desktop aqui. vou pagar 1200 reais nesse note cara, para você ter ideia. um ótimo negócio, sem dúvidas. E prefiro a mobilidade do notebook. Além de que, com ele, tenho a mobilidade de microfonar meu Piano também, coisa que não poderia fazer do Desktop.

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


janick
Microfonar o piano com um SM57 eu acho tenso! Heheheh
Até dá, mas microfonar piano é igual bateria, é uma arte. Mais simples e vai acabar dando um resultado melhor usar um bom VSTi tipo Ivory ou The Grand.

janick
Veterano
# jun/09
· votar


Minow
hauhauhauhauha

Depois que eu comecei a tocar piano e teclado, quando eu vejo que eu mesmo posso fazer a linha, as vezes me empolgo demais querendo eu mesmo gravar, ao invés de escrever as linhas em midi e passar o VST em cima!

Pois é, esses ai ,eu to baixando o The Grand. Mas eu mesmo acho que no Reason, e até mesmo no Hypersonic, tem timbres muito interessantes de Piano.

Acho melhor eu limitar a microfonar apenas minha guitarra e voz por enquanto.

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


janick
Escrever coisa pra piano com o mouse não tem como.
O negócio é usar o teclado pra gravar e não mexer em nada (quantize, etc).

Mas eu mesmo acho que no Reason, e até mesmo no Hypersonic, tem timbres muito interessantes de Piano.

Eu concordo, não uso nenhum desses que eu citei. Uso o Reason Pianos, samples de 24 bits de um Steinway D, um K (armário) e um Yamaha C7.
Todo pro Combinator, maravilhoso.
E uso também o Abbey Road Keyboards, do caralhíssimo esse Refill, tem dois pianos de armário.
Agora, os timbres de piano do Factory... putz. São pra fazer música eletrônica, não pra simular um piano acústico.

ogaitnas
Veterano
# jun/09
· votar


janick

Então gaste um pouco mais e pegue um notebook mais parrudo, acredite, quando vc se empolgar e resolver abrir uns 6 vstis de uma vez ou mais vc verá que cpu e memória nunca sobram hehe

janick
Veterano
# jun/09
· votar


Po, vo anotando aqui agora.

Esses que você ta me falando são os Refills né?

To procurando packs aqui que tenham mais "patches" do Reason. Coisas como Hammond B5, sons de instrumentos de sopro daqueles tipicos de musica celta , pianos e percussão.

janick
Veterano
# jun/09
· votar


ogaitnas
Pois então, me parece que esse Dell vai até 8GB de ram, mas será mesmo que um Core 2 Duo de 2.0ghz e 4gb de ram não aguenta?

ogaitnas
Veterano
# jun/09
· votar


janick

Depois do que eu vi com 1.2gb de ram e uns 8vstis abertos ao mesmo eu diria que vc vai ficar perto demais do limite, começa a ter problemas com input realtime e talz, não tem pq não pegar com mais capacidade, é só pesquisar bem pq lá dá para comprar bem mais em conta do que aqui no br...

janick
Veterano
# jun/09
· votar


ogaitnas
Hm... nessa faixa de preço cara, realmente o máximo de ram é 4gb. O que já é muita coisa cara. E com um core 2 duo ainda por cima, e voltado exclusivamente para isso. Bem, é o que eu posso né =)
Adoraria que fosse um Mac!

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


janick
mas será mesmo que um Core 2 Duo de 2.0ghz e 4gb de ram não aguenta?

Aguenta sim, pro que você quer.

BaNdAiD
Veterano
# jun/09
· votar


janick

Amigo, se o seu orçamento para os fones não for muito alto, estiver na faixa do k514, dá uma lida no review que eu fiz do k99!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/210484/

Abraços!

janick
Veterano
# jun/09
· votar


BaNdAiD

Amigo, se o seu orçamento para os fones não for muito alto, estiver na faixa do k514, dá uma lida no review que eu fiz do k99!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/210484/

Abraços!


Cara, esse mesmo! Putz, mandou bem, vai cair bem nos meus gastos hahaha =)

janick
Veterano
# jun/09
· votar


Minow
E aqui Minow, você sabe onde eu consigo mais Refills do Reason, além dos que vem de fábrica?

janick
Veterano
# jun/09
· votar


Opa

Voltando aqui.

Considerando que temos um espaço com isolamento acustico, bem amplo, coisa de 30m², e esse espaço já existe. Orcei aqui um equipamento que seria inicialmente, o suficiente para nos gravarmos. Considerando que o Note vai estar comigo já, que eu tenho a interface USB como placa de som, e que já temos os instrumentos, amplificadores, bateria e tudo mais;


1 GPA GM570 Mic 055,00
1 GPA GM580 Mic 052,00
1 Kit pedestais/Protetores 049,00
1 Mesa Xenyx 1202 FX 368,00
1 Kit Microfone P/ Bateria Superlux 496,00
1 Preamp Mic200 210,00
1 Headphone Behringer HPS5000 140,00
______
1370,00


Então, considerando isso tudo, e que temos os softwares, vários VST's, uma boa máquina, os instrumentos, e os músicos tbm, acho que com esforço da para conseguir um bom resultado, certo?

janick
Veterano
# jun/09
· votar


Up!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Será isso suficiente, para começar a trabalhar minhas músicas com qualidade?