Caixa ativa Handmade - preciso de dicas!

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/09


    Pessoal,

    Estou pensando fazer uma caixa ativa (para uso pessoal) ...

    Não achei nenhum esquema na net para eu usar ... Então resolvi projetar uma caixa ... mas quero fazer um trampo 100% ...

    Quanto a caixa (a parte da madeira) já tem um camarada que manja fazer (inclusive no tamanho adequado a cada tipo/potência de caixa) ....

    Agora quanto a detalhes eletro/eletrônicos:
    1- Qual seria a melhor configuração, falante+corneta, falante+twiter ou falante+corneta+twiter??? Qual seria a marca/modelo de melhor custo benefício dessas peças???
    2- Quais recusos seriam interessantes ter na caixa (volume+grave/médio/agudo+plugs(quais e pra quê?)+ ... o que mais?) ???
    3 - O que mais interessante pode ser adicionada à caixa???

    Grato
    Fernando

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    HELLLLLLP ....

    alexdiffer
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    1- Qual seria a melhor configuração, falante+corneta, falante+twiter ou falante+corneta+twiter??? Qual seria a marca/modelo de melhor custo benefício dessas peças???
    2- Quais recusos seriam interessantes ter na caixa (volume+grave/médio/agudo+plugs(quais e pra quê?)+ ... o que mais?) ???
    3 - O que mais interessante pode ser adicionada à caixa???


    1- Falante e Twitter somente ja esta legal, procure os falantes com a maior sensibilidade que voce achar.

    2- Plugs seria interessante voce ter 3 tipos o P10(plug de guitarra), P2 assim voce pode ligar seu mp3, aquele de garrinha que agente acha em som caseiro e se voce manjar pode ate colocar uma USB.
    Controles somente de volume mesmo, deixe agudos medios e graves para serem ajustados no Preamp.

    3-Hm ja nao sei ai voce pode fazer um negocio original e funcional ao mesmo tempo como eu tinha dito a saida USB.

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Fernando de almeida
    Bom velho, estou fazendo as minhas, só que a idéia é usar como monitor então o projeto ficou mais voltado para qualidade e precisão do que potência.

    Vou descrever o projeto, quem sabe ajuda em algo:

    As caixas eu fiz em MDF de 20mm, forradas internamente com lã de rocha, borracha e algodão. Sem duto de sintonia.

    Os falantes eu optei por um woofer e um twitter, os dois eu comprei desse senhor: http://www.akronaudiotec.com.br . Muito bons, são baseados em alto-falantes importados.

    Decidi não usar cross-over passivo. O cross-over ativo é baseado no lm318, não é caro e é bem rápido, acho que é mais do que suficiente.

    Como usarei cross ativo, elas serão bi-amplificadas. O que dá um total de 4 amps. Provável que eu use 2 amplificadores classe AB de 30 watts para os woofers e 2 amplificadores classe A de 10 watts para os drivers. Nesse caso, todos discretos.

    40 watts é bastante coisa para um monitor, e pelas características dos falantes na potência máxima vai gerar bastante pressão sonora. Acho que dá para usar o projeto tranquilamente em um sistema de som residencial também.

    Já concluí a construção das caixas, com acabamento, falta agora terminar o cross-over (até agora só simulação e protótipo), e fazer os amplificadores que estão só no papel :(.

    Espero que ajude!
    Abraços!

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    shoyoninja

    Shoyo, aproveita e posta umas fotos ai!! ueheuheuheuh

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    BaNdAiD
    Não lembrei de tirar fotos enquanto fazia as caixas...

    Prontas ficaram assim:

    http://www.4shared.com/file/112685351/416a8780/18062009207.html

    Obviamente meu senso estético não é dos melhores hehehe, ainda bem que o ambiente onde serão instaladas é escuro :P.

    Vou postar detalhes dos circuitos depois, ainda não tem nada definido.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixa ativa Handmade - preciso de dicas!