Opinião sobre microfones e gravação de voz

Autor Mensagem
Ninho10
Veterano
# jun/09


Tenho uma duvida em relação a gravação de voz.
Tenho um home BR 600 da boss, faço boas gravações com ele, principalmente os intrumentos (violão, guitarra e baixo), na hora de gravar a voz é que o bicho pega, fica sem qualidade o vocal, meio opaco apagado ou muito grave. uso um microfone SHURE LIRIC, será que é a falta de qualidade do mic que atrapalha a gravação da voz?
Com um mic condensador a voz ficaria melhor? (Nunca usei este tipo de mic.)
Quem puder dar umas força eu agradeço.
Abraço!!!

BaNdAiD
Veterano
# jun/09
· votar


Ninho10
uso um microfone SHURE LIRIC, será que é a falta de qualidade do mic que atrapalha a gravação da voz?

Sim!

Com um mic condensador a voz ficaria melhor?

Sim, mas é mais complicado, pois ele é muito mais sensível que um dinâmico!

Quem puder dar umas força eu agradeço.


De nada!
Abraços!

Ninho10
Veterano
# jun/09
· votar


Valeu!
Qual microfone condensador seria melhor para gravar em casa?
Qual modelo?

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


Ninho10
Com um mic condensador a voz ficaria melhor?

A diferença entre um microfone condensador e um dinâmico é a ALIMENTAÇÃO. O dinâmico não tem alimentação, enquanto o condensador tem.
Alguém um dia inventou que os mics condensadores são "melhores", isso é um MITO.
Se você grava em casa numa sala ruim, e principalmente, se grava perto do computador ligado, um microfone dinâmico vai ser melhor.
O que vai fazer bastante diferença é o tipo de microfone e o pré que você tá usando. Tente gravar de modo que o som do input chegue o mais perto possível do 0dB sem clipar.
Seu microfone não é dos melhores, mas com um Shure Sm58 já dá pra fazer uma coisa legal, é um microfone com um bom custo/benefício. É barato e aguenta o tranco.
Mas se você estiver disposto a gastar mais, existem opções melhores.

Eduardo Macal
Veterano
# jun/09
· votar


Faço das palavras do Minow as minhas, disse tudo.

Ninho10
Veterano
# jun/09
· votar


Legal Minow, valeu pelo esclarcimento.
Então vc acha que seria melhor mesmo eu comprar um mic dinamico, já que gravo em casa (sem tatamento acústico)?
Mesmo estando disposto a gastar uns R$ 500,00, é melhor comprar um dinamico mesmo? Qual o modelo vc acharia intressante nesta faixa de preço?
Valeu.
Abraços!!!

Eduardo Macal
Veterano
# jun/09
· votar


Me perdoe pela intromissão amigo, ja que a pergunta não foi direcionada a mim, mas gostaria de colaborar com respostas a sua pergunta.
O ideal é você ir a alguma loja de instrumentos musicais para pode testar alguns modelos que caibam dentro do que esta disposto a desembolsar. É claro que qualidade não é barato...hehe.
Gosto muito do Shure SM58, mas se quer ainda mais qualidade existe um que pra mim é o melhor dos dinâmicos, que é o Shure Beta 58a, esse é o cara. Outro com ótimo desempenho e do "peso" do Beta 58a é o AKG D5 (sucessor do AKG D880). Existe também microfones ótimos e mais em conta como o Q7 da Sansom e o E835 da Sennheiser que eu ainda não tive o prazer de manuseá-los, porém tenho amigos que usam e dizem ser muito bons. E por fim, o mais em conta e que em minha opinião é show é o Behringer XM 8500, ótimo custo/benefício. Espero ter ajudado. ;)

shoyoninja
Veterano
# jun/09
· votar


Ninho10
Concordo com o Minow e o Eduardo Macal. Condensers não são simplesmente melhores para voz, eles tem seu valor se usados corretamente, mas um mic dinâmico é muito mais versátil.

Também recomendo o sm58 e o beta58. Testaria também o sm57/beta57 pela versatilidade deles.

Abraços!

Eduardo Macal
Veterano
# jun/09
· votar


shoyoninja, me desculpe caso eu esteja enganado, mas o sm57/beta57 não seriam indicados para instrumentos?

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/09 · Editado por: SylvioLima
· votar


Eu trocaria o SM58 pelo Sennheiser e835... a resposta é semelhante... e o risco de ser falsificado é menor hehehe... e sei la... não curto Shure...


EDIT: Eu tenho um... tbm não recomendo um D880 da AKG... eu já tive um que era maravilhoso... comprei outro e foi horrível (excesso de graves)... não sei se foi azar... mas eu não arrisco mais rs

Ninho10
Veterano
# jun/09
· votar


Valeu pessoal, agradeço as respostas, reamente me ajudaram eu estava confuso.

Abraço a todos!!!

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


Ninho10
Mesmo estando disposto a gastar uns R$ 500,00, é melhor comprar um dinamico mesmo?

Sem dúvidas, até porque com R$500 você não compra um condensador nem razoável.
A galera aí em cima deu dicas valiosas.

SylvioLima
já tive um que era maravilhoso... comprei outro e foi horrível (excesso de graves)

Hahaha, que trash, cara.
É foda isso, tem coisa que não dá muito pra confiar mesmo. Também não sou fã de Shure, mas esses modelos SM58/57 e beta parecem ser mais ou menos confáveis, você já sabe o que tá comprando. Não é top, mas pelo preço, pelo menos você pode comprar sem medo.

shoyoninja
Veterano
# jun/09
· votar


Eduardo Macal
shoyoninja, me desculpe caso eu esteja enganado, mas o sm57/beta57 não seriam indicados para instrumentos?

O sm57 é mais genérico, pode ser usado para gravar voz tmb, já fiz alguns testes e fica bom tmb.

Eduardo Macal
Veterano
# jun/09
· votar


shoyoninja, hmmm interesante, vlw pela dica. ;)

bambumusico
Veterano
# jun/09
· votar


Ninho10, realmente o microfone a condessador é muito melhor para gravar voz, e até mesmo instrumentos acusticos como violão, eu uso b1 da beringer para esse tipo de gravação e consegui resultados fantásticos, mas como o pessoal disse ai anteriormente cuidado com isolamento acustico ele é muito sensivel, mas se sua grana ta curta usa esse microfone que vc tem e esperimente usar um plug-in de microfone como o "antares microphone modeler" , acredito que a qualidade de suas gravações vai melhorar bastante

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/09
· votar


Minow
Sempre ouço falarem muito bem do Beta58... mas parece que não dá certo em todas as vozes (como qualquer mic né hehe)

Adilson Prado
Veterano
# jun/09
· votar


Estou em dúvidas quanto a qualidade e a viabilidade do microfone aKG C3000B, ou o V69 valvulado. Alguém pode me dizer qual desses seria melhor....Muito grato.! .Ah...Só pra lembrar, trabalho mais com gravação de voz para spots comerciais oo...Valeu.!!

El_Cabong
Veterano
# jun/09 · Editado por: El_Cabong
· votar


Eu uso no meu home studio o Behringer C2. É um condenser excelente para voz e instrumentos e bem barato. É vendido aos pares (com isso dá para fazer captações stereo), só que eu tenho uma cabine de isolamento acústico.

* Todos dizem que os condensers captam mais o ambiente que os dinâmicos, por isso um dia eu resolvi fazer um teste com um C2 e um XM8500 para ver se realmente o condenser C2 capta mais o ambiente que o dinâmico XM8500. Liguei os dois na mesa de som, regulei o ganho, os graves, os médios e os agudos para ficarem com sons semelhantes quando se fala de perto, e o nível de decibeis do ruído de fundo era o mesmo, e aí quando eu comecei a aumentar o volume de um e depois de outro, a microfonia dos dois aconteceu no mesmo volume. Ou seja. O C2 (que é cardióide) se comportou que nem um dinâmico na captação do ambiente.

** Quando eu gravo vocais com o XM8500 eu tenho que corrigir as sibilações, mas quando eu gravo vocais com o C2 não precisa mexer em nada. Gravou? Tá pronto!

rafael_kl
Veterano
# jun/09 · Editado por: rafael_kl
· votar


Assim como o El_Cabong, uso seguido o par C2, e não eh como dizem que se ficar mt perto do pc o ruido ficará alto. Lógico, quanto menos ruido ambiente melhor. mas regulando bem o ganho e amplificação, dá bem. Eu uso o meu a aproximadamente uns 4 metros do pc. E não capta nada de coller. Uso tbm o B2pró, ele capta um pouco mais o ruido, mas nada mt significativo. Algo que só se escuta com um bom fone de ouvido estourando seus ouvidos. E que se é para apenas 1 ou 2 faixas de vocais, não prejudica em nada a gravação. Pode ter certeza que muito do ruído que comentam vem da falta de aterramento ou filtros na rede, e não da captação do mic em si.
Um Abraço.

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


El_Cabong
. O C2 (que é cardióide) se comportou que nem um dinâmico na captação do ambiente.

Cara, você vai notar isso melhor se usar um microfone mais sensível e com uma resposta de freqüência maior. Não tem muito como fazer um teste com um mic Behringer e achar que funciona assim pra todos os microfones. É capaz dele nem captar certas freqüências graves.
Eu tenho um Neumann KM85, de longe dá pra ouvir você engolindo, se coçando, respirando.... e se chegar bem perto do peito dá pra ouvir o coração batendo.
Um microfone desse tipo num ambiente legal é uma maravilha, não existe nada melhor. Agora, com barulho na rua, pc ligado no quarto, aí não tem condição.
Já com um bom microfone dinâmico, é possível gravar alguma coisa com qualidade aceitável mesmo com um pc ligado por perto. Ele também capta o pc, mas MUITO menos do que um condensador.

Mena Lima
Veterano
# jun/09
· votar


Tenho um sm57 da samsom é satisfatório, paguei R$ 150,00
Gravei bons sons de voz, operando em sonar 8

Mas rola um chaveamento interno, e eu gostaria de saber qual o melhor chaveamento para voz, e o melhor para percurssão.

Algum dos Mestres me dá uma luz???

El_Cabong
Veterano
# jun/09 · Editado por: El_Cabong
· votar


Minow
Eu testei somente o C2, comparando-o com o XM8500.
A captação do ambiente e as microfonias foram as mesmas do XM8500, ou seja dá para usar o C2 nos mesmos ambientes que se usaria um dinâmico, sendo que a resposta de frequência do C2 é melhor que qualquer dinâmico (20 a 20000Hz).
Não posso afirmar nada com relação a outros condensers.

-Dan
Veterano
# jun/09
· votar


CAras, eu fico pensando, como pode essa diferença tao grande de preços nos shures?

Na Playtech: 635,00 [ http://www.playtech.com.br/searchString.asp?searchValor=shure&searchCa teg=0]

No Mercado Livre: 260,00 com nota fiscal e garantia e vendedor super bem qualificado. [ http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97447890-microfone-shure-sm57-s m57lc-c-nota-fiscal-e-garantia-_JM ]

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/09 · Editado por: SylvioLima
· votar


Minow
Eu tenho um Neumann KM85
Caraca!!! Faz um teste com ele pra mim... só pra eu ver como é o som dele!? rs

EDIT: comparando com um outro mais baratinn rs

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/09
· votar


Minow
Um microfone desse tipo num ambiente legal é uma maravilha, não existe nada melhor. Agora, com barulho na rua, pc ligado no quarto, aí não tem condição.
É... mas ae vc tá comparando um top de linha com um entry level... tem um meio termo ae.

Tá certo que uma das características do condenser é a sensibilidade, mas nem todos são tão sensíveis.

Um microfone maravilhoso é o C 535 EB da AKG. É um condenser de alta qualidade, com uma resposta quase plana. Serve para gravação tanto em estúdio quanto em palco. Ele é um dos mics high end da AKG, mas não é tão sensível: 7mV/Pa. Acho que devem ter dinâmicos mais sensíveis que esse. Mas ele não é um mic ruim por causa disso. Para ouvir o som dele, é só ouvir qualquer música do Acústico MTV da Cássia Eller. O microfone dela é um C 535 EB. Eu achei maravilhoso o som e, depois do Behringer B1 (que eu tbm pude ouvir o som e gostei muito), vai ser a minha próxima compra com ctz.

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


SylvioLima
Até faço o teste, mas não tenho como comparar com outro mais barato!
Esse Neumann é um pouco absurdo mesmo, pra você ter idéia, dá pra ouvir aquele "squeak" do cotovelo de vez em quando ao mexer com o boom, é difícil pra caralho de usar por conta disso.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09
· votar


Minow
Até faço o teste, mas não tenho como comparar com outro mais barato!
Aaaa... td bem... só queria ouvir o som rs... pena não ter outro mais barato como referência... mas mesmo assim vale!

Esse Neumann é um pouco absurdo mesmo, pra você ter idéia, dá pra ouvir aquele "squeak" do cotovelo de vez em quando ao mexer com o boom, é difícil pra caralho de usar por conta disso.
Aaaa... cara... assim tbm eu acho que já atrapalha né... Eu não compraria um mic desses tão sensível... só iria me atrapalhar...

Falar em comprar mic, eu acho que eu desisti do Behringer B1... e vou partir pra um mais profissa... o V67G da MXL. Gostei muito do som dele... do que eu ouvi pela net e tbm pelo que eu li... todo mundo muito satisfeito...

Minow
Veterano
# jul/09
· votar


SylvioLima
Eu gravei um negócio no meu outro tópico do Nagra, mas não faz jus ao microfone, tava muito baixo. E além do mais eu não tenho uma voz legal, hehehe.

Aaaa... cara... assim tbm eu acho que já atrapalha né...

Que nada, ele não é pra ser usado em qualquer ocasião, é pra ser usado em ambientes fechados e silenciosos (ainda mais por ser cardióide), aí não existe microfone melhor. O som dele é incrível, ele deixa tudo vivo, se você fechar o olho parece que tá tudo acontecendo na sua frente, e você ouve tudo. Gravar com ele é muito legal, dá gosto mesmo.
Outro bom é o MKH416, fiz um curta há pouco tempo que tinha bastante diálogo e o ator tinha uma voz grave e encorpada, foi rodado de madrugada, ficou show de bola o som.

horacio.jo
Veterano
# jul/09
· votar


SylvioLima
Eu não compraria um mic desses tão sensível... só iria me atrapalhar...

interessante que tenho o mxl 990 (mic barato) e o rode nt1 (um tanto mais caro) e os dois são bem sensíveis, conforme a roupa que usar pra gravar eles captam os ruidos do movimento do tecido! Se for uma instrumentação alta não influencia porem um solinho de violão de nylon tem que tomar alguns cuidados!
eu pensava que todos os condensers eram assim!

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09
· votar


Minow
Po... meu professor de som disse - depois da minha pergunta sobre resposta o mais plana possível - que, mais pro início da carreira dele, quando ele começou a ganhar dinheiro, ele comprou logo o mic da Neumann mais foda que viu... acho que é um modelo proximo desse seu...

A resposta é tão plana que chega a atrapalhar... pois dá aquele 'hummm' em certos lugares devido a lâmpadas, RF ou vibraçoes do solo que sobem pelo corpo dele e chegam ao mic... E que o mic é tão sensível que o timbre dele altera conforme a temperatura e a umidade... Po... eu acho que ter um mic desses atrapalha sim hehe... é muita dor de cabeça...

Acho que prefiro esse outro da Sennheiser... são excelentes os da Sennheiser... já operei alguns lá na facul...

Mas tem que ter um bom fone tbm... e bons cabos né... qual fone vc usa quando está operando?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opinião sobre microfones e gravação de voz