Gravar e mixar Guitara pesada

    Autor Mensagem
    Rconduru
    Veterano
    # jun/09


    FAleee galera ! ! ! É o seguinte estou gravando com minha banda algumas músicas so para a gente ficar sacando o som melhor. Deixa eu explicar nossa rotina para gravar as músicas.

    Escrevo a tablatura da guitarra base e o baixo no GuitarPro, o meu batera escreve em outra pista a bateria, Depois usamos o EzDrummer para dar vida aquele midi tosco. APós isso gravamos os instrumentos. Dai vm algumas dificuldades q venho passando. Tipo a placa que estou usando para gravar é a M-Audio Pró. Gravamos direto o baixo, como o baixo é muito bom (um Ibaniz de 5 cordas) o som do baixo sai louco, so dou uma mexida e tal so para melhorar ainda mais. As guitarras estamos usando um mifrone na frente da caixa e gravamos, sem guitar rig ou esse programas de simulação, gravação direta. Nossa afinação é C# nossa distorção é porrada. So que qnd gravamos, guitarra fica legal, mas me parece q perde aquela pegada grave saca, aquele peso, principalmente pq queria os palm mutes porradas. A pergunta é como faço para deixar ou colcoar esse peso na mixagem, que nem o do Pantera por exemplo.


    Valeuuuu galera

    Minow
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Rconduru
    Qual microfone você tá usando?
    Talvez ele não capte bem as freqüências mais graves.
    Além disso, você pode melhorar tudo com uma boa equalização, e/ou um enhancer de harmônicos graves, por exemplo.

    Brucy Bertholi
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Minow

    Além de fazer as dobras das pistas tb, usar 2 ou 4 pistas pra guitarra.
    usar mais o pan pra dar imagem stereo.

    da pra fazer

    guitarra 1 - 100% pan lado direito com equalização mais grave e um pouco de reverb
    guitarra 2 - 100% pan lado esquerdo com equalização mais grave e um pouco de reverb
    guitarra 1 - 60% pan lado direito com eq mais médio/agudo
    guitarra 2 - 60% pan lado esquerdo com eq mais médio/agudo

    Bog
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Rconduru

    Eu começaria olhando o formato da onda. Se os palm mutes estiverem com volume muito baixo se comparados a outras partes da música, talvez valha a pena acrescentar compressão. Se o problema for nos graves, talvez seja só equalizar melhor, ou talvez esteja faltando microfone. Mas antes de tudo, antes de compressor, equalizador ou microfone novo, eu prestaria atenção à posição do microfone diante do amp, que muda bastante o resultado final.

    Além disso, tem a dica do Brucy Bertholi, de gravar várias vezes a guitarra, que dá uma sensação espacial tremenda. Existem variações sobre esta técnica, como gravar a mesma guitarra com 2 microfones em posições diferentes, usar um chorus MUITO LENTO e em quantidades mínimas, fazer o pan com ligeiros atrasos no lado oposto àquele do qual a guitarra vem, etc, etc....

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Uma técnica que eu pessoalmente não gosto é fazer uma "cama de guitarras", gravando a mesma base nos dois lados do pan e jogando as firulas dentro disso. Dá um som muito cheio, mas eu não gosto muito...

    EX:

    Guitarra base: 100% pan Esquerda
    Guitarra base: 100% pan Direita
    As outras coisas que tiverem guitarra vc distribui dentro do pan, fazendo par ou não.

    Pra referencia desse tipo de gravação, ouça qq musica do CD Liberty Square, da banda Udora.

    Abraços!

    Rconduru
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Mas tipo assim, como na minha banda são duas guitarras, fiz algo mais Pearl Jam, cada guitarra de um lado. A minha fica do lado direito do fone e a do outro guitarrista fica do lado esquerdo. Vou tentar dobrar o q ja esta gravado e usar mixagens diferentes. Vou baixar um plugin de "enhancer" para o sound forge q o meu não tem. Alguém me aconselha um ae?

    Passini
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Rconduru

    Vou tentar dobrar o q ja esta gravado e usar mixagens diferentes

    Não vai ficar a mesma coisa, você deve gravar a guitarra novamente, grave 2 ou 4 como o pessoal falou de CADA guitarra e vocÊ vai ver uma diferença bem grande.

    Não entendi, o som de vocês está em C# e disse que a distorção é porrada e você disse que fez algo mais Pearl Jam?

    Talvez se você usar um bom Impulse de gabinete melhore muito também!

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Passini

    Não entendi, o som de vocês está em C# e disse que a distorção é porrada e você disse que fez algo mais Pearl Jam?

    Acho que ele quis dizer no estilo de mixagem. O brendan o'brien define bem o pan de cada guitarra do Pearl Jam, de forma que cada uma apareca bem definida. Ele é um mestre!!

    Abraços!

    Brucy Bertholi
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    BaNdAiD

    Isso eu concordo, gosto muito das mixagens do PEarl Jam...
    Tudo no seu lugar, certinho, dando pra ouvir direitinho.

    Rconduru
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Pois é, o que estou fazendo como o pearl jam é mixagem ... o som da banda ja não tem nada a ver mesmo.

    Mas tipo se eu gravar minha guitarra mais de uma vez não vão ficar diferentes? Não seria melhor dobrar as faixas e mixa-las diferentes so para deixar o som mais completo?


    Valeuuu galera. Ja estão me ajudando muito

    Rconduru
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Galera um detalhe. Tava vendo um vídeo de um cara falando a respeito de gravação de guitarra. Segue abaixo o link:

    http://www.imperialmastering.com/guitartonevid/

    E ai o brother diz q devemos gravar nossa guitarra sem distorção e tal ... isso me gerou muita dúvida. Como posso reproduzir o timbre q eu gosto gravando sem a distorção q eu uso? Outra dúvida é q se eu precisar na música fazer uns harmônicos artificiais e umas paradas utilizando a microfonia ou algo especifico de um guitarra com distorção?

    Isso q ele falou é regra ou apenas uma forma de gravar?

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Rconduru

    Mas tipo se eu gravar minha guitarra mais de uma vez não vão ficar diferentes? Não seria melhor dobrar as faixas e mixa-las diferentes so para deixar o som mais completo?


    O lance de tocar 2 ou mais vezes é exatamente ter diferenças, porém elas precisam ser muito pequenas. Se vc só dobrar a faixa, só vai conseguir um volume maior, mas não vai ter massa.

    E ai o brother diz q devemos gravar nossa guitarra sem distorção e tal

    Isso q ele falou é regra ou apenas uma forma de gravar?


    não...longe disso!! Ou vc acha que quem tem amp, guitarra e estudio fodasso quer trabalhar com rewire e plugin???

    Abraços!

    leobozzo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    pra dar peso nas guitarras não aumente o grave na equalização, tem que tomar cuidado pra não invadir demais as frequencias do contrabaixo.

    e use cordas grossas! tipo 0.11 ou 0.12, fica mais chatinho de fazer bend e solar rapido mas o peso final é muito bom

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravar e mixar Guitara pesada