Como abaixar o ganho de entrada das Delta?

    Autor Mensagem
    Minow
    Veterano
    # mai/09


    Oi.
    Eu tenho uma 2496, e como eu apresentei nesse tópico, estou usando um Nagra como pré.
    Só que ele não tem controle master, só teria se eu usasse a fita de fato, mas como não é o caso, o que acontece é que o som chega na minha placa muito amplificado.
    Quero microfonar o amplificador, mas pra o som chegar sem clipar na minha placa, ele tem que ficar muito baixinho no Nagra, e não tem um som legal.
    Alguém sabe me dizer como eu faço pra abaixar o ganho de entrada da placa, pra eu poder aumentar o volume no nagra e ainda chegar sem clipar no pc?
    Valeu!

    Minow
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Up.

    Minow
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Ninguém?
    Até agora resolvi parcialmente o problema botando um DI entre o gravador e a placa, com um corte de -20dB.
    Ficou ótimo, mas ainda gostaria de saber como fazer esse corte direto na placa.

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Minow
    Não é possível diretamente, a placa não tem controle de ganho nas entradas... A melhor solução é essa mesma que você já fez...

    ricolb
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Minow
    Eu não conheço o painel de controle desta placa, mas na Delta 1010LT é aqui que se faz ajuste no ganho de entrada:
    http://www.4shared.com/file/109136072/5edef0c2/ganho_delta_1010lt.html

    SikGuitar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    como vc fez isso??

    Eu vou explicar! Eu tenho aqui o meu home studio e o Out da minha placa, M-Audio está ligado a uma aparelhagem e as colunas estão ligadas na aparelhagem! mas eu queria colocar um bom amplificador! Eu já experimentei colocar o amplificador na aparelhagem do meu pai que é bem melhor do que o meu e o som ficou todo distorcido...

    valeu

    Minow
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    shoyoninja
    Putz! =/

    ricolb
    Será que dá pra eu instalar o driver da 1010 aqui? Hehehehe

    SikGuitar
    Não entendi, eu?
    Eu botei depois do pré um direct box que corta 20dB.

    ricolb
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Minow
    vc tem que ver o driver atualizado para o seu hardware no site da M-audio, se vc quiser arriscar essa manobra, apesar de não causar dano, acredito que não vai funcionar, mas...

    Minow
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ricolb
    Então deixa, vou continuar usando o DI mesmo.
    Valeu gente.

    SikGuitar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Minow

    Pois.. foi essa parte do direct box que eu nao entendi mesmo

    Minow
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    SikGuitar
    Isso tem um botãozinho que abaixa 20dB, é o que tou usando.

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    Minow
    O PAD nada mais é que um circuito com resistor em paralelo ou em série com o sinal. Se você quiser simplificar a coisa, monte uma caixinha simples com um resistor de valor suficiente para atenuar o sinal.

    Calculando com os 10k de impedância da 2496, fica assim:

    . <---------------[ 90k ]-----------------x (hot)
    2496 <-----------------------------------------x(ground)

    Fazer isso nos 2 canais, claro. Se fosse um sinal balanceado, o mesmo teria que ser feito no pólo oposto.

    Use resistor de filme metálico a 1% de tolerância, 1/4W já está ótimo: supondo que o pico de tensâo seja uns 10V, a corrente será de 0,1ma +/- o que dá 0,9mw de potência dissipada no resistor.

    O PAD do seu DI provavelmente funciona exatamente do mesmo jeito, e assim você eliminaria os opamps do caminho do sinal, o que acho bem interessante já que o equipo é totalmente vintage :P.

    Sugestão para um pouco mais de precisão: Faça um teste usando um potenciometro ou um trimpot e ajuste até achar um valor onde o nível de sinal na 2496 seja ótimo. Quando achar, trave o pot de alguma forma e use um multímetro para ler a resistência que você ajustou. Assim você compra o resistor já na medida, o que é muito bom já que a 2496 não tem ajuste de ganho.

    Edit: como o DI é behringer, os opamps devem ser uma tranqueira, recomendo fazer.

    Edit2:Alterei o valor do resistor, em série, seria aprox 90k. Em paralelo, 1k. Não recomendo usar em paralelo sem ter certeza que o equipo suporta essa impedância de saída (provável que até bem menos do que isso).

    Minow
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    shoyoninja
    Putz, o negócio é que eu não entendo lhufas de eletrônica. =/

    SikGuitar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Minow

    Ah.. entendi! e isso da para fazer com software?? é que estou aqui com um problema.. abrir agora mesmo um topico!!!!!

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Minow
    Entendi... Não é nada de muito complexo... É só um resistor em série, o máximo que pode acontecer de errado é não alterar nada... hehe.

    Enfim, fica a idéia... Mas eu não acho muito lógico usar um pré monstruoso desses e ligá-lo num DI behringer.

    Você tem as especificações dessa saída de sinal que você está usando? Impedância mínima de carga e nível de sinal nominal principalmente.

    Minow
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    shoyoninja
    Não tenho não, só pesquisando.
    Mas será que muda tanta coisa passando por esse DI? Quer dizer, o sinal só passa por ele, DI até onde eu sei é uma coisa bem simples, não deve alterar muito o som, não procede?
    Vou fazer o teste ouvidão depois.
    Mas considerando que agora eu posso abrir o volume do pré até o 0dB, o som melhorou consideravelmente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como abaixar o ganho de entrada das Delta?