Diferença Reason/Nuendo para Sonar/Cubase etc?

    Autor Mensagem
    Pâmela L
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Pâmela L


    Nuendo e Cubase são da mesma empresa.
    Os dois teem a mesma função, gravar e tal.
    Essas são as minhas afirmativas, corrijam se estiverem erradas.
    Um amigo diz que para tocarmos ao vivo com sampler e tal precisaríamos de dois programas, o Nuendo e do Reason.

    Por que usar o Nuendo e não o Sonar por exemplo, acho a maioria prefere o Sonar pra gravar. Ou há alguma característica expecífica no Nuendo que o torna o melhor para tocar ao vivo com Sampler?

    E quanto ao Reason. Queria saber como é utilizado na hora de tocar com a banda. Você pode abrir por exemplo o midi que gravou em qualquer programa(sonar, cubase, nuendo, protools) e por pra tocar? Obs: Claro, tem a ligação pro PA, canais e tal, mas não é essa minha dúvida.

    Pâmela L
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Alô alô pessoal?

    Minow
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Minow
    · votar


    Pâmela L
    Nuendo, Cubase e Sonar são gravadores multipistas e sequenciadores.
    Já o Reason é diferente, ele é um sampler e sequenciador, mas não grava.

    O Cubase e o Nuendo tem uma interface exatamente igual e são praticamente idênticos, tirando algumas opções a mais que o Nuendo tem como a parte de video e mais alguns plugins.
    Ambos são bem melhores que o Sonar.

    O Reason é um sampler poderosíssimo e o sequenciador perfeito, mas você fica preso aos pacotes de sons dele, não pode abrir um instrumento virtual como um Ivory no Reason, por exemplo.
    Mas ele tem milhões de opções de instrumentos convertidos pra o sistema dele como o Miroslav Philarmonik, Triton, além de ter ótimos pacotes de bateria acústica (Reason Drums) e piano acústico (Reason Pianos e Abbey Road Keyboards).

    Obs: você pode abrir o Reason em rewire junto com um multipista. Pode usar os timbres do Reason, instrumentos virtuais no DAW e mais coisas gravadas.

    Mas a pergunta é: o que você quer fazer, exatamente?

    Minow
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    E quanto ao Reason. Queria saber como é utilizado na hora de tocar com a banda. Você pode abrir por exemplo o midi que gravou em qualquer programa(sonar, cubase, nuendo, protools) e por pra tocar? Obs: Claro, tem a ligação pro PA, canais e tal, mas não é essa minha dúvida.

    Você pode sequenciar direto no Reason, é MUITO mais prático do que todos os citados acima.
    Dos multipistas, o melhor pra midi é o Cubase e o Nuendo. O Pro Tools apesar de ser uma referência na edição de áudio, não tem uma parte de midi muito desenvolvida.

    E sim, pode fazer o que você perguntou. Mas se você sequenciar partes soltas na música e não uma base que se mantém pela música inteira, é bom que todos os integrantes toquem com um click no ouvido, senão vai ser impossível.

    Pâmela L
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Hmm entendi. Sempre achei que o Sonar fosse melhor que o Cubase, observando as opniões aqui no fórum, estranho haha.

    Restam algumas dúvidas:

    Com o Nuendo, Cubase, Sonar, Pro Tools etc no caso tocando ao vivo com minha banda eu utilizaria para que se o sampler estaria "rodando"/aberto no Reason?

    Obs: Um exemplo de banda brasileira que usa a combinação Nuendo+Reason é a Fresno.

    Minow
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Pâmela L
    O Sonar é meio instável, mesmo as versões "boas". O Cubase/Nuendo é mais garantido.

    Com o Nuendo, Cubase, Sonar, Pro Tools etc no caso tocando ao vivo com minha banda eu utilizaria para que se o sampler estaria "rodando"/aberto no Reason?

    Depende. O que você quer fazer?

    Olha, vou te dar opções.

    Você quer gravar uma base constante como uma percussão ou um piano pra soltar atrás de tudo? Faça a trilha no Reason ou com seus instrumentos virtuais no Nuendo/Cubase, exporte como ÁUDIO e abra no software que tiver usando pra tocar ao vivo.

    No caso de gravar um naipe de metais ou uns strings que só vão tocar no refrão por exemplo, pra o negócio sincronizar o ideal é todo mundo usar um click no ouvido.
    Mesmo esquema, exporte como áudio e abra no software.

    Agora, se você quer usar um controlador com os timbres dos seus instrumentos virtuais/Reason, abra o programa e carregue os timbres que vai usar e simplesmente selecione eles na música que for. Você tem milhões de opções com o Reason, pode separar o teclado pra combinar timbres ou separar oitavas. Enfim, Isso é outra história.
    Mas a não ser que você for usar o Reason, tocando com os timbres dele ao vivo, sugiro que exporte tudo como áudio e só rode na hora de tocar.

    Agora, usar Reason + Nuendo ao vivo, só se o Nuendo tiver com trilhas abertas de coisas pré gravadas, ou se estiverem usando algum plugin de efeito em tempo real, tipo um Amplitube da vida.

    Mas eu ainda não entendi direito o que você quer fazer, exemplifique pra a gente te dar a melhor opção.

    STR
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Pâmela L

    uso a linha sonar desde o CAKEWALK 5 , hoje estou com o sonar 8
    não sei usa-lo 100% mas domino-o 90%, pra ser sincero não vejo nada de melhor no cubase ou nuendo em relação ao sonar 8, estive ultimamente assistindo uma video aula do nuendo, tudo que vi, foi simplesmente o que estou careca de saber que o sonar tem, e pra mim que já o domino achei o sonar até mais fácil de se lidar, inclusive na video aula tudo que o professor ensinava ele sempre dava o sonar como referência, portanto eu TENHO A CONVICÇÃO que o melhor programa multipista pra mim ainda é o sonar e ou então aquele que vc o DOMINA. e ponto final.
    abraços ao meus amigos internautas.
    http://artistasdodf.ning.com/profile/WASHINGTONSABINO

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença Reason/Nuendo para Sonar/Cubase etc?