paredes não-paralelas

    Autor Mensagem
    leo_lol
    Veterano
    # mai/09


    eae galera...
    estou por um fio pra começar a fazer meu home-studio e lendo os tópicos do fcc, me veio uma pergunta...
    se eu fizer o estudio com paredes que não são paralelas, eu tenho um som melhor? onde isso interfere?
    desde já agradeço as respostas

    ___Léo___

    leo_lol
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    up

    leo_lol
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    bom, falta pouco menos de um mes pra eu começar, não queria ficar sem dúvidas... =/

    Minow
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    leo_lol
    Isso interfere nas reflexões do som.
    Leia um pouco sobre reflexões primárias, reverberação e difusão.

    leo_lol
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    tenho outra dúvida... falam que não é bom fazer o studio com um material só... tipo, é bom colocar um material reflexivo embaixo e sonex/carpete mais acima... ou colocar um material abafador em tres paredes e um reflexivo em uma só... teria como me explicar isso?

    ogner
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    leo_lol

    Poxa, amigão. Sinceramente. Vc diz que esta por um fio pra CONSTRUIR um estudio e parece que vc nao pesquisou nada.

    Suas perguntas são basicas, da uma procurada pelo google, chefe!! Pelo menos.

    Vou dar uma olhada aqui nos meu arquivos, um dia tb estive "por um fio" pra construir um estudio e descobri que nao teria $$$ pra ficar bom.

    Se eu achar os arquivos upo pra vc...

    Abço e muito boa sorte!

    ogner
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    leo_lol

    Já leu esse aqui?

    http://www.music-center.com.br/tutorial_acustica.htm

    leo_lol
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ogner
    Seguinte... eu vi todos os tipos de jeitos possíveis de se fazer um studio, minhas perguntas são simplesmente pra eu poder ter uma visão melhor das coisas...
    ja pesquisei muito alias e sei como fazê-lo. as perguntas básicas são feitas justamente pra eu não errar no meu projeto.
    por isso eu faço as perguntas mais simples, pois as complexas eu ja tenho uma base... abraço

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    leo_lol

    Quanto as paredes, realmente paredes não paralelas são menos problemáticas em questões acústicas. Se vc for construir, faça sem cantos, sem quinas. Arredonde as quinas pra evitar o acumulo de ondas estacionárias!!

    Quanto a questão do revestimento das paredes, não tem formula mágica. Cada sala pede uma coisa diferente, e cada ouvinte procura algo diferente...

    Dá uma lida!
    http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=5758

    RafaelF
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: RafaelF
    · votar


    leo_lol

    As parede não paralelas tem como principal função evitar a formação de modos e ondas estacionárias na sala. Pesquise sobre modos e ondas estacionárias (qualquer material, mesmo que nao seja de acústica) que você vai entender

    Quanto aos materias, é como o BaNdAiD disse, cada sala é uma sala. A acústica no estudio é usada para 3 coisas básicas: 1) condicionamento do som, que é fazer com que o som ouvido dentro da sala esteja bom (seja lá o que você considere bom) 2) isolamento interno para que o som de fora não entre noe studio, como carros e caminhões passando na rua e 3) isolamento externo, para que a barulheira do estudio nao saia e incomode do lado de fora.

    Tendo isto dito, acrescento que para qualquer um dos três itens, PODE-SE usar tanto materiais reflexivos quanto absorventes. No condicionamento a ideia é moldar a resposta da sala de acordo com seu gosto, assim como adequar o tempo de reverberação (o bom e velho "eco"). Medidas construtivas também podem ser tomadas, como uma proporção correta de largura x comprimento x pé direito, justamente para evitar os modos.

    BaNdAiD

    Nada de curvas!!! Isso é mito cara. As curvas convexas são péssimas acusticamente porque concentram todo o som que reflete nelas em um mesmo ponto, como se fosse uma lente. É o que ocorre com aquelas arquiteturas antigas de igrejas catolicas, quem tem aquela "cupula" no alto. Antes uma quina do que um ponto convexo.

    Edit: nada de curvas convexas eu quis dizer. As concavas muitas vezes são utilizadas para dispersar frequencias especificas.

    leo_lol
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    de tantos studios que eu vi, eu notei que alguns usam madeira até quase metade da parede e sonex na parte de cima...
    será que realmente da um bom resultado pra studio de ensaio?
    pensei nas possibilidades e achei que se eu fizer um revestimento interno de um materia só eu posso perder em alguns pontos...

    Minow
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    leo_lol
    E quais pontos seriam esses? Você sabe?

    RafaelF
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    leo_lol

    Cara, normalmente o pessoal faz isso nos estudios pelo mesmo motivo que você pensou em fazer: viu que era assim em vários outros e repetiu. Acaba ficando dentro do aceitavel mesmo porque cada material absorve/reflete mais uma fequencia, entao, quanto mais materias, maior a chance de você atuar em mais frequencias...

    Como você está construindo seu próprio estudio, não quer nada criteriosamente profissa, o que eu faria é ir adicionando material absorvente aos poucos e testando a sala, para ver se esta muito reverberante ainda. Simplesmente isso.

    Ou então, se o que você quiser for só ter logo teu estudio pra ensaiar, imita os materiais de algum outro estudio que tenha dimensões parecidas com o seu e pronto mesmo. Provavelmente vai ficar aceitavel.

    ogner
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    leo_lol

    Verdade tb , que no inicio vc diz home-estudio, imaginei só uma sala ( aquario) pra gravação, guitas, voz, e baixo....Agora vc diz que é pra ensaio....

    O que vc quer construir? se for mais explicito talvez possamos ajudar mais....E qual o tamanho da "sala" disponível??

    leo_lol
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ogner
    eu estava pensando mesmo em fazer um studio pra ensaio... oque eu queria de começo é primeiro isolar o som e isso eu ja tenho em mente o que fazer... as dimensões acho que vai ser em torno de 7x5m, algo assim, queria um pouquinho maior...

    RafaelF
    realmente, eu vi em outros e achei interessante fazer no meu... mas é por isso que eu estou aqui, pra poder saber das opiniões de vocês e ver se o que eu vi é mito ou da pra fazer de um jeito que fique legal e parecido.. acho que devemos imitar os prós e arrumar os contras com as experiências...

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    RafaelF
    nada de curvas convexas eu quis dizer

    É ao contrário. Curvas convexas são usadas para dispersar frequencias. As concavas é que concentram as frequencias em um único ponto.

    Abraços!

    RafaelF
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    BaNdAiD

    Você está certo mesmo, desde o colégio eu confundo concavo e convexo. O buraco voltado pro lado do som é ruim, foi isso que eu quis dizer. Agora não tem erro! =]

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    RafaelF

    Relaxa, eu tb sou ruim pra essas coisas, mas Deus sempre me salva!

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a paredes não-paralelas