criar um preset de plugins ou aplicar um a um na Masterização?

    Autor Mensagem
    zélo cardoso
    Veterano
    # mai/09


    Quero saber se na Masterização, usando o Sound Forge, por exemplo, qual é o mais indicado e com melhores resultados (claro que envolvendo todos aqueles conceitos sobre o tema): criar um preset com os plugins a serem usados ou abrir plugin por plugin durante o processo de Masterização ?
    Ou depende de cada um, e tanto faz de uma forma ou de outra ?
    Obrigado, Zélo Cardoso/Alegre/ES

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    preliminarmente, eu opto por usar o wavelab porque tem cadeia de plugin que dá pra escutar em tempo real antes de aplicar, o que facilita muito se vc não gostar do resultado, modifica e já ouve novamente.... ganho muito tempo com isso.
    mixagem e masterização são coisas muito particulares, porém sem exageros, que cada técnico faz à sua livre escolha.
    eu mesmo me utilizo de abrir plugin por plugin dependendo da necessidade, pois a criação de um preset vai condicionar vc a uma receita de bolo e masterização não é receita de bolo, cada caso é um caso.
    numa mix vc pode precisar usar compressor e em outra não, usar gate em uma e outra não, e assim por diante... depende do ouvido de cada um.

    espero ter te ajudado.

    zélo cardoso
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    AndrewMcPherson valeu me brother, gostei de suas dicas, mas como sou inciante em home, me fala aí: voce disse que no wavelab consegue ouvir o efeito do plugin em tempo real, no Sound Forge não dá? e outra dúvida, sei que não existe uma "fórmula mágica" para Masterizar, mas como vou saber se a música precisa de compressão ou não, Gate ou não ? Desculpe minha "santa ignorância".
    Me ajuda aí meu camarada !!!
    Um abraço, Zélo Cardoso

    trashit hc
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    zélo cardoso

    no sound forge escuta sim! em tempo real.
    quando vc for aplicar algum efeito, ou plugin. no canto superior a esquerda tem um by pass e pronto. vc ouvi com efeito e sem efeito.
    eu uso o sond forge, e gosto muito dele!

    espero ter ajudado.

    abraço.

    BaNdAiD
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    zélo cardoso

    Zélo, baixe o T-racks 3!!
    Com ele, vc tem a possibilidade de fazer cadeias de efeitos em tempo real e tem muitos presets bons, que se pode estudar pra entender como cada efeito afeta a mix.

    Recomendo!!

    Abraços!

    zélo cardoso
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Valeu galera, obrigado a todos !!!
    Grande abraço, Zélo Cardoso

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: AndrewMcPherson
    · votar


    prezado zélo cardoso,
    realmente cometi um lapso ao falar do soundforge, acho que eu devo ter pensado em outro software e citei o soundforge hehehe...acontece...
    mas quanto a receita de bolo, realmente nao existe, por exemplo, em instrumentos tipo bateria, violão, guitarra, baixo que têm uma dinâmica boa, é sempre bom botar um plugin de compressor...
    já em voz, em muitas músicas tipo "linear", sem muitos altos e baixo já não tem necessidade do compressor...como vc já deve saber...
    vc pode criar um preset "base" do tipo receita de bolo no soundforge ou no wavelab e ir alterando (tirando ou inserindo plugins) de acordo com sua necessidade.
    se vc quiser saber como eu faço manda um pm ai ou anota meu msn: andrewmcpherson@msn.com que a gente pode trocar umas idéias blz.

    e vc não é "santo ignorante" kkkk
    um abraço.

    zélo cardoso
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    AndrewMcPherson

    Valeu, meu camarada, sou"meio caipira" pra esse "tar de eme eçi eni", mas vou te adicionar para você me passar algumas dicas !!!
    Como dizia Confucio:" Se não souber aprenda, se souber ensine"!!!
    Abraço, amigo, e até o msn!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a criar um preset de plugins ou aplicar um a um na Masterização?