Tutoriais para iniciantes, onde encontrar?

    Autor Mensagem
    nichendrix
    Veterano
    # mar/09


    Bom, sou novo por aqui, toco há 21 anos (guitarra e sax), mas não tenho muita experiência em gravação.

    Logo gostaria de saber onde encontrar bons tutoriais para iniciantes nos mais diversos programas, como o Nuendo, o Reason e outros.

    Como também não conheço muito dos softwares e hardwares usados, gostaria de algumas dicas para ter o basico para gravar minhas coisas e se possível meus ensaios com banda. oisas como placas de som, interfaces midi, interfaces para ligação de instrumentos, programas e plug-ins interessantes de se adiquirir, etc.

    Desde já agradeço.

    PS: Usei a busca e não achei nada útil.

    BaNdAiD
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    nichendrix

    Olá, seja bem vindo!
    É muito difícil um tutorial bem abrangente, pois são muitas as possibilidades na hora de escolher um setup de gravação!!
    Não sei se vai ter um tutorial propriamente dito...acho mais fácil vc, a medida em que surgirem as duvidas, ir perguntando e a galera vai respondendo!!

    nichendrix
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    BaNdAiD

    Eu não procuro um tutorial de tudo, os conceitos básicos eu entendo, mas fora o sound forge que eu uso faz tempo, minha experiência com software de gravação é quase nula, eu tive por muito tempo um BR-80 da Boss, logo sei gravar nele e mandar pro Sound FOrge pra dar as editadas finais, mas gostaria de saber fazer tudo que fazia com o BR-80 no Nuendo (ou outro programa similar como o Sonar).

    Eu me interessei muito pelo Reason porque dá pra fazer os outros instrumentos nele, o que é interessante na hora de gravar idéias pra mostrar pro resto da banda. Ou só viajar de madrugada mesmo.

    Não é possível que não existam tutorias para iniciantes nesses programas (um tutorial pra cada e não um pra todos).