Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Fone Koss Porta Pro - Review

      Autor Mensagem
      Kensei
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      Minow
      Hey man, me ajuda aí, eu tava com um koss pathfinder, comprei há um mês e pouco, e o lazarento ta com mal contato no plug, vou levar pra arrumar.

      Mas enfim, ele tem a Frequency Response: 10-20,000 Hz, enquanto que esse porta pró parte de 15. Eu curto bastante o som desse pathfinder, mas essa diferença de resposta é perceptível? EU vou escutar menos coisas de baixa frequência?

      SapSound
      Veterano
      # jul/10 · Editado por: SapSound
      · votar


      Muito importante sobre o Koss, inclusive citado pelo nosso amigo Minow, é que o Porta Pró é um fone para 'trabalho pesado'. Pra quem busca uma resposta mais flat com intenção de mixar e ouvir maiores detalhes, aconselho a pegar um AKG K240, embora custa quase 4 ou 5 vezes o valor de um Porta Pró, mais você estaria fazendo um belo investimento além de estar investindo correto para este fim. Por outro lado o Koss é um fone mais utilizado como 'monitor pessoal' para apresentações ao vivo. Acredito que esse 'grave que não existe' serve pra te dar um grave mais encorpado no caso de bumbo e baixo, quando necessário. Eu possuo um Koss para tocar bateria e ele me da o som 'encorpado' que eu preciso no meu retorno, perdendo apenas para alguns modelos fechados. Em resumo ele é muito bom para você ouvir música (mesmo maquiando algumas frequências) e para usar como retorno de palco individual. Além de ser bem leve e confortável. Agora quer uma resposta mais plana e que tenha um som mais natural pega um AKG K44 ou K514, ou um K240 se quiaser realmente 'investir' em um fone.

      Lembrando que na teoria o ouvido humano reconhece frequências entre 20Hz e 20kHz.

      Abraço.

      Thiago Yoshiki
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      Na teoria alguns reconhecem 20Hz a 20KHz, eu por exemplo consigo escutar de 16Hz até quase 21Khz.

      Nunca fui muito fã do Porta Pro, mas adorava o The Plug. Toco bateria, por isso achei ele muito bom.

      Kensei
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      Acabei comprando o Porta Pro, deixei ele rodando no Pink Noise por umas 24 horas, não diretas, apenas a noite.

      Bom, fazendo pesquisas descobri que a grande maioria vendida hoje em dia é falsificada, mesmo contando com o selo da EQUIPO, não garanto que o meu seja originalzão...

      O que senti nele, o som muda muito de acordo com a fonte utilizada, confesso que ainda não consegui achar um meio termo, ou equalização no iphone e ipod. Direto no Mac, onde o equalizador é manual consegui resultados excelentes.

      No iphone e ipod, equalização flat, senti falta dos graves; O presset "jazz" foi o que mais me agradou, mas não sei, ficou faltando um brilho, uma pegada nas guitarras, que parecem ficar escondidas, se aumentar bem o volume ela aparece, porém, se vc estiver no metrô, vai colocar todos que estiverem a uns 3 metros de vc pra escutar, incrível, nunca tive um phone que vazasse tanto.

      Não entendo disso, mas será que a capacidade de empurrar energia pro phone conta muito? Pq obtenho resultados tão diferentes no iphone, ipod e mac (itunes) usando a mesma equalização?

      kiki
      Moderador
      # jul/10
      · votar


      Kensei
      o louco, ce sai do ot as vezes?

      abaixo de 20Hz a gente praticamente não ouve, variando de cada pessoa, não acho que seja uma grande perda a faixa dos 10~15Hz

      Kensei
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      kiki
      Acho q fazia uns 3 anos q nao saia hahahah encontrei esse tópico na busca. Favor não transformá-lo em OT.

      kiki
      Moderador
      # jul/10
      · votar


      Kensei
      o tia rute faz o favor de fazer isso por nós (ih ja comecei, parei por aqui)

      Minow
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      Kensei
      Não, não vai fazer a menor diferença, até porque na prática você nem escuta frequências abaixo de 20Hz.

      Mas na prática mesmo, você não ouve uma senóide em 20Hz. Ou seja, não leve esse tipo de coisa em consideração.

      O Porta Pro é um fone legal e ele tem muitos graves. Não é um fone flat, tá longe de ser "fiel", mas não é o propósito dele.

      Pq obtenho resultados tão diferentes no iphone, ipod e mac (itunes) usando a mesma equalização?


      Sinceramente não sei. Nas mesmas músicas, isso? Não era pra acontecer mesmo. Talvez do mac pra o iPod/iPhone, mas de um pra o outro você nota diferença?


      Outra coisa, sobre as equalizações, é difícil achar uma que agrade mesmo. Mas aumentar muito os graves no Porta Pro é complicado, porque ele já tem uma EQ bem grave. O negócio é acostumar com ele, o importante é ouvir a frequências sem embolar, porque de cd pra cd vai mudar muito a EQ. Então aceite a masterização de cada música e não tente mudar. Você vai ouvir o que foi feito, só que num fone que valoriza frequências de uma maneira que serve pra deixar tudo o que você for ouvir lindo (coisa que nem sempre acontece num fone hi-end de 400 dólares).

      Kensei
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      Minow
      O negócio é acostumar com ele, o importante é ouvir a frequências sem embolar, porque de cd pra cd vai mudar muito a E

      Nossa, como muda né? O bom é que no mac dá pra deixar EQ individuais, tem um pessoal que falou q dá inclusive pra fazer o sync com o ipod, eu não consegui.

      E uma coisa é fato, não embola nada no porta pro \m/

      Thiago Yoshiki
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      Minow
      Mas na prática mesmo, você não ouve uma senóide em 20Hz

      A primeira vez que ouvi foi no Inmetro, meu pai foi lá ver alguma coisa na câmara anecóica e me levou, eu era criança, logo, fiquei pentelhando um cara lá que tava falando sobre áudio, como já conhecia alguma coisa ele me mostrou uma senóide de 16Hz e uns quebrados, mau escutei, mas ele disse que mesmo que eu tivesse um bom ouvido, o equipamento dele não é capaz de criar esse sinal mais alto, tava incrivelmente baixo. Depois ele mostrou uma de 20Hz e quebradinhos também, já tava escutável, tanto é que lembrei do som uma vez que um helicóptero passou encima da minha casa, eu estava no corredor e senti/ouvi a pressão absurda nos ouvidos, sabia que era os mesmo 20Hz só que muito alto, MUITO MESMO!

      Eu diria que musicalmente é inútil ouvir isso, você ouve os harmônicos de cima, a não ser que você esteja ouvindo Overture 1812 do Tchaikovsky ao vivo, aí talvez você escute.

      Minow
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      Thiago Yoshiki
      câmara anecóica

      Aí é diferente. Hehehe
      Mas esse tipo de frequência a gente não escuta, a gente sente. Sei que é clichê falar isso, mas é bem verdade.
      Quando passou o helicóptero você não ouviu só uma frequência de 20Hz. Você ouviu uma massa de frequências incluindo algumas mais baixas e mais altas que 20hz. Essa é a diferença prática da coisa.

      Eu diria que musicalmente é inútil ouvir isso, você ouve os harmônicos de cima

      Também, mas não apenas.

      kiki
      Moderador
      # jul/10
      · votar


      Thiago Yoshiki
      Minow
      Mas esse tipo de frequência a gente não escuta, a gente sente.

      cuidado com sons muito graves
      http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/177733/p2#4903548

      Kensei
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      Senhores, fiz uma audição mais criteriosa agora, prestando bastante atenção nos detalhes, direto no computador, e só posso dizer uma coisa, MAS QUE PHONE!!! Não conheço os high end, mas o porta pro é demais.

      Músicas com voz, violão e baixo, são simplesmente lindas, absurdamente cremosas. Você escuta com o volume baixo, e sente muito prazer. Teve uma aqui do Zeca Baleiro que foi foda.

      Escutei tb Malmsteen, peguei Fire and Ice, que tem uma pegada anos 80, meio suja, vocal meio escondido. Comecei escutando com o volume em 50, no solo final dei 100% de volume e meu Deus, quase fui pra outra dimensão, detalhe, não percebi nenhuma distorçao. Deve ser por isso que o pessoal tb usa esse fone como retorno, o volume é muito alto e não estraga nada no som.. de certo q só o ouvido...

      Outro detalhe bacana, não sei como vcs q costumam gravar chama isso, mas com o porta pro eu consigo perceber uma maior dimensionalidade do som, ou seja, como se os instrumentos estivessem em planos diferentes, não creio q seja apenas o volume deles... enfim, difícil para um leigo explicar.

      kiki
      Moderador
      # jul/10
      · votar


      Kensei
      Outro detalhe bacana, não sei como vcs q costumam gravar chama isso, mas com o porta pro eu consigo perceber uma maior dimensionalidade do som, ou seja, como se os instrumentos estivessem em planos diferentes, não creio q seja apenas o volume deles... enfim, difícil para um leigo explicar.

      pois é, tem aí toda uma ciencia sobre a percepção sonora espacial
      através principalmente controle do reverb dá pra simular a posição espacial dos sons (afinal, a gente consegue perceber isso só com dois ouvidos, então é possivel simular isso só com duas saidas).

      Kensei
      Veterano
      # jul/10 · Editado por: Kensei
      · votar


      kiki
      Me lembrei de outro recurso interessante, tinha percebido de leve no som do carro outro dia, mas agora com o porta pro ficou muito evidente.

      Na música Space Oddity do Bowie, ele coloca uma diferença de micro segundos, e tb de tom, entre os canais direito e esquerdo...bem legal

      kiki
      Moderador
      # jul/10
      · votar


      Kensei
      mas é mais ou menos isso
      o reverb com pan poe o som dos dois lados, mas com um atraso imperceptivel. só que intuitivamente a gente percebe um antes que o outro.
      na verdade a gente associou isso ao longo da nossa vida, que o som vem primeiro do lado de onde ele se origina, mesmo que se ouça nos dois ouvidos. isso dá uma sensação de estéreo muito mais agradavel do que simplesmente botar o som de um lado só.

      isso e outros recursos mais, como filtro de frequencias, tempo de reverberação de acordo com o tamanho do ambiente, e outras coisas que eu nem imagino.

      Minow
      Veterano
      # jul/10 · Editado por: Minow
      · votar


      kiki
      Hahahahah
      Deve ser mentira isso da galinha.
      Dizem também que tem uma certa frequência que faz você cagar descontroladamente. Enfim... dizem muita coisa. Hehehehe

      Sobre o último post.
      Qualquer som que a gente escuta a gente escuta de novo com um micro-atraso logo depois (em early reflections e no ambiente).
      A gente só nota dois sons distintos quando o atraso passa de 20ms, antes disso só ouve um som. Mas abaixo de 20ms já dá pra saber aonde está a fonte sonora, isso se chama efeito haas. Abaixo de 5ms o atraso é imperceptível. É o que você explicou, só pra dar uma reforçada. (:

      kiki
      Moderador
      # jul/10
      · votar


      Minow
      efeito haas
      malditos holandeses!!!!!

      Thiago Yoshiki
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      Minow
      hummmmmm...

      pra mim 20ms é perceptível. Nunca testei abaixo dos 10ms, creio que abaixo disso eu já não perceba mais.

      -Dan
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      Minow
      Comprei um desses. Ele veio com uma bagzinha que nao cabe ele dentro. Achei isso paia.

      Minow
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      -Dan
      Cabe sim, você tem que dobrar ele.
      Repara que tem um ganchinho em um lado, e no outro tem uma alça. Ele vira uma bolinha.

      -Dan
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      Minow
      ahuduha, é mesmo. Ficou bem apertado mais foi.

      Achei os fios bem fininhos, frageis. meu unico medo.

      guitarg3
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      -Dan
      tenho o meu faz um ano.. dobro eles pra transportar e nca quebraram.. é só ter o mínimo de cuidado q acredito q vc não terá problemas

      felipegoffi
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      só uma coisa, não acredite nesse " garantia para vida toda ", o meu parou de funcionar o fone esquerdo com 6 meses de uso... foi tanta encheção de saco para trocarem que eu acabei jogando no lixo e pegando outro ( acreditem se quiser, mas eu fiz isso ! )

      BaNdAiD
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      Pessoal, tenho uma pergunta:
      usando o porta pro dá pra se ouvir muito do som ambiente? Estou querendo comprar um para servir como meu fone de ouvido para musica (mp3 player), mas como ando muito na rua não seria legal se toda vez que passasse um ônibus eu não conseguisse ouvir a musica...
      Então, ele isola bem o som ou é melhor comprar um intra-auricular?

      Abraços!

      Minow
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      BaNdAiD
      usando o porta pro dá pra se ouvir muito do som ambiente?

      Dá. Ele não isola muito não.

      BaNdAiD
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      Minow

      Valeu! Vou descartá-lo como opção e começar a procurar por alguma outra coisa!

      Abraços!

      MauricioBahia
      Moderador
      # set/10 · Editado por: MauricioBahia
      · votar


      O preço no ML varia entre R$70,00 e R$170,00 reais... Será que são originais?

      SylvioLima
      Veterano
      Prêmio FCC 2007
      # set/10
      · votar


      Minow
      Fala rapaz! Qnt tempo!

      Tava lendo a sua opniao sobre o Koss Porta Pro... me convenceu de comprar um pra ter de reserva aqui quando precisar!!

      Mas queria discordar de vc sobre a resposta do MDR7506 ser plana... não é nem quase plana... até pq ele é um fone closed-back... Privilegia os graves (isso vc pode ler em quase todas as opnioes de todas as pessoas que usaram). Fones desse tipo não tem resposta plana e nem eram pra ter pq o objetivo deles não é a mixagem e sim a monitoração (que acredito ser o uso que vc faz desses fones na captação de som direto). Ele é usado por muitos DJs inclusive, como o produtor David Guetta.

      Mas eu falo isso por experiencia própria. Possuo um.

      E sobre os fones da Philips... bom... tenho um Philips que usei por 3 anos como referencia para fazer mixagem, depois adquiri um AKG (marca "Padrão" de mercado) K 141 MK II (com uma resposta que me agradou muito... mais próximo do flat acredito eu...) e descobri que a resposta do meu fone da Philips é beeeem semelhante... não ouvi muita diferença não... (a diferença é que o Philips puxa mais os médios, é menos 'rapido' e mais 'magro'.)

      Então acho também que atualmente isso é muito uma questão de marca, de vc dizer pra um cliente que usou um fone de uma marca padrão de mercado, que isso assegura a qualidade do seu trabalho.

      O fone da Philips que eu tenho tem mais de 3 anos. Não sei como está a fabricação de fones da Philips atualmente. Minha opnião é somente sobre o fone que eu possuo, lembrando que ele está amaciado devido as muitas horas de uso.

      Também possuo o Sony MDR7506 que uso para monitoração e verificar mixagem nas partes mais silenciosas verificando ruidos, estalos, erros de fade, corte etc (devido ao seu isolamento eficiente dos ruídos externos).

      Vendi meu AKG K 141 MK II pelos motivos expostos aqui e vou comprar um AKG K702. Estou sempre em busca da 'referencia', mas o que é referencia?

      Por anos os mixadores de vários discos usaram as famosas caixas HS10 da Yamaha como referencia. Pra quem já ouviu essas caixas, sabe que elas estão longe de serem referencia se formos pensar que todo monitor deve ser flat. Elas são quase o inverso disso.

      Se julgarmos somente pela marca ser ou não de consumo pessoal e não profissional, assim como com os fones da Philips, não seria aconselhavel mixar com os fones da Bose pois, apesar de diferença imensa de preço, a linha da Bose também é de consumo pessoal.

      Deixemos a batata quente pro masterizador segurar heheh

      MauricioBahia
      Moderador
      # set/10
      · votar


      Minow: -Desconfie de fones muito baratos.
      -R$150 é muito barato.


      Velho, estou desconfiado.. Olha só: http://lista.mercadolivre.com.br/audio-profissional/koss-porta-pro_Ord erId_PRICE

      O preço no ML varia entre R$70,00 e R$170,00 reais...

      Fake?

      Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fone Koss Porta Pro - Review

      303.304 tópicos 7.849.411 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital