Studio - Isolamento de som

    Autor Mensagem
    Pâmela L
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Pâmela L


    Pessoal, utilizei a busca(além de ter procurado no audiolist.org), encontrei muita coisa mas não sei o que seria legal de utilizar no meu caso, encontrei muita opnião de quem acha que entende do assunto mas só pelo jeito que escreveu dava pra perceber que não entendia nada.

    Então, vou explicar a situação.
    Pretendemos(membros da banda) fechar uma garagem para transformar em studio de ensaio.

    As grandes dúvidas:
    - Não há laje, apenas as telhas apoiadas em madeiras. Há como isolar sem precisar colocar laje?
    - Quanto ao isolamento em si. Queremos ensaiar sempre que necessário, há cursos ao lado, igreja e tal... não queríamos incomodar ninguém. Que material utilizar para isolar? Por favor, sem lendas de caixa de ovo, carpete etc, algo que realmente funcione e não tenha um preço desorbitante para um cômodo de 5x4m.
    - Que porta utilizar? Revestí-la com algum material isolante?

    GuitarUser
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Olá Pâmela L,

    Tenho um estúdio com a banda também. Acustica com espumas, carpete, porta grossa e tal. Não vou te dizer que não passa nada, mas reduz muito o som. Como aqui é um bairro residencial só ensaiamos até as 22h.


    Não vou afirmar com certeza, mas provavelmente você precisará fechar uma laje.
    Igreja incomoda muito mais que um ensaio e você não mora em nenhum prédio, então ensaie até as 22h, ninguém tem direito de reclamar de barulho até esse horário. Pesquise em algumas lojas preços de isolamento e tal, tem que ser coisa profissional.
    A porta tem que ser bem grossa, pesada mesmo. Tem gente que poe porta dupla também mas aqui não é assim.

    Obrigado, espero ter ajudado.

    gwallner
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    Espuma, caixa de ovo... bla bla bla... nada disso funciona.... muito menos isopor que é um ótimo isolante termico. Espuma é para tratamento acustico interno e não isolamento.
    Há de se isolar com laje no seu caso ou até com duas camadas de madeira para não ficar muito caro, com espaço entre as duas. O mesmo para paredes e chão.

    Leia isso:

    Não nos iludamos: espuma, isopor, caixa de ovo, lã de vidro, carpete ou cortiça não são exatamente isolantes acústicos. Uns ou outros podem ser úteis no revestimento, que veremos a seguir, mas o que isola mesmo um ambiente é a massa do material usado em torno dele. Pedra, alvenaria, madeira, sim, são bons isolantes, quando usados com a espessura necessária.

    A pressão sonora de nossos estúdios não é a mesma de um estúdio tradicional que gravava big bands nos anos 40, com a orquestra atacando junto com o cantor, o coro, mais piano, guitarra, baixo e – ahá! – a bateria. Para um estúdio desses, só paredes com quase um metro de espessura. Uma parede fina, com toda essa pressão, se comporta como uma membrana, vibrando e fazendo vibrar o ar do lado de fora.

    A idéia do estúdio flutuante (box in a box, ou uma caixa dentro da outra) se tornou a tendência predominante nos grandes estúdios: em vez de uma parede muito grossa, duas paredes com uma camada de ar entre elas. Quando a parede interna vibra com o som, o ar que está entre as paredes é elástico demais para transmitir as vibrações à segunda. A partir deste conceito, constroem-se um piso suspenso sobre um molejo, paredes duplas apoiadas sobre o piso suspenso e teto rebaixado apoiado nas paredes internas. De fato, uma caixa dentro da outra. O estúdio flutuante só tem contato com a sala onde foi construído pelos molejos ou pelo ar.

    Fantástico, porém fora de cogitação para a grande maioria. O espaço de um quarto é muito pequeno para ser reduzido assim. Só que esta técnica pode ser adaptada, por exemplo, se construímos paredes de madeira. Podemos alternar camadas de madeira, ar e lã de vidro, que contribui na absorção do som. Engrossamos a parede sem reduzirmos muito a área do estúdio.

    Um item fundamental é não deixar frestas. Onde passar o ar, passará o som. Preencha as frestas inevitáveis com silicone. Cuidado com os visores entre as salas, que podem causar vazamentos de som. Use vidros grossos e duplos, formando um ângulo de um para o outro e com ar entre eles.

    Artigo completo: http://www.homestudio.com.br/Artigos/Art050.htm

    Abraço.

    mandrella
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Olá a todos, eu vou construir uma laje de piso para fazer um estúdio para ensaios na parte de cima da casa, o tipo de laje que vou usar é com lajotas de isopor pois seu isolamento acústico é maior do que o das lajotas convencionais. As dimensões do quarto serão 4 de comprimento, 4.3 de largura e 3 de altura. Como não tem paredes levantadas pretendo fazer esse "box in box" assim: paredes de bloco de concreto preenchidos com areia, uma parede de tijolos furados com 10cm de espaçamento entre as duas paredes. Preencher com lã de vidro 5cm dos 10cm de espaçamento entre as paredes, o quarto não terá janelas terá um ar condicionado split, terá duas portas: uma fixada na parede de bloco(esta mandarei um marceneiro fazer uma porta grossa com areia ou lã de vidro dentro) e a outra fixada na parede de tijolos. O teto será uma laje à vista(não é laje de piso por isso é menos densa), o que seria melhor para fazer um segundo piso e um segundo teto? Estou totalmente aberto à sujestões do projeto.

    Obrigado.

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    mandrella

    Não manjo muito, mas oq pude perceber no seu texto é o seguinte: se o isolamento é feito pela MASSA do material, como li no posto acima do seu, então sua teoria de que a laje de eps será melhor isolante acustico não está coerente, pois uma laje maciça ou ceramica tem maior densidade, porem se isso for uma reforma na sua casa, interfere muito no aumento de cargas na fundacao da casa, logo tem que ver qual que é possivel fazer... o eps é um bom isolante termico, não acustico.

    Outra coisa, como disse nao manjo muito, mas se isso é realmente uma reforma na sua casa e nao estava no projeto inicial a obra, procure algum outro material para preencher os blocos de concreto sem ser areia, para aliviar o peso e nao encarecer tanto assim essa sua obra... abs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Studio - Isolamento de som