Violão em linha mais "real"

    Autor Mensagem
    kyo_ryo
    Veterano
    # fev/09


    Eu estava tentando fazer umas gravações e, como não possuo microfone, tentei fazer com que o violão gravado em linha ficasse mais parecido com o real. Utilizei um VST chamado Nusoft Deep Board, pelo que eu me lembre ele é freeware, e apenas um reverb do próprio Sonar. O que acham? Ficou mais "real"?

    Antes
    Depois

    gwallner
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    kyo_ryo

    real os dois estão... eu prefiro sem reverb, ou com bem menos, pois ficou embolado.

    Abraço.

    Bog
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    kyo_ryo

    O 1o tem um certo "sabor piezo". O timbre da 2a versão está bem melhor sim, mais cristalino, acho só que tiraria um pouco de reverb daí. Tem como colocar a 2a versão SEM reverb, apra ver como fica só o plugin?

    A propósito, musiquinha legal! :)

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Aproveitando o assunto gravação de violão: o que vocês acham de gravar violão com microfone dinâmico (SM57 ou SM58)? Estou aguardando a chegada da minha POD X3 Live e pensei em usá-la pra gravar violões com microfone dinâmico. Tenho uns Leson bem chumbrega aqui em casa, mas penso em pegar um Shure (SM57 ou SM58).

    gwallner
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    erico.ascencao

    SM58: ótimo

    Dê uma lida aqui: http://homestudio.com.br/Artigos/Art042.htm

    O violão usará o mesmo microfone com que o estúdio capta voz, plugado a um canal da mesa, de preferência por cabo balanceado e conector Canon (ou XLR). Dependendo do porte do estúdio, pode ser um microfone dinâmico, como o Shure SM58, ou a condensador, como o AKG C414. Que ninguém se engane: a boca do violão é uma saída de ar e não de som. Quem produz o som, pondo o ar do ambiente para vibrar, como uma membrana, é o tampo do instrumento. Portanto, é o tampo que vamos microfonar, geralmente atrás do cavalete, talvez um pouco para baixo. Cada violão tem um som, afetado pela temperatura, umidade e outros fatores. Então, aproveitamos a folga de tempo que só um estúdio próprio fornece e experimentamos a posição ideal do microfone cada vez que vamos gravar um instrumento. Alguns captam o braço do violão com um segundo microfone, na vã tentativa de realçar o som das cordas. Tudo o que conseguem é cancelar a fase em algumas freqüências, ou, em bom português, deformar o timbre. Repetindo: quem faz o som sair é o tampo do instrumento.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    gwallner
    A idéia é microfonar a frente do cavalete e/ou a 12a. casa.

    kyo_ryo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    gwallner
    Bog
    Eu não sei por que, mas acho o som normal do piezo meio esquisito, sei lá, artificial. De qualquer forma, sem o reverb.

    Realmente, acho que tinha exagerado no reverb, é preciso muito cuidado senão embola tudo... hehe

    BaNdAiD
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    gwallner

    Muito legal!!
    Eu consegui achar um plugin muuuito bom pra simular o som de um violão acústico, só que não lembro o nome!! Quando chegar em casa eu posto aki!!

    Bog
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    kyo_ryo
    Eu não sei por que, mas acho o som normal do piezo meio esquisito, sei lá, artificial.

    Pois é, piezo faz quá quá, hehehe.

    Mas ow, legal esse plugin! Ele realmente dá uma bela ajeitada no som. Claro que não fica igual IGUAL a violão microfonado, mas pelo menos não faz quá quá. :)

    Só que o nome dele deve ser outro. Procurei por "deep board" e nusoft e o único resultado que o Google me deu aponta para o teu tópico, ahahahha.

    gwallner
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    Eu uso o Hypersonic e o Bandstand para sons de violões... muito bons.
    Mas esse plugin da Nusofting ainda não testei com minha guitarra.... bem legal.

    kyo_ryo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Bog
    Erro meu, é Nusofting, mas o nome é DeepBoard sim. Acabei de encontrá-lo, ele é freeware mesmo.

    http://rekkerd.org/nusofting-releases-deepboard-beta/

    O chorus que vem nele é bem legal, fica parecendo com o que o Lulu Santos usa em algumas de suas músicas no acústico.

    gwallner
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    Putz!! A Nusofting tem um synth com nome EMM knagalis - ethnic instrument sampler... que simula gaita de folly.
    PQP!! eu táva procurando isso!
    Opa, tem esse também http://www.soundbytes.de/BagPipes/

    BaNdAiD
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Ta ai o programa que eu falei...no começo eu não dei muito por ele não, mas consegui sons muito bons com ele!!!

    Recomendo gravar 2 track em linha, e aplicá-lo sobre uma delas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão em linha mais "real"